terça-feira, 31 de agosto de 2010

SEMANA BRASILEIRA SOBRE A MISSÃO CONTINENTAL ACONTECE EM BRASÍLIA

“Vocês são testemunhas destas coisas (Lc 24, 48)”. Com este tema, acontece de 5 a 11, no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília, a Semana Brasileira sobre a Missão Continental. O evento, organizado pela Comissão Episcopal para a Missão Continental da CNBB, teve início em 2008 e acontece anualmente com o objetivo de dinamizar a Missão Continental na Igreja no Brasil.
“O encontro possibilita o estudo da missão continental a partir do Documento de Aparecida (DAp), e ajuda a elaborar subsídios para as dioceses no Brasil; além disso, nos proporciona também, o encontro perspectivas e linhas de ação para a dinamização da Missão Continental em nossas dioceses”, disse o secretário executivo do Conselho Missionário Nacional (Comina), e assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Dimensão Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, padre José Altevir da Silva.
O encontro aumentou seu leque de participação. Antes, direcionado apenas para os delegados vindos dos 17 regionais, este ano as inscrições foram abertas para todos os interessados. Segundo padre Altevir, a expectativa é que participem 56 pessoas de todas as regiões do Brasil. Devem participar também presbíteros, religiosos, leigos e agentes de pastoral.
Assessorias e temasDurante os sete dias de encontro os participantes irão estudar sobre os mais diversos temas missionários, entre eles, “Elementos bíblicos da espiritualidade missionária”, assessorado pelo biblista e missiólogo, padre Sérgio Bradanini; “Paróquia Missionária, um projeto possível?”, com assessoria do sociólogo e teólogo pastoralista, padre José Carlos Pereira; e “Projetos e Métodos para uma Nova Evangelização”, assessorado pelo diretor do Instituto Santo Tomás de Aquino, de Belo Horizonte (MG), padre Manoel Godoy.
Leia mais no Blog da Missão Continental.


CNBB

CONGRESSO MUNDIAL DA IMPRENSA CATÓLICA, EM OUTUBRO, NO VATICANO

Já estão confirmados mais de 180 delegados de 58 países

Roma (ZENIT.org) - O Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais organizou, de 4 a 7 de outubro, um congresso mundial da imprensa católica, cujo foco será sua presença no mundo da internet e dos novos meios de comunicação.
Entrevistado pela Rádio Vaticano, o presidente deste dicastério pontifício, Dom Claudio Maria Celli, explicou que "a grande pergunta de fundo é sempre esta: no contexto social de hoje, na Igreja de hoje, qual é o papel de uma rádio católica, de uma emissora de televisão católica? Pode-se apresentar a mesma pergunta sobre a imprensa".
"E o tema do congresso não envolve somente a imprensa católica - indicou -, mas a imprensa católica na era digital, porque é evidente a todos que são muitos mais os leitores que leem um jornal - católico ou não - por meio da internet, do que os que adquirem um exemplar do jornal."
Frente a este encontro, explicou Dom Celli, pediu-se às conferências episcopais que nomeiem 3 delegados, em representação dos diversos países: 3 delegados especialistas em imprensa e 1 delegado especialista em internet ou nas novas tecnologias.
"Posso dizer - acrescentou - que, até agora, a resposta foi verdadeiramente positiva: até hoje recebemos a confirmação de 58 países, com uma presença de cerca de 180 representantes. Estou contente, porque isso significa que, no âmbito mundial, na Igreja, o tema da imprensa é profundamente sentido."
Sobre a forma como o congresso se desenvolverá, o prelado explicou que "o primeiro dia estará marcado por duas mesas redondas. De manhã, convidamos diretores de grandes jornais leigos internacionais, porque desejamos escutá-los pessoalmente, para conhecer o que pensam do estado atual e do futuro da imprensa enquanto tal".
"À tarde, no entanto, faremos o mesmo com diretores de grandes jornais católicos, procedentes de vários países, e lhes perguntaremos qual é, para eles, o futuro da imprensa católica", prosseguiu.
"Depois, dedicaremos o segundo dia a problemáticas particulares e a pergunta será: que relação existe entre a imprensa católica e as controvérsias? Teremos pessoas que poderão debater de forma serena sobre os problemas que a comunidade enfrenta cada dia, e que, de maneira inegável, encontram uma expressão na imprensa."
"O último dia estará dedicado ao aspecto digital em seu conjunto, isto é, no que significa a presença da Igreja na internet, por exemplo. Temos sites, portais de grande interesse, e certamente a Igreja sente intensamente esta responsabilidade sua no que chamamos de 'diaconia da cultura digital'."
Na última mensagem para o Dia das Comunicações Sociais, recordou Dom Celli, Bento XVI convidou todos a "pensarem em uma 'pastoral' no mundo da cultura digital" e "em um diálogo cultural em seu conjunto".
Deste encontro, Dom Celli espera que surjam "respostas para o futuro: qual é a missão que a imprensa católica deve levar a cabo no momento atual, no contexto mundial de hoje".

VATICANO NÃO COMPAROU HOLOCAUSTO COM EXPULSÃO FRANCESA DE CIGANOS

Erro de tradução da mídia em declarações de Dom Marchetto

Cidade do Vaticano (ZENIT.org) - Na Santa Sé, ninguém comparou com o Holocausto nazista com a expulsão de ciganos anunciada pelo presidente francês Nicolas Sarkozy. Os artigos informativos que afirmam isso se baseiam em um erro de tradução.
Jornais italianos circularam, nos dias 27 e 28 de agosto, manchetes como "Vaticano: ciganos, vítimas de um holocausto". A seguir, como é lógico, comentaristas do mundo inteiro - incluindo o prêmio nobel Elie Weisel - criticaram esta afirmação, que se baseava nas notícias não corrigidas pela mídia.
As declarações em questão foram concedidas no dia 26 de agosto à agência francófona I. Media, com sede em Roma, especializada em questões religiosas, pelo arcebispo Agostino Marchetto, secretário do Conselho Pontifício para os Migrantes e Itinerantes.
O prelado italiano havia dito em francês que "quando acontecem expulsões, sofrimentos, não posso me alegrar pelo sofrimento dessas pessoas, em particular quando se trata de pessoas fracas e pobres que foram perseguidas, que foram vítimas, dessa forma, de um 'holocausto'".
Vários jornais italianos, no entanto, traduziram no presente esta última frase, que, na verdade, fazia referência ao terrível passado sofrido na 2ª Guerra Mundial. Dessa forma, as propostas de Sarkozy foram qualificadas por um erro de tradução colocado nos lábios de Dom Marchetto, como "holocausto".
A falta de uma posterior correção fez com que, ainda neste momento, sejam atribuídas ao prelado declarações que ele nunca fez.
Dom Marchetto esclarecia nesta entrevista que, quando o Papa ou os representantes da Igreja "defendem os direitos do homem, quando falam do respeito pela dignidade das pessoas, em particular mulheres e crianças, não se está fazendo política, mas pastoral".
"A Igreja é a Igreja, não é de direita nem de esquerda, nem de centro. Apresenta com respeito seu ponto de vista, sobretudo no que concerne à lei moral, à doutrina social da Igreja", esclareceu.
O prelado explicou, neste contexto, que as expulsões dos ciganos não podem ser "coletivas". É preciso prestar atenção às diferenças e não podemos culpar toda uma população pela falta de cumprimento da lei por parte de alguns."

FESTA EM HONRA A SÃO FRANCISCO, EM JACARECANGA

Os organizadores dos festejos em honra a São Francisco, no Jacarecanga (na Praia da Marinha), em Fortaleza, programaram para o período de 24 de setembro a 4 de outubro a festa, que terá novenário e lazer. O encerramento acontecerá no dia 4 de outubro, com uma procissão, às 16 horas.
SANTA EDWIGES

Ainda na Paróquia de São Francisco de Assis, no Jacarecanga, em Fortaleza, um tríduo em homenagem a Santa Edwiges, padroeira dos endividados, de 13 a 15 de outubro, terminando com uma procissão no dia 16, passando pelas ruas próximas. Os organizadores da festa resolveram fazer uma campanha para a conclusão da Igreja, com a realização, dia 4 de dezembro, de uma “Festa dos Anos 60”, com Luizinho Magalhães e banda. Falta ainda definir o local.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PENHA, EM SUCATINGA, PROMOVE FESTA DA PADROEIRA

A Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Sucatinga – Beberibe, a 75 quilometros distante de Fortaleza, promoverá a festa da sua padroeira, de 4 a 12 de setembro, tendo como tema “Maria a Serviço de Deus” e como lema “Nossa Senhora da Penha ajuda-nos a sermos Solidários ao próximo”. A abertura, que está programada para o dia 4, será às 18 horas, com procissão e hasteamento da bandeira. As comunidades convidadas são Praia do Canto Verde, Paripueira e Quatro Bocas. Terminando com missa presidida pelo Pe. Luiz Sartorel. Mais informações 9905 6816.

EVANGELHO DO DIA

Lucas 4,31-37

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, 31Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. 32As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!”35Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. 37E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.- Palavra da Salvação.

SANTO DO DIA - SÃO RAIMUNDO NONATO

Hoje, celebramos a vida do santo que se tornou modelo para todo vocacionado à santidade e ao resgate das almas. Por ter encontrado dificuldades para vir à luz, é invocado como patrono e protetor das parturientes e das parteiras (seu nome significa "não nascido" porque foi extraído vivo das entranhas da mãe já morta). São Raimundo Nonato nasceu na Espanha, em Portel, na diocese de Solsona (próximo a Barcelona) no ano de 1200. Ainda menino, teve de guardar o gado e, durante seus anos de pastor, visitava constantemente uma ermida de São Nicolau, onde se venerava uma imagem de Nossa Senhora de quem era devotíssimo. Conta-se que, durante as horas que passava aos pés de Maria, um anjo lhe guardava o rebanho.Desde jovem, Raimundo Nonato percebeu sua inclinação à vida religiosa. Seu pai buscou, sem êxito, impedi-lo de corresponder ao chamado vocacional. Ao entrar para a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, pôde receber do fundador: São Pedro Nolasco, o hábito. Assim, tornou-se exemplo de ardor na missão de resgatar das mãos dos mouros, os cristãos feito escravos. Certa vez, São Raimundo conseguiu liderar uma missão que libertou 150 cristãos, porém, quando na Argélia acabaram-se os recursos para o salvamento daqueles que corriam o risco de perderem a vida e a fé, o Missionário e Sacerdote Raimundo, entregou-se no lugar de um dos cristãos. Na prisão, Raimundo pregava para os muçulmanos e cristãos, com tanta Unção que começou a convertê-los e desse modo sofreu muito, pois chegaram ao extremo de perfurarem os seus lábios com um ferro quente, fechando-os com um cadeado. Foi mais tarde libertado da prisão e retornou à Espanha. São Raimundo Nonato, morreu em Cardona no ano de 1240 gravemente doente. Não aguentou atingir Roma onde o Papa Gregório IX queria São Raimundo como Cardeal e conselheiro. O seu corpo foi descansar na mesma ermida de São Nicolau em que orava nos seus anos de pastor.

