sexta-feira, 31 de outubro de 2008

PAPA ESCOLHE RECONCILIAÇÃO COMO TEMA DE ASSEMBLÉIA ESPECIAL PARA A ÁFRICA

"O Santo Padre o Papa Bento XVI, escolheu como tema para a II Assembléia Especial para a África: "A Igreja na África a serviço da reconciliação, da justiça e da paz: Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo" (Mt 5, 13-14). A escolha do tema por Bento XVI, foi publicada pelo secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Dom Nikola Eterović, em declaração ao jornal L’Osservatore Romano."O tema surgiu entre o episcopado africano nos últimos anos do pontificado de João Paulo II, que em 13 de novembro de 2004, acolheu a proposta. Em junho de 2005, Bento XVI anunciou a sua intenção de convocar o Sínodo. Este Sínodo dará continuidade ao primeiro, realizado em 1994", explicou o secretário. Segundo Dom Eterović, este será um Sínodo autenticamente africano que contribuirá para a unidade e o dinamismo evangélico no continente.
Os católicos africanos estudaram os Lineamenta, publicados em 2006, em vários idiomas, inclusive em árabe e em swaíli, para preparar o Sínodo. As respostas já foram enviadas à Santa Sé. Em breve, haverá uma reunião entre o Conselho Especial para África e a Secretaria geral do Sínodo, para preparar a primeira redação do Instrumentum Laboris. O texto será entregue pelo Papa aos bispos africanos em março do próximo ano, durante a sua viagem a Camarões e Angola, como ele anunciou nestes dias, declarou Dom Eterović. O Secretário-geral do Sínodo dos Bispos salientou ainda que, "os Lineamenta têm caráter fortemente cristológico. Embora tenham um conteúdo pastoral e evangelizador, tratam dos diversos problemas do continente africano. Entre outros serão abordados temas como os conflitos armados, desequilíbrio entre ricos e pobres, tráfico de armas, pobreza, fome, respeito das minorias, papel da mulher, exploração selvagem dos recursos e refugiados".

(Comunidade Canção Nova com Rádio Vaticano)

COMUNIDADE SHALOM FARÁ EVENTO DO DIA DE FINADOS

A Comunidade Católica Shalom, da Igreja Católica de Fortaleza, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, promoverá a primeira edição do "Eu Creio na Vida Eterna". O evento será realizado em frente ao cemitério São João Batista, no Centro e terá início a partir das 16 horas, com a oração do Terço da Misericórdia.
Depois, haverá a apresentação do coral da Santa Casa e, logo em seguida, a Celebração Eucarística da Esperança presidida pelo padre Antônio Furtado.
Essa programação é para marcar o Dia de Finados.

(Blog do Eliomar de Lima, link ao lado)

SANTO DO DIA - SANTA MARINA DE JESUS


Mariana de Jesus de Paredes y Flores nasceu em Quito a 31 de outubro de 1618. Tinha um nome genuinamente sul-americano e uma fé genuinamente santa. Foi criada por uma cunhada católica e, desde os oito anos, começou a levar uma vida de fé e religiosidade. Com esta idade fez a primeira comunhão e, antes dos doze, já fizera também o voto de castidade perpétua.A partir desta idade levou uma vida de penitência e oração que não deixou de ter lances surpreendentes, tão inesperados quanto a paixão espontânea de sua fé. Para nunca perder a humildade, por exemplo, Santa Mariana colocou em seu quarto um caixão de defunto, do seu tamanho, cercado por velas. Deitada nele, uma boneca pobremente vestida e uma caveira no lugar da cabeça, para lembrar-lhe sempre da inutilidade do orgulho e das vaidades. Outro exemplo: mandou pintar um quadro em que se via uma moça com metade do rosto muito bonito e a outra metade corroída por vermes.Parecem atitudes de alguém triste e cheio de idéias fúnebres, mas, ao contrário, Mariana era a alegria em pessoa junto aos familiares. Tocava gaita, cantava, dançava, animava as festas e era o membro mais querido da família. Todos os dias assistia a uma ou mais missas, visitava pobres e doentes. Assim, alcançou muitas graças e milagres.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

JUAZEIRO DO NORTE VIVE A ROMARIA DOS FINADOS


Foto - Juliano Vasques - DN

Prossegue em Juazeiro do Norte (Região do Cariri) a Romaria dos Finados, organizada pela Paróquia de Nossa Senhora das Dores. A expectativa é de que até domingo, circulem pela cidade cerca de 600 mil romeiros.
No próximo sábado, haverá sahow, na Praça dos Romeiros, da cantora Joana, que priorizará repertório com músicas sacras. Padre Paulo Lemos estima que cerca de 80 mil pessoas deverão acompanhar o show. No sábado, comemora-se o Dia do Romeiro. A apresentação de Joana ocorrerá após missa solene a ser celebrada pelo bispo dom Panico.
Um dos diferenciais este ano, durante a festa, disse o Padre Lemos, é o dobro do efetivo policial em relação à romaria de setembro. Também foi solicitada à Secretaria de Segurança Pública do Estado uma unidade móvel da Polícia, garantindo mais segurança na Praça dos Romeiros e dentro das igrejas.

