sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

APRESENTADA NOVA EDIÇÃO DO ANUÁRIO PONTIFÍCIO

A edição 2008 do Anuário Pontifício foi apresentada hoje ao papa Bento XVI, pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcísio Bertone.
Entre as novidades do novo Anuário destacam-se a criação, em 2007, de 8 novas sedes episcopais, 1 prefeitura apostólica, 2 sedes metropolitanas, 1 vicariato apostólico. Também foram nomeados 169 novos bispos.
De acordo com dados do Anuário, de 2005 a 2006, os católicos no mundo passaram de 1.115 a 1.131 milhões, um aumento de 1,4%. Neste período de tempo, o número de bispos passou de 4.841 a 4.898, com um aumento relativo de 1,2%.
O número de sacerdotes, tanto diocesanos como religiosos, passou de 406.411 em 2005 a 407.262, em 2006 (uma variação de 0,21). O número de presbítero presbíteros aumentou teve um progresso no mundo entre 2000 e 2006.
Entretanto, estes números são diferentes em cada continente, dado que existe uma diminuição da presença de sacerdotes na Europa e na América em benefício da África e da Ásia.
CNBB

CNBB REAFIRMA POSIÇÃO DA IGREJA CONTRA O USO DE CELULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS EM PESQUISAS


Na próxima quarta-feira, 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), proposta pelo Procurador Geral da República, impugnando a constitucionalidade do artigo 5º e seus respectivos parágrafos da Lei de Biossegurança. Esse foi um dos principais assuntos tratados pelo Conselho Permanente da CNBB, reunido de 27 a 29 de fevereiro, em Brasília. O artigo 5º da Lei de Biossegurança permite, para fins de pesquisa e terapia, a utilização de células-tronco embrionárias. Em entrevista coletiva à imprensa, na tarde desta sexta-feira, a Presidência da CNBB reafirmou a posição da Igreja em relação a essa questão.
“A Igreja volta mais uma vez a dirigir sua palavra em defesa da vida. Esta é a posição básica e fundamental da Igreja. Não significa ser contra a ciência, contra o progresso, mas ser em primeiro lugar a favor da vida”, disse o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, ao reafirmar a posição da Igreja contrária ao uso de células-tronco embrionárias para pesquisas.
De acordo com dom Geraldo Lyrio, os bispos do Conselho Permanente decidiram enviar uma carta aos ministros do STF para expressar a posição da Igreja. “Não queremos fazer pressão sobre o STF, mas expor, inclusive como integrantes da própria sociedade brasileira, o nosso ponto de vista, pois a Igreja não pretende impor o seu ponto de vista, mas defender seu direito de propor e de anunciar, sobretudo, quando se trata de uma questão como esta que extrapola os diferentes credos, posições filosóficas, ideologias, partidos políticos, dado ser uma questão que diz respeito a todos”, esclareceu o presidente.
O secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, lembrou que a Campanha da Fraternidade deste ano, abordando o tema Fraternidade e Defesa da Vida, quer “abarcar todo o conjunto da vida humana, da concepção à morte natural”. O secretário afirmou, ainda, que a partir do momento que a vida começa, deve ser protegida, inclusive pelas instituições da sociedade civil e do próprio Estado. Para ele, a Lei de Biossegurança, quando aprovada, trouxe erros graves ao misturar temas completamente díspares num único projeto de lei. “A Lei de Biossegurança abre caminho para a legalização progressiva do aborto e o desrespeito da vida humana”, declarou.
Questionado sobre a posição da Igreja em relação aos embriões congelados, dom Geraldo Lyrio classifica a questão de “extremamente complexa” e afirma que a Igreja “não tem nem pretende ser caixinha de resposta para todas as interrogações”. Para ele, a resposta tem que ser busca considerando que se trata de vida humana. “A Igreja chama a atenção porque se trata de um ser vivo, portanto, não pode ser eliminado. Como se iniciou o processo que, eticamente é reprovável, os que iniciaram têm também a responsabilidade ética de ajudar a descobrir a solução que seja compatível com o respeito à própria vida humana ali presente”, afirmou. Na mesma direção, dom Dimas disse que a “transigência nesse momento seria abrir as portas para outras formas progressivas de manipulação da vida humana nascente”.
Sobre o uso de células-tronco embrionárias na cura de algumas doenças, dom Geraldo Lyrio afirmou: “Salvar um e matar outro não é resposta”. Segundo o presidente da CNBB, essa posição não significa que a Igreja seja insensível ao sofrimento das pessoas. “A Igreja é sensível ao sofrimento de tantas pessoas que desejam a cura e estimula os cientistas para que possam progredir nas pesquisas para que doenças incuráveis possam ter cura. A Igreja não concorda é com a manipulação dos sentimentos das pessoas e o seu desejo de viver, a sua esperança de encontrar uma cura, com informações falsificadas. É não só reprovável, é desumano. Vamos passar informações corretas, seguras e não alimentar expectativas falsas”.
Voltar

MISSA PELOS 50 ANOS DE SACERDÓCIO DO PADRE FRED SOLON

A Igreja do Cristo Rei voltou a lotar esta noite, a partir das 19h30min, com uma missa em ação de graças pelos 50 anos de sacerdócio do padre jesuíta Fred Sólon, por sinal, muito querido. É grande o seu círculo de amizade e os seus amigos fizeram questão de participar da celebração eucarística . Do Cristo Rei, eles se deslocaram ao Ideal Clube, onde marcam presença num jantar-adesão e prestam homenagem ao sacerdote.

IGREJA DO CRISTO REI LOTA NA MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELOS QUATRO ANOS DO PADRE EUGÊNIO COMO PÁROCO


Uma missa concelebrada por quase uma dezena de padres, em ação de graças pelos quatro anos do padre Eugênio Pacelli à frente da Paróquia do Cristo Rei, ontem, a partir das 17 horas, lotou todas as dependências da Igreja Matriz do Cristo Rei. Foram os amigos e paroquianos que participaram da celebração eucarística, que terminou por volta das 18 horas. Em seguida, todos foram convidados a se deslocar para o salão paroquial, onde foi prestada uma homenagem ao padre Eugênio Pacelli, muito querido pelos seus paroquianos. .

DEPUTADO CHEGA PARA AS BODAS DE OURO SACERDOTAIS DO PADRE FRED SOLON


O deputado federal Mauro Benevides desembarcou esta tarde, no Aeroporto Internacional Pinto Martins dizendo que veio a Fortaleza participar das festividades comemorativas aos 50 anos de sacerdócio do padre Fred Sólon. Mauro Benevides, antes de viajar para Fortaleza, fez um pronunciamento na Câmara Federal sobre as bodas de ouro sacerdotais do padre Fred Sólon, “destacando que ele é uma presença marcante em todos os eventos sócio-religiosos da cidade. Suas homilias são peças realmente de fino lavor e ele realiza um grande trabalho de evangelização na sociedade”.
Mauro Benevides participou da celebração eucarística às 19h30min, no Cristo Rei e neste momento no Ideal Clube, marca presença num jantar que está sendo oferecido ao padre Fred Sólon.

SANTO DO DIA - SANTO OSVALDO

Há dois santos que levam o nome de Osvaldo, ambos de origem inglesa: um foi rei, outro bispo. Por caminhos diversos chegaram à santidade, que é a vocação comum de todos os cristãos.
O mais antigo é Osvaldo, rei da Nortúmbia, na Inglaterra, do qual temos poucas notícias. A tradição apresenta como rei sábio, piedoso, valoroso nas guerras empreendidas em defesa da pátria e da religião. Ele favoreceu a evangelização da Inglaterra iniciada cinqüenta anos antes pelo grande apóstolo Santo Agostinho..
O outro Santo Osvaldo tornou-se arcebispo de York no fim do primeiro milênio. Ele era sobrinho de Santo Otão, arcebispo de Canterbury, que o encaminhou aos estudos superiores que Osvaldo assimilou com muita profundidade.

BODAS DE OURO SACERDOTAIS DO PADRE FRED SOLON

As Bodas de Ouro Sacerdotais do padre jesuita Fred Sólon serão comemoradas esta noite, a partir das 19h30min, com uma celebração eucarística em ação de graças, programada para a Paróquia do Cristo Rei, no Centro de Fortaleza e, em seguida, no Ideal Clube, um jantar de adesão.
Ainda no Cristo Rei, às 17 horas, paroquianos e amigos do padre Eugênio Pacelli, participarão de uma missa pelos seus quatro anos à frente da Paróquia do Cristo Rei. Depois, todos prestarão uma homenagem ao sacerdote no Salão Paroquial da Igreja Matriz

PAULINAS PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE A CULTURA NEGRA

“ A Presença da Cultura Negra na Formação da Sociedade Brasileira” é o tema do seminário que a Livraria Paulinas promoverá neste sábado, dia primeiro de março, das 9 às 12 horas, no auditório de sua livraria, na Rua Major Facundo, no Centro de Fortaleza. O curso é destinado aos professores, educadores, estudantes, religiosos e será ministrado pelo professor José Hilário Ferreira Sobrinho, graduado em Ciências Sociais e Mestre em História. Maiores informações através do telefone 3226- 7544.
Fonte: Programa Casa de Todos da Arquidiocese de Fortaleza

PRESIDÊNCIA DA CNBB CONCEDE ENTREVISTA COLETIVA

Após a 65ª Reunião Ordinária do Conselho Permanente, realizada de 26 a 28 de fevereiro, a Presidência da CNBB concederá entrevista coletiva à imprensa, hoje, 29, na sede da Conferência, em Brasília, às 14h30min.
Atenderão aos jornalistas o presidente, dom Geraldo Lyrio Rocha e o secretário-geral, dom Dimas Lara Barbosa.
O Conselho Permanente é o órgão de orientação e acompanhamento da atuação da CNBB e dos organismos a ela vinculados. É constituído pela Presidência da Conferência, os presidentes das Comissões Episcopais Pastorais e membros eleitos dos Conselhos Episcopais Regionais.
Informações: imprensa@cnbb.org.br ou pelo telefone: (61) 2103-8313.

NÚNCIO PRESIDE MISSA EM REUNIÃO DO CONSELHO PERMANENTE DA CNBB


O Núncio Apostólico do Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, presidiu, na manhã de ontem, 28, a missa do segundo dia de reunião do Conselho Permanente da CNBB. O arcebispo de Mariana (MG) e presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, saudou o Núncio e falou da alegria de recebê-lo na CNBB para presidir a celebração. “Estou feliz por celebrar esta Santíssima Eucaristia, sublime ato de comunhão eclesial na ocasião da reunião do Conselho Permanente”, disse dom Lorenzo agradecendo a acolhida de dom Geraldo Lyrio.
Discorrendo sobre os textos bíblicos proclamados, o Núncio falou sobre os riscos da tentação a que as pessoas estão expostas. “Os homens e mulheres contemporâneos perseguem, como os judeus dos tempos de Jeremias, seus desígnios e, na dureza de seu coração perverso, vivem sem Deus, gastam a sua própria vida na luta de possuir bens terrenos, esquecendo o rumo certo da verdadeira vida”, refletiu. “É um chamado forte que nos questiona, sobretudo quando temos que falar claro sobre Deus, sobre o homem e sobre o mundo”.
A reunião do Conselho prossegue até amanhã. Na primeira sessão de trabalhos desta quinta-feira, os bispos ouviram uma exposição sobre Paróquias e pequenas comunidades feita pelo padre Almeida.
CNBB

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

FESTA PARA O PADRE EUGÊNIO PACELLI NO CRISTO REI

O Conselho Paroquial do Cristo Rei prestará homenagem amanhã, depois de uma celebração eucarística às 17 horas, ao padre Eugênio Pacelli, que está completando quatro anos à frente da Paróquia do Cristo Rei, onde ele está fazendo um belíssimo trabalho.
Após a Missa, o padre Eugênio receberá os amigos e paroquianos no salão de recepção da Igreja Matriz do Cristo Rei, na Praça do Colégio Militar, onde receberá as homenagens da comunidade, que tem um carinho especial pelo sacerdote.