São Raimundo Nonato, rogai por nós!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

CARDEAL AFIRMA QUE MADRE TERESA DE CALCUTÁ SALVOU SUA VOCAÇÃO

O Arcipreste da Basílica de São Pedro, Cardeal Angelo Comastri, recordou como uma promessa que fez há 40 anos à Beata Madre Teresa de Calcutá preservou sua vocação ao sacerdócio. Na Missa que presidiu na Igreja de São Lourenço, em Roma, por ocasião do centenário do nascimento de Madre Teresa, o cardeal recordou um encontro pessoal com a fundadora das Missionárias da Caridade quando ele era um jovem sacerdote.Ele contou que havia dirigido a ela uma carta depois de ser ordenado sacerdote e sua resposta “inesperada” foi surpreendente, porque estava escrita “em um papel muito pobre, em um envelope muito pobre”.Tempo depois, ele foi buscá-la quando ela se encontrava de visita em Roma, para agradecer-lhe pela resposta. Ao se encontrar com ela, Madre Teresa fez uma pergunta que o deixou “um pouco envergonhado”. “Quantas horas ao dia você reza?”, perguntou-lhe.Entre 1969 e 1970, recordou o purpurado, a Igreja estava em um tempo de “conflito”, por isso acreditando-se “próximo ao heroísmo”, o então padre Comastri explicou à Madre Teresa que ele rezava a Missa diária, a Liturgia das Horas e o Terço.A Madre Teresa respondeu-lhe rotundamente: “Isso não é suficiente”. “O amor não pode ser vivido de forma minimalista”, disse-lhe, e pediu a ele que prometesse fazer meia hora de adoração diária. “Eu o prometi”, disse o Cardeal Comastri, “e hoje posso dizer que isto salvou meu sacerdócio”.Nessa ocasião, tratando de defender-se, disse-lhe à Madre Teresa que pensava que ela ia perguntar quanta caridade ele fazia. Mas, respondeu: “E você acha que se eu não rezasse seria capaz de amar os pobres? É Jesus que põe o amor em meu coração, quando rezo”.Ao finalizar sua homilia, o Cardeal Comastri disse que “através desta pequena mulher, somos lembrados que a caridade é o apostolado da Igreja, e que a caridade só nasce se rezamos”.

Canção Nova Notícias, com ACI Digital

DOM ANTÔNIO LINO É HOSPITALIZADO EM GOIÂNIA


O bispo diocesano de Itumbiara (GO), dom Antônio Lino da Silva Dinis, 67 anos, encontra-se hospitalizado desde a sexta-feira, 27. Segundo informações da secretária da cúria diocesana de Itumbiara, Maria Izildinha Faria, o bispo teve há 15 uma pneumonia. Dias depois, ele teve bronquite e um endema pulmonar e, na sexta-feira ele foi acometido por um infarto silencioso. Dom Lino foi levado ainda na sexta para o hospital São Marcos de Itumbiara.
No sábado, foi transferido para Goiânia onde se encontra na UTI do hospital Lúcio Rebêlo, no Setor Marista. Izildinha afirmou que o estado de saúde do bispo é estável, mas ele continua na UTI. Dom Lino está sendo acompanhado pelos padres de Itumbiara, Joaquim Jesus Rocha e Toni César, além do arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz.

CNBB

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES PROMOVE FESTA DA PADROEIRA


A Paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro Otávio Bonfim, em Fortaleza, prepara-se para Festa da Padroeira, que se inicia de 5 de setembro, com uma carreata, para um chamado aos fiéis para uma presença mais atuante.No dia 6, participação será com os Movimentos Sociais, como o do “Grito dos Excluídos”, unindo as vozes ao clamor do povo, por políticas sociais mais justas.A temática da festa direciona-se para as Missões, vocação essencial da igreja nos setores 3, 4, 5, e 6 no período de 8 a 11 de setembro. Os missionários identificados com camisetas e kit de evangelização, irão ao encontro dos mais afastados, visitar famílias, escutar o coração do “outro” em seu próprio lar e levarão a mensagem evangelizadora de amor e compreensão, como fala a mensagem bíblica: “Quero amor e não sacrifícios...” Os 6,6.Os missionários receberam formação bíblica no curso da Irmã Geraldina e nos encontros dos dias 18 e 19 de agosto, com os missionários de Canindé e Mossoró que repassaram suas experiências vivenciando o Evangelho.O Comipa – Conselho Missionário Paroquial - prepara o mapeamento das ruas, seleciona o ponto de apoio e o local da celebração, preferencialmente nas praças.A programação daqueles dias consta no primeiro momento do Oficio das comunidades, café da manhã ofertado pela comunidade às 6 horas da manhã, em seguida a caminhada missionária.No final do dia, a Celebração Eucarística às 19 horas. Em 2009, Frei Beto articulava uma procissão percorrendo as ruas, e fazendo um convite alegre, bem humorado e informal, do ponto de apoio até o local da concentração. O mesmo processo acontecerá em todos os setores nos dias 8 a 11 de setembro.Dias 12, 13, 14, 15 de setembro, Tríduo na Matriz, às 19 horas.Dia 12, às 9 horas da manhã - domingo - Missa dedicada aos enfermos dos setores, envolvendo a comunidade que deve dispor-se a levá-los à Paróquia.No dia 15, a culminância festiva será com procissão, Missa campal e uma confraternização com doces e salgados, ao som do show de Zé Vicente (foto).Informações pelo o telefone (85) 3243 6280 com Eugênia Viana.

SEMINÁRIO DE VIDA NO ESPÍRITO SANTO PARA TODOS, NA FACE DE CRISTO

Tendo vários temas como “Amor de Deus”, “Pecado e Salvação”, “Fé e Conversão” e “Serás Inteiramente do Senhor teu Deus”, a Face de Cristo realizará, nos dias 18 e 19 de setembro mais um Seminário de Vida no Espírito Santo para Todos. A informação é da coordenadora do evento, Marília Persici Rodrigues, que adiantou mais que as inscrições estão abertas na Comunidade, à Rua Edmilson Barros de Oliveira, 191, bairro Cocó, em Fortaleza, e custa apenas R$ 35,00, com os participantes tendo direito a duas refeições e quatro lanches. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3258.1188, com a Silvia, das 15 às 20 horas, diariamente, exceto aos sábados. Nos domingos, após à missa das 18h30, tem pessoas inscrevendo às pessoas interessadas em participar do evento.

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DAS DORES TEM INÍCIO



A imagem de Nossa Senhora das Dores percorreu em procissão as ruas do centro de Juazeiro até a Basílica quando foi realizada uma missa. A programação estende-se até o dia 15



Este ano a romaria faz alusão ao centenário da cidade. O tema é Juazeiro do Centenário: Terra de Oração e TrabalhoJuazeiro do Norte - A romaria de Nossa Senhora das Dores foi aberta oficialmente ontem, com festa desde o início da manhã, neste município. Salvas de fogos nos quatro cantos da cidade anunciavam em carreata a segunda maior e mais festiva romaria do ano. A missa de abertura aconteceu na Praça do Romeiro, de frente à Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, presidida pelo padre Paulo Lemos. Serão 15 dias de festa e a perspectiva é que a cidade receba durante esses dias cerca de 400 mil romeiros.Este ano, a romaria faz alusão ao centenário da cidade. O tema é Juazeiro do Centenário: Terra de Oração e Trabalho. O administrador da Basílica de Nossa Senhora das Dores, padre Paulo Lemos, destaca a importância desse mês de setembro, que sempre marca o município com as festividades, expressões de fé, de devoção e amor à Mãe das Dores. Ele ressalta o exemplo profundamente cristão do padre Cícero. "Ele foi o grande incentivador da reza do rosário, lutando incansavelmente pela qualidade de vida digna do povo nordestino", diz.A tradicional Procissão da Bandeira foi iniciada às 17h30. Um cordão humano se forma na ladeira do Horto e percorre as ruas do centro da cidade até a Basílica, onde foram hasteadas todas as bandeiras dos estados do Nordeste, do Brasil e da Mãe das Dores. A festa de Nossa Senhora das Dores terá uma extensa programação até o dia 15 de novembro. Os barraqueiros começam a ocupar as áreas nas proximidades da Basílica, mas seguindo o mesmo esquema de espaços delimitados pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos.Durante a abertura padre Paulo fez uma alusão ao centenário da cidade, que se completará em 22 de julho do próximo ano. No início da missa foi lida uma carta da irmã Annete Dumoullin, destacando a sonhada Juazeiro do padre Cícero e a realidade atual.Annete Dumoullin coordena o projeto Árvore do Centenário, que tem a meta de distribuir até o próximo ano um milhão de mudas de juazeiro, a árvore símbolo do centenário. Ela ressaltou a continuidade deste projeto durante a romaria de Nossa Senhora das Dores, com a distribuição de mudas aos romeiros de todo o Nordeste.A carreata começou na matriz a partir às 8 horas, percorrendo diversas ruas. No final da tarde a imagem da santa saiu da casa de Manoel Sebastião de Sousa e Iraci Nunes, na rua do Horto. Os noitários terão sequência até o dia 14, em residências, comércio, empresas, com realização do devocionário à Nossa Senhora, missas às 19 horas e quermesses.Uma programação paralela também será realizada pelos devotos, com a tradicional procissão dos carroceiros, no dia 12. A Procissão dos Carros também acontece dia 14. A procissão de encerramento acontece no final da tarde, no dia 15. Mais informações: Secretaria da ParóquiaRua Padre Cícero, 147, CentroTelefone: (88) 3511.2202