DOM PAULO PONTE CONTINUA INTERNADO EM SÃO LUÍS

O arcebispo emérito de São Luís (MA), dom Paulo Eduardo Andrade Ponte, continua internado em estado de coma induzido na UTI do Hospital UDI, em São Luís. De acordo com uma nota do Secretariado do Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão), o último laudo médico comunica que o estado do arcebispo é “extremamente grave”.
“Ele está sedado e entubado, com infecção altíssima e respirando artificialmente”.Dom Paulo foi arcebispo de São Luís de 1984 a 2005. Seu lema episcopal é: “Cristo ontem e hoje”.
Dom Paulo Ponte é cearense e foi bispo de Itapipoca.

SANTO DO DIA - IRMÃ MARIA RESTITUTA

No dia 1º de maio de 1894 nasceu Helene, filha de Anton e Maria Kafka na cidade de Brno, atual República Checa. Naquele tempo a região se chamava Morávia que estava sob o governo do imperador austríaco Francisco José. No ano de 1896, a família Kafka se transferiu para Viena, capital do Império. Helene concluiu os estudos com o diploma de enfermeira e o desejo de se tornar religiosa. Inicialmente ela se conformou com a negativa dos pais, mas ao completar vinte anos, ingressou na congregação das Franciscanas da Caridade Cristã, com a benção da família. Como religiosa adotou o nome de sua mãe e o de uma mártir do primeiro século. Assim passou a se chamar irmã Maria Restituta. Porém, logo recebeu o apelido carinhoso de "irmã Resoluta", pelo modo cordial e decidido e por sua segurança e competência como enfermeira de sala cirúrgica e anestesista. No hospital de Modling, em Viena, a religiosa se tornou uma referência para os médicos, enfermeiras e especialmente para os doentes, aos quais soube comunicar com lucidez o amor pela vida, na alegria e na dor.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

REFLEXÃO EM TEMPOS DE CRISE

IMAGEM PEREGRINA DE SÃO PAULO VISITA REGIÃO METROPOLITANA EPISCOPAL III

A Região Episcopal Metropolitana III de Fortaleza estará recebendo no próximo sábado, dia 1º de novembro, a partir das 8 horas, no Centro de Formação Dom Aloísio Lorscheider (Messejana), a imagem peregrina de São Paulo. Os católicos estão vivenciando em toda Igreja o Ano Paulino que é dedicado ao apóstolo Paulo, por ocasião dos 2000 anos do seu nascimento.

* Programação:

Às 8h - Chegada da Imagem (carreata da REM II)Animação: Comunidade São João Batista (Messejana)
Às 9h - Missa de abertura - Animação: Paróquia de Itaitinga
Às 11h - Lanche / Intervalo
Às 11h20min - Apresentações culturais- Paróquias: Tauape, Cid. Dos Funcionários e Itaitinga
Às 13h - HORA SANTA PAULINA - Animação: Ministros Extraordinários da Palavra (MEP’s)
Às 14h - HORA SANTA PAULINA - Animação: Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC’s)
Às 15h - HORA SANTA PAULINA - Animação: Animação Bíblico-Catequética (Catequese)
Às 16h - RECITAÇÃO DO TERÇO MISSIONÁRIO - Animação: Dimensão Missionária
Às 17h - Show de Animação (apresentações de bandas)
Às 18h15min - Caminhada saindo do Centro de Formação à Igreja Matriz (Messejana)
Às 19h - Missa (Igreja Matriz - Messejana)

(Arquidiocese de Fortaleza)

SANTO DO DIA - SÃO BARTOLO LONGO


Entre os acontecimentos mais marcantes na Igreja do século XX, sem dúvida encontramos destaque para a tomada de consciência dos cristãos Católicos, frente à missão de evangelizar e viver a vocação universal da santidade. Um forte sinal deste fato, são as inúmeras beatificações e canonizações que florescem, embelezando o campo dos homens e mulheres de Deus que podemos travar culto; como o Bem Aventurado Bartolo Longo. Bartolo Longo nasceu em Brindisi, na Itália, em 1841, tendo completado os estudos formou-se advogado em Nápolis, num período em que o testemunho da presença de Jesus se chocava com as indiferenças religiosas. Depois de uma crise religiosa superava-a com os conselhos e orações dos amigos, alcançou Bartolo a graça de uma radical conversão, ao ponto de abandonar a brilhante carreira, a fim de dedicar-se à defesa dos pobres e às obras de caridade.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