PADRE TABOSA SE DESPEDE DA FACE DE CRISTO E DA PARÓQUIA DE SÃO VICENTE DE PAULO


O padre Antônio Tabosa Gomes, que celebra às quartas-feiras na Comunidade Face de Cristo e às sextas-feiras na Paróquia de São Vicente de Paulo, apresentando as suas despedidas, porque irá fazer um curso com duração de mais de dois anos na Inglaterra, Irlanda e Espanha, enviado pela Direção Geral dos Jesuítas.
Amanhã, estará se despedindo também da direção geral do Colégio Santo Inácio, onde será substituído pelo padre Raimundo Kroth, que chegou de Santa Catarina.

OLHAR DO DISCÍPULO É SAÍDA PARA CRISE VIVIDA HOJE, DIZ ARCEBISPO

O olhar do discípulo fixo no seu Senhor e pautado, portanto, por princípios é uma saída para a crise vivida hoje, afirma o arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo.Segundo ele, hoje se vive um tempo de perda de princípios: "A perda de princípios que devem se configurar como critérios e parâmetros de leitura da realidade, avaliação de situações e emissão de juízos é um comprometimento gravíssimo"."Um comprometimento gravíssimo porque o parâmetro de juízo se torna subjetivista ou do interesse de grupos, levando à mesquinhez e ao perigo destruidor da relativização que permite o caminho curto, de modo a atender o que é cômodo, fácil, vantajoso", afirma.Por isso, explica o arcebispo, "é comum que os critérios sejam definidos de acordo com compreensões muito parciais e ancorados equívocos, antropológicos, éticos e culturais, nos entendimentos básicos".De acordo com Dom Walmor de Azevedo, esta abordagem toca raízes da crise contemporânea."Pergunta-se a respeito destes princípios e os critérios deles decorrentes. Aí se pode fazer a detecção da raiz deste caos ético terrível que a sociedade contemporânea está enfrentando. Isto é muito grave porque atinge as instituições e seus funcionamentos", aponta.Como saída para essa problemática, o arcebispo propõe o olhar do discípulo. "O critério do olhar do discípulo fixo no seu Senhor é uma questão de princípios. Por ser uma questão de princípios é determinante para esta compreensão e condução da vida", destaca.Dom Walmor recorda que o Documento de Aparecida ensina que o discípulo de Cristo tem uma peculiaridade no seu olhar sobre a realidade."Esta peculiaridade é uma referência ética que está acima e é anterior ao simples desejo ou ao natural direito de liberdade do discípulo".Segundo o arcebispo, esta referência ética "é uma pessoa, Jesus Cristo, e se configura como a fonte inesgotável de princípios que balizam e pautam, em parâmetros e critérios, a vida dos seus discípulos e discípulas".Dom Walmor considera que "o discernimento dos sinais dos tempos, indispensável para a compreensão dos rumos da sociedade, não se faz fora deste parâmetro"."A tarefa de elaboração permanente e manutenção deste discernimento é uma tarefa hercúlea e exigente". O olhar do discípulo, explica o arcebispo, "com sua dinâmica peculiar, o que vale a pena conhecer, na consideração da complexidade da realidade, é uma saída para a crise vivida hoje".
Zenit

PARLAMENTARES PARTICIPAM DE SESSÃO DO CONSELHO PERMANENTE DA CNBB


Um grupo de parlamentares participou, nesta quarta-feira, 27, de uma sessão especial sobre a Campanha da Fraternidade realizada pelo Conselho Permanente da CNBB, reunido na sede da entidade até o dia 29. A iniciativa foi da Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade que convidou, além de parlamentares, ministros e outras autoridades.
“A Campanha da Fraternidade é, sem dúvida, um dos instrumentos principais para que a Igreja, a partir de situações bem concretas, faça um apelo dirigido a todos para conversão”, disse o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, saudando os convidados. “Este encontro quer ser um diálogo em vista à promoção da dignidade da pessoa humana”, considerou. “Nossa missão na construção de um mundo novo vai se exercendo a partir das funções dos que se colocam a serviço do país no exercício do poder”.
O deputado federal pela Bahia, Luiz Bassuna, PT-Bahia (foto) ressaltou a luta de parlamentares para impedir a legalização do aborto e defendeu a realização de uma CPI do aborto. Para o deputado do Distrito Federal, Pastor Robson Rodovale, a CNBB acerta ao lançar a Campanha da Fraternidade com o tema da defesa da vida. “Está na hora de nos unirmos para defender a vida”, sublinhou. Ele insistiu que é preciso defender o Estatuto da Família.
A deputada federal do Rio de Janeiro, Solange Almeida, relatora do Estatuto do Nascituro, também discursou lembrando a necessidade de intensificar a luta contra o aborto. “Quem é favorável ao aborto é a classe média alta, que já fez vários abortos em clínicas caras”, disse. O deputado Odair Cunha, de Minas Gerais, chegou a propor que a CNBB crie um Diploma a favor da vida “convocando parlamentares a se comprometerem publicamente com a vida”.
Além desses parlamentares, também a ministra Carmem Lúcia participou da sessão. Entre os presentes, manifestaram sua posição os deputados Miguel Martini, Padre Zé Linhares, Leandro Sampaio, Marcelo Tagiba e o senador Gerson Camatta.
CNBB

CÂMARA DE VEREADORES DE FORTALEZA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Amanhã, dia 29, a Câmara de Vereadores de Fortaleza realizará uma Audiência Pública e terá como palco de discussão a Campanha da Fraternidade que tem como tema – “Fraternidade e Defesa da Vida” e como lema – “Escolhe, pois, a vida”. A Audiência será presidida pela vereadora Fátima Leite, presidente da Frente Parlamentar de Fortaleza – Sim à Vida - e estarão presentes personalidades que são autoridades no assunto. Dentre elas o deputado federal Nazareno Fonteles (PT.Pi), integrante da Frente Parlamentar em Defesa da Vida, o deputado estadual Francisco Caminha (PHS.Ce), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida, Dra. Maria do Carmo Gurgel, presidente do Comitê Estadual “Brasil sem Aborto”, o Padre Brendan Coleman, assessor da CNBB – Regional NE1 e contará também, com a presença do jornalista e palestrante da Federação Espírita do Ceará, Nonato Albuquerque. No encerramento da Audiência serão encaminhadas linhas de ação que venham a contribuir para a defesa da vida em toda sua amplitude.

INICIADO CONGRESSO DOS MOVIMENTOS E DAS NOVAS COMUNIDADES

De hoje, 28 a 2 de março, no próximo domingo, em Bogotá, (Colômbia), será celebrado o Segundo Congresso dos Movimentos e das Novas Comunidades, organizado pelo Departamento de Comunhão Eclesial e Diálogo do CELAM. O objetivo principal do evento é oferecer um espaço de reflexão, intercambio e coordenação entre os responsáveis dos Movimentos Eclesiais e das Novas Comunidades e os Bispos responsáveis, em relação à Missão Continental, como proposto em Aparecida.O tema do encontro será "Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades, Discípulos e Missionários de Jesus, Luz do Mundo", e quer aprofundar a essência e o compromisso do discípulo missionário, chamado a ser, justamente, luz do mundo.Além dos representantes do Pontifício Conselho para os Leigos, da Pontifícia Comissão para a América Latina e do Conselho Episcopal Latino-Americano, participarão do Congresso os Bispos responsáveis pelas Conferências Episcopais da América das Comissões para os Movimentos, alguns sacerdotes e delegados de 35 Movimentos da América Latina e Caribe.O encontro terá início oficialmente amanhã, 29, com a Celebração Eucarística presidida por Dom José Francisco Ulloa Rojas, Bispo de Cartago (Costa Rica) e Responsável pela Seção Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades. Em seguida, Dom Josef Clemens, Secretário do Pontifício Conselho para os Leigos, fará a saudação e lerá a mensagem de Sua Santidade Bento XVI.No domingo a conslusão do encontro se dará com Celebração Eucarística, presidida por Dom Josef Clemens.
Fonte: Fides

GOVERNADOR AUSTRALIANO LIBERA USO DE LUGARES PÚBLICOS PARA DMJ

O governador australiano do estado de New South Wales liberou o uso de alguns lugares públicos, para os eventos do XXIII Dia Mundial da Juventude, que se realizará em Sydney, de 15 a 20 de julho próximo.A notícia foi acolhida com entusiasmo pela comissão organizadora do evento, pois ficou confirmada a disponibilidade de 22 hectares de terra na cidade de Barangaroo, onde está marcada a missa de abertura do evento, que será presidida pelo cardeal-arcebispo de Sydney, George Pell. Estão sendo esperados cerca de 150 mil jovens.O governo também colocou à disposição os jardins botânicos reais, o famoso Harbour Bridge e o hipódromo de Randwick, onde serão celebradas a vigília e a missa de encerramento, que será presidida por Bento XVI, no dia 20 de julho.
Rádio Vaticano

REFLEXÃO EVANGELHO DE LUCAS 11,14-23

QUINTA-FEIRA DA 3ª SEMANA DA QUARESMA

O evangelho de hoje é motivo para darmos muitas graças a Deus por nos ter enviado seu Filho, a fim de nos libertar do poder tirânico do demônio sobre nós. Jesus, de fato, é mais forte do que o demônio, mas ele não o derrota sem a nossa colaboração. É preciso primeiro que queiramos nos libertar do poder das trevas para em seguida recorrer ao poder de Jesus.
“Sem mim, nada podeis fazer”. (Jo 15,5) Afastemos toda pretensão de querermos enfrentar o poder diabólico sem a ajuda da graça de Deus. Nesse combate, a nossa melhor arma é a humildade. Supliquemos então a todo momento que a força de Jesus venha em nosso auxílio.
Pe. D. Justino Silva de Souza, OSB

SANTO DO DIA - SÃO ROMÃO E SÃO LUPICINO, CONFESSORES

Naturais da França, eram irmãos. Depois de passarem algum tempo num mosteiro da região de Lyon, partiram para outras fundações, na França e até na Alemanha. De temperamentos diversos -- São Romão era inclinado à indulgência, enquanto São Lupicino tendia mais para a severidade -- os dois irmãos completavam-se admiravelmente.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

PAPA: "SANTO AGOSTINHO, APÓS VIDA ERRANTE, APRENDEU AMAR A DEUS"

Saudando os fiéis durante a tradicional audiência geral das quartas feiras, Bento XVI exortou-os a um empenho de solidariedade com relação aos mais débeis e necessitados, especialmente neste tempo de Quaresma, e apelou ao "esforço pessoal e comunitário de adesão a Cristo" para ser "testemunho do seu amor"..: Santo Agostinho ajuda a entender diferença entre Igreja e EstadoA audiência decorreu em duas fases, devido ao número elevado de peregrinos. O Papa encontrou um primeiro grupo na Basílica de São Pedro, transferindo-se depois para a grande aula das audiências onde concluiu a reflexão sobre Santo Agostinho, incidindo, em especial, sobre a conversão interior.Ao ler as Confissões de Santo Agostinho, "percebemos que a sua conversão foi um processo de uma vida, uma jornada marcada pela apaixonada busca da verdade".Bento XVI aponta que, apesar de viver uma "vida errante" ainda jovem, Agostinho aprendeu com a sua mãe "o amor ao nome de Cristo".A filosofia Platônica conduziu-o ao reconhecimento da existência do Logos, ou da razão criativa no Universo, que mais tarde, veio a perceber na totalidade com a leitura de São Paulo e o encontro da fé em Cristo, traçou o Papa.Agostinho completou a primeira fase de procura pela verdade quando foi batizado, em Milão, pelo Bispo Ambrósio. A segunda fase da sua conversão aconteceu com o seu regresso a África, onde encontrou um pequeno mosteiro e um grupo de amigos dedicados à contemplação e ao estudo.Três anos depois, Agostinho foi ordenado sacerdote e voltou-se para a vida ativa, empregando os frutos do seu estudo e reflexão ao serviço dos outros, através da pregação e do diálogo."A última fase foi uma conversão de humildade profunda, onde diariamente pedia perdão a Deus". O Papa afirmou que Agostinho foi um marco na sua vida e no seu ministério. Bento XVI reconheceu que a primeira parte da sua primeira encíclica Deus Caritas Est "a deve ao pensamento de Santo Agostinho".Agostinho é um modelo para todos aqueles que procuram a verdade, ensinando-nos que somente no encontro com Deus, que é amor, o coração humano pode encontrar resposta às suas inquietações.
Agêncioa Ecclesia

CONSELHO PERMANENTE DA CNBB REALIZA SESSÃO COM AUTORIDADES SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Convidadas pela Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade, autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário participam, nesta quarta-feira, 27, de um encontro com os bispos do Conselho Permanente da CNBB no qual lhes serão apresentados o tema e os objetivos da Campanha deste ano que discute a desfesa da vida.
“O objetivo do encontro é favorecer o diálogo entre a Igreja e as autoridades em vista do aprofundamento da questão e apresentação de propostas comuns em relação ao tema da Campanha da Fraternidade”, explica o secretário executivo da CF, padre José Adalberto Vanzella.
O encontro será na sede da CNBB, em Brasília, a partir das 20h. Na abertura, os convidados serão saudados pelo presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha. Em seguida, secretário executivo da CF apresenta os objetivos da Campanha de 2008.
A Campanha da Fraternidade, realizada durante a Quaresma, foi lançada no dia 6 de fevereiro. Tem como tema Fraternidade e Defesa da Vida e como lema Escolhe, pois, a vida. No dia 10 de março, a Câmara dos Deputados realiza uma sessão em homenagem à Campanha da Fraternidade.