Fonte: Elisângela SantosRepórter/Diário do Nordeste

UM OUTONO EUROPEU OCUPADO PARA BENTO XVI

Viagens para Espanha, Itália; Sínodo do Oriente Médio

Por Edward Pentin

Roma (ZENIT.org) - Vários acontecimentos históricos e notáveis esperam o Santo Padre e os funcionários do Vaticano depois das férias de verão europeias, conforme a Cidade Eterna vá retomando a vida.
Bento XVI se hospedará em sua residência veraneia de Castel Gandolfo até ao menos o fim do mês que vem, mas antes de regressar a Roma, tem compromissos importantes a cumprir.
O mais significativo será sua tão esperada visita à Grã-Bretanha, de 16 a 19 de setembro, durante a qual viajará para Escócia e Inglaterra e beatificará o cardeal John Henry Newman. Além de ser uma visita de Estado, a viagem apostólica também será de caráter pastoral. Terá como objetivo animar a Igreja local e incidir sobre uma sociedade cristã, mas cada vez mais secularizada.
Mas antes disso, a 5 de setembro, Bento XVI passará uma manhã em Carpineto Romano, o lugar de nascimento de Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci, o Papa Leão XIII. O Papa viajará de helicóptero à cidade, próxima de Roma, para comemorar o bicentenário do nascimento desse papa e celebrar uma missa na praça da cidade.
Leão XIII, que morreu a 20 de julho de 1903, aos 93 anos, foi o papa mais ancião de todos. É talvez melhor conhecido por ter escrito a primeira grande encíclica social da Igreja, a Rerum Novarum. Também tentou chegar ao mundo científico, fundou centros de estudo teológico e bíblico e abriu os arquivos do Vaticano aos pesquisadores católicos e não católicos. Também foi o primeiro pontífice a promover o diálogo ecumênico.
Nesta semana anterior à visita a Carpineto Romano, Bento XVI deu prosseguimento a sua tradição da celebração de sua anual Schülerkreis em Castel Gandolfo. O encontro com antigos alunos do Papa, realizado de 27 a 29 de agosto, teve como tema a hermenêutica do Concílio Vaticano II.
Juventude e famílias em Palermo
O primeiro compromisso importante do Santo Padre depois de regressar a Roma será no dia 3 de outubro, quando ele visita a capital siciliana, Palermo. Celebrará uma missa ao ar livre e dirigirá um discurso às famílias e aos jovens - duas áreas de grande preocupação para a Conferência Episcopal da Sicília.
Uma semana depois, Bento XVI inaugurará a assembleia do Sínodo dos Bispos sobre o Oriente Médio, que acontece de 10 a 24 de outubro. A reunião se centrará na "comunhão e testemunho" nesta região conflitiva, onde os cristãos são cada vez menos numerosos.
A assembleia do Sínodo reunirá especialistas no Oriente Médio de todo o mundo, incluindo os cardeais Nasrallah Sfeir, patriarca maronita do Líbano, Emmanuel Delly, patriarca caldeu de Bagdá, e Leonardo Sandri, prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais. Ainda que João Paulo II tenha celebrado um sínodo sobre o Líbano em 1995, esta será a primeira vez que a Igreja dedica uma reunião para toda a região.
No mês seguinte, o Santo Padre embarcará em sua quinta visita fora da Itália neste ano: uma viagem de dois dias à Espanha. A 6 de novembro, voará para Santiago de Compostela, destino de peregrinação durante a Idade Média que hoje é cada vez mais popular entre os crentes e não crentes. A tradição afirma que os restos mortais do apóstolo Santiago Maior se encontram enterrados ali, e a viagem do Papa coincide com o Ano Santo Compostelano, que se celebra cada vez que a festa do Apóstolo Santiago, 25 de julho, cai no domingo.
No dia seguinte, o Papa visitará também Barcelona, onde consagrará e proclamará como basílica uma famosa igreja da cidade, a Sagrada Família, obra-prima inacabada do devoto arquiteto catalão Antoni Gaudí. O Santo Padre também jantará com os bispos e visitará uma fundação para pessoas com deficiência, antes de regressar a Roma, à noite.
O governo da Espanha é um dos mais secularistas da Europa, e desde que chegou ao poder, em 2004, aprovou uma série de leis em oposição direta ao ensinamento católico. Como para demonstrar sua preocupação, esta será a segunda visita de Bento XVI ao país. A primeira vez foi em 2006, para o Encontro Mundial das Famílias, em Valencia. Ele ainda regressará à Espanha em agosto de 2011, para a JMJ de Madri.
Esses são só os atos mais significativos para o Papa e o Vaticano neste outono europeu, mas sem dúvida outros também encontrarão seu lugar no calendário do Papa e do Vaticano. Uma destas atividades poderia ser o terceiro consistório de Bento XVI, ainda que a maioria dos observadores afirme que deva ocorrer no ano que vem.
Atualmente, há 107 cardeais com menos de 80 anos, com direito a votar no próximo conclave, 13 abaixo do limite de 120 estabelecido por Paulo VI. Mas no início de 2011, haverá pelo menos mais 19 vacantes entre os cardeais eleitores. Apesar de se terem passado quase três anos desde o último consistório, o prazo está dentro do normal (João Paulo II convocou um consistório a cada três anos em média).
Entre os candidatos a receber o capelo vermelho estão Dom Raymond Burke, Prefeito da Assinatura Apostólica, Dom Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Dom Timothy Dolan, arcebispo de Nova York, Dom Malcolm Ranjith, arcebispo de Colombo (Sri Lanka), e Dom Reinhard Marx, arcebispo de Munique (Alemanha).
Tendo consistório ou não, o Santo Padre e o Vaticano têm pela frente meses bem ocupados.
* * *
Edward Pentin é escritor independente que reside em Roma - epentin@zenit.org

PAPA RECORDA MINEIROS SOTERRADOS NO CHILE

Pede às famílias que “mantenham a serenidade” enquanto terminam o resgate

Ccastel Gandolfo (ZENIT.org) - O Papa Bento XVI, durante as saudações aos peregrinos reunidos no pátio interior do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, dirigiu um pensamento especial aos mineiros soterrados em San José (Chile).
Ao cumprimentar os peregrinos em língua espanhola, quis mostrar seu "particular afeto aos mineiros que se encontram presos na mina de San José, na região chilena de Atacama".
"Confio os mineiros e suas famílias à intercessão de São Lourenço, assegurando-lhes minha proximidade espiritual e minhas contínuas orações, para que mantenham a serenidade na expectativa de uma feliz conclusão dos trabalhos que estão sendo feitos para se chegar ao seu resgate."
Com esta saudação, o Papa quis mostrar-se próximo dos 33 mineiros soterrados desde 5 de agosto na mina de San José, no norte do Chile, a quase 700 metros de profundidade.
Os mineiros, que no começo já foram dados por mortos, permaneceram 17 dias presos e sem comunicação, até que foram descobertos com vida pelas equipes de resgate, graças a uma sonda (cf. ZENIT, 23 de agosto de 2010).
Até agora, foram-lhes proporcionados alimentos e sistemas de comunicação. Nos próximos dias, segundo as autoridades chilenas, começarão as tarefas de resgate, que poderiam durar entre três e quatro meses.

EVANGELHO DO DIA

Lucas 4,16-30

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, 16veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. 17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. 22Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José?”23Jesus, porém, disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”. 24E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”. 28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.- Palavra da Salvação.

SANTO DO DIA - SÃO CESÁRIO DE ARLES

Os santos, como ninguém, entenderam que a Graça do Cristo que quer santificar a todos, é sempre a mesma, na eficiência, abundância e liberalidade. Cesário de Arles foi um destes homens que se abriu ao querer de Deus, e por isso como Bispo tornou-se uma personalidade marcante do seu tempo.Cesário nasceu na França em 470, e ao deixar sua casa entrou para o mosteiro de Lérins, onde se destacou pela inteligência, bom humor, docilidade e rígida penitência, que mais tarde acabou exigindo imperfeitamente dos monges sob sua administração. Diante dos excessos de penitências, Cesário precisou ir se tratar na cidade de Arles - Sul da França- local do aprofundamento dos seus estudos e mais tarde da eleição episcopal.São Cesário de Arles, até entrar no Céu com 73 anos de idade, ocupou-se até o fim com a salvação das almas e isto fazia, concretamente, pela força da Palavra anunciada e escrita, tornando-se assim o grande orador popular do Ocidente latino e glória para a vida monástica. Já que escreveu duas Regras monásticas. Em tudo buscava comunicar a ortodoxia da Fé e aquilo que lutava para viver com o Espírito Santo e irmãos, por isto no campo da moral cristã, Cesário de Arles salientava o cultivo da justiça, prática da misericórdia e o cuidado da castidade.

São Cesário de Arles, rogai por nós!

domingo, 29 de agosto de 2010

COMEÇA HOJE, EM JUAZEIRO DO NORTE, A ROMARIA DE NOSSA SENHORA DAS DORES

Começa, a partir de hoje, a Romaria de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, reunindo milhares de fiéisJuazeiro do Norte. A festa da Mãe das Dores atravessa um século, mas este ano faz alusão aos 100 anos do Município que fortaleceu a fé em Nossa Senhora, em todo o País, levando aos nordestinos a mensagem do Padre Cícero. Os contemporâneos do sacerdote dizem que ele foi o maior devoto de Nossa Senhora. Tanto que as duas, entre as três maiores romarias do ano, em Juazeiro, são em alusão à Nossa Senhora das Dores. Começa hoje e vai até o dia 15, já a Festa de Nossa Senhora das Candeias é em fevereiro."Juazeiro do Centenário: Terra de Oração e Trabalho". Esse é o tema da festa que reúne em torno de 400 mil romeiros de todo o Nordeste. Alagoas e Pernambuco têm presença marcante, com maior número. Tudo começou com uma pequena capelinha, erguida pelo padre Pedro Ribeiro, em 1827, neto do brigadeiro Leandro Bezerra de Menezes, que concluiu o espaço no pequeno vilarejo, em Tabuleiro Grande, terras de sua propriedade. Uma influência que se multiplicaria aos milhões de fiéis.Para muitos, a Mãe das Dores não é só padroeira de Juazeiro, mas de todo o Nordeste. A fé em Nossa Senhora demonstrada, pela vinda da imagem de Aparecida, no mês de julho passado, em Juazeiro, o encontro do romeiro com a grande crença fortalecida pelo Padre Cícero. A missa dos 76 anos do sacerdote contou com a presença de mais de 40 mil fiéis e a imagem da santa padroeira do Brasil estava lá, de frente para toda multidão.Padre Cícero exerceu o papel de, em nome da Mãe das Dores, arrebanhar a massa de fiéis. Incentivou o uso do rosário de Nossa Senhora e a oração como elemento fortalecedor da fé dos nordestinos. Ele só veio assumir a capela, depois do falecimento do Padre Pedro e cinco capelões terem passado pelo local. Segundo o jornalista e escritor Geraldo Menezes Barbosa, contemporâneo do "Padim", isso só veio acontecer por solicitação das famílias que formavam núcleos de fiéis. "Sendo ele um grande devoto da Virgem Maria, foi quem influenciou as famílias do lugar a rezarem o rosário", diz.Segundo o escritor, essa influência se multiplicou com o fenômeno dos milagres ou hóstia com sangue em 1889 e que, Maria de Araújo, a protagonista dos milagres, dizia ter a visão da Virgem Maria. Como as terras do povoado foram doadas ao patrimônio da Igreja de Nossa Senhora das Dores, o Padre Cícero autorizou os moradores dos sítios a fazerem suas casas em terreno do patrimônio de Nossa Senhora das Dores. E o crescimento do lugar passou a se intensificar, a partir das árvores de Juazeiro em volta da capela. Tornou-se povoado populoso. A devoção de rezar o rosário de Nossa Senhora em Juazeiro veio em 1872, ensinada pelo "Padim", quando dizia que a Virgem das Dores era a grande advogada das pessoas junto ao filho de Deus. Em 1875, ele lançou um pedido aos devotos de Nossa Senhora das Dores para construção de uma igreja maior, numa obra que duraria sete anos. Já em 1884, a igreja estava pronta e a inauguração foi feita pelo bispo do Ceará, dom Joaquim José Vieira, no mês de agosto do mesmo ano.A festa no mês de setembro teve origem, segundo o escritor, com a chegada da imagem de Nossa Senhora das Dores, em 18 de setembro de 1887, vinda da França, tendo o Padre Cícero celebrado a solenidade de entronização. A imagem passou a receber a visitação de milhares de romeiros da Virgem Maria. "A partir desta data as romarias à Nossa Senhora das Dores passaram a ser no mês de setembro, quando todos conduzem na mão o rosário da Virgem como parte devocional e que esse ato se espalha por todo o Nordeste e Brasil".Tudo partiu do Padre Cícero que deu essa orientação ao romeiro, ensinando a importância de rezar durante o dia e a noite o santo rosário da Virgem Maria. Já o novenário da padroeira foi iniciado em 1887, em setembro.O Padim, segundo Geraldo Menezes, dizia aos romeiros que a reza do rosário deixava a pessoa guardada de todos os perigos. E lembra das palavras do sacerdote quando ele afirmava que: "quem não tiver tempo, reze mesmo no caminho da roça e nos momentos que estiver em casa". O escritor lembra da festa de Nossa Senhora das Candeias, a outra grande romaria de Juazeiro que faz alusão à Nossa Senhora. "Candeias quer dizer a luz do mundo, Jesus", explica. Já Romaria de Finados veio se intensificar somente depois da morte de Cícero Romão Batista.Segundo o padre Paulo Lemos, atual administrador da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, foi seguindo este exemplo de Maria Santíssima que o Padre Cícero encontrou força e coragem para assumir sua missão de pastor e guia, conselheiro do sertão e grande missionário do Nordeste. Por isso, ele pedia: "depois de minha morte, não deixem de venerar a Virgem das Dores, em Juazeiro". Todas as paróquias vão participar dos festejos. Também haverá mutirão de confissões, com o maior número de sacerdotes.A cidade começa a se mobilizar e centenas de barraqueiros se instalam na cidade. Um esquema especial, segundo a Operação Romeiro, será dado sequência, enquanto se conclui o espaço definitivo do Centro de Apoio ao Romeiro. Uma programação paralela também é realizada pelos devotos de Nossa Senhora, com a tradicional procissão dos carroceiros, no dia 12, saindo da Rua São Pedro, terminando na missa na Basílica. A Procissão dos Carros acontece dia 14. Uma grande mobilização é feita pela cidade e os romeiros agradecem a acolhida atirando bombons dos paus-de-arara aos juazeirenses.No dia 2 de setembro, terá reunião geral da Operação Romeiro, integrando todos os setores para socializarem os serviços da festa. De 11 a 14 acontece o tradicional show do chapéu na Praça do Romeiro. O devocionário das 18h30 será presidido pelo padre Paulo Lemos.A programação se intensifica com o tríduo da romaria, quando há um maior número de romeiros nos três últimos dias. As missas são a às 6 horas na Basílica, e na Capela do Socorro até às 19 horas.