EVANGELHO DO DIA

Lc 6,12-19

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

CARDEAL HUMMES PARTICIPA DE ENCONTRO INTERNACIONAL DA RCC

Está em andamento na cidade italiana de Assis o 2° Encontro Internacional dos Bispos interessados nas Comunidades da Renovação Carismática Católica, sobre o tema "Os carismas na vida da Igreja particular".Hoje, 27, interveio o prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Cláudio Hummes, que falou sobre "O discernimento espiritual dos carismas na Igreja local com referência à renovação carismática católica".Em sua palestra, Cardeal Hummes afirmou que o apóstolo Paulo nos indica o caminho para realizar o discernimento dos carismas especiais na Igreja. Quais são então, segundo o apóstolo, os critérios para reconhecer os carismas do Espírito Santo?O primeiro critério, recordou o cardeal, é Jesus Cristo, ou seja, um carisma não seria legítimo se não fosse conforme à fé em Cristo.O segundo critério é o bem comum, isto é, a destinação do carisma ao bem da comunidade. O apóstolo Paulo fala disso com muita ênfase e tenta demonstrar com exemplos claros quanto esse aspecto seja importante. O Cardeal Hummes advertiu que um carisma não é dado para honrar quem o recebe, para privilegiá-lo. "Não! Somente quando o carisma é usado para o bem comum alcança o seu fim legítimo e realiza a sua intenção originária, isto é, a intenção dada pelo Espírito."Já o terceiro critério indicado pelo apóstolo é a caridade. Nos carismas, recordou o Cardeal, se demonstra que o "Espírito sopra onde quer". Já o quarto critério de discernimento é a unidade da comunidade eclesial. "Poderia-se dizer que a unidade na diversidade faz parte do terceiro critério, já que é fruto do amor. Os carismas, portanto, nunca podem ser fatores de desunião, de discórdia, de divisão na Igreja. Pelo contrário, mediante a caridade, que deve unir toda a comunidade com todos os seus membros, os carismas devem ser acolhidos na oração, com muita humildade, com espírito de comunhão com a comunidade e seus membros, com espírito de serviço aos outros, com disponibilidade, com ardor missionário e gratidão profunda", explicou.Por fim, concluiu o cardeal, é importante acrescentar ainda que os carismas não são ordenados somente à vida interna da Igreja ou somente à santificação pessoal, mas são ordenados "à edificação da Igreja, ao bem dos homens e às necessidades do mundo".Além do Cardeal Hummes, do Brasil participa também o arcebispo de Palmas (TO), Dom Alberto Taveira Correa. O encontro encerra-se no dia 30.Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.comLeia mais.: Presidência da CNBB visita Rádio Vaticano.: Bispos do Brasil visitam Santa Sé e Papa

Rádio Vaticano

COMISSÃO REFLETE SOBRE "INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ", TEMA PRIORITÁRIO DA PRÓXIMA ASSEMBLÉIA DOS BISPOS DO BRASIL

O tema prioritário da 47ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, “Iniciação à vida cristã”, é discutido hoje e amanhã, 28 e 29, na sede da CNBB, em Brasília, por uma comissão constituída por bispos, padres e leigos com experiência e conteúdo teórico sobre o assunto, especificamente nas áreas da liturgia e da catequese, mas também na Pastoral da Juventude, Pastoral da Comunicação e Pastoral Familiar.
“A preocupação é a seguinte: como transmitir a fé num mundo cada vez mais secularizado, num mundo que oferece muitas possibilidades religiosas? Então, como iniciar alguém na fé cristã, no que diz respeito à adesão a Jesus Cristo, como também à proposta dele?”, explica o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblica Catequética, dom Eugênio Rixen, que veio direto do Vaticano, onde participou do Sínodo dos Bispos, para este encontro na CNBB.
Segundo dom Eugênio, esta é a primeira reunião. A idéia agora é pensar num texto, que possa ser proposto para a 47ª Assembléia, que acontecerá em Indaiatuba, de 22 de abril a 1º de maio de 2009.
O tema central da Assembléia é “Formação Presbiteral: Diretrizes e Desafios” e também está em debate nestes dias, paralelamente à discussão do tema prioritário, na Casa de Retiros Assunção, em Brasília, por uma comissão orientada pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom Esmeraldo Barreto de Farias.
CNBB

COMISSÃO EPISCOPAL PARA O LAICATO DEFINE AGENDA DE ENCONTROS NACIONAIS

O próximo encontro nacional em 2010. Já os Movimentos, Associações, Serviços e Movimentos Juvenis farão o quarto encontro em 2012. A decisão foi tomada na semana passada, em São Paulo, durante a reunião da equipe que coordenou o III Encontro Nacional de Movimentos, Associações e Serviços Eclesiais leigos, realizado há dois meses.
Coordenada pelo presidente da Comissão Episcopal para o Laicato, da CNBB, dom José Luiz Bertanha, a reunião contou com a presença dos assessores da Comissão, Antônio Geraldo Aguiar (Setor Leigos) e padre Gisley Azevedo (Setor Juventude), membros do Conselho Nacional de Leigos do Brasil (CNLB) e membros de movimentos laicais.
“Queremos, no próximo ano, reunir as direções dos Movimentos, Associações e Serviços Eclesiais e formar uma equipe de reflexão para que, junto à Comissão do Laicato da CNBB, possamos aprofundar a articulação, a comunhão e o diálogo entre nós”, explicou o assessor do Setor Leigos da Comissão, Antônio Geraldo Aguiar.
Ao falar do encontro ocorrido em agosto, a equipe apresentou a avaliação feita pelos próprios participantes. “A maioria indicou que no conjunto o encontro foi positivo e produtivo e que essa experiência deve ter continuidade”, disse Aguiar. “Os que participaram desde o primeiro encontro constataram crescimento no diálogo e na comunhão”. Segundo o assessor, os participantes destacaram, ainda, a presença dos jovens oriundos de Movimentos Juvenis e de Grupos de Jovens de vários movimentos. “Os principais documentos do encontro serão divulgados nos sites da CNBB e do CNLB”, disse Aguiar.

