quinta-feira, 31 de julho de 2008

COMEÇAM AMANHÃ OS FESTEJOS DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA, NO HENRIQUE JORGE

A Paróquia Imaculado Coração de Maria, no bairro Henrique Jorge realizará de 01 a 10 de agosto, a 45º festa da padroeira tendo como tema: “Como Maria guardava em seu coração, acolhamos a Palavra em favor da vida”.
Dia 01 de agosto - às 6h, alvorada com banda de música e café partilhado; às 18h, procissão da bandeira saindo da casa do casal Fátima e Francisco, acolhimento das imagens peregrinas, na abertura da festa; às 18h30min, novena e Bênção do Santíssimo; às 19h, celebração eucarística presidida pelo Pe. Guedes, animada pela Capela São José. Na parte social acontecerá Forró Pé de Serra estando responsável por este dia a Comunidade da Capela São Luiz Gonzaga, Pastorais Batismo e Saúde.
Dia 02 de agosto - às 18h, novena; às 19h, Bênção do Santíssimo e celebração eucarística presidida pelo Pe. Benício abordando o sub-tema: “Virgem Maria, Fonte de Salvação” animada pela Capela São Vicente. Na parte social acontecerá Seresta com Pe. Guedes e Anderson estando responsável por este dia a Comunidade da Capela São José e Apostolado da Oração.
Dia 03 de agosto - às 18h, novena; às 19h, Bênção do Santíssimo e celebração eucarística presidida pelo Pe. Guedes abordando o sub-tema: “Virgem Maria, Mãe e Mestra Espiritual”, animada pela Capela Nossa Senhora Aparecida. Na parte social acontecerá Show Gospel com a RCC estando responsável por este dia a Comunidade da capela Santo Antonio e RCC.
Dia 04 de agosto - às 18h, novena; às 19h, Bênção do Santíssimo e celebração eucarística presidida pelo Pe. João Batista abordando o sub-tema: “Virgem Maria, Mãe do Belo Amor”, animada pela Capela Nossa Senhora do Carmo. Na parte social acontecerá Show de Humor com Ery Soares (do Show do Tom) e Seresta com Pe. Guedes e Deuzimar da Guitarra, estando responsável por este dia a Comunidade da capela Dom Bosco, Legião de Maria e Nossa Senhora Auxiliadora.
Dia 05 de agosto - às 18h, novena; 19h, Bênção do Santíssimo e celebração eucarística presidida pelo Pe. Rafael abordando o sub-tema: “Virgem Maria, Mãe Discípula do Senhor”, animada pela Capela Santa Luzia. Na parte social acontecerá Show de Humor com Lailtinho Brega, Show com a cantora Claúdia Barroso e Deuzimar da Guitarra, estando responsável por este dia a Comunidade da Capela Santa Terezinha, Terço dos Homens e as Pastorais do Idoso e Dízimo.
Dia 06 de agosto - às 18h, novena; às 19h, Bênção do Santíssimo e celebração eucarística presidida por Dom José Luiz, Bispo Auxiliar abordando o sub-tema: “Virgem Maria, Fonte de Luz e Vida”, animada pela Capela Dom Bosco. Na parte social acontecerá Show de Humor com BIBA (Babalu da TV jangadeiro) e Forró Pé de Serra, estando responsável por este dia a Comunidade da Capela Santa Luzia, Servos de Maria, Mães Cristãs, e Mensageiros de Cristo.
Dia 07 de agosto - às 18h, novena; às 19h, Bênção do Santíssimo e celebração eucarística presidida pelo Pe. Eudázio abordando o sub-tema: “Virgem Maria, Mãe da Santa Esperança”, animada pela Capela Santa Terezinha. Na parte social acontecerá Show de Humor com paçoca e Fubá e Forró com o sanfoneiro Chico Justino, estando responsável por este dia a Comunidade da Capela São Vicente, MESC e Vicentinos.
Dia 08 de agosto - às 18h, novena; às 19h, Bênção do Santíssimo e celebração eucarística presidida pelo Pe. Ivan abordando o sub-tema: “Virgem Maria, Templo do Senhor”, animada pela Capela Santo Antonio. Na parte social acontecerá um Bingão, Canto e Encanto e a participação do Pe. Ivan, estando responsável por este dia a Comunidade da Capela Nossa Senhora Aparecida, catequese e Crisma.
Dia 09 de agosto - às 18h30min, novena; às 19h, Bênção do Santíssimo e celebração eucarística presidida pelo Pe. Guedes abordando o sub-tema: “Virgem Maria, Modelo de Missão”, animada pela Capela São Francisco. Na parte social acontecerá um leilão, estando responsável por este dia a Comunidade da capela Nossa Senhora do Carmo, Pastoral do Pão e Coroinhas.
Dia 10 de agosto - às 7h celebração eucarística presidida pelo Pe. Sá, animada pelo os Iluminados; às 9h, celebração eucarística presidida pelo Pe. Bosco, animada pelo Capela São Luiz Gonzaga; às 12h, missa solene presidida por Dom José Antonio, Arcebispo de Fortaleza concelebrada pelo Pe. Guedes e padres convidados, animada pela Santa Maria Gorete; às 14h, adoração animada pelos seminaristas e religiosas; às 14h30min, animadores com a RCC; às 15h, animadores com o MESC e Coroinhas; às 15h30min, Bênção do Santíssimo presidida pelo Pe. Guedes animada pelo Reflexo Deus e Beto; às 15h45min, celebração eucarística presidida pelo Pe. Eupídio animada pelo ECC; às 17h, procissão; às 18h30min, missa de encerramento presidida pelo Pe. Guedes e Pe. Almeida que será homenageado, animada pelo Reflexo Deus, abordando o sub-tema: “Virgem Maria, Fonte de Amor”. Na parte social acontecerá desfile das rainhas dos partidos Encarnado e Azul, Show com Alessandro Santos e Banda com a participação do Pe. Guedes e Anderson. Informações pelo telefone (85) 3290 2107 na paróquia.

Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

PAPA RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE BRESSANONE

O conselho municipal de Bressanone conferiu o título de 'cidadão honorário' a Bento XVI, reconhecimento que lhe será entregue durante uma cerimônia no dia 9 de agosto, no seminário onde está hospedado para suas férias nas montanhas do nordeste italiano. Segundo o prefeito, Albert Puergstaller, a cidadania lhe é conferida porque "retornando à cidade como Papa, o Santo Padre confirma sua relação íntima com Bressanone, o município e com os cidadãos". A iniciativa se refere também ao compromisso do Papa com a promoção do diálogo entre as religiões. Enquanto isso, o Papa transcorre dias de repouso total. Ontem, passeou nos jardins da residência com seu irmão, mons. Georg, e dedicou muito tempo à leitura.Segundo as pessoas que dividem com o Papa estes momentos de descanso em meio às montanhas, ele "está se sentindo em casa" e "demonstra muito satisfeito com o andamento destas férias".

Da Redação da Canção Nova Notícias, com Rádio Vaticano

BISPO EMÉRITO DE IMPERATRIZ INTERNADO EM PORTO ALEGRE

O bispo emérito de Imperatriz (MA), dom Affonso Felippe Gregory, está internado há 10 dias para tratamento de saúde, no Hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, onde moram seus familiares. Dom Gregory é natural de Estrela (RS). Informações pelo telefone (51) 3230-2000.

CNBB

ESTÁ ACONTECENDO NA CASA DA IRMÃO IOLANDA, NO HENRIQUE JORGE, O 8o. ELMI

Acontece até o dia 3 de agosto, na Casa da Irmã Iolanda, no bairro Henrique Jorge, localizada na (Rua Aracajú - nº 1299), em Fortaleza, o 8º ELMI. O encontro de formação é destinado para Coordenadores da Infância e Adolescência Missionária. Deverão participar crianças de 10 a 14 anos e assessores de grupos. Mais informações e inscrições pelos telefones com Socorro 8897 2592 / Renato 3257 8737 / Alan 8650 3071.

AUMENTA NÚMERO DE SACERDOTES E RELIGIOSOS NA AMÉRICA LATINA


Conselho Episcopal Latino-americano reunido em Aparecida


O Conselho Episcopal Latino-Americano, (Celam), divulgou o resultado de uma análise sobre o crescimento e a diminuição de vocações em 22 países do continente.O relatório conclui que a América Latina é uma fonte de vocações, em particular entre o clero diocesano. Nos últimos cinco anos, o número de sacerdotes aumentou em quase 12%. A Nicarágua e a Guatemala apresentaram os maiores índices de crescimento de sacerdotes diocesanos, enquanto em Cuba, Bolívia e Paraguai, aumentam os sacerdotes religiosos.O número de religiosos leigos aumentou para 138,46% na República Dominicana e 110,64% em Costa Rica; as diminuições significativas deram-se na Nicarágua (quase 60%), Belize (40%), Porto Rico (acima de 30%) e Honduras (22,86%). Quanto as religiosas, de 2000 a 2005, teve um pequeno aumento; o maior crescimento deu-se no Haiti (quase 70%): os de maior diminuição foram: Uruguai (23,73%) e Panamá (23,50%). O crescimento percentual do número de seminaristas diocesanos, no mesmo período, 2000-2005, foi de 6,15%, enquanto houve diminuição no número de seminaristas religiosos (1,82%). Em alguns países, como Brasil, Honduras, Peru, Porto Rico e Venezuela, os seminaristas religiosos e diocesanos aumentaram. Enfim, segundo as estatísticas do CELAM, entre os 22 países analisados, Brasil, México e Colômbia são os que tiveram a maior quantidade de ordenações. Os dados divulgados dependem de fatores sociais, políticos, econômicos, culturais e religiosos. Outros aspectos que incidem sobre o aumento ou a diminuição de vocações no continente depende da vida das Igrejas locais. Não basta uma análise quantitativa. O presente informe não oferece conclusões sobre a situação vocacional nos diferentes países da América Latina, mas serve de estímulo para as pessoas que, com alegrias e dores, discípulos e missionários, procuram servir Cristo em realidades concretas e diferentes.

Da Redação da Canção Nova Notícias , com Rádio Vaticano

DIOCESES LANÇAM CARTILHAS COM ORIENTAÇÕES SOBRE AS ELEIÇÕES

Amanhã, sexta-feira, dia 1º de agosto, a diocese de Limeira (SP) lançará uma cartilha com orientações aos eleitores, às 15h30, na cúria. Durante o lançamento, o bispo diocesano, dom Vilson Dias, concederá entrevista à imprensa.
Já o arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, lançou a Cartilha de Orientações Éticas sobre Política e Cidadania – “Eleições e a Cidadania, 2008 – Não basta votar. É preciso participar”. O lançamento aconteceu no dia 28 de julho e está disponível no site da arquidiocese: www.arquidiocesepb.org.br

CNBB

REGIONAL SUL 1 REALIZA 28o. ENCONTRO MISSIONÁRIO

Cerca de 120 pessoas, entre leigos, padres, religiosos e seminaristas, participaram do 28º Encontro Missionário, promovido pelo Conselho Missionário Regional (Comire) do Sul 1 da CNBB (São Paulo).
O evento, ocorrido no Centro de Espiritualidade Santa Madalena de Canossa, em Araras (SP), foi assessorado pelo padre Jaime Carlos Patias, diretor da Revista Missões.
Durante o encontro, os participantes recordaram a história dos congressos missionários latino-americanos e continentais. “O compromisso da Igreja na América com a missão Ad Gentes e além-fronteiras é uma constante na caminhada missionária do continente”, afirmou padre Patias.
Houve também seis oficinas: o papel dos Conselhos e grupos de animação missionária, a missão dos leigos, infância, adolescência e juventude missionárias, projetos além-fronteiras, migrações e comunicação.
Estiveram presentes no encontro o bispo de Limeira (SP), dom Vilson Dias de Oliveira e o bispo de Bragança Paulista e presidente do Comire Sul 1, dom José Maria Pinheiro.
Na celebração de encerramento, 11 delegados do Regional receberam o crucifico de envio, pois irão participar do 3º Congresso Missionário Americano e 8º Congresso Missionário Latino-Americano (CAM 3 - Comla 8), em Quito, Equador.

CNBB

REGIONAL NORDESTE I ORGANIZA NORDESTÃO DE LITURGIA

Com o objetivo de proporcionar aos discípulos missionários um aprofundamento teológico-espiritual a partir das práticas celebrativas dos participantes, à luz da tradição e da renovação litúrgica do Vaticano II e da América Latina, em busca de uma liturgia mais orante e inculturada no chão nordestino, acontecerá, 12 a 23 de janeiro de 2009, o Curso de Formação Litúrgica para o Norte e Nordeste do Brasil.
A iniciativa é do Regional Nordeste 1 da CNBB (Ceará) e destina-se a pessoas que participam da Pastoral Litúrgica: religiosos, religiosas, diáconos, seminaristas e presbíteros. O curso acontecerá em Crato (CE) e as vagas são limitadas. Informações e inscrições pelo e-mail: joaquimivo@yahoo.com.br ou pelo telefone: (88) 3521-8046.