Fonte: Elizângela SantosRepórter/ Diário do Nordeste

CORCEL 85 DO PADRE PEDRO ESTÁ SENDO RIFADO

O padre Tula, que pertence a Paróquia de Caucaia, que fica a 17 quilômetros distante de Fortaleza, na Região Metropolitana, está rifando um carro – Corcel 85 – que pertencia ao seu irmão, que era também padre e se chamava Pedro.
- O carro está em perfeitos condições, inclusive eu fiz uma viagem nele, pelo Interior do Estado. Estou vendendo uma rifa, porque sei que muita gente gostaria de possuir aquele veículo”, disse o padre Tula, depois de celebrar uma missa neste domingo, na Casa de Retiro Cordimariana. As cautelas podem ser adquiridas naquela Casa.

PAPA ENVIA MENSAGEM DE ENCORAJAMENTO A MINEIROS SOTERRADOS NO CHILE

O Papa Bento XVI assegurou neste domingo, 29, sua "proximidade espiritual e contínuas orações" aos mineiros que se encontram soterrados na mina de São José, na região de Atacama, no Chile. Na mensagem em língua espanhola, o Santo Padre afirmou que "confia os mineiros e seus familiares à intercessão de São Lourenço" e pediu que eles "mantenham a serenidade na espera de uma feliz conclusão dos trabalhos que estão sendo feitos para o seu resgate. Enfim, Bento XVI pediu a todos os fieis de língua espanhola a acolherem "a Palavra de Cristo, para crescer na fé, na humildade e generosidade". Os mineiros estão presos a 700 metros de profundidade desde o dia 5 de agosto, quando o principal acesso ao túnel da mina desmoronou. Eles estão recebendo alimentos, oxigênio e medicamentos por canos. Estima-se que os trabalhos de resgate durem de três a quatro meses. Médicos da Nasa - a agência espacial americana, especializados em manter os astronautas em boa saúde durante suas missões em espaços confinados, devem chegar ao Chile nesta semana, para ajudar os médicos que acompanham os mineiros. Leia mais.: Famílias dos mineiros soterrados apelam à Justiça.: Vídeos de Maradona e Pelé devem animar mineiros no Chile.: Autoridades chilenas pedem ajuda à Nasa para manter mineiros vivos

Canção Nova Notícias

EVANGELHO DE HOJE: OBSERVADOR DE APARÊNCIAS

Por Dom Jesús Sanz Montes, ofm, arcebispo de Oviedo

Oviedo (ZENIT.org) - Apresentamos a meditação escrita por Dom Jesús Sanz Montes, OFM, arcebispo de Oviedo, administrador apostólico de Huesca e Jaca, sobre o Evangelho deste domingo (Lucas 14, 1.7-14), 22º do Tempo Comum.
* * *
Jesus não prestava atenção somente nos lírios do campo, nos pássaros do céu, mas também era um profundo observador da conduta humana: das crianças simples e sem falsidade, das viúvas que oferecem tudo o que têm, dos pecadores que, no fundo, têm um coração aberto ao perdão e ao arrependimento... E também prestará atenção nos aparentes, nos que caminham pela vida da propaganda e da etiqueta.
Jesus foi convidado à casa de um dos fariseus num sábado. Tanto Ele como os outros, todos observavam mutuamente aquele convite. O que Jesus viu? Que as pessoas procuravam se sentar nos primeiros lugares, para sair na foto da sociedade do lugar, para estar na boca do povo e sentir-se na passarela da influência e do renome.
Jesus falará sempre da verdade, pela verdade morrerá, da verdade se autodefinirá. Jamais a partir da aparência. Porque a aparência é sempre uma mentira, mais ou menos camuflada, mais ou menos procurada e querida. Ser o que no fundo não se é, aparentar e passar a perna, usar máscaras, viver num eterno carnaval. Uma pessoa assim, que vive a vida com sua fantasia particular (pouco importa se tal fantasia é ideológica, cultural, econômica ou inclusive religiosa), é uma pessoa vendida a si mesma, às suas pretensões; uma pessoa escrava das suas próprias correntes, e por isso inábil para a liberdade e para a simplicidade.
"Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar" ( Lc 14, 8). Não só pelo mal-estar que pode supor depois o fato de o anfitrião tirá-lo do seu podium e devolver-lhe à sua crua realidade, mas porque quem tem pretensões indevidas, quem vai como "capa de revista", é difícil que compreenda sua dignidade e a dos demais, quando tão ocupado está com sua aparência.
São Francisco dirá isso com sua proverbial simplicidade: "Somos o que somos diante de Deus e não mais" (Admoestação 19). Só quem experimentou a liberdade de ser e de querer ser o que somos aos olhos de Deus, somente esse pode entender Jesus. São os olhos do Senhor que nos guiam na senda verdadeira, que nos conduzem a reempreender o caminho sempre que nos cansamos de andar, que nos desviam quando nossos passos se torcem, que se tornam luz e graça para caminhar. Os olhos de Deus não enganam nunca, não humilham jamais, iluminam sem cegar. Feliz quem vive assim, simplesmente, porque experimentará o que é viver na paz, na liberdade, sem ansiedades devoradoras, sem poses hipócritas, sem truques fictícios... Sendo quem somos diante de nós mesmos e diante dos outros, o que somos diante de Deus.

O VERDADEIRO BEM É FICAR PERTO DE DEUS, EXPLICA BENTO XVI


Papa saúda peregrinos reunidos em Castel Cangolfo para o Ângelus deste domingo
Olhar para Cristo “como um modelo de humildade e de gratuidade”. É o convite feito pelo Papa Bento XVI no Ângelus deste domingo, 29, comentando a parábola do Evangelho de hoje onde Jesus afirma que “quando você for convidado para uma festa de matrimônio, não se coloque no primeiro lugar, porque talvez exista um convidado mais digno do que você, e aquele que o convidou pedirá para que você dê o seu lugar".O último lugar – disse o Papa aos peregrinos reunidos no pátio interno da Residência Apostólica de Castel Gandolfo – pode “de fato, representar a condição da humanidade degradada pelo pecado, condição da qual só a encarnação do Filho Único pode reerguê-la”.“Por isso, Cristo mesmo tomou o último lugar no mundo - a cruz - e, precisamente com esta humildade radical nos redimiu e nos ajuda constantemente", acrescentou Bento XVI citando sua encíclica ‘Caritas in veritate'.“Mais uma vez, portanto, - disse o Santo Padre - olhamos para Cristo como modelo de humildade e de gratuidade: d’Ele aprendemos a paciência nas tentações, a mansidão nas ofensas, a obediência a Deus na dor, esperando que Aquele que nos convidou nos diga: ‘Amigo, vem mais perto!’; o verdadeiro bem, de fato, é ficar perto d’Ele”.O Papa citou em seguida São Luis IX, Rei da França que colocou em prática o que está escrito no Livro de Sirácida (ou Eclesiástico): “Quanto maior você for mais humilde deve ser, e você encontrará graça diante do Senhor”.Bento XVI lembrou ainda que hoje recordamos o martírio de São João Batista, “o maior entre os profetas de Cristo, que soube renegar a si mesmo para dar espaço ao Salvador, e sofreu e morreu por causa da verdade”. E concluiu pedindo a São João e à Virgem Maria que nos guiem no caminho da humildade, para nos tornarmos dignos da recompensa divina.Em seguida o Papa concedeu a todos a sua Benção Apostólica.Antes de se despedir dos fiéis e peregrinos reunidos em Castel Gandolfo, Bento XVI destacou que no próximo dia 1º de setembro celebra-se na Itália o Dia da Salvaguarda da Criação, promovido pela Conferência Episcopal Italiana. É um evento já habitual, importante também no âmbito ecumênico.“Este ano nos recorda que não pode existir paz sem o respeito pelo ambiente. De fato, temos o dever de entregar a terra às novas gerações em um estado tal que também elas possam dignamente habitá-la e conservá-la. Que o Senhor nos ajude nesta tarefa”.Saudando os fiéis de língua espanhola o Papa recordou com afeto os mineiros que se encontram soterrados na mina de São José, na região chilena de Atacama.“Confio eles e seus familiares à intercessão de São Lourenço, assegurando-lhes minha proximidade espiritual e minhas contínuas orações, para que mantenham a serenidade na espera de uma feliz conclusão dos trabalhos que estão sendo feitos para o seu resgate. E a todos – concluiu o Papa - convido a acolher hoje a Palavra de Cristo, para crescer na fé, na humildade e generosidade”.


Canção Nova Notícias, com Rádio Vaticano/Reuters

PONTOS PARA NORTEAR ESCOLHA DOS CANDIDATOS, SEGUNDO ARCEBISPO DE APARECIDA

D. Raymundo Damasceno pede discernimento e interesse pelo bem comum

Aparecida (ZENIT.org) – O eleitor deve exercer seu direito de votar com “muita liberdade, responsabilidade e consciência perante Deus e a sociedade, pensando não só nos seus interesses pessoais, mas no bem de todo o país”.
Foi o que afirmou nesta sexta-feira o arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, ao receber a imprensa no Seminário Bom Jesus para divulgar uma nota sobre as eleições 2010 no Brasil e falar sobre o processo eleitoral.
Na mensagem dirigida aos eleitores católicos, Dom Damasceno pede que não se negocie nem anule o voto. “O voto deve ser consciente, livre, responsável e não uma troca de favores. Quem o vende contribui com a corrupção e tem a mesma parcela de culpa daquele que compra. Se vir alguma prática neste sentido, denuncie, imediatamente, às autoridades competentes.”
O arcebispo indica que os eleitores procurem conhecer seus candidatos. “Quem é ele? qual seu histórico de vida? Quais suas ideias e propostas?”
Pede que os eleitores católicos sejam coerentes consigo mesmos e com seus princípios. “Não vote pelos resultados que as pesquisas apresentam, ou por outro qualquer motivo, que interfira na sua liberdade de escolha. O voto é livre. Vote naquele (a) que você perante Deus, a sociedade e sua consciência julgar merecer o seu voto”.
Escolher os representantes “não é tarefa fácil; é um desafio. É preciso, pois, ter espírito crítico, discernimento e interesse pelo bem de toda a sociedade”, afirma o arcebispo, que é também presidente do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano).

HORÁRIO DE MISSAS

Paróquia São Vicente de Paulo, à Avenida Desembargador Moreira, 2211, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

*Diariamente: 6h30 e 17h30* De 3ª a 6ª: 11h30 e 19 horas
*Sábado: 6h30, 12 horas e 17h30
* Domingo: 6h30, 8h30, 11h30, 17h30 e 19h30

Comunidade Face de Cristo, à Rua Edmilson Barros de Oliveira, 191, no bairro Cocó, em Fortaleza

* De segunda à sexta-feiras: 7 horas.
* Domingo: 18h30

Paróquia Menino Deus, à Rua Jaime Leonel, s/n, no bairro Luciano Cavalcante

* Às 3ªs e 5ªs feiras, às 19 horas
* Domingo: às 7 e 19 horas.