APARECIDA PARTICIPA DA JORNADA DA JUVENTUDE COM O PAPA

Europa e Américas juntas pela construção da Civilização do Amor. Esse é o tema da Jornada da Juventude do Brasil com o Papa, que será realizada na cidade de Aparecida (SP) por meio de videoconferência. O evento acontece dia 1° de março, transmitido direto do Vaticano com a participação de onze cidades espalhadas na Europa e nas Américas. Além de Aparecida, participam Avinhão (França), Edimburgo (Reino Unido), Minsk (Bielorussia), Bucarest (România), Toledo (Espanha), Nápoli (Itália), Nova York (Estados Unidos), Havana (Ilha de Cuba), Cidade do México (México), Loja (Equador).
No Brasil, a juventude se reunirá no Santuário Nossa Senhora Aparecida para participar do encontro via-satélite com Bento XVI. Segundo Dom Damasceno, essa jornada com os jovens universitários é comum na Europa e agora eles decidiram estendê-la para as Américas. “É necessário que a Igreja fale com os jovens porque o mundo precisa de jovens bem orientados não só profissionalmente, mas também espiritualmente”, disse o arcebispo.
A jornada será realizada das 13h às 15h (horário de Brasília) e constará de uma celebração presidida pelo Papa Bento XVI, acompanhada por um telão no Santuário Nacional. Às 16h, dom Damasceno celebra missa encerrando a Jornada.
A programação no Santuário, no entanto, começa de manhã, às 10h, com a apresentação de bandas católicas. Na seqüência, o professor e ex-secretário de Educação, Gabriel Chalita, fará palestra cujo tema é Juventude chamada a construir a civilização do amor: afetividade, cidadania e ecologia. Também haverá depoimentos de jovens universitários envolvidos em movimentos e pastorais da igreja.
Confira a programação:
10h00 – Acolhida dos jovens e movimentos na Esplanada João Paulo II
10h30 – Conferência – Prof. Dr. Gabriel Chalita: Juventude chamada a construir a civilização do amor, Afetividade, Cidadania e Ecologia
11h15 – Testemunhos Folcolares; Opus Dei;Caminho Catecumenal;Renovação Carismática Católica;Pastoral da Juventude;Pastoral Universitária;Shalom
11h45 – Almoço
12h30 – Retorno para o interior da Basílica para o encontro com o Papa
13h00 – Início do Encontro com o Papa Bento XVI – Interior da Basílica
16h00 – Missa de Encerramento
CNBB

DIOCESE DE OEIRAS-FLORIANO É DIVIDA E PAPA NOMEIA NOVO BISPO

O papa Bento XVI decretou, nesta quarta-feira, 27, a divisão da diocese de Oeiras-Floriano, no Estado do Piauí, erigindo a diocese de Oeiras e a de Floriano, ficando ambas sufragâneas à arquidiocese de Teresina.
O atual bispo de Oeiras-Floriano, dom Augusto Alves da Rocha, foi nomeado bispo de Floriano. Para a diocese de Oeiras, foi nomeado o diretor do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI), padre Juarez Sousa da Silva.
Nascido no dia 30 de junho de 1961, no atual município de Cabeceiras do Piauí (PI), padre Juarez foi ordenado em março de 1994. Fez o Ensino Fundamental em Barras (PI) e o Ensino Médio em Jacarezinho (PR). Os cursos de filosofia e teologia foram concluídos em Teresina entre 1988 e 1993.
Com mestrado em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, o novo bispo foi administrador paroquial da paróquia São José, em Altos (PI); vice-reitor e administrador do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus e, atualmente, diretor do ICESPI.
cnbb

NOMEADO NOVO BISPO PARA A DIOCESE DE RUBIATABA-MOZARLÂNDIA

O pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Minuaçu (GO), diocese de Uruaçu (GO), padre Adair José Guimarães, é o novo bispo da diocese de Rubiataba-Mozarlândia, no Estado de Goiás. A nomeação foi anunciada pela Santa Sé nesta quarta-feira, 27, quando o Santo Padre Bento XVI acolheu o pedido de renúncia do atual bispo diocesano, dom Jose Carlos de Oliveira, após ter completado 75 anos conforme prevê o Código de Direito Canônico.
Padre Adair nasceu na cidade de Mara Rosa (GO) em 1960. Aos 20 anos, ingressou no Seminário de Brasília onde cursou o Ensino Médio e os primeiros anos de filosofia. Em 1982 concluiu a filosofia no Instituto João Paulo II, no Rio de Janeiro, onde também fez seus estudos de teologia.
Ordenado padre em 21 de dezembro de 1986, padre Adair foi pároco na Catedral de Uruaçu (1987 a 1998), na paróquia Santo Antônio, em Maria Rosa (1999 a 2005) e na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Minaçu, desde 2006.
Padre Adair foi, também, reitor do Seminário de Uruaçu, responsável pela pastoral vocacional e da juventude na diocese, coordenador diocesano de pastoral, presidente da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-teológicos do Brasil (OSIB) no Regional Centro Oeste da CNBB (Goiás, Tocantins e Distrito Federal).

DOM JOSÉ ANTONIO PARTICIPA DE REUNIÃO DA CNBB EM BRASÍLIA


Ao embarcar na manhã desta quarta-feira para Brasília, dom José Antonio, Arcebispo de Fortaleza, explicou que a mudança de data das comemorações do dia de São José, se deve porque cai dentro da Semana Santa “e a Semana Santa é a principal festa cristã, católica, porque é a celebração da Páscoa, ela tem prioridade sobre todas as outras festas. Então para não se perder a festa de São José, ela é antecipada para o sábado anterior à Semana Santa, antes da celebração do Domingo de Ramos, portanto, no dia 15 de março”.
Dom José Antonio foi a Brasília participar da primeira reunião do ano do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que vai preparar a agenda da Assembléia dos Bispos do Brasil, em abril, em Itaici, São Paulo, logo depois da Páscoa e que terá a duração de 10 dias. Toda a reunião girará em torno das orientações da 5ª. Conferência de Aparecida, para o trabalho pastoral dos próximos anos.
Com relação à celebração da Semana Santa, ela começará no Domingo de Ramos, dia 16 de março, chegando ao ápice no tríduo pascal, quinta, sexta-feiras e sábado, já início de Páscoa. Dom José Antonio vai participar de todas as celebrações Semana Santa na Catedral.

ANEC VISITA CONSELHO DE PASTORAL DA CNBB

O Conselho de Pastoral da CNBB (Consep), reunido em Brasília, recebeu ontem, 26, a visita dos diretores da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC/BR). Os diretores agradeceram à CNBB o apoio para o surgimento da nova entidade e reiteraram pedido de apoio para o desenvolvimento de suas atividades.
O presidente do Conselho Superior da ANEC, Irmão Clemente Ivo Juliatto, recordou os caminhos feitos pelas várias entidades de educação católica para a criação da nova associação. “Agradeço à CNBB, na pessoa de dom Orani, o esforço feito para unir as forças da educação católica no Brasil”, disse.
“Acreditamos na educação católica e essa educação tem que fazer a diferença”, disse o diretor presidente da Associação, padre José Marinoni. “Acreditamos que as coisas podem mudar, por isso precisamos do apoio da CNBB”, considerou. Na expressão dos diretores, o surgimento da ANEC é a realização de um antigo sonho de “reunir, numa única instituição, os recursos humanos e materiais necessários para auxiliar a educação católica no Brasil”.
Para o presidente da CNBB e arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, a realização deste sonho “é um marco” para a educação católica. “Temos um interlocutor de altíssimo nível para representar a educação católica do Brasil”, afirmou.
A Associação congrega 370 mantenedoras de entidades educacionais e assistenciais, 18 Universidades, 11 Centros Universitários, 16 Faculdades, 1.400 escolas de Ensino Médio e Fundamental. São 80 mil professores e funcionários e 1,2 milhão de alunos em todo o país.

SEMINÁRIO SÃO JOÃO MARIA VIANNEY COMEMORA 25 ANOS EM GOIÂNIA

A arquidiocese de Goiânia (GO) celebrou, na última sexta-feira, 22, o jubileu de prata do Seminário Maior Interdiocesano São João Maria Vianney. As comemorações aconteceram nas dependências do próprio Seminário com missa pela manhã e confraternização à noite.
“O seminário é o lugar para lançar a semente e o tempo de observar as árvores florescerem”, disse o arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz, ao recordar a história do Seminário que foi inaugurado com a participação de oito dioceses e 26 seminaristas, no dia 23 de fevereiro de 1983.
Na missa, dom Washington lembrou também a história do seminário de Brasília, inaugurado na mesma época, como uma experiência de retomada da pastoral vocacional pelas duas arquidioceses. “Na época, o apoio recíproco foi fundamental para a acolhida dos primeiros seminaristas”, lembrou o arcebispo.
CNBB

REFLEXÃO DO EVANGELHO DE MATEUS 5,17-19

QUARTA-FEIRA DA 3ª SEMANA DA QUARESMA

Antes de conhecermos a Lei de Deus, devemos conhecer o próprio Deus, autor da Lei. Ora, se Deus é amor, a Lei de Deus é a lei do amor. Se trouxermos o amor de Deus em nós, não precisaremos temer violar nem a lei de Deus nem a lei dos homens.
São Paulo ensinava aos coríntios que “onde está o Espírito do Senhor, aí está a liberdade”, porque o Espírito é amor, e quem tem amor é livre, ensina por sua vez Santo Agostinho. A liberdade não consiste em fazermos aquilo que queremos, mas em fazer as coisas movidos pelo amor.
Pe. D. Justino Silva de Souza, OSB

SANTO DO DIA - SÃO GABRIEL DA VIRGEM DOLOROSA, CONFESSOR

Religioso da Congregação passionista, viveu discretamente, sem chamar a atenção sobre si, e faleceu com apenas 24 anos, vitimado pela tuberculose. Sua fama de santidade, confirmada por numerosos milagres, rapidamente se espalhou. Foi canonizado em 1920.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