CNBB

FALECEU ONTEM O PADRE GERARDO CAMPOS

Faleceu ontem, aos 79 anos de idade, o padre Gerardo Campos, ordenado em 1952. O seu corpo, depois de um velório da funerária Ternura, foi sepultado, ás 15 horas, no Parque da Paz, depois de uma missa em sufrágio de sua alma, celebrada por Dom Edmilson Cruz, com a participação de oito padres.
Dom Gerardo Campos, ex-pároco de Pindoretama, era irmão de dom Hélio Campos, que foi pároco do Pirambu (Nossa Senhora das Graças), ex-professor da Universidade Estadual do Ceará.

PAPA ACEITA RENÚNCIA DE BISPO ELEITO PRESIDENTE DO PARAGUAI

O Núncio Apostólico de Assunção, Paraguai, Dom Orlando Antonini, anunciou hoje, 30, que o Papa Bento XVI aceitou a renúncia episcopal do presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo.Em coletiva de imprensa, Dom Antonini informou que o antigo Bispo é agora considerado leigo. "Entreguei hoje, pessoalmente, a Lugo a carta na qual o Santo Padre aceita sua renúncia, esclarecendo que a dispensa é perpétua. Ele não poderá regressar à condição de clérigo", disse.Fernando Lugo, 57 anos, venceu as eleições presidenciais de 20 de abril no Paraguai à frente de uma coligação de oposição ao Partido Colorado, no poder há 61 anos. A tomada de posse acontece no próximo dia 15.Leia mais.: Presidente eleito do Paraguai encontra Núncio Apostólico do País.: Bispo emérito eleito no Paraguai pede perdão à Igreja

Da Redação da Canção Novao Notícias, com Rádio Vaticano

BENTO XVI NOMEIA NOVO BISPO PARA CAMPO LIMPO (SP)

Bento XVI nomeia novo bispo para Campo Limpoquarta: 30 de julho de 2008
O papa Bento XVI nomeou dom Luiz Antônio Guedes , 62,como novo bispo da diocese de Campo Limpo (SP), transferindo-o da diocese de Bauru (SP). A nomeação foi feita nesta quarta-feira, 30. Dom Luiz Antônio substituirá dom Emílio Pignoli, 75, cujo pedido de renúncia, por causa da idade, foi aceito pelo papa. Natural de Mogi-Mirim (SP), o novo bispo de Campo Limpo recebeu a ordenação episcopal em 1997. Foi bispo auxiliar de Campinas até 2001, ano em que se tornou bispo diocesano de Bauru.

CNBB

REFLEXÃO DO EVANGELHO DE MATEUS 13,47-53

A presença do Reino de Deus na nossa história não pode ser obscurecida pela presença do mal no mundo. As pessoas devem ser capazes de analisar toda a realidade a partir dos critérios do Reino para, à luz do Espírito Santo, ser capaz discernir o bem do mal e escolher o que contribui para que ela possa se aproximar cada vez mais de Deus. Mas esta distinção não dá ao cristão o direito de condenar os que erram, ao contrário, ele deve ser um instrumento nas mãos de Deus para que todos sejam capazes de fazer esta distinção e trilhar os caminhos do bem.

Pe. José Adalberto Vanzella

SANTO DO DIA - SANTO INÁCIO DE LOYOLA

Neste dia celebramos a memória de um Santo que marcou profundamente a história da Igreja, por isso está escrito na Laudes: "Nosso canto celebre a Inácio, de um exército de heróis comandante, general que os soldados anima com palavras e atos, constante". Inácio nasceu em Loyola na Espanha, no ano 1491, e pertenceu a uma nobre família religiosa, ao ponto de receber com 14 anos a tonsura, mas preferiu a carreira militar e assim como jovem valente entregou-se às ambições e às aventuras das armas e dos amores. Aconteceu que durante a defesa do castelo de Pamplona, Inácio quebrou uma perna, precisando assim ficar paralisado por um tempo; desse mal Deus tirou o bem da sua conversão, já que depois de ler a Vida de Jesus e alguns livros da vida dos Santos concluiu: "São Francisco fez isso, pois eu tenho de fazer o mesmo. São domingos isso, pois eu tenho também de o fazer". Realmente ele fez, como os santos o fizeram, e levou muitos a fazerem "tudo para a maior glória de Deus", pois pendurou sua espada no Santuário de Montserrat, entregou-se à vida eremítica, na qual viveu seu "famosos" Exercícios Espirituais, e logo depois de estudar filosofia e teologia lançou os fundamentos da Companhia de Jesus. A intituição de Inácio iniciada em 1534 era algo novo e original, além de providencial para os tempos da Contra-Reforma. Ele mesmo esclarece: "O fim desta Companhia não é somente ocupar-se com a graça divina, da salvação e perfeição das almas próprias, mas, com a mesma graça, esforçar-se intensamente por ajudar a salvação e perfeição das do próximo". Com Deus Santo Inácio de Loyola, que "tinha um alma maior que o mundo conseguiu", como disse Gregório XV, conseguiu testemunhar sua paixão convertida, pois sua ambição única tornou-se a aventura do salvar almas e o seu amor a Jesus. Foi para o Céu com 65 anos e lá intercede para que nós façamos o mesmo agora "com todo o coração, com toda a alma, com toda a vontade", repetia.

Santo Inácio de Loyola, rogai por nós!

quarta-feira, 30 de julho de 2008

A NOITE DA MISERICÓRDIA E O TRIDUO EM HONRA A SANTO INÁCIO DE LOIOLA NO CRISTO REI







Com uma celebração eucarística presidida pelo padre Eugênio Pacelli e com todas as dependências da Igreja do Cristo Rei, no bairro Aldeota, em Fortaleza, tomada pelos fiéis – muitos deles ficaram em pé – realizou-se na noite passada mais uma “Noite da Misericórdia”, que ocorre na quarta terça-feira do mês, enfocando o primeiro dia do tríduo em honra de Santo Inácio de Loiola, fundador dos Jesuítas, cujo dia é comemorado amanhã, dia 31 de julho.
Para iniciar a celebração, houve uma procissão com o quadro de Santo Inácio de Loiola com Jesus Crucificado, onde ele se pergunta “O que fiz?. O que faço?, O que farei por Ti, meu Senhor?. Em seguida, pastorais e movimentos da Paróquia apresentaram o sentido da água, do fogo, da terra, do ar e das sementes, elementos necessários para a nossa vida na terra.
E, ontem, no “Dia de Santa Marta”, o padre Eugênio, na sua pregação nos lembrou que vivemos muito agitados e que Deus nos trouxe para repousar no seu coração e junto dele experimentar a misericórdia de Deus, pois como diz Santo Inácio, “Só o pecador é capaz de experimentar a misericórdia de Deus”. E dentro desse tema, ele enfocou que o pecado nos fragmenta e nos divide no amor de Deus e que perdoar é o seu segundo maior atributo, porque o primeiro é amar.

MISSA LEMBRA REI DO CANGAÇO


A Grota dos Angicos ficou repleta de pessoas que queriam relembrar o momento em que Lampião foi assassinado ao lado de Maria Bonita e mais 9 cangaceiros (Foto: Antônio Vicelmo)


A filha e a neta de Lampião estiveram no local onde ele e Maria Bonita morreram, a Grota de Angicos, em SergipePoço Redondo (SE). Com uma missa celebrada na Grota de Angicos, local onde foram assassinados Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros, foi encerrada a programação comemorativa aos 70 anos de morte de Virgulino Ferreira da Silva, na segunda-feira. A missa contou com a presença de Expedita e Vera Ferreira, filha e neta do Rei do Cangaço, respectivamente. “Só Deus e a história têm condições de julgar Lampião e seus companheiros”, disse o padre Cícero, vigário de Poço Redondo, justificando que “os cangaceiros foram frutos de uma época, assim como Santa Joana D´arc foi obrigada a lutar para defender a França”.Expedita nasceu em Porto da Folha, no Interior de Sergipe, e viveu só 21 dias com os pais, sendo dada a um casal com 11 filhos. Aos oito anos, um juiz de menores a levou para a Bahia, onde foi encontrada pelo tio João Ferreira, o único da família de Lampião que não entrou para o Cangaço. Aos 18 anos, casou-se em Aracaju e hoje tem quatro filhos e três netas.Ao voltar à Grota de Angicos para rever o local onde seu pai e sua mãe foram assassinados, ela confessa que não se emociona. “Estou calejada de tanto sofrimento. Não tenho mais lágrimas para derramar”. O desabafo vem acompanhado de uma lembrança. “Meus pais de criação nunca esconderam que eu tinha pais verdadeiros. Quando era criança, costumava ouvir frases como ‘raça de Lampião não presta’, mas, como ninguém me contava nada, eu também não perguntava”.“Eu criei meus filhos dentro de casa, para não serem agredidos”. Ao relembrar os preconceitos sofridos, Expedita demonstra revolta com o assédio da imprensa e dos escritores. “Agora, não me deixam sossegada. Estão ganhando muito dinheiro com o nome de Lampião”, lamenta.Expedita reclama também dos fotógrafos que a cercam. Ameaça cobrar R$ 100,00 por cada foto. Levanta a voz e retoma o desabafo. “Agora estão inventando até outros filhos de Lampião. Descobriram mais dois filhos de meu pai em São Paulo e Salvador. Antes, ninguém queria parentesco com ele. Hoje estão aparecendo estes irmãos”, disse. Ao fazer o protesto, Expedita adverte. “Eu não quero nem ver a cara deles. Passei 75 anos sem irmãos. Quero viver o resto de minha vida sossegada”, diz.“Voltar à Grota de Angicos é sempre uma emoção. O silêncio do local nos leva a fazer uma reflexão. Ali não houve um combate, foi um massacre”. A afirmação é de Vera Ferreira, neta de Lampião, acrescentando que, visitar o local onde eles morreram, ter o contato físico com aquela região, foi relevante para ter uma relação afetiva com a história.Depois de 70 anos da morte de Lampião, finalmente, os pesquisadores, segundo Vera, estão se aproximando da verdade. Ela critica a maioria dos filmes e dos documentários feitos, até agora, sobre o Cangaço, ressaltando, porém, dois: “O último dia de Lampião”, feito pela Rede Globo, e “Memórias do Cangaço”, de Gil Soares.O sonho da neta é transformar a Grota de Angicos em Parque Temático. Apesar de não levar muita fé na concretização do sonho da filha, Expedita sabe que ela não vai sossegar. Com a mesma indignação da mãe, Vera confirma os preconceitos sofridos quando criança. “As pessoas diziam que esta raça de Lampião não presta”.Vera também não quer ouvir sobre outros netos. Ela diz que o advogado da família está cuidando disso. Perguntada se está sendo feito exame de DNA, desconversou dizendo. “Nossa parte foi feita. Eu não sei o que está sendo feito pelo lado que está querendo aparecer”.

