“Ao longo da sua história, a Igreja Católica esteve sempre voltada para a comunicação, quer seja na comunidade, na arte, na pintura, na escultura e nos símbolos. Com a revolução tecnológica, descortinou-se um novo horizonte para a sua ação evangelizadora enquanto meios e processos de comunicação”, afirma a assessora do Setor Comunicação Social da CNBB, Ir. Élide Fogolari, ao explicar os fundamentos e as estratégias para o anúncio do evangelho com a comunicação na Igreja Católica no Brasil e que pautarão o Diretório da Comunicação, em fase de elaboração.
Para tanto, de 11 a 15 de fevereiro, especialistas em Comunicação reuniram-se em São Paulo, com o objetivo de redigir o Diretório. O grupo é constituído pelos professores Ismar de Oliveira Soares e Mauro Wilton de Sousa, da ECA/USP, Ir. Joana Teresinha Puntel, Ir. Vera Maria Bombonatto e Ir. Helena Corazza.
Segundo Ir. Elide, os especialistas “dedicaram estes dias de forma gratuita à redação do texto, que deverá ficar pronto em 2009”. O texto será submetido à análise da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social e à aprovação dos bispos do Brasil, reunidos em Assembléia.
O objetivo do Diretório é orientar as políticas de comunicação e a Pastoral da Comunicação na Igreja do Brasil, dado que “nos últimos anos, a Igreja Católica no país tem dedicado constante atenção para a comunicação social enquanto geradora de uma nova cultura”, explica Ir. Elide. “O mundo das mídias interagem com os indivíduos no ‘Novo Areópago’, onde todos podem publicamente expressar sua forma de viver, de pensar, de informar e de contestar. Encontramo-nos diante de um novo desafio cultural que precisa ser iluminado pelo Evangelho”, acrescenta.
CNBB
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