CARDEAL HUMMES:"O SACERDOTE É O PRIMEIRO CATEQUISTA DA PARÓQUIA

O prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Cláudio Hummes O.F.M., afirmou nesta segunda-feira, 25, durante uma conferência pronunciada na Faculdade de Teologia "São Dâmaso", que o sacerdote "é o primeiro catequista da paróquia" e expressou que "os catequistas precisam da presença do pároco para ser animados"."Muitos párocos não acompanham seus catequistas", afirmou o Dom Cláudio, e recordou que o trabalho do sacerdote consiste em "cuidar da orientação de fundo na catequese".Sob o título "O sacerdote e o ministério da Catequese", o cardeal fez um percurso pelo Novo Diretório Geral sobre Catequese e afirmou que é necessária uma "unidade entre fé e vida", destacando que a finalidade da catequese é "abrir o coração e prepará-lo para uma total coesão com Jesus Cristo".O purpurado enumerou algumas das características do trabalho catequético, que deve ser "um processo de iniciação na vida da fé"; "uma vida de fé em comunidade"; "um processo permanente de educação na fé" e "um fio condutor que conduz a Jesus Cristo"."A ação da catequese é transformadora das estruturas de pecado da sociedade humana, à luz do Evangelho", destacou o cardeal, que mostrou a importância de uma inculturação que "assuma a maneira de ser do povo" e um "forte despertar da urgência da missão".O prefeito da Congregação para o Clero finalizou sua intervenção mostrando aos assistentes algumas das chaves para um correto exercício da catequética, aconselhando "cuidar da orientação de fundo", "o esforço por alcançar a finalidade própria da catequese" e "garantir uma adequada apresentação do conteúdo da fé".
Zenit

MOVIMENTO DE COMBATE À CORRUPÇÃO ELEITORAL CONTESTA DECISÃO DO TSE

Representantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) manifestaram hoje repúdio à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de anular todo o processo que é movido contra o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, alegando ser necessário notificar também o vice-governador. Em entrevista coletiva na sede da CNBB, o MCCE falou à imprensa de suas preocupações com a mudança na jurisprudência do TSE. "Essa decisão tomada na semana passada muda completamente o tratamento dado às condutas eleitorais. Para nós trata-se de uma medida preocupante, ainda mais em ano eleitoral", considera o vice-presidente do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), Antônio Augusto de Miranda e Souza.
Segundo o juiz eleitoral Marlon Reis, até então o vice não era notificado, pois entendia-se que, assim como a eleição do titular implicava na eleição do vice, da mesma forma acontecia com a cassação. “Um dos argumentos entendidos pelo TSE para não determinar essa notificação era a de que a ação não se movia contra as pessoas que compõem a chapa, mas contra a chapa”, disse. Para Reis, tratava-se, até o momento, de uma ação coletiva, não de uma ação individual.
A questão apresentada pelos representantes do MCCE pode trazer problemas mais sérios para a lei de iniciativa popular 9840, pois não é só o adiamento do julgamento do governador de Santa Catarina que está em jogo, mas a anulação de todos os processos em andamento na justiça eleitoral no Brasil desde 2004, “ que atinge centenas de pessoas sobre as quais o TSE ou outras instâncias haviam declarado que deveriam ser cassadas por corrupção, o que dá aproximadamente 400 prefeitos e vices”, sublinha Reis.
“Fomos surpreendidos com a recente decisão do TSE. A diretoria do MCCE quer externar a sua insatisfação, sua estranheza pela decisão e manifestar esperança de que ela possa ser modificada”, afirmou o secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Carlos Moura, uma das instituições que integram o Movimento.

Na última sexta-feira, o MCCE emitiu uma nota pública por meio da qual explica seu posicionamento. Segue, na íntegra, a nota.
NOTA PÚBLICA
O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, rede de organizações da sociedade civil que tem por objetivo promover a aplicação da Lei n° 9.840/99, de iniciativa popular - a qual permite a cassação de registros e diplomas por compra de votos e uso eleitoral da máquina administrativa -, vem a público manifestar seu posicionamento sobre a decisão tomada ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral no julgamento do Recurso contra a Diplomação n° 703.
Entendemos que a exigência de notificação do vice nas demandas eleitorais abre diversas oportunidades para a inaplicabilidade da lei, já que aumenta ainda mais o número de medidas que podem retardar o julgamento dos processos eleitorais. De nada adianta a lei prever sanções para os praticantes de atos de corrupção eleitoral se os seus intérpretes criam exigências que impedem a sua correta aplicação.
Por outro lado, a decisão de ontem possibilitará a anulação de um grande número de feitos em que se discutem atos tão grosseiros como a troca do voto por dinheiro, dentaduras, tijolos etc. ou a malversação dos bens e serviços públicos para fins eleitorais. A conseqüência disso é que a sociedade brasileira assistirá à permanência nos mandatos de muitos que o usurparam pela via da corrupção eleitoral.
Estamos confiantes na revisão dessa decisão pelo Tribunal Superior Eleitoral, que em meio a diversas demonstrações de compromisso com a verdade eleitoral, tomou ontem, por apertada maioria, uma decisão que promove a impunidade.
Brasília, 22 de fevereiro de 2008
CNBB

DIA NACIONAL DA COLETA DA SOLIDARIEDADE: 16 DE MARÇO, "DIA DE RAMOS"

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, programou para dentro da Campanha da Fraternidade 2008, que tem como tema “Fraternidade e Defesa da Vida” e como lema “Escolhe, pois, a vida”, programou para o dia 16 de março, Domingo de Ramos e inicio da Semana Santa, o “Dia Nacional de Coleta da Solidariedade”.
Os recursos dessa coleta serão destinados para projetos de formação, articulação, promoção, defesa da vida e de direitos das crianças, mulheres e idosos.
As paróquias e comunidades estão distribuindo envelopes e os seus párocos pedem para que sejam devolvidos naquele dia e, antecipadamente, agradecem e dizem que “Fraternidade tem gesto concreto”.

PAROQUIANOS COMEMORAM OS QUATRO ANOS DO PADRE EUGÊNIO NO CRISTO REI


O Conselho Paroquial do Cristo Rei, paróquia localizada no Centro de Fortaleza, nas proximidades do Colégio Militar, convidando paroquianos e demais fiéis católicos para uma celebração eucarística às 17 horas, do dia 29, na próxima sexta-feira, em ação de graças pelos quatro anos do padre Eugênio Pacelli, à frente daquela Paróquia.

AIS LANÇA CAMPANHA PARA AJUDAR SEMINARISTAS DE TODO O MUNDO

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) acaba de lançar um relatório sobre a situação dos seminaristas em todo o mundo, um dos campos em que a ação da organização católica internacional mais se faz sentir.Neste momento, a AIS está em condições de apoiar a formação de mais de 17 mil seminaristas, o que significa que um em cada sete seminaristas por todo o mundo recebe ajuda da Fundação. Sem este apoio muitos deles não teriam uma alimentação regular, vestuário, livros e, nem sequer, um lugar decente onde se possam preparar dignamente para serem bons pastores.Como recorda a AIS, o número de seminaristas tem crescido sistematicamente ao longo dos últimos anos, em especial nos países do sul do Mundo: só entre 1978 e dezembro de 2004, o seu número quase duplicou. Em 1978, os candidatos ao sacerdócio no mundo eram 63,882 mil; no final de 2004 eram 113,044 mil.O apoio que a Fundação destina aos que se encontram em formação para o sacerdócio vão da Albânia ao Zimbabué, da Colômbia à Papua Nova Guiné, graças à preocupação e generosidade dos seus benfeitores.O relatório da AIS apresenta, entre outros casos, o do Seminário de S. Roberto Bellarmine, em Mayidi, região Nordeste da República Democrática do Congo.Este seminário foi fundado em 1933 e fica a cerca de 120 quilômetros da capital, Kinshasa. À exceção de alguns poucos subsídios de Roma, o seminário recebe contribuições das dioceses dos seus seminaristas, mas que não são suficientes para cobrir os elevados custos correntes.O seminário não tem acesso ao fornecimento de água ou de eletricidade e por esse motivo tem de prover às suas próprias necessidades. A prestação de cuidados de saúde para os seminaristas, pessoal acadêmico e outros funcionários do seminário é igualmente dispendiosa. Para além disso, os edifícios do seminário têm quase 80 anos e necessitam de reparações urgentes. Neste caso, o apoio da AIS cifrou-se nos 15 mil Euros.Fundada em 1947 pelo Padre Werenfried Van Straaten, a AIS é uma organização dependente da Santa Sé, tendo por objetivo apoiar projetos de cunho pastoral em 130 países onde a Igreja Católica está em dificuldades. A organização tem secretariados nacionais em 17 países da Europa, América e na Austrália, apoiando mais de 5 mil projetos em cerca de 140 nações de todos os continentes. Em Portugal, a Ajuda à Igreja que Sofre começou a sua acção pastoral em Outubro de 1995, com a inauguração de um pequeno Secretariado Nacional, em Lisboa. Em 2005, comemorando o seu 10º aniversário em Portugal, a Fundação inaugurou a casa Domus Pater Werenfried em Fátima, sendo a primeira da Obra a ser dedicada ao fundador.
Canção Nova Notícias

INICIADA A CONFERÊNCIA DOS POVOS DO SÃO FRANCISCO E DO SEMI-ÁRIDO

Representantes de organizações sociais, movimentos populares e comunidades tradicionais de 12 estados brasileiros estarão reunidos até amanhã,,27, em Sobradinho (BA), na Conferência dos Povos do São Francisco e do Semi-Árido. O objetivo é fortalecer as ações para este ano. Participam do encontro 130 pessoas. A conferência é coordenada pelas organizações e movimentos que se reuniram durante o jejum de 24 dias do bispo de Barra, dom Luiz Flávio Cappio, contra a transposição do Rio São Francisco.Dom Cappio participa do encontro a partir de hoje, 26. No encerramento, ele receberá o título de cidadão de Sobradinho. O local foi escolhido pela simbologia do jejum e pelo que representa a Barragem de Sobradinho, um dos maiores lagos artificiais do mundo.Entre os conferencistas estão o economista César Benjamim, o socioeconomista do Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul, Marcos Arruda, o especialista em geologia e hidrologia Manoel Bomfim, o coordenador do Movimento dos Pequenos Agricultores, Luciano Silveira, além de representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) e da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme).Participam do encontro, entre outros, os movimentos dos Pequenos Agricultores (MPA), dos Atingidos por Barragens (MAB), das Mulheres Camponesas (MMC) e dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); o Conselho Pastoral dos Pescadores; a Comissão Pastoral da Terra, a Cáritas, o Fórum Permanente da Bahia em Defesa do São Francisco e o Conselho Indigenista Missionário (Cimi).
Agência Brasil