Antônio VicelmoRepórter /
Diário do Nordeste

A MISSA DOS VAQUEIROS EM SERRITA (PERNAMBUCO)


Vaqueiros, aos poucos, sobem ao altar montados em seus cavalos e entregam objetos pessoais
Mil vaqueiros, de várias cidades, celebram missa em alusão a Raimundo Jacó, primo de Luiz GonzagaSerrita (PE). O vaqueiro José João de Freitas amanheceu o dia com o cavalo selado. Vestiu as perneiras, o gibão, o peitoral, botou o chapéu e tomou o caminho do Sítio Lajes, município de Serrita (PE). Depois de duas horas de cavalgada, ele chega ao seu destino, onde se juntou a mais de mil vaqueiros, todos vestidos a caráter, para participar da 38ª Missa do Vaqueiro, em sufrágio à alma de Raimundo Jacó, primo de Luiz Gonzaga, Rei do Baião.Na madrugada de 8 de julho de 1954, o vaqueiro Raimundo Jacó foi traiçoeiramente assassinado com uma pancada na cabeça nas caatingas do Sítio de Lages, distrito do município de Serrita, localizado no alto sertão Araripe, a 553 quilômetros de Recife. A tragédia motivou vaqueiros, cantadores e religiosos a celebrar a missa em homenagem a Raimundo Jacó, todos os anos, no terceiro domingo de julho.A missa transformou-se num mega espetáculo cultural, religioso, turístico, popular e tradicional que tem sua origem assentada em uma história sangrenta, atraindo milhares de visitantes entre vaqueiros, curiosos, turistas e políticos. Com a morte do padre João Câncio e de Luiz Gonzaga — idealizadores da cerimônia, ao lado do poeta Pedro Bandeira —, a viúva do padre, Helena Câncio, assumiu o comando. Ela diz que foi a única herança que o ex-padre lhe deixou, um patrimônio valiosíssimo porque, segundo afirma, lhe dá oportunidade de fortalecer a cultura popular e de conviver com pessoas simples do sertão nordestino.Helena lembra que “o espírito místico deste povo, aliado ao credo do homem à terra, transformou o lugar do crime em sagrado, passando a ser motivo de constante romaria. A este vaqueiro mártir, foram atribuídos, a partir de então, vários milagres”. No pé da estátua de Raimundo Jacó, no centro do Parque de Vaquejadas, a aposentada Maria do Socorro dos Santos acendeu uma caixa de velas para o que ela chama de “almas vaqueiras”, ali representadas por Raimundo Jacó que, para ela, é um “santo”.MissaA música “Jesus Sertanejo” estronda na Caatinga e ecoa no chapadão do Araripe, anunciando o início da missa. Na frente do altar, em forma de ferradura, mais de mil vaqueiros, montados em seus cavalos, escutam, em silêncio, a mensagem do celebrante que diz: “Rogai pelo vaqueiro senhor, viajante e mensageiro de um mundo tostado e silente, figura profundamente humana na sua casa, no seu amor, na pobreza e na incerteza. Guardai a sua morada contra o mal, a mágoa e o dissabor”.O celebrante embarga a voz e prossegue: “Senhor tem piedade deste homem, o vaqueiro, um quase esquecido dos homens. Tem piedade do vaqueiro sentado à mesa. Em meio à pobreza, no meio da vida e no meio do mundo, tão forte e sem sorte, sem meios para mudar sua imagem, sua face e seu perfil social”. A cerimônia tem continuidade intercalada com músicas cantadas pelo Coral de Aboio de Serrita. O poeta Pedro Bandeira afina a viola, começa a improvisar versos com cada objeto de uso pessoal oferecido pelos vaqueiros. Um a um, o grupo de vaqueiros sobe ao altar. Montados em seus cavalos, fazem a entrega do chapéu, gibão, perneira guarda-peito, luvas, botas, selas, alforjes, manta cabeçada, chocalho, esporas, chicote, careta, maca búzio, relho e peia. Depois da comunhão, a missa termina com o canto de despedida.

Fnte: Diário do Nordeste

POR INICIATIVA DO VATICANO, 39 PROJETOS BRASILEIROS RECEBEM AJUDA

Em reunião na cidade mexicana de Guadalajara, de 9 a 11 de julho, o Conselho de Administração da Fundação Populorum Progressio definiu que 200 projetos que trabalham com populações indígenas e camponeses da América Latina receberão ajuda. Entre estas instituições, 39 são brasileiras. De acordo com a nota divulgada pelo Vaticano, o rápido processo de urbanização do continente e a imposição da cultura pós-moderna exilaram esses povos do contexto social e do desenvolvimento ao qual outros povos puderam ter acesso.Os projetos da Fundação se destinam ao desenvolvimento integral das populações, e um terço do dinheiro será usado para financiar infra-estruturas básicas, como o abastecimento de água e a rede de esgoto. O restante será destinado ao apoio de pequenas empresas e à produção agrícola e à construção de escolas e casas. "Este ano, foram distribuídos 1,3 milhão de euros. Grande parte deste dinheiro provém da Igreja Católica italiana e da Conferência Episcopal Italiana (CEI)", informa o comunicado divulgado ontem pelo Pontifício Conselho "Cor Unum".Na reunião do Conselho de Administração, em Guadalajara, foi acordada também a reeleição para um período de três anos do presidente da entidade, o cardeal Juan Sandoval Íñiguez, arcebispo de Guadalajara, e do vice-presidente, Dom Edmundo Luis Abastoflor Montero, titular da arquidiocese boliviana de La Paz.A Fundação foi fundada pelo Papa João Paulo II em 1992. Desde seu surgimento, já investiu mais de US$ 24 milhões em cerca de 2.200 projetos beneficentes. Os projetos têm como alvo a produção agropecuária (29,9%), infra-estruturas comunitárias (33,20%), construção de escolas, alojamentos ou tendas (19,46%), educação e comunicação (12,30%) e saúde (5,14%).O Conselho de Administração da Fundação é formado por sete membros (seis Bispos de diversos países latino-americanos e um representante do Pontifício Conselho Cor Unum).

Da Redação da Canção Nova Notícias, com Rádio Vaticano

REFLEXÃO DO EVANGELHO DE MATEUS 13,44-46

O Evangelho de hoje nos mostra a parábola na qual Jesus compara o Reino de Deus com um tesouro e com uma pérola. A comparação com o tesouro nos mostra o valor que o Reino de Deus deve ter nas nossas vidas, um valor que não pode ser superado por nenhum outro valor deste mundo. A pérola nos mostra a preciosidade inigualável que é o Reino de Deus para todas as pessoas. E tanto o valor como a preciosidade do Reino de Deus significam que todas as outras coisas perdem sua importância diante dele e só têm sentido enquanto contribuem para que o homem possa chegar até Deus.

Pe. José Adalberto Vanzella

CNBB

SANTO DO DIA - SÃO PEDRO CRISÓLOGO

O santo deste dia, nasceu em Ímola, na Itália, no ano de 380 e "aproveitou" sua vida, gastando-se totalmente pelo Evangelho, a ponto de ser reconhecido pela Igreja como Doutor da Igreja. São Pedro Crisólogo tinha este nome por ter se destacado, principalmente pelo dom da pregação - Crisólogo significa 'Palavra de Ouro'.Diante da morte do bispo de Ravena, o escolhido para substituí-lo foi Pedro, que neste tempo vivia num convento, aonde queria oferecer-se como vítima no silêncio; mas os planos do Senhor fizeram dele, bispo. Pastor prudente e zeloso da Igreja usou do dom da pregação como instrumento do Espírito para a conversão de pagãos, hereges e frios cristãos.São Pedro Crisólogo, com o seu testemunho de santidade, conhecimento das ciências teológicas e dom de comunicação venceu a heresia do Monofisismo, a qual afirmava Jesus ter apenas uma só natureza, e não a misteriosa união da natureza Divina e Humana como o próprio nos revelou. Um homem que tinha o pecado no coração, porém Pedro lutou com as armas da oração, jejum e mortificações para assim desfrutar e transmitir, pela Palavra, o tesouro da graça, isto até entrar no lugar Céu em 450.

São Pedro Crisólogo, rogai por nós!
;

terça-feira, 29 de julho de 2008

PROGRAMA TRIBUNA INDEPENDENTE DA REDE VIDA ABORDA QUESTÕES REFERENTES Á AMAZÔNIA

O bispo do Xingu, dom Erwin Kräutler; o bispo auxiliar de Manaus (AM), dom Mário Pasqualotto e o arcebispo de Pouso Alegre (MG), dom Ricardo Filho, são os entrevistados do Programa Tribuna Independente da Rede Vida de Televisão, que vai ao ar hoje, às 22h.
Os bispos falarão sobre a questão da Amazônia, tema também do encontro que acontece hoje e amanhã, na sede da CNBB, em Brasília, e que reúne dez bispos da Comissão Episcopal Pastoral para a Amazônia.
Na reunião, os bispos discutem a criação e o fortalecimento dos cursos de preparação de missionários, a elaboração de um conjunto de critérios comuns para a ação missionária a ser seguido pelos missionários que chegam à Amazônia; Igrejas e modelos de missão nos vários contextos da Amazônia (ribeirinha, urbana, CEBs, indígenas, rural, inter-religiosa, outras igrejas cristãs); a produção de subsídios sobre a Igreja na Amazônia, para serem distribuídos nas demais igrejas do Brasil. Além disso, estudam a possibilidade de se fazer um intercâmbio com as universidades católicas e as igrejas locais da Amazônia e o apoio de algumas dioceses da Europa e dos Estados Unidos nos gastos da formações de padres e leigos da região.

CNBB

PASTORAIS ELABORAM SUBSÍDIO SOBRE ACOLHIDA A GRUPOS EM MOBILIDADE

Com os objetivos de trocar experiências e articular atividades conjuntas, encontra-se reunida na sede da CNBB, em Brasília, a coordenação ampliada nacional do Setor Pastorais da Mobilidade Humana, que compreende sete pastorais: Migrantes, Refugiados, Apostolado do Mar, Pastoral Rodoviária, Pastoral dos Nômades, Turismo e Pescadores.
Fazem parte da coordenação ampliada os bispos responsáveis por cada pastoral da Mobilidade Humana e os respectivos coordenadores nacionais. Ao todo, o encontro reúne dezoito pessoas.
Segundo a secretária executiva do Setor Mobilidade Humana, Ir. Maria do Carmo Gonçalves, entre as atividades conjuntas das pastorais está a elaboração de um subsídio chamado Acolhida e Mobilidade Humana, que visa ajudar as comunidades a se aproximar e acolher os grupos que vivem em mobilidade, assim como mostrar a orientação da Igreja com relação a esses grupos. O subsídio, previsto para ser publicado até o final do ano, contém três partes: uma bíblica; outra sobre o magistério da Igreja, ou seja, mostra o que dizem os documentos da Igreja sobre a mobilidade humana e a terceira parte, que é prática e orienta as pessoas sobre a criação de pastorais e o acolhimento aos grupos em mobilidade.
Além do subsídio, também destaca-se entre as atividades conjuntas o seminário sobre Tráfico de Pessoas, que acontecerá em Brasília, nos dias 10 e 11 de outubro. “O seminário será um espaço de troca e de fortalecimento de experiências no combate ao tráfico de pessoas”, diz a Ir. Maria do Carmo.
Durante o encontro, cada pastoral apresenta seus desafios e projetos, como é o caso da Pastoral Rodoviária, que tem a proposta de criar a Pastoral nas dioceses para atender as pessoas que trabalham nas rodovias, como caminhoneiros e o pessoal que trabalha em postos e restaurantes. Outro exemplo é o da Pastoral do Turismo. O bispo responsável por esta Pastoral, dom Murilo Krieger, está compilando os documentos da Igreja que falam sobre a Pastoral do Turismo para publicar pelas Edições CNBB.
A reunião da coordenação ampliada, que acontece anualmente, teve início hoje, 29, e prosseguirá até amanhã, 30.

CNBB

SUBSÍDIOS PARA O MÊS VOCACIONAL ESTÃO DISPONÍVEIS NA INTERNET

Família de Deus: todos chamados à vida e à missão. Este é o tema do mês vocacional, celebrado em agosto. Para esta ocasião, a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada convoca a todos para que reflitam e celebrem a missão na vida da família, da comunidade e da sociedade. Dentro desse contexto, propõe que primeira semana do mês seja dedicada à vocação para os ministérios ordenados; a segunda, à vocação para a vida em família; a terceira, à vocação para a vida consagrada; e a última semana do mês, à vocação para os ministérios e serviços na comunidade e na sociedade, especialmente a do catequista.
Além disso, este ano são celebrados os 25 anos do 1º Ano Vocacional no Brasil (1983-2008), que em sintonia com o 20º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, abordou o tema Vem e segue-me.
Para celebrar o mês vocacional e os 25 anos do 1º Ano Vocacional no Brasil, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada preparou um folder e um cartaz disponíveis no site da CNBB.
Informações: svm@cnbb.org.br ou pelo telefone: (61) 2103-8300.

CNBB

BISPOS DA AMÉRICA LATINA E CARIBE PARTICIPAM DE CURSO DE ATUALIZAÇÃO BÍBLICA

Paulo, discípulo de Jesus e pastor de comunidades. Este é o tema do III Curso de Atualização Bíblica, que acontece na Casa de Bethânia, em Quito, Equador, e reúne 19 bispos da América Latina e Caribe. O curso insere-se no contexto do Ano Paulino, ao mesmo tempo é um espaço de preparação para o próximo Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus.
O evento teve início ontem, 28, e prosseguirá até o dia 1º de agosto. Trata-se de uma iniciativa do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) e do Centro Bíblico Pastoral para a América Latina (Cebipal)
A assessoria está a cargo do secretário da Faculdade de Teologia, Universidade de Deusto, Ir. Carlos Javier Gil Arbiol. O diretor do Cebipal, padre Fidel Oñoro também assessora o encontro, no que diz respeito aos espaços de espiritualidade bíblica com os salmos.