CNBB

DOM EDUARDO PINHEIRO LANÇA LIVRO SOBRE PROJETO PESSOAL DE VIDA

O bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e bispo responsável pelo Setor Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro da Silva, lançará o livro “Projeto Pessoal de Vida”, com o objetivo de ser uma proposta para jovens e adultos para que possam gerenciar a própria vida como um Projeto.
O livro motiva o leitor a responder algumas questões como: O que eu quero? Onde estou? O que posso fazer? O que dá sentido a minha vida? Que sonhos desejo alcançar? Em que realidade me encontro? Que passos devo dar para concretizar estes sonhos?
“Fomos amados por Deus muito antes de existirmos. Ele nos amou primeiro. E Deus, que é amor, quer nos ver sempre bem, sempre felizes, plenos, realizados em nossos projetos”, diz dom Eduardo.
“Nós somos livres.Cada um determina o caminho para a realização de sua vida. E, nem sempre, fazemos as escolhas certas. E isso se deve, muitas vezes, porque não estamos acostumados a enxergar nossa própria vida como um projeto a ser realizado, o que inclui: muita seriedade, avaliação de riscos, conhecimento da realidade em que nos encontramos, responsabilidade em concretizar os passos assumidos e até correções de rumo diante dos desafios não previstos”, acrescenta o bispo a respeito dos projetos que não saem do papel e dos sonhos que se distanciam.
O lançamento ocorrerá em Campo Grande, no dia 30 de outubro, às 19h30, no auditório da Paulus Livraria.
O livro contém 160 páginas e estará à venda na Paulus Livraria e na arquidiocese de Campo Grande.

CNBB

EM COLÓQUIO PROMOVIDO PELA CBJP, PRESIDENTE DO IPEA FALA SOBRE A CRISE DO CAPITALISMO

Com o objetivo de refletir, em conjunto, temas da atualidade, a Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), da CNBB, organiza o Colóquio sobre “A crise do capitalismo e suas possíveis conseqüências no Brasil”.
O evento acontecerá no dia 4 de novembro, às 19h, na sede da CNBB, em Brasília. O expositor será o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann.
O colóquio faz parte de uma rodada de discussões, troca de idéias e considerações gerais a respeito das realidades nacional e internacional.
No último dia 13, o evento contou com a presença do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, que falou sobre a política brasileira na América Latina.
CNBB

FALECEU DOM AUGUSTO PETRÓ

Faleceu hoje, às 8h30, o bispo emérito de Uruguaiana (RS), dom Augusto Petró, aos 90 anos. Dom Augusto sofria do mal de Alzheimer e estava internado, desde abril de 2007, no hospital das irmãs de Santa Catarina, em Ivoti (RS).
De acordo com a secretária da diocese, Leonir Salvador, o velório acontecerá durante toda a noite de hoje, na catedral de Santana, em Uruguaiana. Amanhã, às 10h, haverá a missa de corpo presente.
Dom Augusto era natural de Santo Antônio da Patrulha (RS). Foi ordenado presbítero em novembro de 1944 e bispo, em julho de 1958. Foi bispo de Vacaria (RS), de 1958 a 1964, e bispo de Uruguaiana, de 1964 a 1995.
Seu lema episcopal era “Faze e viverás”.

CNBB

DIOCESE DE CRICIÚMA REALIZA ASSEMBLÉIA DE PASTORAL

“Caminho para o discipulado e a missão”. Este foi o tema da 12ª Assembléia de Pastoral da diocese de Criciúma (SC), realizada nos dias 25 e 26 de outubro.
A assembléia reuniu 150 delegados, representantes de paróquias e dos serviços pastorais diocesanos.
O tema central do encontro foi abordado a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, assessorado pelo secretário-executivo do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul), padre Tarcísio Rech, que também falou sobre o Documento de Aparecida.
“Aparecida nos aponta caminhos para chegar ao Evangelho da Vida e as Diretrizes vêm orientar a Igreja do Brasil às tantas interpretações da nossa realidade”, explicou padre Tarcísio.
Além disso, os participantes refletiram sobre as realidades e desafios apresentados pelas pastorais da Juventude, Familiar, Catequese e planejaram as atividades de 2009, entre as quais se destacam: um estudo do texto-base sobre o Ano Catequético, em âmbito diocesano; elaboração de subsídios sobre o Ano Catequético; realização de um evento comarcal para celebrar o Ano Catequético e um seminário com lideranças sobre família e educação da fé; entre outras. Também ficou marcado para 2009 um estudo sobre a Campanha da Fraternidade, que abordará o tema “Fraternidade e Segurança Pública”. O estudo acontecerá de 05 a 07 de fevereiro.

CNBB

MISSÃO MEDIANEIRA E RCC-FORTALEZA PROMOVEM O II CONGRESSO MISSIONÁRIO PARA JOVENS

Tendo como tema “Jovens vocês são a minha esperança”, a Missaão Medianeira e a Renovação Carismática Católica de Fortaleza promovem o II Congresso Missionário para Jovens, com as participações de Kyrios Dei, Banda Dominus & Cosme e terá como palestrantes o Diácono Gilson e os padres Sebastião Sá e Fabrício. Os ingressos estão à venda nas comunidades e grupos de oração da Renovação Carismática Católica de Fortaleza e nas livrarias Ave Maria e Paulus. O evento está programado para o Ginásio da Faculdade Católica Cearense, mais conhecido por Ginásio Marista, na Avenida Duque de Caxias, 101, no Centro da cidade, das 8 às 23h30mi. A entrada custa R$ 10,00.

COMUNIDADE FANUEL REALIZA O 9º. “SEREI TUDO, SEREI O AMOR”

A Comunidade Católica Fanuel realizará, no dia 15 de novembro, no Zuera Clube, no Acaracuzinho, no vizinho município de Maracanaú, um show em comemoração aos seus 10 anos. O evento está com seu início previsto para, a partir das 19 horas, sendo cobrado ingresso ao preço de R$ 10,00. Mais informações pelos telefones (85) 8825.7136, com Dires e (85) 8825.5814, com Tatiane.