PAPA PEDE RESPEITO Á VIDA E CONDENA EUTANÁSIA

Bento XVI fez um forte pronunciamento ontem, 25, contra a eutanásia, pedindo o respeito de toda a sociedade para com as pessoas em final de vida e para com suas famílias, repetindo "a firme e constante condenação ética de qualquer forma de eutanásia direta".O Papa falava aos participantes do Congresso Internacional "Junto ao doente incurável e ao moribundo: orientações éticas e operativas", promovido pela Academia Pontifícia para a Vida (APV) de 25 a 27 de Fevereiro, no Vaticano.Para Bento XVI, nas grandes cidades em que cada vez há mais pessoas idosas e solitárias, mesmo nos momentos de doença grave e na proximidade da morte, as pressões eutanásicas tornam-se cada vez mais pesadas, sobretudo quando se insinua uma visão utilarista em relação à pessoa."Numa sociedade complexa, fortemente influenciada pelas dinâmicas da produtividade e pelas exigências da economia, as pessoas frágeis e as famílias mais pobres arriscam-se, nos momentos de dificuldade económica ou de doença, a serem esquecidas", acusou.Neste contexto, Bento XVI pediu que à imagem do que já acontece por ocasião do nascimento, as famílias tenham "direitos específicos" na fase terminal de um parente, para que possam acompanhá-lo com mais proximidade.Citando a sua última encíclica, Spe salvi, o Papa frisou que a medida da humanidade determina-se essencialmente na relação com o sofrimento e com aquele que sofre."Uma sociedade que não consegue aceitar quem sofre e não é capaz de contribuir através da com-paixão (sic)a fazer que o sofrimento seja partilhado é uma sociedade cruel e desumana", atirou."Embora na consciência de que ‘não é a ciência que redime os homens’, toda a sociedade e em especial os setores ligados à ciência médica têm o dever de exprimir a solidariedade do amor, a salvaguarda e o respeito da vida humana em cada momento do seu desenvolvimento terreno, sobretudo quando essa sofre uma condição de doença ou se encontra na sua fase terminal", prosseguiu.Mais concretamente, especificou o Papa, trata-se de "assegurar a cada pessoa que o apoio necessário, através de terapias e intervenções médicas adequadas, individuadas e geridas segundos os critérios da proporcionalidade médica, sempre tendo em conta o dever moral de fornecer (da parte do médico) e de acolher (da parte do paciente) aqueles meios de preservação da vida que, na situação concreta, resultem ‘ordinários’"."Pelo contrário, no caso de terapias que se possam considerar extraordinárias, o recurso às mesmas deverá ser considerado moralmente lícito, mas facultativo", prosseguiu.Evocando uma "sociedade solidária e humanitária", que tenha em conta as dificuldades enfrentadas por quem tem a seu cargo, por períodos prolongados, doente graves não auto-suficientes, Bento XVI observou que "um maior respeito da vida humana individual passa inevitavelmente pela solidariedade concreta de todos e de cada um, constituindo um dos mais urgentes desafios do nosso tempo".No Congresso promovido pela APV estão a ser debatidas questões que se colocam às equipas médicas perante os doentes incuráveis, no campo do "encarniçamento terapêutico e do abandono do paciente". As novas e crescentes oportunidades de intervenção médica podem levar, segundo este organismo do Vaticano, "a um agravamento do sofrimento" dos doentes.A Academia Pontifícia para a Vida foi instituída por João Paulo II em 11 de Fevereiro de 1994, com o Motu Proprio “Vitae Mysterium”. Tem como objectivo o estudo, a informação e a formação sobre os principais problemas de bioética e de direito, relativos à promoção e defesa da vida, sobretudo na relação directa que estes têm com a moral cristã e com as directivas do magistério da Igreja Católica.
Ecclesia/Canção Nova Notícias

NOVO PRESIDENTE CUBANO RECEBE CARDEAL BERTONE, HOJE

Os bispos de Cuba em reunião ordinária com o Cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, deram "um voto de confiança" ao novo presidente cubano, Raúl Castro, em seus objetivos de paz e na aplicação de mudanças "no bem-estar do povo cubano".Uma nota emitida pela Conferência de Bispos Católicos de Cuba disse que, "como fizemos no Natal, queremos também agora renovar nossos votos de confiança e com esperança cristã formular esses desejos ao presidente, Raúl Castro, ao Conselho de Estado e à Assembléia Nacional do Poder Popular (Parlamento)".Os bispos disseram orar para que o governo eleito domingo na primeira sessão do novo Parlamento "tenha a luz do alto para debater com decisão essas medidas transcendentais, que sabemos que devem ser progressivas, mas que possam começar a justificar desde agora as ânsias e inquietudes expressas pelos cubanos".O Cardeal Bertone se reuniu ontem de manhã com o chanceler cubano, Felipe Pérez Roque. Hoje, 26, o Cardeal Bertone, será recebido pelo novo presidente cubano, Raúl Castro.Cardeal Bertone e o chanceler de Cuba, Felipe Pérez Roque classificaram as relações entre governo cubano e Igreja Católica como "fluidas e cordiais".Ao falar com a imprensa, na sede do Ministério das Relações Exteriores, o Cardeal Bertone destacou que sua visita, de caráter pastoral e oficial, é dedicada ao décimo aniversário da visita do falecido papa João Paulo II, em janeiro de 1998. Segundo ele, durante as conversas com as autoridades foram discutidos "assuntos concretos, concordamos em relação a temas internacionais e falamos de justiça e apoio aos pobres".O representante da Santa Sé reafirmou "palavras de João Paulo II contra o bloqueio imposto pelos Estados Unidos a Cuba há quase meio século.“Uma ação inaceitável, dolosa e sem ética para o povo cubano ", destacou.Questionado sobre um pedido de anistia para presos cubanos, o Cardeal Bertone disse: "não peço anistia sem gestos que conduzam a uma reconciliação". Disse, ainda, que o Vaticano não considera que a preocupação pela atenção religiosa que possam receber dos presos "por razões diversas" seja um assunto político, mas sim humanitário.
ANSA

ESPECIALISTAS ELABORAM DIRETÓRIO DE COMUNICAÇÃO PARA A IGREJA NO BRASIL

“Ao longo da sua história, a Igreja Católica esteve sempre voltada para a comunicação, quer seja na comunidade, na arte, na pintura, na escultura e nos símbolos. Com a revolução tecnológica, descortinou-se um novo horizonte para a sua ação evangelizadora enquanto meios e processos de comunicação”, afirma a assessora do Setor Comunicação Social da CNBB, Ir. Élide Fogolari, ao explicar os fundamentos e as estratégias para o anúncio do evangelho com a comunicação na Igreja Católica no Brasil e que pautarão o Diretório da Comunicação, em fase de elaboração.
Para tanto, de 11 a 15 de fevereiro, especialistas em Comunicação reuniram-se em São Paulo, com o objetivo de redigir o Diretório. O grupo é constituído pelos professores Ismar de Oliveira Soares e Mauro Wilton de Sousa, da ECA/USP, Ir. Joana Teresinha Puntel, Ir. Vera Maria Bombonatto e Ir. Helena Corazza.
Segundo Ir. Elide, os especialistas “dedicaram estes dias de forma gratuita à redação do texto, que deverá ficar pronto em 2009”. O texto será submetido à análise da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social e à aprovação dos bispos do Brasil, reunidos em Assembléia.
O objetivo do Diretório é orientar as políticas de comunicação e a Pastoral da Comunicação na Igreja do Brasil, dado que “nos últimos anos, a Igreja Católica no país tem dedicado constante atenção para a comunicação social enquanto geradora de uma nova cultura”, explica Ir. Elide. “O mundo das mídias interagem com os indivíduos no ‘Novo Areópago’, onde todos podem publicamente expressar sua forma de viver, de pensar, de informar e de contestar. Encontramo-nos diante de um novo desafio cultural que precisa ser iluminado pelo Evangelho”, acrescenta.
CNBB

REGIONAL OESTE II ELEGE CONSELHO REGIONAL

Os bispos do Regional Oeste II da CNBB (Mato Grosso) elegeu para o próximo quadriênio o Conselho Regional, que ficou assim constituído: para presidente, dom Gentil Delazari, da diocese de Sinop; para vice-presidente, dom Leonardo Ulrich Steiner, da prelazia de São Félix do Araguaia; secretário, dom Protógenes José Luft, da diocese de Barra do Garças e secretário executivo, padre Izaías Bernardo Monteiro da Silva.
A eleição ocorreu durante a Assembléia dos Bispos do Regional, realizada em Cuiabá
CNBB

SEMINÁRIO ABORDA IMPLICAÇÕES DA CONFERÊNCIA DE APARECIDA PARA A CATEQUESE

A temática da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe e suas implicações para a Pastoral Catequética serão o eixo norteador do Seminário Nacional promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética e que acontecerá no Centro de Encontros Lareira São José, no Jardim Tremembé, São Paulo, de 5 a 7 de março.
O evento, destinado a catequetas e professores de Teologia Pastoral, tem como finalidade fazer com que os catequetas do Brasil se conheçam e possam juntos traçar linhas de ação comum de modo que haja uma unidade em torno da ação catequética.
Eclesiologia, Metodologia Pastoral, Teologia Pastoral e Catequética, à luz do Documento de Aparecida, serão os assuntos apresentados pelos assessores Teologia, padre Cleto Caliman; padre Joel Portella, dom Luiz Demétrio Valentini e Ir. Israel Nery.
“O Documento de Aparecida traz novas luzes para a ação evangelizadora da Igreja no continente latino-americano”, explica o assessor da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, padre Videlson Teles de Meneses. Segundo o presbítero, no seminário, os participantes discutirão as pistas de ação pastoral apresentadas no Documento de Aparecida e os reflexos que isso traz para a catequese.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 28 de fevereiro. Informações: (61) 2103-8300 ou catequese@cnbb.org.br

REFLEXÃO DO EVANGELHO DE MATEUS 18,21-35

TERÇA-FEIRA DA 3ª SEMANA DA QUARESMA

A parábola de hoje é sobre a dificuldade que todos nós experimentamos de perdoar os nossos irmãos. Essa dificuldade se dá em função da estreiteza do nosso amor. De fato, passamos a vida fazendo de nós mesmos o centro de tudo, ou seja, construindo uma falsa imagem de nós mesmos. Por isso, nos desconcertamos quando alguém nos mostra que não somos tão bons quanto pensamos ser, e as críticas ou as ofensas a nós dirigidas nos atingem tão profundamente.
Mas, se comparadas às ofensas que nós mesmos cometemos contra Deus, as ofensas dos nossos irmãos são muito pequenas. Muitas vezes elas são até salutares, porque nos fazem ver aquilo que nós realmente somos. Aproximemo-nos então de Deus e do seu amor, para enxergarmos com serenidade a nossa condição de pecadores e podermos perdoar mais facilmente os pecados dos irmãos contra nós.
Pe. D. Justino Silva de Souza, OSB

SANTO DO DIA - SÃO PORFÍRIO DE GAZA, BISPO E CONFESSOR

Natural da Macedônia, distribuiu aos pobres toda a sua fortuna e passou a viver na Terra Santa, como eremita, às margens do Rio Jordão. Foi mais tarde ordenado sacerdote e escolhido para bispo de Gaza, na Palestina. Depois de muito ter insistido, conseguiu obter do Imperador um decreto mandando fechar todos os templos pagãos de Gaza, e reduzir a cinzas todos os ídolos de sua diocese. Faleceu muito idoso, sempre no exercício zeloso de suas funções pastorais.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

"QUEREMOS DEUS RENOVA A FÉ"