CNBB

LITURGISTAS DO REGIONAL SUL 3 PARTICIPAM DE CURSO EM PORTO ALEGRE

Lideranças leigas e religiosas, seminaristas e padres do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul) estiveram reunidos, em Porto Alegre, de 21 a 27 de julho, no Curso Regional de Atualização Litúrgica.
Promovido pelo Regional Sul 3 da CNBB e pela Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, o curso teve como objetivo qualificar animadores da Pastoral Litúrgica, com conhecimento dos princípios básicos da liturgia cristã, numa tentativa de capacitar para o exercício do ministério litúrgico e oferecer elementos para a organização da Pastoral Litúrgica nas comunidades, paróquias e dioceses.
“Ao método foi dada atenção especial, privilegiando-se vivências e experiências práticas, para aprender fazendo e fazer aprendendo, com destaque aos momentos celebrativos como espaços significativos de preparação, realização e avaliação”, diz Mirte Pagnussat, coordenadora da Pastoral Litúrgica do Regional Sul 3.

CNBB

CARTA DO V NORDESTÃO DAS CEBs DENUNCIA VIOLÊNCIA CONTRA POVOS INDÍGNES E AGRESSÕES AO MEIO AMBIENTE

“Direcionamos o nosso olhar para a realidade social de nosso país e para nossa conjuntura eclesial, a partir do grito dos povos presentes no Nordeste brasileiro e do clamor da Criação de Deus”, afirmam os participantes do V Nordestão das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), em uma carta divulgada após o encerramento do evento, ocorrido em São Luís (MA), de 24 a 27 de julho. O encontro reuniu cerca de 350 pessoas, entre delegados, convidados, assessores, representantes de entidades, povos indígenas, comunidades quilombolas e afro-descendentes.
Na carta, os participantes denunciam o aumento da violência contra os povos indígenas, quilombolas e afro-descendentes, trabalhadores sem terra e sem teto, bem como às repetidas agressões à fauna, flora, rios, lagos e lençóis freáticos e o projeto de transposição do Rio São Francisco, “que estão contribuindo para a destruição da nossa terra-mãe”, dizem.
“Diante do avanço dos projetos de morte, urge juntar esforços, energias, idéias e ações comuns, conjuntas e solidárias em defesa da vida e do equilíbrio da criação divina da qual somos parte integrante, numa relação de respeito e reverência com todas as demais formas de vida do planeta-mãe-terra”, acrescentam.
O V Nordestão das CEBs teve como objetivo fortalecer a relação e a articulação das CEBs nos regionais, na luta pelo fortalecimento da organização para a melhoria das condições de vida nas comunidades. Além disso, foi um momento de preparação para o 12º Intereclesial, que acontecerá em 2009, em Porto Velho (RO), com o tema CEBs: Ecologia e Missão – Do ventre da terra Amazônia, o grito que ecoa no Nordeste.

CNBB

ENCONTROS E CURSOS SOBRE LITURGIA ACONTECEM EM SÃO PAULO

Oferecer um encontro fraternal de assessores diocesanos, analisar a situação da Pastoral Litúrgica do estado de São Paulo e buscar caminhos para proporcionar uma participação ativa, consciente e frutuosa do povo de Deus na ação litúrgica. Estes são os objetivos do Encontro de Assessores Diocesanos de Liturgia do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo).
O evento acontecerá em Brodowski (SP), de 26 a 28 de agosto, e será assessorado pelo padre Marcelino Sivinski, ex-assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia.
Além deste encontro, mais dois eventos litúrgicos acontecerão em São Paulo neste mês de agosto.
Nos dias 23 e 24, será realizado o 14º Encontro de Técnica e Música na Liturgia, com a finalidade de ensaiar o hino da Campanha da Fraternidade 2009, que abordará o tema Fraternidade e Segurança Pública, bem como ensaiar os cantos quaresmais, cantos para as celebrações de N. Sra. Aparecida, Imaculada Conceição e Sagrado Coração de Jesus, refrões orantes, salmos e aclamações e novos cantos pastorais. As assessorias serão do frei Alberto Beckhäuser, formado em canto gregoriano e escritor de diversos livros de liturgia, e do frei José Luiz Prim, compositor e músico.
As inscrições para o curso vão até o dia 16 de agosto. Informações: (11) 49718228 ou pelo e-mail: canto.pastoral@ig.com.br

Espaço Litúrgico
Outro curso a ser realizado em São Paulo é o de extensão sobre Espaço Litúrgico e Arte Sacra: fundamentos, simbologia, critérios e perspectivas. O evento terá início no dia 13 de agosto e prosseguirá até 26 de novembro, às quartas-feiras, no período noturno. A assessoria estará a cargo do mestre em Liturgia, Gabriel Frade. Informações(11) 3649-0200 ou pelo site www.pio.unisal.br

CNBB

SANTA SÉ PEDE RESPEITO PELOS DIREITOS DOS IMIGRANTES CLANDESTINOS

O Arcebispo e Secretário do Conselho Pontifício da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes, Dom Agostino Marchetto, comentou a declaração do estado de emergência na Itália, por ocasião da grande quantidade de imigrantes ilegais. "O que se espera e deseja, na concretização das disposições, é o respeito dos direitos humanos de todos os trabalhadores migrantes e dos membros das suas famílias, assim como das normas internacionais", afirmou.Este responsável alertou em particular para "os que pedem asilo e os apátridas bem como aqueles que são sujeito-objeto de tráfico de seres humanos". Antes de partir para Washington, onde participa, de 28 a 31, no Congresso Nacional para as Migrações organizado pela Conferência Episcopal dos Estados Unidos, o Arcebispo Marchetto espera que as medidas de emergência "tenham em conta o afluxo, neste momento, de países que implicam necessidade de proteção (Sudão, Somália, Eritreia, por exemplo), na linha da já experimentada legislação internacional para os refugiados e para os que pedem asilo".

Fonte: Canção Nova Notícias

REFLEXÃO DO EVANGELHO DE JOÃO 11,19-27

MEMÓRIA DE SANTA MARTA

A morte de uma pessoa querida é, muitas vezes, causa de desespero para todos nós, pois nos parece que as nossas preces não foram ouvidas. Marta afirma: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido”. Ela mandou chamar Jesus, mas ele não estava presente no momento em que ela tanto precisava. Porém, ela não se desesperou por causa disso, continuou acreditando e o resultado da sua fé foi o retorno do seu irmão à vida, mostrando-nos, assim, que não devemos questionar a ação divina, mas sempre confiar em Deus, que faz tudo para o nosso bem, para a nossa felicidade e para a nossa salvação.

Pe. José Adalberto Vanzella

SANTO DO DIA - SANTA MARTA

Hoje, lembramos a vida de Santa Marta, que tem seu testemunho gravado nas Sagradas Escrituras. Padres e Teólogos encontram em Marta e sua irmã Maria, a figura da vida ativa (Marta) e contemplativa (Maria). No Evangelho, Santa Marta apresenta-se como modelo ativo de quem acolhe: "... Jesus entrou em uma aldeia e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa". (Lc 10,38)Esta não foi a única vez, já que é comprovada a grande amizade do Senhor para com Marta e seus irmãos, a ponto de Jesus chorar e reviver o irmão Lázaro. A tradição nos diz que diante da perseguição dos judeus, Santa Marta, Maria e Lázaro, tiveram de ir para França, onde se dedicaram à Evangelização. Santa Marta agora no Céu reina com Cristo, pois aqui soube ser ativa na amizade e acolhimento de Deus. Aprendamos com ela!

Santa Marta, rogai por nós!

segunda-feira, 28 de julho de 2008

PADRE DÁCIO, DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, NO XX ENCONTRO NACIONAL DOS BISPOS, PADRES E DIÁCONOS NEGROS DO BRASIL

O padre Dácio, auxiliar do Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro do mesmo nome, em Fortaleza, viajou na madrugada desta segunda-feira para tomar parte do XX Encontro Nacional dos bispos, padres e diáconos negros do Brasil, que começou hoje e terminará no dia 31, na próxima quinta-feira, em Aparecida, São Paulo, promovido pelo Instit6uto Mariama (IMA).
O Instituto Mariama (IMA), associação que congrega os bispos, padres e diáconos negros, realiza, o XX Encontro Nacional dos bispos, padres e diáconos negros do Brasil, em parceria com a Pastoral Afro-brasileira, informou o padre Dácio.
No Brasil há cerca de 700 bispos, padres e diáconos negros no país.

NO SEU SITE, A COMUNIDADE SHALOM DIZ QUE FORAM 650 MIL OS PARTICIPANTES DO HALLELUYA

No primeiro dia, tivemos já uma marca inesperada, eram 120 mil pessoas que vieram prestigiar no evento a gravação ao vivo do DVD do ministério Adoração e Vida que tem a frente Walmir Alencar, em noite agradável de louvor e animação, estas milhares de pessoas estiveram presentes e participativas até altas horas da noite em pleno dia de semana. Este show foi realizado após a missa, e apresentações de dança e, de cultura com sanfoneiros artistas da terra Ítalo e Reno.No segundo dia, eram mais de 90 mil pessoas que estiveram presentes no show do Anjos do Resgate, da banda Kirios, de Nando Mendes e das primeira presença de Halleluya de Eliana Soares da Canção Nova.Na sexta-feira, já iniciando o final de semana, uma multidão de 140 mil pessoas , em shows de Filhos de Davi, Izaías Luciano e Só pra God. Cosme como sempre levando todo aquele povo, do mais próximo ao palco até o mais afastado na arena a dançar suas coreografias de saudável alegria cristã e de louvor. Esta noite também marcou o início da carreira solo de Nazaré Soares vinda da banda Filhos de Davi. Adriana encerraria com unção e animação a algumas horas antes de clarear o dia aquele dia especial de Halleluya. O Sábado, foi um dia especialíssimo, eram mais de 250 mil pessoas cantando, louvando e adorando a Deus. Durante a adoração, como nos diversos dias, a arena completamente lotada tornava o Halleluya o céu em uma gigantesca adoração, apresentando nossos corações e vidas a Deus com tanto amor e entrega de vida. Nesta noite tivemos ainda , Davidson Silva arrasando com sua belíssima voz e profunda unção, DJ Léo, E3,Grecco,Missionário Shalom. Ao entrar o Alto Louvor tem início uma forte chuva que ao contrário do que se possa pensar não diminuiu a quantidade de pessoas, nem apagou a alegria de todo aquele povo que permaneceu cantando, dançando e se alegrando para Deus. A Banda Dominus, entrando já por volta das 5 da manhã conduziu uma verdadeira multidão que ali permanecia presente e acesa, a cantar e dançar as antigas, recentes e mais novas composições de louvor da equipe, agora com seus novos integrantes. A condução do louvor foi feita até enfim encerrarem a "noite" de Halleluya, quando o vocalista Leo recita a Ave-Maria às 6h15 da manhã.No Domingo, missa presidida por Dom José Antônio, conduzindo depois o Santíssimo no meio da arena até a praça da Misericórdia. A noite contou com mais de 50 mil participantes. Tivemos ainda Shows com Suely Façanha, Eros biondini, e os artistas da Comunidade Shalom. Após os shows, forte oração de gratidão e entrega a Deus conduzida por Moysés Azevedo, encerrando enfim a 11ª edição de Halleluya. Evento que recebeu nestes seus cinco dias mais de 650 mil pessoas.

Fonte: Site da Comunidade Shalom

PAPA VISITARÁ SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE POMPEÍA

Da Redação, com Ecclesia
Em outubro, o Papa Bento XVI fará uma visita pastoral ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia. A visita ocorre a partir do dia 19, período em que decorre em Roma a Assembléia do Sínodo dos Bispos.O anúncio foi feito pelo prelado deste santuário situado nos arredores de Nápoles, D. Carlo Liberati. O Papa confiará a Nossa Senhora as reflexões do Sínodo, celebrando a Eucaristia e recitando a célebre "Súplica", familiar aos devotos de Nossa Senhora de Pompéia.Segundo o comunicado emitido por D. Liberati, Bento XVI recomendará aos Bispos de toda a Igreja as famílias de todo o mundo, e pedirá à Virgem, juntamente com a Igreja que está em Pompéia e os milhões de fiéis que rezam o terço do Rosário, a unidade nas famílias, a fidelidade entre os cônjuges e a coragem de educar os filhos na fé.Ainda no início do mês, o Papa Bento XVI irá visitar o presidente da Itália no Palácio do Quirinal, no dia 4 de outubro, Festa de São Francisco de Assis, patrono do país, para retribuir a visita feita pelo presidente Giorgio Napolitano, no Vaticano no dia 20 de novembro de 2006.

Da Redação da Canção Nova Notícias, com Ecclesia

FALECEU A MÃE DE DOM OSVINO BOTH

Faleceu hoje, 28 de julho, em Passo Fundo (RS), aos 92 anos, Joana Maria Both, mãe do arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, dom Osvino José Boht.
O sepultamento ocorreu, às 15 horas, em Passo Fundo.