COMUNIDADE RECADO PROMOVE O MINISTRANDO COM ARTES

De 28 a 30 de novembro, no Colégio Farias Brito, a Comunidade Católica Recado promoverá o “Ministrando com Artes”, que terá como tema principal “Aquele que vos chama é fiel” (I Tes 5,24).
Os organizadores informam que nos três dias serão realizados shows, workshops, adoração, show, pregações e celebrações eucarísticas. Maiores informações podem ser colhidas na Comunidade Recado, à Rua Paula Rodrigues, 191, no bairro de Fátima, em Fortaleza ou pelo telefone (85) 3227.4587.

SANTO DO DIA - SÃO JUDAS TADEU

A Igreja celebra, hoje, este exemplo de fidelidade a Cristo, ao contrário de Judas Iscariotes. Judas Tadeu foi quem, na Última Ceia perguntou ao Senhor: "Senhor, como é possí­vel que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?" (Jo 14,22)Com esta pergunta, Jesus pôde revelar a importância do amor à Palavra, a qual o próprio Judas Tadeu anunciou com ardor e amor, depois do derramamento do Espí­rito Santo em Pentecostes, na Sí­ria, Mesopotâmia e Armênia.Este conhecido santo morreu mártir em Edersa, deixando para a Igreja um livro inspirado e o exemplo de socorrer aos desesperados e necessitados."A Deus, que pela pregação dos Apóstolos, nos fizestes chegar ao conhecimento de vosso Evangelho, concedei pelas preces de São Simão e São Judas, que a vossa Igreja não cesse de crescer, acolhendo novos filhos".
São Judas Tadeu, rogai por nós!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

ATÉ QUE ENFIM ALGUÉM VALORIZA A FAMÍLIA

Dr. Frei Antônio Moser/Teólogo

Em se tratando de família, a tônica é sempre a mesma: estaríamos diante de uma instituição falida. E há razões evidentes para se pensar nesses termos. Rareiam-se os casamentos que merecem este nome, aumenta o número dos divórcios; das mães solteiras, muitas delas ainda adolescentes, e das que abraçam uma "alternativa". Enfim, há sinais preocupantes no horizonte familiar. Entretanto, este tipo de leitura, ainda que verdadeira, é parcial, e por isso mesmo inadequado. Há uma outra face na moeda. Como muito bem expressou o Documento de Aparecida, no ano passado, há muitas razões para se louvar a Deus também em relação à família. O que vem projetado na mídia também não passa de uma leitura unilateral. Ademais, para quem desejar ter diante de si um diagnóstico mais fiel da realidade familiar, importa não esquecer o passado de nosso país. Se ao longo dos nossos 508 anos de história encontramos muitas luzes, também encontramos muitas sombras. Não é verdade que os Meios de Comunicação, em conjugação com alguns fatores mais recentes, são os únicos responsáveis pelo esfacelamento de muitas famílias. Nossa história e nossa cultura não podem ser deixadas de lado quando se quer fazer uma análise imparcial. Elas não são em nada edificantes em termos de sexualidade e famíliares. Uma vez feitas estas observações, nas quais transparecem muitas sombras, apesar de alguma luz, é sempre consolador ouvir uma voz dissonante como esta: "A família virou sagrada". Este é o título de uma entrevista que Luc Ferry concedeu à Revista Veja de 22 de outubro último. Este filósofo francês, autor do best seller "Aprender a viver", lança uma nova obra com o significativo título "Famílias, amo vocês". E há muito a aprender desta entrevista de um filósofo. Em primeiro lugar, o entrevistado ressalta que até mesmo o divórcio só se tornou possível quando a sociedade descobriu o casamento por amor, e não mais como resultante de acertos familiares ou quaisquer outras razões. Em segundo lugar, o entrevistado acentua que, numa sociedade na qual se equipara progresso ao poder de compra, só se pode esperar insatisfação crescente, e nunca realização. Daí a necessidade de se buscar outro ideal tão sublime pelo qual se possa dar a vida. E aqui aparece a surpresa. Embora possamos estranhar a concepção de "sagrado" encontrada no autor de "Famílias, amo vocês", vale a pena ler e refletir sobre estas frases. "A família é a única entidade realmente sagrada na sociedade moderna, aquela pela qual todos nós ocidentais, aceitaríamos morrer, se preciso..." ( Veja, op cit., 17s).

LANÇADO O CD DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009

“Onde pões tua confiança? Segurança, quem te traz? É o amor que tudo alcança; Só a justiça gera a paz!”. Este é o refrão do novo hino da Campanha da Fraternidade (CF) 2009, cujo tema é “Fraternidade e Segurança Pública” e lema “A Paz é fruto da Justiça”.
O CD da Campanha do próximo ano já está à disposição nas livrarias católicas de todo o Brasil e acompanha o material da CF – 2009. De acordo com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, padre José Carlos Sala, a letra do novo hino da CF é profunda e leva as pessoas a refletirem sobre justiça. “A letra do hino tem profunda fundamentação bíblica, é um convite à reflexão e propõe o desafio de trilhar o caminho da justiça para alcançar a verdadeira paz”.
“O hino pode ser executado em momentos adequados da celebração, a critério da equipe de celebração e de quem preside: pode ser em algum momento da homilia, o que facilitará a vinculação da liturgia da palavra com a vida e o tema da Campanha, ou nos ritos finais, no momento do envio”, explica o assessor.
Padre Sala destaca as novidades do lançamento. “O CD está enriquecido com mais dez faixas inéditas: cinco cantos quaresmais e outras cinco das partes fixas da celebração, além dos cantos quaresmais do Ano B, dedicado a São Marcos, que constam no Hinário Litúrgico da CNBB”.