Na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, à rua Albert Sabin, s/n, no bairro Cocó/Guararapes.

* Às 4ªs e 6ªs feiras, às 19 horas
* Domingo: às 9 e 18h30.

Paróquia Nossa Senhora da Assunção (Santuário), no bairro Barra do Ceará

* De terça-feira a sábado, as 6 e 19horas.
*Domingo : às 7, 9, 17, 18h30 e 20horas.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida, à Avenida Gomes de Matos, no bairro Montese.

*De 2ª à sexta-feiras, às 18h30, exceto nas terças-feiras.

*Domingo: às 7, 9,17 e 19 horas;
*Nos dias 12, Missa em honra a Nossa Senhora Aparecida; dia 13, Nossa Senhora de Fátima, e dia19, Santo Expedito. E toda 1ª terça-feira do mês, Missa de Cura.

Paróquia do Coração de Jesus, no Centro de Fortaleza, na Praça do Coração de Jesus.

*Diariamente, de segunda-feira a domingo, às 7 horas.
* Domingo: às 7,8,30, 16 e 18 horas.

Paróquia de Cristo Rei, à Rua Nogueira Acioli, 263, na Aldeota.

De segunda-feira à sexta-feira, às 6h30 e às 17 horas
Sábado, às 6h30, 17 e 19 horas.Domingo, 6h30, 9, 11 e 17 horas

Paróquia de Santa Luzia, Rua Tenente Benévolo esquina com Rua Antôno Augusto

Diàriamente, às 17 horas
Sábado, às 17 e 19 horas.Domingo, às 8, 10 (missa das crianças), 17 e 19 horas (missa dos jovens)Todo dia 13 de cada mês, missa às 12 horas, em honra a Nossa Senhora de Fátima.

Paróquia de São Gonçalo do Amarante, a 57 quilômetros distante de Fortaleza

De terça-feira à sexta-feira, às 18 horas.
Domingo, às 19 horas

Canção Nova, à Rua General Tertuliano Potiguara, 453, Aldeota (próx. a Paróquia São Vicente de Paulo. Informações pelos telefones (85) 3391.4064/3391.4065
De segunda à sexta-feira: 18h30;
1º Sábado de cada mês/”Sábado com Maria”, às 14 horas - Pregação e Adoração e 17 horas Missa de Cura e Libertação.

Paróquia e Santuário de São Benedito, à Avenida do Imperador, 1165, no Centro de Fortaleza. Telefone: 3221.6264

Domingo: às 7 e 18 horas
De segunda à sábado: 18 horas.

Paróquia da Paz, à Rua Visconde de Mauá, 905, no bairro Aldeota. Fone: 3224.2398

Domingo: às 8, 11, 17, 18h30 e 20 horas.
De segunda à sábado: 17 e 18h30

Envie-nos os horários de Missa de sua Paróquia ou Comunidade para que sejam divulgados no Blog.

EVANGELHO DO DIA

Lucas 14,1.7-14

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.— Glória a vós, Senhor!1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola:8“Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado”. 12E disse também a quem o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”. - Palavra da Salvação.

REFLETINDO SOBRE O EVANGELHO


Lucas 14,1.7-14


Vigésimo Segundo Domingo

O evangelho de hoje (Lucas 14, 1.7-14) chama nossa atenção para a busca de honra e a falta de humildade. Jesus conta uma parábola já bem conhecida: a do convidado que ocupa o primeiro lugar. Achou que tinha direito, por ser mais importante do que os outros. Não pensava que podia vir um convidado mais importante do que ele e o dono de casa lhe iria pedir que cedesse o seu lugar a esse convidado.
No meio dos seguidores de Jesus não há lugar para os mais importantes. Jesus diz que o maior deve ter uma atitude de serviço e não de procura de honra. Jesus ensinou essa verdade de modo muito realista, quando, tomando parte numa refeição em dia de sábado, na casa dos dois chefes de fariseus, não perdeu a ocasião de doutrinar tanto mais que os fariseus o estavam observando com mal disfarçada astúcia. Reparou que muitos convivas tratavam de escolher os primeiros lugares. E, então, como quem está proclamando uma sentença de sabedoria, contou a parábola do convidado para uma festa de casamento.
Com esta parábola, Jesus, evidentemente, não estava querendo dar uma aula de boas maneiras. Ele nos quer dizer que não pode haver espírito de competição, de ares de grandeza, de procura de benefícios ou de elogios. O que une os discípulos é a fé em Jesus Cristo, é o amor entre aqueles que se expressam na solidariedade e na gratuidade. Solidariedade e gratuidade vão além do círculo de discípulos, para incluir os que realmente precisam de tudo. Isto fica muito claro quando se convidam os pobres e indigentes para a festa. Eles não têm como retribuir. Eles não retribuirão na terra. Mas Deus não deixará de reconhecer essa generosidade no dia da ressurreição. E a menção de uma festa de núpcias leva o pensamento para as núpcias do reino messiânico, onde não entra a soberba, e onde o lugar mais alto será o dos que souberam guardar a humildade. Como Maria, cujo elogio foi sintetizado por Dante Alighier nestas duas palavras postas nos lábios de São Bernardo, na Divina Comédia: “Mais alta e humilde que qualquer criatura”. Ela que recebeu de Deus as graças mais sublimes e que merece ser louvada por todas as gerações. Ela soube reconhecer que tudo vem de Deus, e nela só existe a pequenez e a humildade. Assim ela nos ensinou também que a virtude da humildade não significa que não possamos reconhecer os dons que Deus nos tenha dado. O importante é saber que todo bem vem de Deus e que só a ele devemos dar toda, honra e louvor.
Cultivar a humildade é como cavar alicerces sobre os quais se vai construir o edifício – como ensinou Santo Agostinho – tanto mais fundo devem ser postos os alicerces. E, onde houver alguém muito notável pelas virtudes, pode-se ir ver e se irá encontrar um notável modelo de humildade. Cervantes escreveu: “a humildade é a base e o fundamento de todas as virtudes, e sem ela não há nenhum que o seja”. Isto é profundamente evangélico.
Que neste domingo, em que se inicia o mês dedicado a Bíblia – palavra de Deus semeada na vida do povo. O Senhor nos faça experimentar a alegria e a convivência fraterna sem dominação e nos ajude a assumir o serviço desinteressado e gratuito a todos os filhos e filhas de Deus.

Pe. Raimundo Neto
Pároco de São Vicente de Paulo

SANTO DO DIA - MARTÍRIO DE SÃO JOÃO BATISTA

Com satisfação lembramos a santidade de São João Batista que, pela sua vida e missão, foi consagrado por Jesus como o último e maior dos profetas: "Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista...De fato , todos os profetas, bem como a lei, profetizaram até João. Se quiserdes compreender-me, ele é o Elias que deve voltar." (Mt 11,11-14)Filho de Zacarias e Isabel, João era primo de Jesus Cristo, a quem "precedeu" como um mensageiro de vida austera, segundo as regras dos nazarenos.São João Batista, de altas virtudes e rigorosas penitências, anunciou o advento do Cristo e ao denunciar os vícios e injustiças deixou Deus conduzí-lo ao cumprimento da profecia do Anjo a seu respeito: "Pois ele será grande perante o Senhor; não beberá nem vinho, nem bebida fermentada, e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe. Ele reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus: e ele mesmo caminhará à sua frente..." ( Lc 1, 15)São João Batista desejava que todos estivessem prontos para acolher o Mais Forte por isso, impelido pela missão profética, denunciou o pecado do governador da Galileia: Herodes, que escandalosamente tinha raptado Herodíades - sua cunhada - e com ela vivia como esposo. Preso por Herodes Antipas em Maqueronte, na margem oriental do Mar Morto, aconteceu que a filha de Herodíades (Salomé) encantou o rei e recebeu o direito de pedir o que desejasse, sendo assim, proporcionou o martírio do santo, pois realizou a vontade de sua vingativa mãe: "Quero que me dês imediatamente num prato, a cabeça de João, o Batista" (Mc 6,25)Desta forma, através do martírio, o Santo Precursor deu sua vida e recebeu em recompensa a Vida Eterna reservada àqueles que vivem com amor e fidelidade os mandamentos de Deus.

São João Batista, rogai por nós!

sábado, 28 de agosto de 2010

BENTO XVI FAZ ESTUDOS SOBRE O CONCÍLIO VATICANO II COM EX-ALUNOS

O Papa Bento XVI participa, neste final de semana, do tradicional encontro de verão com seus ex-alunos, chamado de “Ratzinger Schülerkreis”. O encontro, que se realiza a portas fechadas, começou nesta sexta-feira, 27, no Centro Mariápolis de Castel Gandolfo, e segue até domingo, com estudos sobre o Concílio Vaticano II. Os participantes são cerca de 40, todos ex-alunos do Professor Ratzinger, que discutiram suas teses com ele nos anos em que era docente na Alemanha. O orador principal é o Arcebispo, Dom Kurt Koch, ex-bispo da Basiléia, que foi nomeado em julho passado, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. Dom Koch fará duas conferências: uma sobre “O Concílio Vaticano II, entre a tradição e a inovação. A hermenêutica da reforma entre a hermenêutica de uma continuidade com ruptura e de uma continuidade não-histórica”, a segunda sobre o “Sacrosanctum Concilium e a Reforma liturgia pós-conciliar”.Ontem e hoje, após as palavras de Dom Koch, abriu-se um espaço para a discussão do tema, da qual toma parte também o Pontífice. Neste domingo, o momento culminante: os ex-alunos irão participar da Celebração Eucarística presidida por Bento XVI, no Centro de Congressos Mariápolis.A maioria dos participantes vem da Alemanha e Áustria. Além deles, há também um italiano, um irlandês, um holandês, um coreano e um indiano. Presentes ainda o Arcebispo de Viena, Cardeal Christoph Schönborn, o Bispo auxiliar de Hamburgo, Dom Hans-Jochen Jaschke, professores, sacerdotes, religiosos e leigos.O primeiro encontro entre o professor Ratzinger e seus ex-alunos ocorreu em março de 1977, quando foi nomeado Arcebispo de Munique e Freising. Desde então os encontros se repetem anualmente, sobre um determinado tema. No ano passado o tema foi a missão ad gentes. Este ano, portanto, é abordado o tema do Concílio Vaticano II, cuja plena atuação Bento XVI colocou entre as prioridades do seu Pontificado.

Canção Nova Notícias, com Rádio Vaticano

EVANGELHO DO DIA

Mateus 25,14-30

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 14“Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. 15A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida viajou. 16O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles, e lucrou outros cinco.17Do mesmo modo, o que havia recebido dois lucrou outros dois. 18Mas aquele que havia recebido um só saiu, cavou um buraco na terra, e escondeu o dinheiro do seu patrão. 19Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados. 20O empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: ‘Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco que lucrei’.21O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’ 22Chegou também o que havia recebido dois talentos, e disse: ‘Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei’. 23O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’24Por fim, chegou aquele que havia recebido um talento, e disse: ‘Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ceifas onde não semeaste. 25Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence’. 26O patrão lhe respondeu: ‘Servo mau e preguiçoso! Tu sabias que eu colho onde não plantei e que ceifo onde não semeei? 27Então devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence’.28Em seguida, o patrão ordenou: ‘Tirai dele o talento e dai-o àquele que tem dez! 29Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30Quanto a este servo inútil, jogai-o lá fora, na escuridão. Ali haverá choro e ranger de dentes!’”- Palavra da Salvação.