BENTO XVI INCENTIVA FOCOLARES A CONTINUAR CAMINHO DE CHIARA LUBICH

O Papa Bento XVI encorajou, este domingo, 27, os membros do Movimento dos Focolares a continuar no caminho de sua fundadora, Chiara Lubich, falecida em 14 de maio de 2008.Após rezar o Ângelus no pátio da residência pontifícia de Castelgandolfo, o Santo Padre saudou aos participantes da Assembléia Geral dos Focolares (seu nome oficial é Obra de Maria), que elegeu seus novos responsáveis.A assembléia, composta por 496 delegados com direito a voto, procedentes dos cinco continentes, realizada em Castelgandolfo, elegeu quase que por unanimidade a presidente 'Maria Voce', italiana, uma das colaboradoras de Chiara Lubich. O novo co-presidente dos Focolares é Giancarlo Faletti, até agora co-responsável do Movimento em Roma."Alegrando-me pela eleição dos novos responsáveis – disse o Papa –, exorto-vos a todos, queridos irmãos e irmãs, a seguirem com alegria e coragem no caminho da herança espiritual de Chiara Lubich, recolhida em vossos estatutos, aumentando cada vez mais as relações de comunhão nas famílias, nas comunidades e em todo âmbito da sociedade".Bento XVI partiu hoje para um período de férias de 15 dias nas montanhas dos Alpes italianos, na localidade de Bressanone, noroeste da Itália.

Fone: Zenit

PRESIDENTE DO TIMOR LESTE AGRADECE PROTEÇÃO DE MARIA EM ATENTADO

O Santuário de Fátima recebeu durante este fim de semana, o presidente da República do Timor Leste e Prêmio Nobel da Paz, Ramos Horta. A visita teve características de peregrinação pessoal em agradecimento a Nossa Senhora de Fátima pela proteção a ele concedida no atentado de que foi vítima em 11 de fevereiro deste ano. No Livro de Honra do Santuário de Fátima, assinado por ocasião da recepção feita à comitiva timorense pelo Reitor Mons. Luciano Guerra, Ramos Horta escreveu: "É com emoção que venho à Fátima em peregrinação de agradecimento à Virgem Santíssima pela vida que me dá para continuar a servir o meu povo e a humanidade". Pelas 10h30, Ramos Horta foi recebido, acompanhado do embaixador de Timor Leste em Portugal, Dom Ximenes Belo e Manuel Abrantes, na Casa de Nossa Senhora das Dores, pelo reitor do Santuário de Fátima.Na Sala de Recepções, um grupo de jovens timorenses que vivem em Fátima na congregação religiosa Nossa Senhora das Vitórias cantou para toda a comitiva. Nas palavras de boas vindas, Mons. Luciano Guerra, manifestou a alegria de receber uma visita tão importante como esta: "O responsável de um país estreitamente unido a Portugal e com tão grande devoção a Nossa Senhora de Fátima". "Nós acompanhamos com muita emoção e oração tudo o que lhe aconteceu e damos graças a Deus porque pôde restabelecer-se plenamente", afirmou Mons. Guerra. Na Capela das ApariçõesNa Capelinha das Aparições, após o primeiro momento de recepção oficial, toda a comitiva timorense se juntou às centenas de peregrinos de vários lugares do mundo que se encontravam ali. Algumas lágrimas e muitos sorrisos acompanharam o acolhimento feito ao Chefe de Estado e Prêmio Nobel da Paz, quer por timorenses residentes em Portugal quer pelos outros peregrinos. Todos os peregrinos reconheceram publicamente o esforço desenvolvido por Ramos Horta em favor da paz. Todos foram convidados por Mons. Luciano Guerra a rezar uma Ave-Maria para que "Timor Leste encontre o seu lugar no concerto das nações", e "para que se consolide como nação gloriosa que é". Ramos Horta manifestou a sua alegria pela visita à Fátima e divulgou ter sido recebido pela Irmã Lúcia em Julho de 2004. "Fui o primeiro e o único timorense a ser recebido pela Irmã Lúcia", disse. Na celebração Eucarística em honra a São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria e avós de Jesus, na qual Ramos Horta participou, junto com cerca de outros oito mil peregrinos, Mons. Luciano Guerra, que presidiu, acrescentou outra intenção especial de oração: "Para que o Senhor dê a graça da paz e do progresso ao Timor Leste".Leia mais: .: Papa recebe presidente do Timor Leste

Da Redação da Canção Nova Noticias, com Ecclesia

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA REALIZOU CONGRESSO NACIONAL

A Renovação Carismática Católica realizou de 24 a 27 de julho, em Aparecida e Guaratinguetá (SP) seu 27º Congresso Nacional, com o tema Celebrando Pentecostes em família.
Na programação do evento, constaram: celebrações eucarísticas, pregações, testemunhos e animação.
Entre os palestrantes estavam o arcebispo de Palmas (TO), dom Alberto Taveira Corrêa e o bispo prelado de Marajó (PA), dom José Luís Azcona Hermoso.
Para dom Alberto Taveira, em entrevista à assessoria de comunicação do Congresso, a Renovação Carismática Católica “descobre novos ministérios e sempre se abre a novos carismas”.

Projeto Amazônia
Durante o evento, foi lançada uma campanha de doação de bíblias para a Missão Marajó do Projeto Amazônia, que tem como objetivos preparar e enviar missionários para a Ilha de Marajó. Até o momento, foram enviados três missionários, que perceberam a necessidade de bíblias para as comunidades ribeirinhas. Por isso, a campanha de doação de bíblias. Somente no encontro foram arrecadas cerca de 100 bíblicas e muitos participantes se comprometeram a realizar campanhas em suas respectivas dioceses. Informações: parcc@gmail.com

CNBB

ANO CATEQUÉTICO E APÓSTOLO PAULO SÃO TEMAS DE ENCONTRO DIOCESANO DE CATEQUESE

Cerca de 80 coordenadores paroquiais de Catequese da diocese de Campanha (MG) participaram, neste final de semana, em Três Corações (MG), de um encontro sobre o Ano Catequético, que será celebrado em 2009. Durante o evento, os participantes também refletiram sobre o mês da Bíblia.
Trata-se de um encontro semestral e que abordou o tema Paulo – discípulo, missionário, catequista – e os desafios de uma catequese urbana e inculturada.
“O encontro foi uma oportunidade importante de entrosamento entre os coordenadores, aprofundamento de temas pertinentes à prática pastoral na Igreja hoje e partilha de experiências significativas”, afirmou o coordenador diocesano, padre Jean Poul Hansen.

CNBB

PAPA COMEÇA NESTA SEGUNDA FÉRIAS EM FAMÍLIA

Bento XVI viaja nesta segunda-feira, 28, para desfrutar de duas semanas de férias. O Papa irá se hospedar no seminário de Bressanone (ou Brixen, em alemão), uma pequena cidade de cerca de 20 mil habitantes, na província autônoma de Tirol do Sul, no noroeste da Itália.O Santo Padre, já passou suas férias neste lugar em mais de dez ocasiões quando era Cardeal. O Papa ficará no assim chamado "quarto do Bispo", no qual foi colocado um piano, para que possa desfrutar de uma de suas atividades preferidas.No programa das férias do Papa estão previstos encontros públicos: nos dois domingos rezará o Ângelus junto aos peregrinos e terá um encontro com os sacerdotes da diocese. O Papa contará com a companhia de seu irmão mais velho, monsenhor George, sacerdote e músico, que foi diretor do Coral dos Meninos Cantores da Catedral de Ratisbona.Bento XVI dedicará esses dias à oração, a passear pela estupenda natureza tirolesa, a atender questões importantes do governo da Igreja e à leitura.De fato, a biblioteca do seminário contem um considerável patrimônio histórico e contemporâneo que o Papa conhece muito bem, pois quando era Cardeal tinha uma chave para entrar quando quisesse. O Bispo de Roma aproveitará também para continuar a redigir documentos e livros.Nesse seminário, sendo prefeito para Congregação para a Doutrina da Fé, manteve longas entrevistas com o jornalista italiano Vittorio Messori para a redação do livro entrevista "A fé em crise?", um dos livros católicos mais vendidos nos anos oitenta. Nas férias do ano 2000, redigiu uma parte do livro sobre Jesus cujo primeiro volume publicou como Papa.

Da Redação da Canção Nova Noticias, com Zenit

PASTORAL DA SOBRIEDADE DO REGIONAL 1 DA CNBB PROMOVE 4o. ENCONTRO ESTADUAL

Nossa missão é a defesa da vida sem dependência. Este é o tema do 4º Encontro Estadual da Pastoral da Sobriedade do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), que acontecerá de 1 a 3 de agosto, em São José do Rio Preto (SP).
Participarão do encontro agentes da pastoral da sobriedade e lideranças que atuam na prevenção ao uso indevido de drogas.
A Pastoral da Sobriedade é um organismo vinculado à CNBB, que atua na prevenção e recuperação da dependência química.
Atua conjuntamente com as demais pastorais e movimentos na defesa da vida, na busca da sobriedade.
O responsável pela Pastoral da Sobriedade, em âmbito nacional, é o bispo de Lins (SP), dom Irineu Danelon. A sede do organismo fica em Curitiba (PR).
Informações sobre o encontro regional da Pastoral da Sobriedade pelo e-mail: dalvarcarvalho@yahoo.com.br

CNBB

REFLEXÃO DO EVANGELHO DE MATEUS 13,31-35

A nossa vida de fé é um processo de maturação espiritual que encontra seu início nas águas do Batismo e deve crescer durante toda nossa vida apesar de todas as dificuldades que marcam a existência humana. Este crescimento deve acontecer constantemente. Deve ser uma busca cada vez maior da perfeição, conforme nos diz o próprio Jesus: “Sede perfeitos como vosso Pai que está nos céus é perfeito”. O modelo para nós de perfeição é o próprio Jesus, e é por isso que São Paulo nos exorta ao crescimento até atingirmos a estatura de Cristo. O amor nos leva ao crescimento, já que a caridade é o vínculo da perfeição e quem ama permanece em Deus.

600 MIL CATÓLICOS NO HALLELUYA


Dom José Antônio, arcebispo de Fortaleza, celebrou a missa de encerramento, no último dia do Halleluya, para, aproximadamente, 80 mil pessoas (Foto: Tuno Vieira)
Após cinco noites de festa, o Halleluya superou a expectativa de público, recebendo, ao total, mais de 600 mil cristãosMúsica, dança, teatro, palestras, brincadeiras, aconselhamentos, louvor e oração. Com estas opções, o 11º Halleluya ficou marcado como uma festa para todos os gostos. Durante as cinco noites, o evento, da Comunidade Católica Shalom, realizado no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), superou as expectativas, e recebeu, segundo a organização, mais de 600 mil pessoas.A festa foi encerrada, ontem, com a celebração da Eucaristia, presidida pelo arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Tosi, para um público de mais de 80 mil pessoas. Após a cerimônia católica, os fiéis assistiram aos shows das bandas Eros Biondini, Suely Façanha e, por fim, a apresentação de todos os grupos musicais que fazem parte da Comunidade Shalom.Além da festa católica, durante o Halleluya, o público participou, também, dos espaços para doações de diversas formas. Foram, ao total, mais de três mil toneladas de alimentos, que serão distribuídas entre as obras de promoção humanas do Shalom.Já o Centro de Hematologia de Hemoterapia do Ceará (Hemoce), que estava com uma unidade móvel no evento, das 17h às 22 h, arrecadou, ao todo, 328 bolsas de sangue e realizou 139 cadastros para doações de medula óssea, conseguindo ultrapassar a meta estipulada da campanha, que se estende há um ano, de 25 mil cadastros para doação.O organizador geral do evento, Aurinilton Leão, revela que superar a expectativa de público e de doações, é uma grande realização. “Me sinto muito feliz. Pois, conseguimos fazer uma grande festa, que reuniu mais de 600 mil pessoas, sem brigas, confusões, drogas e acidentes. A nossa festa foi de Deus, com muita paz, amor e harmonia. Com certeza, as pessoas que participaram do Halleluya saíram daqui renovadas”, declara ele. Aurinilton ressalta, ainda, que o grande diferencial da festa é o carinho com o próximo.Com o tema Arte em Defesa da Vida, o Halleluya trouxe para o 11º ano, uma diversidade de ritmos. Músicas eletrônica, romântica, baiana, pagode, reggae, rock, hip hop, agitaram o público, que marcavam presença, louvando a Deus, até às 6h da manhã.Para o cantor Itamar Santo, do grupo Alto Louvor, de Salvador, a festa da noite de sábado ficará marcada para sempre em sua memória. “Jamais me esquecerei. O dia estava amanhecendo, com chuva, e mais 250 mil pessoas permaneceram na minha frente, dançando e cantando com a mesma intensidade. É uma graça de Deus. Uma festa linda, onde transmitimos muita alegria e paz para todos”, declarou o cantor.