Ontem à tarde, com oração, música e muita alegria, os fiéis que lotaram o Castelão louvaram o SenhorDurante todo o dia de ontem, bastava olhar para os lados para perceber demonstrações de fé e devoção a Deus, no Estádio Plácido Castelo, o popular Castelão. Não importava a idade. Crianças, jovens, adultos e idosos, ao todo 60 mil fiéis, segundo a Renovação Carismática Católica, organizadora do evento, compareceram à 21ª edição do Queremos Deus. Neste ano, o tema foi “Queremos Deus porque Deus é vida!” e teve como homenageado o criador da celebração religiosa em Fortaleza, dom Aloísio Lorscheider, que morreu em dezembro de 2007.Para o bispo emérito de Limoeiro do Norte, dom Edmilson da Cruz, 83 anos, a homenagem a dom Aloísio é “um momento muito significativo na história brasileira”. Convidado para presidir a concelebração, dom Edmilson, então auxiliar do cardeal Lorscheider na época em que foi arcebispo de Fortaleza, disse: “Recordar Aloísio é recordar o presente”.Na opinião de Afonso Ibiapina, idealizador e diretor-geral do evento, o objetivo do criador do Queremos Deus, o cardeal dom Aloísio Lorscheider, é alcançado a cada ano, desde 1987. “Já que não conseguia unir as pessoas na crença, o cardeal dom Aloísio queria unir pelo serviço. Afinal, todos temos a missão de evangelizar. A força do povo é a de Deus, por isso todos os anos lotamos o Castelão”, explica.UniãoProva disso, esclarece Ibiapina, é que além de se caracterizar por ser um evento que congrega várias entidades católicas, o Queremos Deus, também, vem atraindo praticantes de diferentes religiões. “Não é apenas a Renovação Carismática Católica que realiza o evento. Há o Encontro de Casais com Cristo, Pastoral da Juventude, outras, e o povo em geral. Além disso, temos pessoas evangélicas, espíritas, budistas, enfim, todos que querem orar e agradecer a Deus”, comenta.“É uma grande emoção saber da existência de Deus. Não posso nem falar o que sinto neste momento, porque senão começo a chorar. É muito bom. Olho para o céu e parece que vejo Deus olhando para mim”. Dessa forma, a pensionista Ivoneide Rodrigues Ferreira, 68 anos, descreveu a alegria de estar, mais uma vez, no Estádio Castelão para celebrar e existência de Deus.DevoçãoAlguns anos sem comparecer ao evento na Capital cearense, Ivoneide se orgulha ao falar que já participou de celebrações religiosas em outros estados brasileiros. Na companhia das filha e neta, Ivoneide era apenas uma das fiéis que faziam questão de expressar seu amor por Deus. “Amo muito isso daqui”, revela.Assim como a pensionista, a universitária Ana Lígia Porfírio, 23 anos, explica: “Sinto uma paz inexplicável em estar aqui”. Até porque, como disse, “venho para agradecer pelo ano que passamos, as graças alcançadas e por, mais uma vez, acontecer este evento”.Na intenção de agradecer, o professor e coordenador da Pastoral dos Surdos Geraldo Venceslau, 29 anos, freqüenta há quatro anos o Queremos Deus. Como destacou, ir ao Castelão é importante pelo fato de que “o surdo, como qualquer outra pessoa, também precisa ter Deus em sua vida”. Como comenta “graças a Deus, o número de pessoas surdas freqüentando o evento aumentou. Significa que o Senhor está tocando o coração deles”.
LOTAÇÃO - Correria e falta de ingressos marcam entrada no EstádioOs portões do Castelão foram abertos para receber o público ainda às 10 horas da manhã. No início da tarde, os participantes começaram a lotar as arquibancadas do estádio, tanto que às 16h30 o Corpo de Bombeiros teve de barrar a entrada dos fiéis, por conta da capacidade já estar esgotada. E, pior, quem não garantiu o ingresso de R$ 1,00 antecipado, correu o risco de ter de comprar por R$ 10,00 dos cambistas, já que nesse horário todos já tinham se esgotado.No meio do corre-corre por um bilhete de entrada, estava a comerciária Sueli Alcântara, 34 anos. No caso, ela até comprou 40 ingressos antes do início do evento. Porém, entregou aos parentes e, na hora, faltou para ela. Atrás de ingresso, Sueli Alcântara deparou-se com alto valor do ingresso. “A organização não tem culpa, os cambistas compraram e estão vendendo por R$ 10,00. Muitos deles são pessoas sem religião que só pensam em lucrar”, reclama.SoluçãoConforme informou o diretor geral do Queremos Deus, Afonso Ibiapina, para amenizar os problemas na entrada, a Renovação Carismática Católica resolveu abrir os portões e deixar entrar os fiéis que esperavam fora do estádio. Como disse, a intenção é ter o apoio do governo do Estado para que, no próximo ano, o evento possa acontecer com os portões do estádio abertos.
PROTAGONISTAS - Um momento para agradecer e lucrar
Marta Lucena, professora - Tudo de bom que existe em mim é Deus quem faz. Ele é a melhor coisa que podia nos acontecer e não nos abandona nunca. Venho mais para agradecer pela sua misericórdia neste mundo cheio de contradições. Afinal, todos somos filhos do Espírito Santo. Espero que muitos se livrem das drogas e só Ele é que pode fazer isso.
Maria Graciene Souza, vendedora - Em toda celebração religiosa temos que trabalhar. Só podemos ir embora no final, porque vendemos as blusas com imagens e as pessoas compram mais na saída do evento. Eu e meu marido sustentamos nossas duas filhas com o dinheiro das roupas, pois não temos outra renda. Se Deus nos abençoar, vamos sair daqui só com as cruzetas.
Fonte: Diário do Nordeste/Janine Maia
Fotos: José Leomar e João Luís

PAPA: "´POSSÍVEL EDUCAR OS JOVENS CONFORME OS VALORES EVANGÉLICOS"

O vigário do Papa para a Diocese de Roma, Cardeal Camillo Ruini, neste sábado, 23, conduziu as reflexões do Papa acerca da "emergência educativa". Estavam presentes mais de 50 mil pessoas, entre elas, pais, professores e catequistas gratos às palavras do pontífice e dispostos a demonstrar o valor prático de suas afirmações..: Bento XVI recebe educadores de Roma em audiência geral"Apesar das incertezas e da imposição midiática de modelos distorcidos, também em nosso tempo educar bem é possível", afirmou o Papa, na mensagem. Bento XVI pediu aos jovens, em particular, que acolham o patrimônio do cristianismo para um sadio crescimento moral, cultural e espiritual. Na mensagem, o Papa destacou que educar é, de fato, um desafio nos dias de hoje, mas isso deve motivar os educadores a relançarem-se neste desafio. "Educar jamais foi fácil e hoje parece tornar-se sempre mais difícil, por isso, muitos educadores são tentados a renunciar à própria tarefa e não conseguem, nem mesmo, compreender qual seja, verdadeiramente, a missão que lhes foi confiada. Entretanto, se estamos aqui hoje é também e, sobretudo, porque nos sentimos auxiliados por uma grande esperança e uma forte confiança. Esperança e confiança que nascem da fé em Cristo e dos valores do Evangelho e que respondem à ânsia de quem na família, na escola ou na igreja experimenta as complicações na transmissão de uma herança de "fé e cultura" particularmente rica numa cidade como Roma". Bento XVI disse aos pais, em primeiro lugar, que "permaneçam firmes para sempre" no amor recíproco, porque essa fidelidade nutre os filhos de serenidade."Incompreensões e desilusões - prosseguiu o papa dirigindo-se aos professores - não devem desencorajar quem é chamado a transmitir aos jovens o conhecimento, mas não só o conhecimento: "A tarefa de vocês não pode limitar-se a fornecer noções e informações, deixando de lado a grande pergunta em relação à verdade, sobretudo aquela verdade que pode servir-lhes de guia na vida. De fato, vocês são, a pleno título, educadores: a vocês, em estreita sintonia com os genitores, é confiada a nobre arte da formação da pessoa".A exortação do Santo Padre foi igualmente clara para o clero, às irmãs e aos catequistas: "Para fazer com que os jovens experimentem a amizade com Jesus, é preciso ser testemunhas sinceras e corajosas da liberdade que torna livres". Em seguida, o papa se dirigiu à grande massa de jovens que lotou a praça: "Vocês não são somente objeto de sua educação, mas também os protagonistas. Vocês mesmos são chamados a ser artífices do crescimento moral, cultural e espiritual de vocês. Portanto, cabe a vocês acolher livremente no coração, na inteligência e na vida, o patrimônio de verdade, de bondade e de beleza que se formou ao longo dos séculos e que tem em Jesus a sua pedra angular. Cabe a vocês renovar e desenvolver ulteriormente esse patrimônio, livrando-o das tantas mentiras e provocam em vocês desconfiança e desilusão"."Deus é o hóspede secreto dos nossos corações, que quer e ilumina o nosso bem. Nele podemos confiar", concluiu Bento XVI.
Zenit/Canção Nova Notícias

REFLEXÃO DO EVANGELHO DE LUCAS 4,24-30

SEGUNDA-FEIRA DA 3ª SEMANA DA QUARESMA

O evangelho de hoje nos narra a rejeição que Jesus sofreu por parte dos seus próprios conterrâneos. Podemos dizer que os nazarenos de hoje bem podem ser os cristãos que já partilham de uma certa intimidade com Jesus, que já têm uma caminhada na Igreja. Ora, na quaresma, o discurso da Igreja é de mudança de vida, de revisão dos valores, de aprofundamento na fé. Cabe nos perguntarmos como reagimos a esse discurso. Se ele suscita em nós a compunção e o arrependimento dos nossos pecados, devemos dar graças a Deus, pois estamos no caminho da salvação. Mas se suscita em nós raiva e um espírito de contenda, tenhamos cuidado, pois poderemos estar nos assemelhando aos nazarenos que quiseram atirar Jesus precipício abaixo.
Nesta quaresma, voltemo-nos para o nosso interior e examinemos os nossos sentimentos profundos em relação às exigências evangélicas. A nosso primeira obrigação é a de sermos sinceros conosco mesmos, pois nosso Deus é o Deus da verdade, sobretudo da nossa própria verdade. Lembremo-nos também de nunca desesperar da Sua misericórdia.
Pe. D. Justino Silva de Souza, OSB

SANTO DO DIA - SÃO CESÁRIO, CONFESSOR

Era irmão de São Gregório Nazianzeno, e exercia funções de médico na Corte do imperador Juliano, o Apóstata, que quis pervertê-lo ao paganismo. Escapando de ser morto devido a um terremoto, preferiu afastar-se daquela Corte corrompida.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

CAMBISTAS VENDEM INGRESSOS 1000% ACIMA DO PREÇO NORMAL NO "QUEREMOS DEUS"

Os cambistas aproveitaram e compraram ingressos antecipadamente, por R$ 1,00 e, quando as dependências do Estádio Plácido Castelo, o Castelão, superlotaram a partir das 13 horas, eles começaram a vender ingressos com 1000% a mais do preço normal, ou seja, R$ 10,00, e fizeram a festa, explorando os fiéis católicos que foram participar do “Queremos Deus”. Nenhum deles foi molestado pelos policiais que ali se encontravam cuidando da segurança dos que foram participar do evento.De manhã, muito cedo, antes das 10 horas, muitos fiéis, a maioria do interior do Estado, já estavam nos portões do Castelão, abertos só, a partir das 10 horas e a programação só começou a ser cumprida a partir das 14 horas. Muita gente, quando viu que não tinha condições de entrar, voltaram para as suas casas e assistiram missas nas suas paróquias

INSATISFAÇÃO EXISTENCIAL: "TUDO MUDA APÓS ENCONTRO COM O SENHOR"

"Abrir o coração para escutar a Palavra de Deus e, como a Samaritana, encontrar Jesus que nos revela o seu amor". Esta foi a exortação de Bento XVI, na alocução do meio-dia, antes do Ângelus.O Papa comentou o diálogo entre Jesus e a Samaritana, da liturgia do III Domingo da Quaresma: "Um dos mais belos e profundos textos da Bíblia", considerou.“É impossível transmitir numa breve explicação a riqueza desta página evangélica. É necessário ler e meditá-la pessoalmente, fazendo sua a experiência vivida por aquela mulher que, num dia como outro qualquer, foi ao poço buscar água e ali encontrou Jesus, sentado, ‘cansado da viagem’, sob o sol do meio-dia", disse o Papa."Jesus pede água à mulher para depois lhe falar da 'água viva' capaz de apagar mesmo a sede e de tornar-se para ela manancial de água viva que brota para a vida eterna", explicou."Tudo isto a partir da experiência real e sensível da sede", sublinhou Bento XVI, observando que o tema da sede atravessa todo o Evangelho de João: desde o encontro com a Samaritana até à Cruz, quando Jesus, antes de morrer, disse, para que se cumprissem as Escrituras, 'Tenho sede'", afirmou.E prosseguindo o discurso, o Santo padre disse: "A sede de Cristo é uma porta de acesso ao mistério de Deus, que quis passar sede para nos saciar e se fez pobre para nos enriquecer. Deus tem sede da nossa fé e do nosso amor. Como um pai bom e misericordioso deseja para nós todo o bem possível e este bem é Ele próprio"."Por sua vez a mulher da Samaria - considerou o Papa - representa a insatisfação existencial de quem ainda não encontrou o que procura. Mas tudo muda depois, quando encontra o Senhor e entra em diálogo com Ele".E o Papa concluiu lançando um convite: "Abramos também nós o coração à escuta confiante da palavra de Deus para encontrar, como a Samaritana, Jesus que nos revela o seu amor e nos diz: o Messias, o teu salvador ‘sou eu, que te falo’. Obtenha para nós este dom Maria, primeira e perfeita discípula do Verbo feito carne".O Papa lembrou que no próximo sábado, 1º de março, presidirá a uma vigília de oração, na Sala Paulo VI, no Vaticano, que contará com a presença de jovens universitários. Tomarão parte no encontro, também jovens de outros países da Europa e do continente americano, entre os quais, o Brasil, através de teleconferência. Os jovens brasileiros estarão reunidos no Santuário Nacional de Aparecida.A propósito, o Papa convidou todos os jovens, sobretudo universitários, a participarem numerosos: “Invocaremos, juntos, a intercessão de Maria, Sede da Sabedoria, para que a esperança cristã sustente a construção da civilização do amor, nestes dois Continentes e no mundo inteiro”.Depois das Ave Marias, Bento XVI referiu com preocupação as recentes inundações que devastaram amplas zonas costeiras do Equador, provocando gravíssimos danos, que se vêm juntar aos que tinham sido já causados pela erupção do vulcão Tungurahua: "Confiando ao Senhor as vítimas destas calamidades, exprimo a minha proximidade pessoal a quantos estão vivendo horas de angústia e tribulação. Convido todos a uma fraterna solidariedade, para que as populações daquelas regiões possam regressar, o mais rapidamente possível, à normalidade da vida cotidiana”.Hoje Bento XVI visitou a paróquia de Santa Maria Libertadora, no bairro romano de Testaccio por ocasião dos seus cem anos de consagração. Na homilia que pronunciou durante a Santa Missa, nesta igreja, o Santo Padre prometeu aos fiéis que concederia, durante todo este ano jubilar, a possibilidade de lucrar indulgência plenária, como enriquecimento das celebrações jubilares.
Rádio Vaticano