SANTO DO DIA - SANTO AGOSTINHO

Celebramos neste dia a memória do grande Bispo e Doutor da Igreja que nos enche de alegria, pois com a Graça de Deus tornou-se modelo de cristão para todos. Agostinho nasceu em Tagaste, no norte da África, em 354, filho de Patrício (convertido) e da cristã Santa Mônica, a qual rezou durante 33 anos para que o filho fosse de Deus.Aconteceu que Agostinho era de grande capacidade intelectual, profundo, porém, preferiu saciar seu coração e procurar suas respostas existentes tanto nas paixões, como nas diversas correntes filosóficas, por isso tornou-se membro da seita dos maniqueus.Com a morte do pai, Agostinho procurou se aprofundar nos estudos, principalmente na arte da retórica. Sendo assim, depois de passar em Roma, tornou-se professor em Milão, onde envolvido pela intercessão de Santa Mônica, acabou frequentando, por causa da oratória, os profundos e famosos Sermões de Santo Ambrósio. Até que por meio da Palavra anunciada, a Verdade começou a mudar sua vida.O seu processo de conversão recebeu um "empurrão" quando, na luta contra os desejos da carne, acolheu o convite: "Toma e lê", e assim encontrou na Palavra de Deus (Romanos 13, 13ss) a força para a decisão por Jesus:"...revesti-vos do Senhor Jesus Cristo...não vos abandoneis às preocupações da carne para lhe satisfazerdes as concupiscências". Santo Agostinho, que entrou no Céu com 76 anos de idade (no ano 430), converteu-se com 33 anos, quando foi catequizado e batizado por Santo Ambrósio. Depois de "perder" sua mãe, voltou para a África, onde fundou uma comunidade cristã ocupada na oração, estudo da Palavra e caridade. Isto, até ser ordenado Sacerdote e Bispo de Hipona, santo, sábio, apologista e fecundo filósofo e teólogo da Graça e da Verdade.

Santo Agostinho, rogai por nós!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

DESCULPEM-NOS, ESTAMOS DE RETIRO NESTE FIM DE SEMANA

Em tempo de retiro, o repórter fica ausente neste fim de semana para recarregar as baterias de sua espiritualidade. Na próxima segunda-feira, estará de volta se Deus quiser e Ele vai querer. Em tempo: esta tarde o blog ultrapassou a casa dos 305 mil acessos, graças a vocês, que querem ficar bem informado a respeito da nossa Igreja Católica, não só em Fortaleza, no Ceará, no Brasil como em todo o mundo, especialmente com as coisas do Vaticano, ou melhor, do papa Bento XVI.
Que Deus abençoe a todos e um bom fim de semana.
Do,
José Maria Melo

TRÍDUO ARQUIDIOCESANO DA PASTORAL DO DÍZIMO

Nos dias 17, 18 e 19 de setembro de 2010, a Arquidiocese de Fortaleza realizará o Tríduo Arquidiocesano do Dízimo, com atividades em nível de arquidiocese, de região episcopal e de paróquias e áreas pastorais. Para o dia 18 está programado um grande encontro arquidiocesano:Tema: Dízimo e capacitação de recursos. Local: Faculdade Católica de Fortaleza, situada na rua Tenente Benêvulo, 210, Centro – Fortaleza (antigo ITEP).Horário: inicio às 08h00 e encerramento às 16h00.O encontro é aberto à participação dos agentes da Pastoral do Dízimo das Paróquias e Áreas Pastorais e será assessorado pelo Pe. Jerônimo Gasques. da Diocese de Presidente Prudente–SP, autor de vários livros sobre Dízimo, publicados principalmente pela Editora Paulus.No dia 17 as atividades acontecerão nas regiões episcopais; no dia 19, nas paróquias e áreas pastorais.Contato: João Augusto (85) 3388 8702 ou (85) 9922 4449.

Fonte: Pastoral da Comunicação Arquidiocesana

A PROGRAMAÇÃO DO DIA DO CATEQUISTA EM FORTALEZA

O Dia do Catequista na Arquidiocese de Fortaleza está com a seguinte programação nas Regiões Episcopais: Região Metropolitana São JoséDia 29 de agosto, às 8h, na Paróquia de Nossa Senhora das Dores (Otávio Bonfim) será comemorado o dia do Catequista, da Região Episcopal Metropolitana São José com missa presidida por Frei Beto, pároco da paróquia. Após a missa, terá uma PARTILHA DE LANCHE e em seguida, brincadeiras com Gincanas e Sorteios de brindes. Região Episcopal Metropolitana Bom Jesus dos AflitosDia 28 de agosto, sábado, a partir das 13 horas, na igreja São José - Av. Oliveira Paiva. Momento orante, apresentações artísticas.Região Episcopal Metropolitana Nossa Senhora da AssunçãoDia 29 de agosto, celebração Eucarística, às 17h, na Área Pastoral do Álvaro Weyne. Logo após a celebração acontecerão apresentações artísticas, sorteios...OBS.: As demais regiões optaram por realizar Dia do Catequista a nível paroquial.Informações pelo o telefone (85) 3388 8701 com Hilda Chavante.

Fonte: Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

MÊS DA BÍBLIA 2010

Para celebrar o mês da bíblia 2010, está a disposição das paróquias e áreas pastorais, na CNBB Regional Nordeste 1, o subsidio elaborado por Aíla Luzia Pinheiro de Andrade, da Comunidade Nova Jerusalém, sobre o livro de Jonas.O Mês da Bíblia surgiu há 39 anos por ocasião do 50º aniversário da Arquidiocese de Belo Horizonte. Desde então tem destacado a importância da leitura, do estudo e da contemplação das Sagradas Escrituras. Na verdade, o Mês da Bíblia tem contribuído muito para o desenvolvimento da Pastoral Bíblica nos âmbitos paroquial e diocesano. Hoje, se percebe a necessidade da Animação Bíblica das Pastorais em vez da existência de apenas uma pastoral entre as demais dedicada às Sagradas Escrituras. A Animação Bíblica vem a ser a forma mais adequada de acentuar a centralidade da Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, juntamente com as Instituições Bíblicas, no desejo de dar continuidade à XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (2008), que destacou especialmente o mandato missionário de todo cristão como consequência do batismo, propõe para o ano de 2010, no mês da Bíblia, o estudo e a meditação do Livro de Jonas com destaque para a evangelização e a missão na cidade.O Sínodo pediu que a consciência desse mandato missionário e discipular fosse aprofundada em cada paróquia e comunidade, nas pastorais, nos movimentos e nas organizações católicas. Também foi desejo dos Padres Sinodais que se propusessem novas iniciativas para se fazer chegar a “Palavra de Deus a todos, especialmente, aos irmãos batizados, mas não suficientemente evangelizados” (Proposição 38).Além disso, a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, em Aparecida - SP (2007), também destacou o valor do mandato missionário, enfatizando os novos areópagos da missão (DAp 491-500). Areópago, literalmente, significa colina de Ares, localizada na antiga cidade grega de Atenas. Nesse lugar, a céu aberto, a cidadania era exercida em assembleias que tratavam de importantes assuntos no âmbito da política e da religião. Foi ali, conforme At 17, 16-33, que São Paulo apresentou o Evangelho, pela primeira vez, a um ambiente de cultura grega. Atualmente, o areópago, em sentido simbólico, significa os novos contextos de missão. Os encontros sobre o livro de Jonas ajudarão a Igreja a vivenciar o mandato missionário no enfrentamento de novos desafios.Na linha do ecumenismo da Campanha da Fraternidade deste ano, o livro de Jonas reforça a idéia da universalidade do amor de Deus, que reconhece o valor de todos; no horizonte aberto pelo Ano Paulino, esse texto da Escritura nos faz refletir sobre a evangelização do mundo urbano. Assim, Jonas será uma grande contribuição para que o entusiasmo não esfrie e a Igreja possa continuar ampliando sua reflexão sobre a amplitude de sua missão. De fato, a escolha deste livro bíblico para o mês de setembro tem por objetivo tirar os católicos do comodismo e do julgamento preconceituoso e os encaminhar para a evangelização da cidade.Que o estudo e a meditação do livro de Jonas nos ajudem a vencer a tentação de fugir dos desafios da missão e nos tornem capazes de acolher a todas as pessoas sem acepção.Informações: (85) 3252 4046 falar com Fátima ou Liduína.

Fonte: Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

COMISSÃO DÁ INÍCIO À ATUALIZAÇÃO DAS DIRETRIZES DO DIACONATO PERMANENTE


A Comissão para atualização das Diretrizes do Diaconato Permanente fez sua primeira reunião nesta quinta-feira, 26, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para discutir a metodologia de trabalho que a equipe vai adotar para começar a atualização do documento “Diretrizes do Diaconato Permanente”, em vigor desde 2003.
Durante a reunião, a equipe também deu início à elaboração de um questionário que será enviado para as Comissões Regionais do Diaconato Permanente, com o objetivo de solicitar a contribuição dos diáconos em sugestões e acréscimos ao novo texto.
O presidente da Comissão, dom Anuar Battisti [arcebispo de Maringá (PR)], antecipou que três elementos já foram definidos para integrar a nova redação. “O novo documento vai constar do magistério da Igreja a partir de citações do papa Bento XVI sobre o diaconato permanente, das diaconias: as regiões atendidas pelos diáconos permanentes, e da dimensão da missionariedade dos diáconos, a partir do Documento de Aparecida (DAp)”.
Ainda nessa primeira reunião, o grupo pontuou mudanças de palavras, parágrafos e fez correções no texto atual. Dom Anuar afirmou que até o fim de outubro, os questionários deverão voltar respondidos. Em novembro, o secretário executivo da Comissão, padre Reginaldo Lima [assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB], deverá fazer a tabulação dos dados e, em 7 de dezembro, acontecerá a segunda reunião que dará início à primeira redação de atualização do novo documento a ser apresentado na 49ª Assembleia Geral da CNBB, marcada para maio de 2011, em Aparecida (SP). Com a aprovação da CNBB, o texto seguirá a Roma, para aprovação da Congregação para a Educação Católica.
Integram a Comissão três bispos [dom Anuar Battisti, arcebispo de Maringá (PR); dom Vicente Gosta, bispo da diocese de Jundiaí (SP); dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Teresina (PI); dom Edson de Castro Homem, bispo auxiliar do Rio de Janeiro]; um diácono permanente [Odelcio Calligaris Gomes da Costa, presidente da Comissão Nacional dos Diáconos (CND)] e dois sacerdotes [Reginaldo Lima e Valter Maurício Goedert].
Atualmente existem no Brasil 2.200 diáconos permanentes. Segundo o diácono Odelcio, cerca de 53% das dioceses do país têm diáconos permanentes.