Fonte: Diário do Nordeste

SANTO DO DIA - SÃO CELESTINO

Com satisfação nós lembramos da santidade do Papa Celestino I, que governou a Igreja dos anos 422 até 432. Ele nasceu na Itália e, ao ser escolhido para governar a Igreja do Cristo, usou muito bem o cajado da justiça e paz.No tempo dele a auto-suficiência do pelagianismo, que, embora condenado no Concílio de Cartago, perdurava querendo "contaminar" os cristãos, pois afirmava uma auto salvação.Combatente também contra a heresia do Nestorianismo - que afirmava ter Jesus duas naturezas e duas pessoas - São Celestino fez de tudo para condenar o erro e pecado sem deixar de amar o errado e o pecador; assim viveu na santidade até entrar na eterna casa dos santos em 432.

São Celestino, rogai por nós!

domingo, 27 de julho de 2008

PAPA RECORDA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE COMO NOVO PENTECOSTES


O Papa Bento XVI acolheu um numeroso grupo de peregrinos, no pátio interior da residência de Castelgandolfo, nos arredores de Roma, para a tradicional oração do Ângelus. Dedicando sua mensagem de hoje à XXIII Jornada Mundial da Juventude, o Santo Padre declarou conservar "ainda nos olhos e no coração esta extraordinária experiência" em que lhe foi dado "encontrar o rosto jovem da Igreja": "era como um mosaico multicor, formado por rapazes e moças vindas de todas as partes do mundo, reunidos pela única fé em Jesus Cristo". "'Young prilgrims of the world' (Jovens peregrinos do mundo), assim lhes chamavam as pessoas com uma bela expressão que capta a essência destas Jornadas internacionais iniciadas por João Paulo II. De fato, estes Encontros constituem etapas de uma grande peregrinação através do planeta, para manifestar como a fé em Cristo nos torna todos filhos do único Pai que está nos céus, e construtores da civilização do amor", destacou o Papa.E sublinhou que a "característica própria" do encontro de Sidney foi a "tomada de consciência da centralidade do Espírito Santo, protagonista da vida da Igreja e do cristão". E recordou que a Jornada Mundial foi precedida por um longo caminho de preparação, nas Igrejas particulares, tendo como tema a promessa de Cristo ressuscitado: 'Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e ser-me-eis testemunhas'. E em Sidney – recordou ainda o Papa – os jovens ali presentes receberam ao longo de três dias, dos Bispos ali congregados, catequeses nas respectivas línguas: "estas catequeses são momentos de reflexão e de recolhimento indispensáveis para que o acontecimento não fique limitado a uma manifestação externa, mas deixe uma marca profunda nas consciências".O Papa recordou os dois momentos culminantes da Jornada de Sidney: a vigília de sábado à noite, que, segundo ele foi "um coral de invocação do Espírito Santo"; e a grande Celebração Eucarística de domingo, em que ministrou o Sacramento do Crisma a 24 jovens de vários continentes. "Assim, esta Jornada Mundial transformou-se num novo Pentecostes, do qual partiu de novo a missão dos jovens, chamados a ser apóstolos dos seus colegas, como tantos santos e bem-aventurados, em particular o Beato Piergiorgio Frassati (…) Todos os jovens são convidados a seguir o seu exemplo, partilhando a experiência pessoal de Jesus, que transforma a vida dos seus amigos, com a força do Espírito Santo, o Espírito do amor de Deus", finalizou.Bento XVI deve partir nesta segunda-feira, 28, para as montanhas dos Alpes italianos, na localicade de Bressanone, onde iniciará um período de repouso de 15 dias.




Da Redação da Canção Nova Notícias, com Rádio Vaticano

PENTECOSTES DEVE COMEÇAR DENTRO DE CASA, DIZ LÍDER DA RCC


Fiéis se unem em oração no XXVII Congresso Nacional da RCC
"Nesses dias vivemos uma nova cultura que se instala em nosso meio carismático: de valorização e cuidado das famílias", a afirmação é do presidente da Renovação Carismática Católica, Marcos Volcan, neste último dia do XXVII Congresso Nacional do Movimento. O encontro que teve como tema: "Celebrando pentecostes em Família", segundo Volcan, permitiu a celebração de Pentecostes com a grande família da Renovação Carismática que se reuniu no evento, bem como, com as famílias que acompanharam.Ao recordar João Paulo II que dizia, que a família é o berço de toda e qualquer evangelização, Ironi Spuldaro, membro do Conselho Nacional da RCC, e presente no evento, disse que a cultura de Pentecostes hoje, precisa começar dento de casa, "é preciso o grupo de oração santificar a casa, porque ela vai gerar a santidade no mundo. Pentecostes na família faz eu e minha casa melhor, e se eu e minha casa formos melhor, o mundo será melhor."
Ironi afirma que esse é o caminho, "agora nós entendemos um caminho, o grupo de oração começa na minha casa, e se estende na minha comunidade e depois onde Deus me enviar, e desse jeito eu vou ser fiel."
Volcan faz uma avaliação positiva do Congresso, que reuniu desde quinta-feira, milhares de pessos em Guaratinguetá (SP). Para ele, o número de participantes superou a expectativa, e a transmissão pela TV e Rádio Canção Nova, favoreceu para mais pessoas e famílias fossem alcançadas. "Foram dias muito proveitosos, tanto pra quem se envolveu diretamente com o encontro, como para aqueles que aqui vieram. Superou o número de participantes que esperávamos, as condições aqui foram muito proveitosas, através da Canção Nova, alcançamos tantos lugares, e com isso também tantas famílias que nos acolheram essses dias em suas casas", afirma.
A Renovação Carimática tem um ministério dentro do movimento, que cuida especificamente das famílias, especialmente para a formação de formadores nas famílias, para Volcan, a partir de agora "é preciso alavancar, cuidar melhor desses trabalhos, dar um novo fôlego para esses trabalhos". Ele afirma que a partir desse Congresso, se desdobra em um conjunto de trabalhos e ações, através dos grupos de orações, nas dioceses e nas comunidades, como um todo."
Quanto ao próximo Congresso, Volcan disse que o Conselho Nacional vai se reunir em setembro, para definir a temática e detalhes do evento.
Leia mais:.: Em coletiva membros da RCC falam sobre Pentecostes e família.: Dom Alberto: "tema do Congresso é inspirado em mensagem do Papa".: TV e Rádio Canção Nova transmitem XXVII Congresso Nacional da RCC

Fonte: Canção Nova Notícias

DOM JOSÉ ANTONIO CELEBRA NO HALLELUYA


Os jovens, ontem à noite, no Halleluya, levantam as mãos para o céu, louvando ao Senhor Jesus



Com uma celebração eucarística, às 17h30min, presidida por Dom José Antonio A. Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza, será iniciada a noitada de hoje do Halleluya, que tem atraído multidões, desde a última quarta-feira ao Condomínio Espiritual Uirapuru, o CEU.
As atrações de encerramento do Halleluya, que está levando mais de 100 mil pessoas ao CEU, são Suely Façanha, da Comunidade Shalom, promotora do evento; o padre Cleidimar, da Canção Nova e Eros Brondini. Além dessas apresentações, danças e artes.
Os organizadores estão prometendo grandes surpresas para esta última noite do Halleluya, uma festa que nunca termina.

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA COMEMORA O DIA DO CATEQUISTA

A Equipe de Articulação de Catequese da Arquidiocese de Fortaleza convida todos os catequistas, padres, religiosos(as) e demais agentes de pastoral da Arquidiocese para celebrarmos juntos o Dia do Catequista, com o tema “catequista: ouvinte atento do mestre Jesus”. Será uma tarde festiva com shows de bandas, músicos católicos, apresentações culturais e sorteios de brindes.
O evento acontecerá dia 31, das 13h30min às 17h30min, no Ginásio Poliesportivo de Parangaba. Cada Região Episcopal será representada por uma cor através de balões, mamãe-sacode (pom-pom), fitas e bandeiras: REM1 - vinho; REM2 - laranja; REM3 - vermelho; Praia - azul; Sertão - amarelo; Serra - verde. No local serão vendidos água, refrigerantes e sucos, mas cada comunidade deverá trazer sua alimentação. Maiores informações com a Hilda ou Tiago´pelos telefones (85) 3388 8701 ou 3388 8715.

A CAMINHADA DE SÃO PAULO APÓSTOLO NA REGIÃO EPISCOPAL METROPOLITANA

A Caminhada de São Paulo Apóstolo na Região Episcopal Metropolitana 2 está sendo: durante todo mês de julho, a Visita da Imagem está no Quintino Cunha, Nova Assunção e suas comunidades. No mês de agosto visitará os setores 01 e 02. No mês de setembro caminhará dentro dos setores 03 e 04. No mês de outubro estará nos setores 05 e 06 de onde sairá em carreata para a Região Episcopal Metropolitana Três. Informações na Secretaria da Região Episcopal pelo telefone 3290 1868.
!

A REGIÃO METROPOLITANA 2 CONVIDA PARA DEBATE SOBRE ELEIÇÕES

Queridos (as) jovens, adultos, padres, assessores.

Estamos vivendo um momento muito delicado, as eleições se aproximam, os candidatos começam as campanhas e o nosso povo precisa estar preparado para viver corretamente este período, rezando e discernindo sobre o uso do voto, tendo, é claro Jesus como maior educador político que já existiu!

Urgente é o debate! Necessária é a reflexão! Principalmente quando trabalhamos com juventudes. Muitos dos (as) nossos (as) jovens não se interessam pelo tema, talvez pelo fato de não conhecerem profundamente a riqueza do tema política, ou mesmo pela confusão que se estabelece entre política e politicagem, etc. Daí nossa atenção para o tema, queremos então chamar toda juventude da Região Episcopal Metropolitana 2 para “engrossar o caldo” do Pjotão 2008. O encontro será no dia 03 de agosto, na Paróquia de Santo Antonio, no Jardim Iracema, localizado na Rua Alberto Ferreira, nº 230.

Eis a programação:

TEMA: “JUVENTUDE NA TRILHA DE UMA SOCIEDADE PARTICIPATIVA”
DATA: 03 DE AGOSTO

· 8h - Credenciamento, animação e acolhida;
· 9h - Ritos iniciais (Mantra, Celebração da Luz, Proclamação do Poema, Procissão da Bíblia, Evangelho)
· 10h - Tendas – Partilha de experiências
· 12h - Almoço
· 13h - Retorno para as tendas (finalizar apresentação)
· 13h30min - Ofertório vivo (apresentações)
· 14h30min - Rito Eucarístico (Pai-Nosso, Eucaristia, Ciranda)
· 15h - Encerramento

O ônibus coletivo que passa em frente é o de linha “Álvaro Weyne Antonio Bezerra”, que sai do Terminal de Antonio Bezerra.
Qualquer dúvida é só ligar para Romário: 3497 9466/8730 1390; Tiago: 3282 5462/8743 2509.

INSTITUTO DE CIÊNCIAS RELIGIOSAS ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

O Instituto de Ciências Religiosas (ICRE) e o Centro de Estudos Bíblicos (CEBI-CE) estão com inscrições abertas até o dia 31 de julho para o curso de Especialização em Pesquisa e Assessoria Bíblica. O curso está dividido em cinco módulos e o trabalho de conclusão do curso. Os módulos contemplarão Geografia, arqueologia, línguas; historiografia bíblica; metodologia da exegese; hermenêutica; metodologia do trabalho científico. O curso total terá a duração de 18 meses, somando um total de 390 horas e está marcado para iniciar no dia 15 de agosto. Os interessados deverão ter Graduação em Teologia ou em Ciências da Religião e outras graduações, com conhecimentos suficientes em Bíblia e apresentar os seguintes documentos: Diploma da graduação (cópia autenticada) RG e CPF (cópia autenticada) e Currículo. As aulas acontecerão todas as quartas e sextas feiras das 18h30, às 21h45m no ICRE, Rua Tenente Benévolo, 201, Centro.