CNBB

PRESIDÊNCIA DA CNBB VISITA SEDE DA RÁDIO VATICANO

Teve início hoje a visita da presidência da CNBB a Roma, à cidade do Vaticano e a todos os organismos da Santa Sé. Durante os próximos quatro dias os bispos farão balanço da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe, que aconteceu em Aparecida (SP) e a preparação da visita ad limina da CNBB, que está prevista para setembro de 2009.
Depois de visitar a sede da Rádio Vaticano, nesta segunda-feira, 27, a presidência da Conferência, composta por dom Geraldo Lyrio Rocha, presidente; dom Luiz Soares Vieira, vice-presidente; e dom Dimas Lara Barbosa, secretário geral; gravou entrevista ao programa brasileiro “Em Romaria”, que vai ao ar nesta quinta-feira, 30.
Após da visita à Rádio, os bispos participaram da reunião de redação semanal, na Sala Marconi, presidida pelo diretor do programa brasileiro, padre Andrzei Koprowski.
Durante a reunião, segundo a Rádio Vaticano, os bispos falaram sobre a Igreja brasileira e seu relacionamento com a sociedade, sobre a Amazônia e as conclusões da V Conferência Episcopal Latino-americana, bem como sobre a Missão Continental.
Jornalistas de outros programas da emissora fizeram também perguntas aos bispos sobre temas diversos, como: religiosidade popular, a contribuição dos leigos, as seitas, as comunidades eclesiais de base e a herança de dom Hélder Câmara.
CNBB

ASSEMBLÉIA DIOCESANA DE CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM DEFINE PRIORIDADES PASTORAIS PARA OS PRÓXIMOS ANOS

Terminou a 11ª Assembléia Diocesana de Pastoral da diocese de Cachoeiro do Itapemirim (ES) que aconteceu entre os dias 24 e 26. A Assembléia alcançou sem objetivo, segundo os organizadores, que era rever e avaliar a caminhada pastoral diocesana, bem como definir as prioridades pastorais, de acordo com as exigências atuais.
Na carta conclusiva do evento, o bispo diocesano, dom Célio de Oliveira Goulart, afirmou que a Assembléia colaborou para firmar o estado permanente de missão da Igreja.
Depois da apresentação de um diagnóstico pastoral levantado pela Pesquisa Futura, ficou decidido que a diocese de Itapemirim assumirá para os próximos três anos (2009-2011) a “centralidade da Palavra de Deus, com seu desdobramento na missão e no serviço da caridade”, como eixo central de seu dinamismo evangelizador.
O bispo também resumiu a Assembléia como esforço conjunto para promover a unidade e a comunhão da diocese. Com o “compromisso dos presbíteros”, com os “diáconos em ser uma Igreja de participação e comunhão, discípula e missionária”, e com os leigos, de acordo com o bispo, “conscientes de sua importância nos trabalhos da Igreja, assumindo a responsabilidade de colocar sua vida a serviço da construção do Reino”.
Para completar, dom Célio destacou em sua carta conclusiva a necessidade de anunciar com destemor a Palavra de Deus por todos os meios de comunicação: rádio, círculos bíblicos, celebrações, de modo singular aos jovens, os afastados, os pobres e os excluídos.
No encerramento houve uma missa na Ilha da Luz, onde acontecia o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Junto com os jovens de toda a Diocese foram reafirmados os compromissos de empenho e dedicação nas ações evangelizadoras, com a proposta de fazer com que a Diocese viva o estado permanente de Missão.

CNBB

"RECONHECIMENTO DA FERTILIDADE HUMANA" É TEMA DE CONGRESSO INTERNACIONAL

Representantes de 11 países da América Latina, incluindo o Brasil, participaram, entre os dias 22 e 25, do 1º Congresso Internacional sobre “Reconhecimento da Fertilidade Humana – perspectivas para a América Latina”. O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB, padre Luiz Antônio Bento, representou o Brasil.
O Encontro, organizado pela Universidade Católica do Trópico Seco (UCATSE) Nicarágua e outras entidades e institutos teve por objetivo reconhecer os métodos da fertilidade com base em procedimentos naturais. “Sem pílulas, sem câncer e sem danos à natureza”, lembra padre Luiz Antonio Bento.
O Congresso também reafirmou a fertilidade humana como método não-anticonceptivo e um ato que a Igreja ensina para o matrimônio permanecer aberto à transmissão da vida. “É importante frisar que podemos construir uma nova cultura da sexualidade humana, ajudando a redescobrir a verdade do ser humano, sua fertilidade e sexualidade, bem como o desejo de Deus para o ser humano”, destaca padre Bento.
No encerramento do evento os congressistas saíram dispostos à dedicação e empenho no ensinamento do conhecimento da fertilidade humana. Ficou decidido, também, que o Congresso acontecerá a cada três anos.