IRMÃS CLARISSAS - DA CLAUSURA PARA A INTERNET


E as irmãs Clarissas do Mosteiro de Nossa Senhora dos Anjos, situado na Gávea, na cidade do Rio de Janeiro, entraram na onda de globalização. Conhecidas por sua vida em clausura, elas acabam de organizar um site, que foi lançado na última. O objetivo é utilizar essa ferramenta da Internet como instrumento de comunicação com o mundo do qual vivem isoladas. São responsáveis pelo seu desenvolvimento e funcionamento, a Abadessa e uma irmã com conhecimento de informática. Elas, inclusive, estão recebendo cerca de trinta emails por dia solicitando orações

(O Globo)

"É NECESSÁRIO REDESCOBRIR O SENTIDO DA ETERNIDADE"


O pregador do Papa, Raniero Cantalamessa, no comentário sobre a Liturgia deste Domingo, enfatizou que é necessário redescobrir sentido da eternidade. Ao se referir à samaritana, do Evangelho de João, Cantalamessa diz que, como a ela, Jesus faz, hoje, uma proposta radical: "Buscar outra água, dar um sentido e um horizonte novo à própria vida. Um horizonte eterno!". Raniero comenta que a palavra "eternidade" caiu em desuso: "Crê-se que este pensamento pode afastar do compromisso histórico concreto para mudar o mundo, que é uma evasão, 'um despertar no céu os tesouros destinados à terra', como dizia Hegel". Ele explica que se a eternidade perde o sentido, todo sofrimento, todo sacrifício parece absurdo e "nos derruba" e argumenta com a Carta de São Paulo aos Coríntios: "A leve tribulação de um momento nos produz, sobre toda medida, um pesado caudal de glória eterna. Em comparação com a eternidade da glória, o peso da tribulação lhe parece leve (a ele, que sofreu tanto na vida!) precisamente porque é passageiro. Com efeito, acrescenta: As coisas visíveis são passageiras, mas as invisíveis são eternas (2 Cor 4, 17-18)". O pregador também lembra do pensamento do filósofo Miguel de Unamuno que, como destaca, era leigo: "Não digo que mereçamos um mais além, nem que a lógica o demonstre; digo que precisamos, mereçamos ou não, simplesmente. Digo que o que passa não me satisfaz, que tenho sede de eternidade, e que sem esta tudo me é indiferente. Sem ela, já não existe alegria de viver... É fácil demais afirmar: 'Devemos viver, devemos conformar-nos com esta vida'. E os que não se conformam?" "Não é que quem deseja a eternidade mostra que não ama a vida, mas sim quem não a deseja, dado que se resigna tão facilmente ao pensamento de que aquela deva terminar", explica. Raniero explica que a redescoberta do sentido da eternidade ajudaria a reencontrar o equilíbrio, a relativizar as coisas, a não cair no desespero diante das injustiças e a dor que há no mundo, ainda lutando contra elas. "A viver menos freneticamente", complementa. O pregador comentou que muitos buscam a experiência do infinito em drogas ou no sexo desenfreado e lembrou que destas coisas só permanece a desilusão e a morte: "'Todo aquele que beber desta água voltará a ter sede', disse Jesus à samaritana"."Não basta saber que a eternidade existe; é preciso saber o que fazer para alcançá-la. Perguntar-se, como o jovem rico do Evangelho: 'Mestre, o que devo fazer para ter a vida eterna?'. Leopardi, na poesia O Infinito, fala de uma cerca que oculta da vista o último horizonte. Qual é, para nós, esta cerca, este obstáculo que nos impede de olhar para o horizonte último, para o eterno? A samaritana, aquele dia, compreendeu que devia mudar algo em sua vida se desejava obter a 'vida eterna', porque em pouco tempo a encontramos transformada em uma evangelizadora que relata a todos, sem hesitar, o que Jesus lhe disse", concluiu.
Zenit/Canção Nova Notícias

CAMPANHA PARA RESTAURAÇÃO DA IMAGEM DO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

Foi iniciada a campanha em prol da restauração da imagem e do santuário de Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza, no bairro Barra do Ceará. A imagem foi danificada, durante a Caminhada com Maria, no mês de agosto, quando levou uma queda e teve partes do corpo quebradas.
O padre Sales, que é o coordenador do movimento e pároco de Nossa Senhora da Assunção, disse que os fortalezenses podem participar da recuperação imagem com seis parcelas de R$ 20,00, através de boleto bancário e concorrerá a uma viagem à Europa, de 12 a 23 de outubro, com direito a acompanhante, visitando Portugal, (Lisboa e Fátima), França (Nossa Senhora de Lourdes e Paris), Alemanha (Mãe Rainha), Luxemburgo, Itália (Milão, Assis, Lanceado, Roma) e o Vaticano (recebendo as bênçãos do Papa Bento XVI. Maiores informações podem ser colhidas pelos telefones (85) 3286.2933 ou 3228.5831

INICIADAS AS AULAS NO SEMINÁRIO SÃO JOSÉ, NO CASTELÃO

Foram iniciadas as aulas do Seminário São José-Teologia, da Arquidiocese de Fortaleza, que fica localizado no bairro Dias Macedo, nas proximidades do Castelão e vizinho ao Condomínio Espiritual Uirapuru, conhecido por CEU, com a participação de 63 seminaristas, sendo 14, no 4º. Ano; 19, no 3º.; 17, no 2º. e 13, no primeiro ano, informou o padre Gabriel Mendonza, vice-reitor. O seminário tem como reitor o padre Amaro e mais um vice-reitor: padre Hélio Correia.

CURSO DE NOIVOS E BATISMO NA PARÓQUIA DE SANTO AFONSO

Está sendo realizado hoje, dia 24, o 2º. Dia do Curso de Noivos da Paróquia de Santo Afonso, no bairro Parquelândia, em Fortaleza.
Já no dia 29, na próxima sexta-feira, às 17 horas, ficarão encerradas as inscrições para o Batismo, que está programado para o dia 30 de março.

OS PORTÕES DO CASTELÃO SERÃO ABERTOS ÀS 10 HORAS PARA O "QUEREMOS DEUS"







Os portões do Estádio Plácido Castelo, o Castelão, serão abertos às 10 horas, para receber cerca de 60 mil fiéis participantes do “Queremos Deus “ deste ano, que terá como tema “”Queremos Deus porque é vida”, o mesmo tema da Campanha da Fraternidade 2008, e como lema “Escolhe, pois, a vida”, mas muita gente já está chegando àquela praça de esportes e se colocando em fila para entrar e pegar um bom lugar, como mostram as fotos nos portões de entradas .
O cardeal Aloísio Loscheider, ex-arcebispo de Fortaleza e Arcebispo Emérito de Aparecida, falecido no último dia 23 de dezembro, em Porto Alegre, onde vinha residindo, receberá uma homenagem especial da organização do evento, que terá a seguinte a programação:

14 horas - Acolhida, avisos, orientações
14h10min - Louvor/Musicas/Oração
14h40min - Hora da Misericórdia
15 horas - Hino Nacional
15h05min - Hino do Queremos Deus
15h10min - Louvor
15h25min - A tradicional revoada de pombos
15h30min - Celebração Eucarística
17 horas - Adoração ao Santíssimo
18 horas - Momento Mariano
18h20min - Homenagem a Dom Aloísio Lorscheider
18h30min - Pregação
19 horas - Show “Canto da Terra”
20h30min - Encerramento
O pregador principal do “Queremos Deus” deste ano será o cantor Eugênio Jorge (foto), com os organizadores inovando e olhando também para o lado social, pois estarão recebendo currículos de pessoas desempregadas, com algumas psicólogas entrevistando os desempregados, que já poderão sair do Castelão empregados; a Cruz Vermelha estará ali com um grupo de voluntários, bem como o Hemoce, com técnicos e equipamentos para colher sangue, como vem acontecendo nos anos anteriores.
A Ettufor vai disponibilizar 36 ônibus extras para atender a demanda de usuários de transporte coletivo, com os veículos sendo distribuídos nos seis terminais de integração.

SANTO DO DIA - SÃO SÉRGIO, MÁRTIR

Antigo magistrado, fez-se monge e sofreu o martírio em Cesaréia, por ter denunciado de público a falsidade do culto a Júpiter.

ARCEBISPO FALA SOBRE DECISÃO DAS URNAS NO PAQUISTÃO

O presidente da Conferência Episcopal do Paquistão e arcebispo de Lahore, Lawrence John Saldanha, manifestou que, após a decisão das urnas, "deve-se trabalhar pela democracia", em uma declaração feita pública para comentar os resultados das recém celebradas eleições parlamentares.As urnas deram vitória ao Partido Popular do Paquistão (PPP) e a Liga Muçulmana N. Por outra parte, os resultados manifestam uma dura derrota dos setores extremistas, inclusive nas áreas tribais, dominadas pelos talibãs. "Com as eleições - acrescenta o prelado em sua declaração - a população paquistanesa deu um claro e decidido mandato em favor de uma completa gestão do poder por parte das forças civis e constitucionais. Isso inclui um desejo forte pela independência do sistema judicial, pela liberdade de imprensa, por uma maior autonomia província, e sobretudo por uma pacífica coexistência entre religiões e culturas de todo o país". No texto da declaração, assinado também pelo secretário da Comissão Justiça e Paz, Peter Jacob, o arcebispo de Lahore acrescenta: "Os partidos e a sociedade civil devem cooperar para assegurar que o veredito popular seja respeitado e para que a transição para a democracia se produza de forma pacífica". "Neste sentido - acrescenta a declaração - a Igreja repete seu empenho, junto a outros protagonistas da vida social do país, em favor da democracia. Esta é a única via para construir uma verdadeira cultura da justiça, da paz e dos direitos humanos". Enquanto isso, continuam as reuniões entre as forças políticas do país para a criação do próximo governo, que será fruto de uma coalizão. Asif Zardari, viúvo de Benazir Bhutto e co-presidente do PPP, anunciou nesta quinta-feira, 21, que havia conseguido um acordo com Nawaz Sharif, ex-primeiro-ministro e guia da Liga Muçulmana. "Há ainda muito caminho a ser percorrido, mas o nosso será um governo conjunto", disse. Entre os temas tratados nos primeiros encontros, está o pedido de aumento contra o presidente Musharraf (que deverá ser acusado pelo golpe realizado em novembro passado) e a restauração do Tribunal Supremo, dizimado pelas cassações realizadas em novembro passado.
Zenit