Anote

REFLETINDO SOBRE O EVANGELHO


Décimo Sétimo domingo do Tempo Comum

Com o Evangelho de hoje ( Mateus 13, 44-52 ) termina o sermão parabólico de Jesus sobre o mistério do Reino, mediante 7 parábolas de Mt. 13, das quais lemos hoje as últimas: o tesouro no campo, a pérola preciosa e a rede da pesca.
Estas parábolas querem mostrar o que significa o Reino de Deus, centro de toda a pregação de Jesus. O Reino de Deus é um dom gratuito da bondade divina; é fruto da procura e do esforço de todos. É o resultado do encontro do tesouro transformando-se em verdadeira alegria. O Reino de Deus foi objetivo da pregação de Jesus desde o princípio e durante sua peregrinação pelas aldeias e sinagogas da Palestina. Ele proclama a Boa Nova do Reino e envia seus discípulos para anunciar a proximidade deste reino.
Jesus declara-se o Reino já inaugurado em sua pessoa. Apesar de falar continuamente do Reino de Deus, Jesus não nos deixou um tratado sistemático sobre o mesmo, nem sequer uma definição; mas um mosaico de imagens, parábolas e sentenças que constituem o esboço sobre o Reino. O Reino de Deus é o próprio Jesus, uma vez que Ele o é, em sua própria humanidade. O Reino de Deus é a absoluta e amorosa soberania de Deus vivo na vida e no mundo dos homens - o Reino é fé, esperança e caridade em exercício; é a maior exigência moral cristã que pede uma conversão profunda a Deus e ao irmão. Encontramos o termo Reino de Deus 122 vezes nos Evangelhos e 90 vezes na boca de Jesus. Esse Reino não é um território, um espaço físico, mas uma nova ordem de coisas e valores. Ele não é só espiritual; é a totalidade desse mundo material, espiritual e humano agora introduzido na ordem de Deus.
A mensagem que podemos tirar para nossa vida poderá ser esta: através das parábolas, Jesus se dirige aos seus discípulos e a cada um de nós, que, para Ele, somos iguais a uma semente do Reino de Deus. Somos chamados a entender os segredos da sua palavra, reconhecendo que, na prática da justiça, o Messias está presente. Jesus afirma que o Reino de Deus é como um tesouro, não sendo fácil encontrá-lo. Está misturado como numa rede de pescar, onde há peixes bons e peixes ruins. Ao arrastá-la na praia, os homens recolhem felizes os peixes que são bons. Nem todos são julgados aptos para o Reino. Porém, somente a Deus cabe julgar porque só Ele conhece os corações. Devemos estar dispostos a abrir mão de muitas propostas vantajosas, dispondo de tudo o que somos e possuímos para não sermos covardes diante dos valores revelados por Jesus e sermos realmente cristãos.
No domingo das parábolas do Reino, peçamos ao Senhor Jesus para colocarmos na vida e nos corações o Reino de Deus como um tesouro, uma pérola preciosa e uma rede lançada ao mar. Quem encontra o Reino, encontra o caminho da sua felicidade explícito na: saúde, paz, prosperidade, talentos, fé e amor. Um feliz domingo a todos!

Pe. Neto
Pároco de São Vicente de Paulo

POLICIAIS CHINESES RECEBEM AULA DE RELIGIÃO PARA RECEBER TURISTAS

A cidade de Shenyang, no nordeste da China, está se preparando para receber os turistas do mundo inteiro por ocasião das Olimpíadas. A cidade é sede da seleção brasileira de futebol. Para melhor compreender os turistas estrangeiros, os policiais estão freqüentando um curso de religião visando aperfeiçoar seus conhecimentos.De acordo com a agência "Nova China", mais de 50 mil policiais seguiram cursos sobre as origens, os costumes, as tradições e as Sagradas Escrituras do cristianismo, do islamismo e do budismo."Instruímos os agentes a enfrentar inclusive situações de emergência, mostrando respeito pelos costumes religiosos dos visitantes", explicou professor da Faculdade de Criminalística da China, Yang Tao, cuja sede se encontra em Shenyang. "Essa formação pode ajudá-los a compreender melhor os estrangeiros e a respeitar suas tradições religiosas", acrescentou.Além de lições dedicadas à religião, a polícia de Shenyang teve aulas sobre 19 matérias, entre as quais inglês, psicologia, medidas de segurança e luta ao terrorismo. Desde o início de janeiro, mais de sete mil agentes participaram de 120 cursos intensivos

Conteúdo relacionado
» Molina está a 5 centésimos para representar o Brasil em Pequim» Torben Grael escolhido pelo COI para lista de "heróis olímpicos" » Rio lança campanha para sediar Jogos Olímpicos de 2016 » Fabíola Molina fala sobre sua classificação para Pequim» Carta do Papa reflete mudanças positivas entre católicos chineses»

veja mais notícias

Rádio Vaticano, com Canção Nova Notícias

SANTO DO DIA - SANTA BARTOLOMÉIA

A santa de hoje, nasceu em 1807, na Itália, e foi a grande responsável pela conversão do seu pai, que vivia entregue ao vício da bebida.Santa Bartoloméia, por um tempo, viveu com as Irmãs Clarissas, isto até Deus colocá-la novamente em seu lar tão cheio de conflitos. Com sua vida de oração, renúncia e humildade, conseguiu levar seu pai para Deus, mas deseja mais para o Senhor; por isso com a ajuda de Santa Vicência, fundou o Instituto das Irmãs da Caridade.Após consumir-se de tanto sacrifício de amor, Santa Bartoloméia entrou no Céu com apenas 26 anos.

Santa Bartoloméia, rogai por nós!

sábado, 26 de julho de 2008

ENCÍCLICA SOBRE "AMOR CONJUGAL" COMPLETA 40 ANOS


A encíclica de Paulo VI Humanae vitae completa 40 anos. Eis um resumo daquele período e a herança deixada pela encíclica à Igreja do século XXI.A origem da EncíclicaEm 1968, os jovens ocidentais deram início a um movimento para subverter a ordem constituída, em todos os níveis. Nesse clima, muitas vezes explosivo, a Igreja era um dos alvos mais atingidos por muitas alas da contestação.A Igreja interveio com um documento, igualmente explosivo, que fala do amor conjugal como fruto do Amor de Deus, que usa termos como o respeito pela natureza do ato matrimonial, que entra em seu âmago afirmando o caráter inseparável da união sexual da procriação. E o faz distinguindo entre métodos lícitos e ilícitos para o controle da natalidade, convidando os cônjuges, em primeiro lugar os cônjuges cristãos, a anteporem a responsabilidade partilhada aos impulsos pessoais do egoísmo, a serem abertos à vida, que é um dom de Deus.Posição da IgrejaNo dia 25 de julho de 1968, Paulo VI assinou a encíclica Humanae vitae: a Igreja se posicionou reiterando e defendendo a visão cristã do matrimônio e da sua dignidade, justamente no momento em que, em nome da nova liberdade, se gostaria de eliminar essa visão. A assinatura dada a esse ato do Magistério, que ainda hoje é uma pedra fundamental, não foi fácil para o Papa Montini.Ele mesmo o confessou na Audiência Geral de uma semana depois, no dia 31 de julho de 1968, falando de "gravíssima responsabilidade" diante das "vozes fragorosas da opinião pública" e, todavia, impossível de ignorar devido à "imensa obrigação apostólica de ter que se pronunciar a respeito".Bento XVI fala da EncíclicaQuarenta anos depois, a Igreja não cessou de caminhar nas trilhas profundas traçadas nas consciências pelos princípios da Humanae vitae. "Aquele documento tornou-se logo sinal de contradição", observou Bento XVI no dia 10 de maio passado, recebendo os participantes do Congresso sobre os 40 anos da Humanae vitae promovido pela Pontifícia Universidade Lateranense.Na ocasião, o Papa explicou que na encíclica de Paulo VI "o amor conjugal é descrito dentro de um processo global que não se detém na divisão entre alma e corpo nem subjaz somente no sentimento, muitas vezes fugaz e precário, mas assume a unidade da pessoa".Eliminada esta unidade, advertiu Bento XVI, se perde o valor da pessoa e se cai no grave perigo de considerar o corpo como um objeto que se pode comprar e vender: "Numa cultura submetida à prevalência do ter sobre o ser, a vida humana corre o risco de perder o seu valor. Se o exercício da sexualidade se transforma numa droga que quer sujeitar o parceiro aos próprios desejos e interesses, sem respeitar o tempo da pessoa amada, então aquilo que se deve defender não é mais apenas o verdadeiro conceito do amor, mas em primeiro lugar a dignidade da própria pessoa". Leia mais:.: Papel da família é central e insubstituivel na sociedade, afirma Bento XVI

Rádio Vaticano

EM COLETIVA MEMBROS DA RCC FALAM SOBRE PENTECOSTES E FAMÍLIA

Na manhã deste sábado, 26, por conta do XXVII Congresso Nacional da Renovação Carismática Católica, personalidades do movimento no Brasil concederam entrevista à imprensa. Participaram do momento o diretor espiritual da RCC, Dom Alberto Taveira, o bispo da Prelazia da Ilha do Marajó, Dom Azcona, o fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, o coordenador nacional do Ministério de Pregação, Lázaro Praxedes e o organizador do Congresso, Onazir Conceição. Dom Alberto Taveira recordou das palavras de João Paulo II que chamou as novas expressões suscitadas na Igreja de “Primavera do Espírito”. “Primavera é tempo de frutos. E o fruto da RCC deve ser, e eu tenho insistido nisso, a busca pelo apostolado da efusão do Espírito Santo. Na medida em que a RCC atualiza o Pentecostes, abre as pessoas para esta ação do Espírito, as ajuda a terem dimensão missionária e ardor no Espírito para levar o Evangelho a todos os povos. O fruto maior é quando os carismas são exercidos e quando este ardor do Pentecostes está presente na Igreja”, disse.Feliz pelo grande número de sacerdotes no Congresso e falando da abertura que padres e bispos devem ter diante das novidades que Deus coloca na sua Igreja, Dom Alberto afirmou: “Temos a missão de pastorear todas as realidades que existem na Igreja”. O arcebispo de Palmas (TO) também atribuiu à Renovação o mérito de ser a responsável por grande parte das novas vocações sacerdotais no Brasil. Questionado sobre eventuais críticas vindas de sacerdotes, argumentou: “Fazem parte do processo de purificação que Deus permite para que o movimento seja cada vez melhor e cada vez mais conforme o que Deus espera. A RCC tem que passar pelo fogo, como ouro e prata”. Dom Azcona pontualizou que fazer parte da Renovação não quer dizer “não ter posicionamentos avançados na área social e política”: “Não podemos fazer esta separação com Espírito. Se fazemos isso acabamos com a evangelização e com futuro da Igreja”. E diante das perseguições que sofre, declarou: “Eu creio que este mesmo Espírito Santo é quem me faz compreender que a missão está acompanhada de perseguição”.Monsenhor Jonas falou sobre o pentecostes em família, dando ênfase à insistência que se deve ter para levar o batismo no Espírito para o lar. “O membro da família que já recebeu esta graça deve ser sal, luz e fermento. É preciso muito joelho no chão, muita oração e fé. Deus vê o esforço. Pode ser que esta pessoa seja ‘voz que clama no deserto’, mas Deus vai atingir, especialmente, os que mais necessitam. Nossas famílias serão transformadas pela graça que está sendo derramada hoje, que é o derramamento do Espírito Santo”.Lázaro Praxedes falou das iniciativas do movimento para bem preparar suas lideranças: “Temos, hoje, uma vasta gama de materiais de formação. Vários deles, muito bem embasados teologicamente. Além disso temos a oficina de formação de pregadores, que os capacitam para sua função”. Monsenhor Jonas concluiu falando sobre a necessidade da busca pela unidade: “Se pedido ao pai é que nós sejamos um. A Canção Nova, mesmo com tudo o que Deus deu, é incapaz de levar evangelho ao Brasil inteiro. É necessário que nós nos unamos. O fundamento de tudo está na unidade. É uma conquista. É muito sofrimento. Custa esforço. Mas temos que lutar por ela”. Leia mais:.: TV e Rádio Canção Nova transmitem XXVII Congresso Nacional da RCC.: Dom Alberto: "temado Congresso é inspirado em mensagem do Papa"

Fonte: Canção Nova Notícias

DOM HUGO CAVALCANTE É REELEITO PRESIDENTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CANONISTAS

O assessor canônico da CNBB, dom Hugo Cavalcante, foi reconduzido à presidência da Sociedade Brasileira de Canonistas (SBC) para um novo mandato de três anos. A reeleição aconteceu durante o XXIII Encontro da Sociedade Brasileira de Canonistas e XXV Encontro dos Servidores de Tribunais Eclesiásticos, realizados em São José do Rio Preto (SP), dias 14 a 19 de julho.
Dom Hugo recebeu sua reeleição como um gesto de confiança dos canonistas. “Esta reeleição é sinal de confiança. Daqui a dois anos, vamos comemorar os 25 anos de fundação da nossa Sociedade”, informou. Os demais membros da diretoria também foram reconduzidos aos cargos para mais um mandato: padre Geraldo Guilherme da Silva, de Belo Horizonte (MG), vice-presidente Ednalda Martins dos Santos, de Salvador (BA), secretária; Monse. Filippo Colombi, tesoureiro.
A SBC é uma associação privada de fiéis, fundada em 1986, com seus estatutos aprovados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Uma de suas finalidades é “colocar-se a serviço da Igreja Católica do Brasil e de sua vida de comunhão, no campo específico do Direito Canônico”

Fonte: CNBB
.