CNBB

EPISCOPADO ARGENTINO ORGANIZA OFICINAS SOBRE "LECTIO DIVINA"

Previstas em Buenos Aires em diferentes sedes

Buenos Aires (ZENIT.org) - A Conferência Episcopal Argentina está organizando para setembro - mês da Bíblia no país - uma oficina teórico-prática sobre a Lectio Divina, que se realizará em três sedes diferentes dos bairros da capital: Almagro, Barrio Norte e Caballito.
O principal objetivo será introduzir os participantes na prática da leitura orante da Bíblia, de acordo com o "Manual da Lectio Divina para Jovens Missionários", elaborado pelo Centro Bíblico para a América Latina, e incentivá-los para que se convertam em agentes multiplicadores que se animem a formar grupos de discípulos e missionários de Jesus Cristo, enamorados e orientados pela sua Palavra.
As oficinas estão dirigidas a religiosos, religiosas, agentes pastorais, catequistas, docentes, tutores, líderes juvenis, membros de grupos de pais e outras pessoas interessadas em conhecer esta metodologia com intenção de aplicá-la fundamentalmente em âmbitos escolares e juvenis.
Aos participantes, além da formação, será oferecido um Manual de Lectio Divina para Jovens Missionários e um exemplar do Novo Testamento.
Maiores informações: https://mail.google.com/mail/?view=cm&fs=1&tf=1&to=pastoralbiblica@fibertel.com.ar

A II EDIÇÃO DO HALLEL PROGRAMADA PARA OUTUBRO, NA EXPOECE

A Renovação Carismática Católica do Ceará está trazendo para Fortaleza, com o apoio e bênção do Arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio, o maior evento da Música Católica do Brasil e conhecido nacional e internacionalmente como Hallel.
A 1ª edição aconteceu nos dias 10,11 e 12 de outubro do ano passado, no parque de exposições governador César Cals ( Expoece ) teve como atração 12 bandas de vários estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia. Contou com várias bandas locais, reunindo um público de 50.000 pessoas. Estiveram presentes também neste evento vários veículos de comunicação: televisões, rádios, jornais, revistas e do meio virtual como sites, blogs, youtubes, entre outros. Este evento cultural cristão é promovido há 22 anos pela Associação Diocesana Nova Evangelização João Paulo II de Franca – SP, acontecerá este ano nos dias 8, 9 e 10 de Outubro, a 2ª edição no mesmo local e espera atingir um público de 100.000 pessoas.

Informações de Viviane Rocha – MCS Hallel.

EUA: BISPOS FESTEJAM SENTENÇA CONTRA CÉLUAS EMBRIONÁRIAS

Pedem ao Governo que financie a pesquisa com células tronco adultas

Washington (ZENIT.org) – Os bispos americanos acolheram com satisfação a sentença da Corte Federal de fazer que a administração Obama detenha o financiamento das pesquisas com células tronco embrionárias.
Em comunicado firmado pelo cardeal Daniel DiNardo, presidente do Comitê de Atividades Pró Vida da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos, qualifica-se a decisão judicial de uma “grande vitória para uma ética médica sólida”.
Também afirmou que esta decisão judicial respeita “a emenda Dickey, aprovada pelo Congresso em 1996, que não permite o financiamento federal de qualquer pesquisa que cause dano ou destruição de embriões humanos”.
“Espero que esta decisão da Corte motive nosso governo a renovar e expandir seu compromisso com outras vias de pesquisa com células tronco que são eticamente aceitáveis”, acrescenta o comunicado.
Estas outras linhas de pesquisa, com células tronco adultas, explica, “estão demonstrando maior promessa para aliviar os sofrimentos dos pacientes que a manipulação destrutiva de embriões humanos”.
Os bispos recordam que desde 1996, o congresso aprova anualmente a conhecida “emenda Dickey”, para proibir o financiamento de qualquer “pesquisa” que danifique ou destrua embriões humanos.
O objetivo desta emenda, acrescenta a nota, era garantir que os contribuintes americanos “não se vejam forçados a financiar projetos de investigação científica que impliquem a destruição da vida humana em seu estado primário”.
Contudo, começando por uma medida da administração Clinton em janeiro de 1999, esta lei "foi distorcida e reduzida", para permitir o financiamento federal desse tipo de pesquisa. Os bispos americanos, recorda a nota, sempre denunciaram esta e outras manipulações legais.
“A tarefa de todo bom governo é usar seu poder de financiamento onde há de melhor servir e respeitar a vida humana, e não buscar novas formas de fugir desta responsabilidade”, afirmam os bispos.

COORDENADORIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA PROMOVE ENCONTRO DE LÍDERES MISSIONÁRIOS E INFANTIS

A coordenadora da Infância e Adolescência Missionária - IAM comunica aos assessores e coordenadores que o Encontro de Líderes Missionários e Infantis - ELMI foi adiado. O encontro será agora de 3 a 7 de setembro. A taxa de participação será de R$ 75,00 (setenta e cinco reais) por pessoa para os quatro dias. A coordenação arquidiocesana da Infância e Adolescência Missionária solicita aos párocos e conselhos paroquiais que apóiem a participação dos coordenadores e assessores de suas paróquias animando-os e pagando suas despesas. A Missão é uma das três prioridades da Arquidiocese. Caso a paróquia ou comunidade não tenha condições de ajudá-los no pagamento da taxa de participação, a coordenação sugere aos grupos que promovam bingos, rifas ou algum evento para arrecadar este valor ou parte dele.É muito importante, é necessário que cada paróquia ou comunidade que tenha grupos da Infância e Adolescência Missionária - IAM mande pelo menos um (1) representante. Este ano a Arquidiocese completa 10 anos de Encontro de Líderes Missionários e Infantis- ELMI. Por isso, está sendo preparado um encontro totalmente diferente dos anteriores. Os organizadores pedem a confirmação de participação e a ficha de inscrição, para uma boa organização do evento. Informações com Socorro, tel. (85) 3213.1829 e 8880.9844 ou com Jessica, tel. 9105.5581.

O X CONGRESSO ESTADUAL DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

Tendo como tema “Proclama a Palavra, Anuncia a Boa Notícia, tirado de I Timóteo 4,1-5, será realizado nos dias 4 e 5 de setembro, o X Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica e o I Fórum para Novas Comunidades. Os pregadores são o padre Hamilton, sacerdote da Canção Nova e apresentador do programa EmPauta, da TV Canção Nova; Lucimar Maziero, da Comissão Nacional de Formação da RCC Brasil e Rogério Soares, da Comissão Nacional de Reflexão Teológica da RCC Brasil. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3491.3205, uma realização da RCC Ceará.

EVANGELHO DO DIA

Mateus 25,1-13

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide a seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’.9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.- Palavra da Salvação.

SANTO DO DIA - SANTA MÔNICA

Neste dia, celebramos a memória desta grande santa, que nos provou com sua vida que realmente "tudo pode ser mudado pela força da oração." Santa Mônica nasceu no norte da África, em Tagaste, no ano 332, numa família cristã que lhe entregou – segundo o costume da época e local – como esposa de um jovem chamado Patrício.Como cristã exemplar que era, Mônica preocupava-se com a conversão de sua família, por isso se consumiu na oração pelo esposo violento, rude, pagão e, principalmente, pelo filho mais velho, Agostinho, que vivia nos vícios e pecado. A história nos testemunha as inúmeras preces, ultrajes e sofrimentos por que Santa Mônica passou para ver a conversão e o batismo, tanto de seu esposo, quanto daquele que lhe mereceu o conselho: "Continue a rezar, pois é impossível que se perca um filho de tantas lágrimas". Santa Mônica tinha três filhos. E passou a interceder, de forma especial, por Agostinho, dotado de muita inteligência e uma inquieta busca da verdade, o que fez com que resolvesse procurar as respostas e a felicidade fora da Igreja de Cristo. Por isso se envolveu em meias verdades e muitas mentiras. Contudo, a mãe, fervorosa e fiel, nunca deixou de interceder com amor e ardor, durante 33 anos, e antes de morrer, em 387, ela mesma disse ao filho, já convertido e cristão: "Uma única coisa me fazia desejar viver ainda um pouco, ver-te cristão antes de morrer". Por esta razão, o filho Santo Agostinho, que se tornara Bispo e doutor da Igreja, pôde escrever: "Ela me gerou seja na sua carne para que eu viesse à luz do tempo, seja com o seu coração para que eu nascesse à luz da eternidade".

Santa Mônica, rogai por nós!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

TERESA DE CALCUTÁ, "DOM INESTIMÁVEL PARA O MUNDO", AFIRMA PAPA

Mensagem de Bento XVI pelo centenário do nascimento da Madre Teresa

Cidade do Vaticano, quinta-feira, 26 de agosto de 2010 (ZENIT.org) - A Madre Teresa, "modelo exemplar das virtudes cristãs", foi em vida um "dom inestimável" para o mundo e continua sendo "por meio do amoroso e incansável trabalho de suas filhas espirituais".
Assim afirma o Papa Bento XVI, em uma mensagem enviada a Sor Mary Prema, superiora das Missionárias da Caridade, a congregação fundada pela Madre Teresa, por ocasião do centenário do nascimento da religiosa, que é comemorado hoje no mundo inteiro.
Na mensagem, divulgada hoje pela Rádio Vaticano, o Papa convida as filhas espirituais da Madre Teresa a seguirem seu exemplo.
"Respondendo com confiança ao chamado direto do Senhor - diz o Papa -, a Madre Teresa exemplificou diante do mundo as palavras de São João: ‘Caríssimos, se Deus nos amou assim, também nós devemos amar uns aos outros. Se nos amarmos uns aos outros, Deus está em nós e o seu amor é perfeito em nós' (1 Jo 4, 11-12)."
"Possa este amor continuar a inspirar-vos como Missionárias da Caridade e a doar-vos generosamente a Jesus, que vedes e servis nos pobres, nos doentes, nas pessoas sós e abandonadas."
O Papa conclui exortando as missionárias a "recorrer constantemente à espiritualidade e ao exemplo da Madre Teresa e, seguindo seus passos, a acolher o convite de Jesus: ‘Vinde, sede a minha luz'".
Segundo informa a agência Asianews, a mensagem foi lida hoje de manhã pelo arcebispo de Calcutá, Dom Lukas Sirkar, durante a Missa presidida pelo cardeal Thelesphore Toppo, arcebispo de Ranchi, na casa central das Missionárias da Caridade.
Cerca de mil pessoas participaram da Missa, celebrada na casa onde repousam os restos da Madre Teresa, informa também a agência UCAN.
Antes de começar a cerimônia, houve um simples ato de homenagem, durante o qual as irmãs Nirmala e Mary Prema, primeira e segunda sucessoras da Madre Teresa, respectivamente, soltaram uma pomba branca e alguns balões.
O cardeal Toppo, por sua vez, acendeu uma vela e a colocou junto ao túmulo. "Neste centenário, devemos escutar a mensagem da Madre Teresa, de que fomos criados para coisas maiores, para amar e ser amados", afirmou.
A Missa foi celebrada pelo purpurado e concelebrada por Dom Sirkar, pelo arcebispo emérito de Calcutá, Dom Henry D'Souza, pelo bispo de Baruipur, Dom Salvadore Lobo, e pelo postulador da causa da Madre Teresa, Brian Kolodiejchuk.