CNBB

FIÉIS VÃO A ROMA POR OCASIÃO DOS 50 ANOS DA ELEIÇÃO DE JOÃO XXIII

Por ocasião do 50º aniversário da eleição do bem-aventurado João XXIII à cátedra de Pedro, os fiéis da Diocese de Bérgamo, norte da Itália, acompanhados por seu Bispo, Dom Roberto Amadei, começaram, neste domingo, 26, uma peregrinação a Roma.Em vista dessa peregrinação, realizou-se, no último dia 18, na localidade de Sotto Il Monte, cidade natal de Ângelo Giuseppe Roncalli, um encontro sobre o tema: "Memória e oração." As celebrações jubilares começaram com uma Celebração Eucarística na basílica papal de São João de Latrão, sede da Diocese de Roma, e prosseguem hoje, 27, nas basílicas de Santa Maria Maior e São Paulo "Fora dos Muros".Amanhã, 28, dia da eleição, em 1958, do "Papa Bom", como era carinhosamente chamado pelos fiéis, o cardeal secretário de Estado, Tarcísio Bertone, presidirá à Santa Missa, na Basílica Vaticana, ao término da qual Bento XVI fará uma saudação aos presentes e concederá sua bênção apostólica.Na quarta-feira, 29, os peregrinos de Bérgamo participarão da Audiência Geral, no Vaticano. Dia 4 de novembro, terça-feira, festa de São Carlos Borromeu, o prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Giovanni Battista Re, presidirá, em Roma, à Celebração Eucarística conclusiva do cinqüentenário da eleição do Papa Roncalli.Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com

Rádio Vaticano

PAPA: "ESTADO E IGREJA SÃO CHAMADOS A AMPARAR-SE"

"A distinção entre religião e política é uma conquista específica da cristandade e é uma de suas contribuições históricas e culturais fundamentais". Foi o que disse o Santo Padre o Papa Bento XVI, ao receber em audiência, hoje, 27, a nova embaixadora das Filipinas junto à Santa Sé, Cristina Castañer-Ponce Enrile, para a entrega de suas credenciais."A Igreja está convencida de que Estado e Igreja são chamados a amparar-se reciprocamente, para servir juntos, ao bem-estar pessoal e social de todos", afirmou o Papa.Bento XVI aproveitou a ocasião de receber em audiência a diplomata filipina, para reafirmar que "a harmoniosa cooperação entre Igreja e Estado exige que os líderes eclesiais e civis desempenhem seus deveres públicos com constante preocupação pelo bem comum. Cultivando um espírito de honestidade e imparcialidade, e mantendo no horizonte a finalidade da justiça, os líderes eclesiais e civis conquistam a confiança do povo e aumentam o senso de responsabilidade compartilhada entre todos os cidadãos, na promoção da civilização do amor", explicou o Pontífice."Todos deveriam ser movidos pelo desejode servir, ao invés de buscar interesses pessoais", sublinhou ainda, o Santo Padre, "ou de procurar beneficiar alguns poucos privilegiados. Além disso", observou, "os cidadãos deveriam fortalecer as instituições públicas, tutelando a corrupção da parcialidade e do elitismo". A tal propósito, o pontífice louvou as diversas iniciativas da sociedade filipina, voltadas a proteger os mais fracos, especialmente os nascituros, os doentes e os idosos. A seguir, pediu que o Governo de Manila tivesse particular solicitude para com os trabalhadores imigrados, "a fim de que sejam respeitados seus direitos e sejam integrados na sociedade, facilitando a possibilidade de que suas famílias possam reunir-se a eles". O Papa fez votos de "que a reforma agrária aprovada nas Filipinas, com o objetivo de melhorar as condições dos pobres, possa trazer o tão desejado desenvolvimento econômico e a expansão nos mercados internacionais, e expressou seus mais ardentes auspícios de que tais benefícios possam sem compartilhados pelas populações rurais"."É encorajador", concluiu Bento XVI, dirigindo-se à nova embaixadora das Filipinas junto à Santa Sé, "ver que sua nação continua a participar ativamente, de fóruns internacionais em favor do progresso da paz, da solidariedade humana e do diálogo inter-religioso, objetivos nobres que estão intimamente ligados ao desenvolvimento humano e à reforma social". Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com

Da Redação da Canção Nova Notícias, com Rádio Vaticano

AUDIÊNCIA DE BENTO XVI NESTA SEGUNDA-FEIRA

O Santo Padre o Papa Bento XVI, recebe nesta manhã, 27, na Residência Apostólica Vaticana em audiências sucessivas a Embaixadora das Filipinas, junto à Santa Sé, Cristina Castañer-Ponce Enrile, para a apresentação das suas Cartas Credenciais; o Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Giovanni Battista Re; o arcebispo de Los Angeles (EUA), Cardeal Roger Michael Mahony e o Vigário apostólico de Aguarico, Equador, Dom Jesús Esteban Sádaba Pérez, em visita “ad limina apostolorum”.

Santa Sé

BISPOS RESPONSÁVEIS PELA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA SE REÚNEM EM ASSIS

Inicia-se, hoje, 27, na cidade de São Francisco, Assis,o II Encontro Internacional de Bispos responsáveis pelas Comunidades da Renovação Carismática Católica. O evento de três dias tem como tema: "Os carismas na vida Igreja particular".Entre os conferencistas encontram-se o Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Cláudio Hummes, o Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanilslaw Ryłko e o Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Giovanni Battista Re. Participa também, entre outros, o Arcebispo de Palmas Dom Alberto Taveira Correa.
Rádio Vaticano