EM CUBA, CARDEAL BERTONE INAUGURA MONUMENTO A JOÃO PAULO II

Agência EcclesiaCardeal Tarcísio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano, em visita a Cuba desde o dia 21, inaugurou no país, em Santa Clara, um monumento público dedicado a João Paulo II. Na oportunidade, afirmou ao povo: "Não tenhais medo, abri as portas a Cristo"..: Cardeal Bertone: "Evangelho não é uma imposição, é uma proposta"Na saudação aos representantes do Clero, dos religiosos e leigos do diocese de Santa Clara, enalteceu que o monumento vai tornar presente a memória de João Paulo II e sua presença em Santa Clara, há 10 anos.A inauguração "é uma ocasião para recordar a atualidade da mensagem de João Paulo II, cheia de fé, esperança e, de um modo particular, de suas palavras em favor do matrimônio e da família", afirmou o Cardeal, ressaltando que os cristãos devem experimentar todos os dias a importância da família, na vida pessoal ou na sociedade em geral."A Igreja que é a grande família de Deus, percebe de modo especial, tudo o que prejudica o matrimônio, que não assenta na natureza", enfatizou. "A Igreja luta com toda a sua energia para que a beleza e bondade da vocação ao serviço da vida e da natureza humana sobressaia", acrescentou o Cardeal
Rádio Vaticano

DOM JOSÉ ANTONIO E DOM JOSÉ LUÍS NA PARÓQUIA DOS REMÉDIOS

Com a presença de Dom José Antonio A. Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza e Dom José Luís Salles, bispo auxiliar, acontecerá de 6 a 9 de março, a visita Pastoral Missionária na Região Episcopal Metropolitana 1. que será realizada na Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, na Avenida da Universidade, no bairro do Benfica. Os padres Silvio e Hermano, bem como as pastorais e movimentos estão se organizando para receber Dom José Antonio e Dom José Luís. Será um momento forte e de muita graça na Região

PASTORAL DO MIGRANTE DA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA REALIZA ATIVIDADES

A Pastoral do Migrante da Arquidiocese de Fortaleza realiza hoje, dia 24, várias atividades na comunidade da Área Verde (Matões, Caucaia). Na parte da manhã, das 8h30min às 11h30min, atividades com adolescentes e jovens através de oficinas relacionadas ao tema da Campanha da Fraternidade 2008, como teatro, paródia, hip-hop, técnicas de integração e música. Na parte da tarde a equipe da Pastoral do Migrante fará visitas missionárias, nas casas da comunidade, terminando com uma Celebração da Palavra às 17 horas. Esta é uma das atividades da Pastoral do Migrante junto às comunidades impactadas pelo CIPP (Complexo Industrial e Portuário do Pecém). Informações com Irmã Claudina Scapini (Pastoral do Migrante) (85) 9956.7747
Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA FORMA EQUIPE DE ASSESSORES PARA A CAMPANHA DA FRATERNIDADE

A Arquidiocese de Fortaleza conta com uma equipe de assessores(as) para a Campanha da Fraternidade 2008. formada por professores, médicos, filósofos, teólogos, artistas, agentes de pastoral e padres que durante este ano estarão à disposição dos meios de comunicação para abordar temas relacionados à Campanha da Fraternidade. O principal objetivo desta equipe é facilitar o diálogo da Igreja da Arquidiocese de Fortaleza com a sociedade. A Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização que ajuda os cristãos e as pessoas de boa vontade a concretizarem, na prática, a transformação da sociedade a partir de um problema específico, que exige a participação de todos na sua solução. A Campanha da Fraternidade tornou-se especial por provocar a renovação da vida da Igreja e ao mesmo tempo resolver problemas reais.
Maiores informações com Rosélia Follmann (Secretariado de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza) (85) 3388.8701 / Marta Andrade (85) 3388.8703 secretariado@arquidiocesedefortaleza.org.br

Fonte: Programa Casa de Todos

REDE CELEBRA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE 2008

A Rede Celebra, que funciona no Centro de Formação Monsenhor Luiz Rocha, na Rua Jota da Penha, 55, no Centro de Fortaleza, acaba de divulgar a sua programação de cursos de formação para este ano, começando no dia 30 de março, com “A Palavra de DEUS na Liturgia” ; dia 18 de maio, “O Ministério de leitores e salmistas”; 21 de setembro, “Presidência e homília na celebração da palavra “ e de 7 a 9 de novembro, “A música litúrgica ritual”.
Celebra é uma rede de pessoas, grupos e comunidades aberta ao diálogo ecumênico, comprometida com uma Liturgia cristã, fonte de espiritualidade, que leva em conta a caminhada solidária dos pobres.
É convidada a participar da Rede Celebra toda pessoa, grupo e comunidade que quer fazer da liturgia festa, um momento forte de partilha e oração, uma celebração viva com o corpo, mente e coração. Celebra é para você que quer celebrar o Deus da vida com o cotidiano da sua vida, uma linguagem ritual autêntica, levando em conta sua realidade, sua cultura. Maiores informações pelo telefone (85) 3254 2003.
Fonte: Programa Casa de Todos da Arquidiocese de Fortaleza

sábado, 23 de fevereiro de 2008

CARDEAL BERTONE: "EVANGELHO NÃO É UMA IMPOSIÇÃO, É UMA PROPOSTA"

Ontem, dia 22, durante Celebração Eucarística na Catedral de Havana, lotada e transmitida ao vivo pela televisão nacional, o Cardeal Tarcísio Bertone assegurou que a Igreja em Cuba deseja ampliar seu campo de ação ao serviço do bem comum.O secretário de Estado afirmou textualmente na homilia: “A Igreja deseja poder ampliar seus limites no raio de sua ação a outros âmbitos para contribuir, com mais força, ao bem comum do povo cubano”.Participaram da celebração, autoridades como o presidente do Parlamento, Ricardo Alarcón; o chanceler Felipe Pérez Roque; o primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba na capital, Pedro Sáez; Juan Contino, presidente da Assembléia Provincial do Poder Popular, e o Historiador da Cidade de Havana, Eusébio Leal, assim como integrantes do corpo diplomático, entre outras personalidades.No início do ato litúrgico, o Arcebispo de Havana, Cardeal Jaime Ortega, pediu que a presença de Bertone a Cuba anteceda uma breve visita de Bento XVI a Cuba.“Colocada como chama no coração da humanidade, como fermento e sal entre os homens de qualquer raça e cultura, a Igreja pede ser reconhecida e respeitada em sua missão, sem fins de impor, mas de propor o Evangelho a todos que se encontram em seu caminho”, afirmou Cardeal Bertone.“Com a proclamação do Evangelho de Cristo, a Igreja deu uma grande contribuição ao continente americano e, em particular, a Cuba, alentando o respeito da vida humana desde sua concepção até seu término natural, tutelando o valor da família fundada no matrimônio de um homem e uma mulher, defendendo a liberdade de consciência e a liberdade religiosa e promovendo a inviolável dignidade da pessoa humana”, declarou.“Os princípios de liberdade, igualdade e fraternidade, que nos últimos séculos se afiançaram fortemente na consciência dos povos, têm uma base sólida no Evangelho e um desenvolvimento crescente no pensamento e na conduta dos crentes em Cristo", destacou.Em particular, o cardeal Bertone destacou a obra de caridade que a Igreja realizou em Cuba, tanto no passado como no presente.
Zenit

PALESTRA SOBRE A "QUALIDADE NO ATENDIMENTO"

A Região Episcopal Metropolitana 3 programou, para o dia 1o. de março, das 14 às 17 horas, no Centro de Formação Dom Aloisio Lorscheider, em Messejana, uma palestra sobre o tema: "Qualidade no Atendimento", tendo como assessora a psicóloga Luiza Helena. Essa palestra é dirigida as secretarias e secretários paroquiais, coordenações pastorais da Região Episcopal Metropolitana 3 e tem apenas 45 vagas. As inscrições devem ser feitas até o dia 29. Esse momento será de grande importância e melhor atendimento nas secretarias, nos grupos, pastorais e no relacionamento humano.
Contato: na Secretaria da Região com Glaubércio através dos fones: (85) 3274.2588 / 8833.9879.

MISSA DA MISERICÓRDIA NA PARÓQUIA DE SÃO BENEDITO

A Paróquia de São Benedito, no Centro de Fortaleza, realizará hoje, dia 23, a partir das 14 horas, a "Missa da Misericórdia. A programação tem inicio as 14 horas, com louvor; às 15 horas, "Terço da Divina Misericórdia e às 16 horas, celebração eucarística. Em tempo: a "Missa da Misericórdia" será é realizada todo último sábado de cada mês.

A FÉ COMEÇA QUANDO?


Quando reconhecemos Jesus na nossa vida como Senhor, tocamos no centro da nossa fé. Muitas pessoas acham que não têm fé, porque trazem no coração muitos questionamentos e dúvidas, mas esta é uma oportunidade única para nos aproximarmos de Jesus, para derramar as nossas dúvidas, e esperar d'Ele a resposta certa. É muito lindo quando fazemos esta experiência, porque quando temos esta atitude de perguntar, Jesus também se sente muito livre para nos fazer perguntas essenciais, e essas perguntas feitas por Ele têm o poder de nos abrir para o seu mistério. A partir daí é estabelecida uma relação de amor com Jesus. Ele me ama e eu o amo, e passamos a viver na sua companhia constantemente, deixando-nos conduzir pelo seu amor misericordioso.Talvez você já escutou muitas pessoas falarem a respeito de Jesus, mas hoje o próprio Jesus está perguntando a cada um de nós:"E vós, quem dizeis que Eu sou"? (Mt 16,15).Temos todo o dia para responder a esta pergunta de Jesus; mas sejamos sinceros.Espírito Santo, ilumina a nossa mente e o nosso coração, porque queremos conhecer Jesus.Jesus, eu confio em Vós!

Luzia Santiago,
Da Comunidade Católica Canção Nova

ROMA SERÁ SEDE DO 1o. CONGRESSO MUNDIAL SOBRE A MISERICÓRDIA

No dia 2 de abril, quando se celebra o terceiro aniversário de morte do Papa João Paulo II, terá início em Roma o 1º Congresso Mundial sobre a Misericórdia, já que "o Papa se sentia fascinado desde a juventude pelo segredo da Misericórdia Divina", afirmou o presidente do Congresso e arcebispo de Viena, Áustria, cardeal Chiristoph Schönborn, durante a apresentação do evento, no final de janeiro.Segundo o cardeal, outra motivação para a realização do evento foi a fala de João Paulo II, em 2002, na Cracóvia, durante a inauguração do Santuário da Divina Misericórdia, onde disse que "exceto a Misericórdia de Deus não há nenhuma outra fonte de esperança para os seres humanos".O Congresso, que acontecerá em Roma, até o dia 6 de abril, também "mostrará que a misericórdia é o núcleo central da mensagem cristã. Esta mensagem promove a paz no mundo, entre os povos e as religiões. Ajudará a descobrir o verdadeiro rosto de Deus, além do verdadeiro rosto do ser humano e da Igreja", acrescentou o cardeal Schönborn. "Muitos crentes consideram um sinal especial que João Paulo II morrera na véspera do domingo da Misericórdia, festividade que o mesmo instituiu durante o ano santo 2000 (...) e que está estreitamente ligada com a figura de Faustyna Kowalska, que João Paulo II proclamou santa no dia 30 de abril daquele ano", explicou. Durante os anos de vida da santa (1905-1938), a mensagem da Misericórdia Divina foi "uma ajuda especial e uma fonte inesgotável de esperança para todo o povo polonês", disse. Conforme o presidente do Congresso, em 2004, o Papa João Paulo II lançou um chamado a toda a Igreja para que fosse testemunho da misericórdia e, no dia 3 de abril de 2005, durante a oração do Regina Coeli, João Paulo II iria dizer em seu discurso: "O amor muda corações e dá a paz. Que grande é a necessidade da misericórdia no mundo!". Porém, afirma o cardeal, a morte o impediu de difundir estas palavras, embora sua mensagem continue válida e atual. "A mensagem de João Paulo II e de Faustyna Kowalska não é um princípio abstrato, mas que tem um nome e um rosto: Jesus. 'Olhar para Cristo' é a herança de João Paulo II. Esse foi o lema da visita do Papa Bento XVI à Áustria e será também o núcleo do Congresso da Misericórdia", concluiu.
CNBB