MADRE TERESA DE CALCUTÁ: CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DA BEATA É HOJE

26 de agosto de 1910. Skopje, Macedônia. Nasce Agnes Gonxha Bojaxhiu, filha de pais albaneses.5 de setembro de 1997. Calcutá, Índia. Morre Madre Teresa, gigante da fé e testemunho de caridade evangélica.87 anos separam as duas datas - décadas que ofereceram ao mundo uma vida plenamente dedicada aos outros, sustentada no serviço a Jesus através dos "mais pobres dos pobres".Leia mais.: Madre Teresa foi "dom inestimável", diz Papa.: Celebrações pelo mundo recordam centenário de Madre Teresa.: Moeda em homenagem ao centenário do nascimento de Madre Teresa.: Eleita nova superiora das Missionárias da CaridadeNesta quinta-feira, 26, iniciaram oficialmente as celebrações do centenário de nascimento de Madre Teresa. Na Índia, país em que a missionária exerceu grande parte de seu apostolado, a Casa Mãe das Missionárias da Caridade acolheu uma celebração eucarística presidida pelo Arcebispo de Ranchi, Cardeal Telesphore Toppo.Durante a Missa, Toppo leu uma mensagem enviada pelo Papa Bento XVI à superiora geral da Congregação fundada por Madre Teresa, Irmã M. Prema. "Estou confiante de que este ano será, para a Igreja e para o mundo, ocasião de jubilosa gratidão a Deus pelo dom inestimável que Madre Teresa foi durante sua vida, e continua a ser através do carinhoso e incansável trabalho de vós, suas filhas espirituais", indicou o Pontífice no texto.O tema do centenário é uma frase de Madre Teresa: "Deus nos criou para coisas maiores: para amar e ser amados".As comemorações em todas as paróquias de Calcutá iniciaram no dia 17, com uma vigília geral de oração. Em todo o mundo, as congregações fundadas por Madre Teresa e os fiéis celebram o centenário com Missas, vigílias de oração, novenas e simpósios.Saiba maisA Índia foi a pátria adotiva da missionária. Ela chegou ao país em 1931, quando ainda era membro da Congregação das Irmãs de Loreto, para o noviciado. Durante os anos 30 e 40, exerceu a docência de Geografia no Colégio Saint Mary, pertencente à mesma Congregação.Os graves problemas sociais da Índia ressoaram no coração da religiosa. Em 1946, tomou a decisão de reformular sua jornada e se dedicar aos "mais pobres dos pobres". O pedido foi aceito pelo Papa Pio XII em 1948, que a liberou das funções de monja e permitiu que iniciasse os trabalhos junto aos mais necessitados.As primeiras ações buscavam ensinar crianças pobres a ler. Logo após, começaram os trabalhos junto aos doentes com lepra. Em 1965, o Papa Paulo VI reconheceu a Congregação das Missionárias da Caridade como de Direito Pontifício, o que permitiu sua expansão a outros países. As atividades se diversificaram ainda mais e incluíram centros de apoio a leprosos, velhos, cegos e doentes com Aids, assim como escolas, orfanatos e trabalhos de reabilitação com presidiários.Em 1979, Madre Teresa recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Faleceu em decorrência de um ataque cardíaco, em 1997. O Papa João Paulo II a beatificou em 19 de outubro de 2003.Sua sucessora à frente da Congregação foi a Irmã Nirmala. Hoje, Irmã M. Prema é a superiora geral da Congregação.Oração a Madre TeresaBeata Teresa de Calcutá, no teu desejo fervoroso de amar Jesus como ele nunca foi amado antes, tu te doaste totalmente a Ele, sem jamais negar-lhe nada. Em união com o coração Imaculado de Maria, tu aceitaste a chamada para saciar a sua infinita sede de amor e de almas e te tornaste portadora do Seu amor aos mais pobres entre os pobres. Com amorosa confiança e total abandono tu cumpriste a Sua vontade, testemonhando a alegria de pertencer totalmente a Ele. Tu te tornaste tão intimamente unida a Jesus, o teu Esposo crucificado, que Ele, levantado sobre a cruz, se dignou em condividir contigo a agonia do Seu Coração.Beata Teresa, tu que prometeste de levar continuamente a luz do amor àqueles que estão sobre a terra, roga a Deus afim que também nós desejemos saciar a sede ardente de Jesus com um amor apaixonado, condividindo com alegria os Seus sofrimentos, e servindo-O com todo o coração nos nossos irmãos e irmãs, especialmente naqueles que, mais do que todos, são "não amados" e "não queridos". Amém.

LUTA CONTRA AIDS: VATICANO DESTINA 1,2 MILHÃO DE EUROS

Sobretudo à África
Cidade do Vaticano (ZENIT.org) - A Congregação para a Evangelização dos Povos destinou mais de 1,2 milhão de euros a 131 centros de prevenção e de tratamento da AIDS, presentes em 41 países.
Esta ajuda foi possível graças a um generoso benfeitor, segundo informa a agência vaticana Fides, que depende desta congregação.
A maior parte das contribuições foi destinada à África, onde 104 estruturas de 24 países receberam ajuda, seguida da América, com 14 centros de assistência em 6 países; Ásia, com 11 estruturas em 9 países; e Oceania, com 3 centros em 2 países.
A AIDS é uma das epidemias mais estendidas no mundo, especialmente na África. Apesar das novas conquistas médicas e da descoberta de medicamentos cada vez mais eficazes, a doença ainda é responsável por muitas mortes.
Neste sentido, é muito importante promover os programas de prevenção para fazer a população compreender os riscos que se derivam do contato, sobretudo íntimo, com as pessoas portadoras do vírus.
Por outro lado, o dicastério missionário destinou quase 300 mil euros ao apoio aos refugiados, sobretudo da região de Likouala, na República do Congo; de Darfur, no Sudão; de Kilwit, na República Democrática do Congo; de Gulu, na Uganda; e às vítimas do terremoto no Haiti.
Os refugiados, que vivem com condições miseráveis e passam fome, são outro desafio presente em numerosas partes do mundo, devido às guerras e às catástrofes naturais.
Ajudá-los não é só um gesto de caridade cristã, mas também um sinal de solidariedade ditado pela justiça social, à qual todos os povos têm direito.

DIA 6 DE SETEMBRO, O 16º GRITO DOS EXCLUÍDOS E EXCLUÍDAS EM FORTALEZA

No dia 6 de setembro, a partir das 15 horas, será realizado o 16º Grito dos Excluídos e Excluídas, no Centro de Fortaleza. O Grito já faz parte do calendário das lutas sociais do povo como forma de manifestação organizada, criativa e construída em mutirão pelas forças vivas da nossa cidade: comunidades, paróquias, áreas pastorais, movimentos populares, sociais, sindicatos, estudantes e diversas pessoas de boa vontade.A programação deste ano consta de uma caminhada por algumas praças em que os excluídos passam, estão, convivem e até moram: Praça dos Mártires, de onde seguirá para a Praça da Igreja do Rosário e de lá para a Praça do Ferreira, onde será encerrado o evento por volta das 19 horas. Em cada praça serão realizadas manifestações socioculturais “em que diremos unissonamente: Vida em primeiro lugar. Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular.Os organizadores do movimento esperam contar com a presença de cada pessoa que acredita numa sociedade construída sobre rocha firme: justiça, partilha, participação... numa palavra: VIDA! A programação 1. RoteiroSaída da Praça dos Mártires - parada na Igreja do Rosário - encerramento Praça do Ferreira.ProgramaçãoPraça dos Mártires - (Passeio Público) Concentração às 15h30min com acolhida, mística de abertura às 16h, fala do animador (embasada na história do lugar). Grito dos Mártires - Apresentação cultural - grupo Frei Tito de Alencar, saída às16h20.Igreja do Rosário - Chegada às 16h40, Introdução do animador. Grito dos Negros - Apresentação cultural com a Pastoral Afro, animação com cantos e saída para a Praça do Ferreira, às 17 horas.Praça do Ferreira - Chegada às 17h10, com Animação, cantos, palavras de ordem feitas pelo animador. Grito da Rua - Pastoral do Povo da Rua e Pastoral do Menor. Grito das Mulheres - Grupo formado por vários segmentos que trabalham com essa temática - Questão da remoção das famílias por causa da Copa 2014 - Comitê da Trilha. Animação com cantos e palavras de ordem feitas pelo animador. Fala final de cunho político. Encerramento com distribuição de pães e cantos. Informações com Fernanda Gonçalves pelo o telefone (85) 88726947.

CRISTÃOS TÊM SIDO VÍTIMAS DE EXTORSÕES E AMEAÇAS DE MORTE NO MÉXICO

Nos últimos meses, centenas de sacerdotes católicos e de pastores protestantes têm sido vítimas de extorsões e de ameaças de morte por parte dos narcotraficantes que operam nas fronteiras entre México e Estados Unidos. O presidente da Confraternidade das Igrejas Cristãs Evangélicas do México, Pastor Arturo Farela, denunciou que “alguns religiosos mexicanos, e também estrangeiros, foram ameaçados pelo crime organizado, que nos considera uma empresa comercial”.“Nós incomodamos – declarou ele – porque, por reiteradas vezes, lançamos campanhas de sensibilização para reabilitar os tóxicodependentes e os alcoolistas, e procuramos ajudar as pessoas em dificuldade.” A Confraternidade é gestora de numerosos centros de reeducação no México, como, por exemplo, a “Clínica Templo Cristão Fé e Vida”, na cidade de Juarez, onde um grupo armado matou 19 pessoas em 11 de junho passado durante um ataque. Essa cidade, na fronteira americana, perto de El Paso (no Texas), virou “campo de batalha” da guerra entre cartéis, pelo controle do tráfico e da distribuição da droga.
Vinte e oito mil pessoas morreram, desde 2006 até agora, nos confrontos entre polícia e narcotraficantes. A zona considerada mais afetada é aquela entre a Califórnia e o Golfo do México. O porta-voz da Conferência Episcopal do México, Pe. Manuel Corral, contabilizou que mais de mil pessoas já foram vítimas de ameaças de morte e extorsão. Ele explicou que os cartéis pedem de mil a cem mil pesos por mês. Alguns sacerdotes aceitam pagar, porque é dito a eles que o dinheiro será usado para obras de caridade e, só depois, é que percebem terem entrado em uma espiral de extorsão.“Em caso de recusa – ressaltou ele – chegam ameaças contra a família, a segurança dos paroquiais, as instalações. Alguns sacerdotes foram obrigados a mudar de paróquia devido a ameaças reiteradas”. Nas últimas semanas, os responsáveis religiosos do país, católicos e protestantes, multiplicaram os encontros com as autoridades, pedindo soluções, porque, segundo eles, a situação está insustentável. “Somente na cidade de Juarez – ressaltou o pastor Farela – de uma população total de 1,3 milhões de habitantes, mais de uma centena dos nossos oitocentos presbíteros foram ameaçados de morte”.

Fonte: Catolicanet

ARQUIDIOCESE VOLTA A COMANDAR O SEMINÁRIO SÃO JOSÉ, NO CASTELÃO


Na foto de José Maria Melo, Joseneas B ezerra de Lima e Francisco Moisés Lucena da Silva, futuros seminaristas "eudistas". Eles foram acolhidas na Congregação de Jesus e Maria, na semana passada.




O Seminário São José, no bairro Castelão, em Fortaleza, será devolvido à Arquidiocese no dia 7 de dezembro, foi o que informou o padre Alirio Raigoso, provincial da Congregação de Jesus e Maria, que esteve no último fim de semana nesta Capital e retornou à Bogotá, na Colômbia. Ele acertou os últimos detalhes com dom José Antonio A. Tosi Marques, que ainda não escolheu o reitor, que assumirá o comando daquela Casa no dia 29 de novembro.
Os “eudistas” vinham comandando o Seminário São José há 20 anos, quando dom Aloísio Lorscheider, de saudosa memória, era o Arcebispo de Fortaleza. Tanto dom Cláudio Hummes como dom José Antonio renovaram o compromisso com a Congregação de Jesus e Maria que, a partir de agora vai formar os seus sacerdotes. Para tanto, está construindo uma casa no bairro Luciano Cavalcante, com a ajuda dos Associados Eudista de Fortaleza. Ela tem condições de abrigar 15 jovens, entre eles Joseneas Bezerra de Lima e Francisco Moisés Lucena da Silva, que foram acolhidos na festa de encerramento em honra a São João Eudes, na semana que passou.
No momento, o Seminário São José tem 44 seminaristas e alguns deles serão ordenados padres no dia 22 de dezembro, na Catedral, em solenidade que será presidida por dom José Antonio.