NORDESTÃO DE CEBs DEBATE IGREJA, AMAZÔNIA E RIO SÃO FRANCISCO

“Os movimentos sociais devem optar por alternativas estratégicas para a região, e uma dessas é o uso do extrativismo como forma de desenvolvimento sustentável”. A afirmação foi feita pelo padre Luiz Ceppi durante a conferência que proferiu nesta sexta-feira, 25, no V Nordestão das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) que acontece em São Luís, no Maranhão, desde a última quinta-feira, 24. Além do tema Amazônia, os 500 participantes do encontro também ouviram conferência sobre a realidade da Igreja e a questão do Rio São Francisco.
Padre Ceppi falou dos grandes projetos que estão sendo desenvolvidos na região amazônica, “onde há forte presença dos EUA e Europa, tornando essa região a segunda mais visada do mundo, devido a sua enorme diversidade”.
Já Roberto Malvezzi, conhecido como Gogó, abordou a revitalização do Rio São Francisco. “Não pensem que a nossa briga pela revitalização do rio São Francisco é em vão! Começa a ter frutos, mas essa luta não é fácil”, enfatizou.
O encontro continua hoje com os participantes divididos em grupos, chamados Tendas, discutindo várias temáticas. “As atividades nas tendas têm como objetivo fazer uma reflexão profunda dos problemas existentes no nordeste e que refletem na caminhada da Igreja”, explica Ana Maria de Freitas, membro da equipe organizadora do evento. Entre os temas discutidos estão Meio Ambiente e Cidade; Rios e Barragens; Semi-árido; Bíblia e Ecologia; Grandes Projetos.
O Nordestão temina amanhã quando deverá ser aprovada uma Carta Final e escolhidos o local e a data do próximo encontro.

Fonte: CNBB

PADRE VAN ESCH COMEMORA BODAS DE OURO E SE DESPEDE DO BRASIL

Após 50 anos de vida sacerdotal, o padre emérito de Quixeramobim, José Van Esch comemora Bodas de Ouro e se despede do Brasil retornando à sua terra natal, a Holanda. Deixa saudades e um espetacular legado na assistência religiosa, caridade e obras sociais pelos mais de 30 anos dedicados à Paróquia de Santo Antônio. Mais de cinco mil fiéis festejaram o cinqüentenário do religioso e uma grande caravana o acompanhou ao Aeroporto Pinto Martins, de onde partiu para a Europa.

PREGADOR DO PAPA: "JESUS, TESOURO ESCONDIDO E PÉROLA PRECIOSA


Comentário ao Evangelho do 17º domingo do Tempo Comum

1 Reis 3,5.7-12; Romanos 8,28-30; Mateus 13, 44-52
O tesouro escondido e a pérola preciosa

O que Jesus queria dizer com as duas parábolas do tesouro escondido e da pérola preciosa? Mais ou menos isso: chegou a hora decisiva da história. O Reino de Deus chegou à terra! Concretamente, trata-se d’Ele, de sua vinda à terra. O tesouro escondido, a pérola preciosa não é outra coisa senão o próprio Jesus. É como se Jesus quisesse dizer isso com suas parábolas: a salvação chegou a vós gratuitamente, por iniciativa de Deus; tomai a decisão, aproveitai a oportunidade, não a deixeis passar. Chegou a hora da decisão.
O que me vem à mente é o que aconteceu no dia em que a 2ª Guerra Mundial terminou. Na cidade, os partisanos e os aliados abriram os armazéns de provisões que o exército alemão tinha deixado ao retirar-se. Em pouco tempo, a notícia chegou aos povoados do campo e todos correram velozmente para pegar todas essas maravilhas: uns voltaram para casa com cobertores, outros com cestas de alimentos.
Acho que Jesus, com essas duas parábolas, queria criar um clima assim. Ele queria dizer: Correi enquanto estais a tempo! Existe um tesouro escondido que vos espera gratuitamente, uma pérola preciosa. Não percais essa oportunidade. Só que, no caso de Jesus, o que está em jogo é infinitamente mais sério. Trata-se de arriscar tudo para receber tudo. O Reino é a única realidade que pode salvar do risco supremo da vida, que é o de perder o motivo pelo qual estamos neste mundo.
Vivemos em uma sociedade baseada em seguranças. As pessoas se asseguram contra tudo. Em certas nações, isso se transformou em uma espécie de mania. Fazem seguros inclusive contra o risco de mau tempo durante as férias. Entre todos, o seguro mais importante e freqüente é o da vida. Mas reflitamos por um instante: de que adianta esse seguro e o que ele nos garante? Contra a morte? Claro que não! Ele garante que, em caso de morte, alguém receberá uma indenização. O reino dos céus também é um seguro de vida e contra a morte, mas um seguro real, que beneficia não somente aquele que fica, mas também aquele que vai embora, aquele que morre. «Quem crê em mim, ainda que morra, viverá», diz Jesus. Dessa forma, entende-se também a exigência radical que um «negócio» como esse oferece: vender tudo, deixar tudo. Em outras palavras, estar disposto, se for necessário, a qualquer sacrifício. Mas não para pagar o preço do tesouro e da pérola, que por definição não têm «preço», mas para ser dignos deles.
Em cada uma das duas parábolas, existem na verdade 2 atores: um evidente, que vai, vende, compra; e outro escondido, dado por descontado. Este último é o velho proprietário que não percebe que em seu campo existe um tesouro e o vende ao primeiro que lhe pede; é o homem ou a mulher que possuía a pérola preciosa, mas que não percebia seu valor; acaba cedendo-a ao primeiro comprador que passa, talvez trocando-a por uma coleção de pérolas falsas. Como não ver nisso uma advertência para nós, que acabamos vendendo nossa fé e nossa herança cristã?
Pois bem, na parábola não se diz que «um homem vendeu tudo o que tinha e foi procurar um tesouro escondido». Sabemos como terminam as histórias que começam assim: a pessoa perde o que tinha e não acha tesouro algum. Histórias de sonhadores, visionários. Não, um homem encontrou um tesouro e por isso vendeu tudo o que tinha para comprá-lo. É necessário, em poucas palavras, ter encontrado o tesouro para ter a força e a alegria de vender tudo.
Deixando a parábola de lado: é preciso encontrar Jesus antes; encontrá-lo de uma maneira pessoal, nova, convencida; descobri-lo como amigo e salvador. Depois será simples vender tudo; isso é algo que a pessoa fará «cheia de alegria», como o camponês do qual o Evangelho fala.

Fonte: Zenit

CANÇÃO NOVA PROMOVE CURSO DESTINADO A FUNDADORES, FORMADORES, ACOMPANHADORES VOCACIONAIS, SACERDOTES E PSICÓLOGOS

Tendo por objetivo esclarecer os quatro domínios possíveis do Acompanhamento Cristão em função da necessidade real de cada pessoa, a Comunidade Católica Canção Nova promoverá de 12 a 17 de agosto, um curso destinado a Fundadores, Formadores, Acompanhadores Vocacionais, sacerdotes e psicólogos das Comunidades e Movimentos Católicos, que será ministrado pelos Doutores Philipe Madre - psiquiatra francês, Co-fundador da Comunidade Beatitudes e Roque Savioli, diretor da Unidade de Saúde Suplementar do Instituto do Coração-INCOR, membro da Association Médicale Internationale de Lourdes - França e sua esposa a nutricionista do Papa Gisela Savioli.
O evento acontecerá de 12 a 15 de agosto, das 19 às 22 horas, e nos dias 16 e 17 (sábado e domingo) a partir das 08 horas, na Casa de Missão São José - Canção Nova de Fortaleza - Rua General Tertuliano Potiguara, 452 - Aldeota. A falta do conhecimento para um bom acompanhamento e formação de uma pessoa, humana e espiritualmente, ocasiona uma paralisia no desenvolvimento da sua caminhada com Deus. Esta é uma das razões pela qual muitos irmãos não conseguem crescer em sua espiritualidade ou no seu ser profissional de Deus, ficando estacionados em suas feridas e traumas. Precisamos ajudá-los, pois livres poderão dizer SIM a Deus e servir melhor à Igreja.

Os quatro tipos de Acompanhamento:

1) O acompanhamento terapêutico.
2) O acompanhamento dos Traumas - como identificar as feridas e traumas psicológicas ou emocionais e como acompanhar.
3) O acompanhamento de Vida, (identidade) como discernir, identificar uma ferida da vida e como acompanhar.
4) O acompanhamento espiritual (relação do homem com Deus - Teologal.
As vagas são limitadas e as informações poderão ser obtidas através do fone: 3268 4080. Setor de Eventos com Sidna Maria ou Lara Gabatel. A Canção Nova Fortaleza fica na Rua Tertuliano Potiguara - nº 452, bairro Aldeota

PAULINAS DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE CURSOS PARA O MÊS DE AGOSTO

A livraria Paulinas divulgou a sua programação de cursos para o mês de agosto, começando no próximo dia 2, com o do “Sacramento da Crisma: espiritualidade e celebração (II)”, assessorado pela irmã Ivani F. Brito, no horário das 9 às 12 horas. Para participar, o interessado precisa apenas adquirir um livro referente ao tema.
A programação de cursos terá seqüência com homenagens aos pais, no dia 9 e e aos religiosos, no dia 16, das 9 às 12 horas.
Ainda no mês de agosto, a Livraria Paulinas promove mais dos cursos: MOMENTO CELEBRATIVO PARA CATEQUISTAS Dimensão orante na vida do Catequista, dia 23, tendo como assessor Fernando Cavalcante, e o curso de “Iniciação à leitura bíblica”, dia 30, ministrado pela equipe Paulinas.

140 MIL LOUVAM NO HALLELUYA


Crianças brincam com muita animação com lonas coloridas e bolas no Espaço Halleluya Kid´s, que recebe entre 250 meninos e meninas a cada noite (Foto: João Luís)


Somente no Espaço Halleluya Kid´s estão sendo recebidas, em média, 250 crianças a cada noite de shows“Louvar a Deus não tem idade”, com esta frase a pequena Pamela Laís, de dez anos, explica a emoção de participar pelos terceiros ano e noite, consecutivos, do Halleluya, da Comunidade Católica Shalom, realizado no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). Para Pamela, assim como para outras crianças, o Halleluya Kids é um local para muita brincadeiras, jogos, pinturas, histórias, risadas e oração. Na terceira noite de evento, o espaço infantil recebeu 250 crianças, que puderam, também, dançar com a atração principal da noite, o cantor Cosme, do Rio de Janeiro.Dentro da programação da 11ª edição do evento, o Halleluya Kids traz para as crianças, de cinco a 11 anos, momentos de louvor, acolhida, orações, teatros, contação de histórias, shows, brincadeiras e pinturas de rosto. A organizadora do espaço, Rafaela Frota, acredita que a iniciativa é uma forma de mostrar para as crianças a experiência com Deus.“É lindo vê-las rezando. São seres puros, sem maldade, que rezam com amor. E fazer parte da formação espiritual dessas crianças é a nossa maior missão”, declara Rafaela Frota. Prova disso é Ruana Adlei, dez anos, que garante participar de todas as noites do evento. “O momento que mais gosto é o das orações. Me sinto em paz, feliz e mais próxima de Deus”, revela a pequena.Com recorde de público, 140 mil pessoas, segundo a organização, o Halleluya lotou o CEU, com os shows Izaias Luciano, Só Pra God, Davidson Silva (MG), Filhos de Davi, Adriana (SP) e Cosme (RJ). Além dos espaços da misericórdia, acolhimento, capela, standes, feiras e cursos, com palestras sobre assuntos polêmicos da atualidade.Segundo um dos membros da organização, Denis Lima, a cada ano o Halleluya supera as expectativas do Shalom. “O evento surgiu com a idéia de ser uma opção de festa de paz. Precisamos refletir sobre nossa vida. Louvar a Deus é viver em paz. O nosso tema: Arte em Favor da Vida, busca mostrar que Deus é a grande arte de viver”, declara Denis.

Fonte: Diário do Nordeste

REFLEXÃO DO EVANGELHO DE MATEUS 13,24-30

A contradição faz parte da vida de todos nós porque, se por um lado temos a presença da graça em nossas vidas e o chamado à santidade, por outro conhecemos a realidade do pecado como conseqüência da tendência para o mal, que é a concupiscência, que ficou na natureza humana como uma marca deixada pelo pecado original. Isso significa que a parábola do trigo e do joio nos mostra não apenas a realidade do mundo em que vivemos e as suas contradições, mas também a nossa própria vida, na qual sempre vemos o bem que queremos e algumas vezes praticamos o mal que não queremos. Isso não significa que é legítimo ceder ao joio que marca a nossa vida, mas que devemos estar sempre atentos a ele para não cairmos em tentação.

Pe. José Adalberto Vanzella