BENTO XVI DENUNCIA ATUAÇÃO DOS CRISTÃOS NOS PAÍSES DO ORIENTE

Depois da solene Concelebração Eucarística de encerramento da XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, presidida pelo Santo Padre o Papa Bento XVI, na manhã deste domingo, 26, na Basílica Vaticana, o Papa subiu ao último andar da Residência Apostólica, para rezar a oração do Ângelus. Antes, porém, pronunciou uma alocução dominical aos milhares de peregrinos e fiéis, presentes na Praça São Pedro.Falando sobre este evento sinodal, que por cerca de 20 dias reuniu participantes dos cinco Continentes no Vaticano, o Santo Padre disse: "Toda Assembléia sinodal é uma forte experiência de comunhão eclesial. Mas esta é mais forte ainda porque concentrou sua atenção sobre o que ilumina e guia a Igreja: a Palavra de Deus, que é Cristo. Foram refletidos muitos aspectos, entre os quais a relação entre a Palavra e as palavras, ou seja, entre o Verbo divino e as escrituras humanas".A seguir, o Santo Padre recordou o apelo que os Patriarcas das Igrejas Orientais fizeram no final dos trabalhos sinodais, chamando a atenção da Comunidade internacional, dos líderes religiosos e de todos os homens e mulheres de boa vontade, "para a tragédia que está ocorrendo nos países do Oriente"."Naquelas regiões os cristãos são vítimas de intolerâncias e de violências cruéis, assassinados, ameaçados e obrigados a deixarem as suas casas e a buscarem refúgio em outros lugares", denunciou o Papa."Penso, neste momento, sobretudo no Iraque e na Índia. Estou certo de que as antigas e nobres populações daquelas Nações aprenderam, durante séculos de respeitosa convivência, a apreciarem a contribuição que as pequenas, mas atuantes e qualificadas minorias cristãs dão ao crescimento da pátria comum. Elas não querem privilégios, mas só a possibilidade de continuarem a viver em seu país", declarou.O Pontífice concluiu sua alocução, dirigindo-se às autoridades civis e religiosas interessadas "para que não poupem esforços, a fim de que a legalidade e a convivência civil sejam logo restabelecidas e os cidadãos honestos possam ser protegidos e defendidos nos seus legítimos direitos".Enfim, após a oração do Angelus, Bento XVI passou a cumprimentar os presentes na Praça São Pedro em nove línguas, entre as quais o português. Vamos ouvir a sua saudação, acompanhada de sua Bênção Apostólica:"Saúdo agora os peregrinos de língua portuguesa, de modo especial os brasileiros de São Carlos, de São José do Rio Preto e o grupo da Diocese de Barretos, guiados pelo Bispo diocesano Dom Edmilson Amador Caetano. Faço votos de que nesta homenagem filial à Virgem Maria saibam oferecer um testemunho sincero e válido da vossa fé, revestindo-vos, em todos os momentos, do amor e da paz de Jesus Cristo. Que Deus vos abençoe!"
Rádio Vaticano

CEBs DO TOCANTINS SE REÚNEM E DISCUTEM SOBRE ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE

Com o objetivo de refletir sobre todas as formas de vida do planeta terra e avaliar sua situação no estado do Tocantins, bem como os desafios para mantê-las vivas, os representantes das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do estado do Tocantins se reuniram entre os dias 17 e 19, em Miracema do Tocantins.
Os participantes, em comunicado, manifestaram preocupação com a natureza e suas reais condições para as próximas gerações. “Lamentamos por já ter sido destruído 30% da Amazônia e 70% do Cerrado. Os seres humanos já usam bens naturais a uma taxa 25% maior do que a capacidade do planeta de regenerá-los”, enumeraram.
No final do comunicado as CEBs do Tocantins manifestaram apelo para mais respeito da humanidade para com o planeta. “É urgente articular, de forma integrada, as lutas sociais e ecológicas. Ouçamos o grito da Terra e o grito dos Pobres, o grito da Água, o grito das Gerações futuras!”, frisa o texto.
Na conclusão do evento os participantes assumiram onze compromissos para melhorar as condições ambientais e ecológicas no Tocantins, entre elas: criar em cada cidade um parque ecológico; plantar árvores nativas envolvendo comunidade e escolas; lutar contra o uso dos descartáveis que poluem o meio ambiente.
CNBB

EVANGELHO DO DIA

Lc 13,10-17

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.Naquele tempo, 10Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. 11Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. 12Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: "Mulher, estás livre da tua doença". 13Jesus pôs as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou e começou a louvar a Deus.14O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: "Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, não em dia de sábado".15O Senhor lhe respondeu: "Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? 16Esta filha de Abraão, que satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?" 17Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA - SANTA TERESA VERZERI

Lembramos neste dia uma feliz e abençoada mulher que a exemplo do Cristo, nesta terra, só fez o bem. Isto tudo sem excluir a luta do dia-a-dia, assim, viveu Santa Teresa Verzeri: Nasceu em Bérgamo, Itália, em 1801, de família nobre, quando criança inquieta, quando menina já queria fazer muito por Cristo e já moça de classe alta, linda, inteligente e cobiçada, decidiu-se a ser a guerrilheira de Deus. Fez experiência de vida religiosa com as monjas, mas descobriu-se chamada a uma outra forma de viver o apostolado ativo. Orientada por um sacerdote, Mons. Benaglio, Teresa aos vinte e cinco anos de idade, iniciou obras de assistência às crianças pobres e abandonadas. Seguida por outras jovens de ideal, fundou a instituição religiosa das filhas do Sagrado Coração de Jesus. Esta obra de Deus sofreu tribulações, como sempre, mas a coragem, prudência e entrega da alma à Deus, por parte principalmente da fundadora, livrou a instituição de grandes males. Era de temperamento enérgico, e ótima pedagoga e escritora, hábil para formar suas filhas espirituais, na pedagogia do elogio: bondade, firmeza, e muito respeitou à liberdade, dizia : "Para conseguir das jovens fidelidade à graça em proporção do temperamento, ora suavidade, ora energia. Como regra geral, usar a suavidade". Esta mestra de vida espiritual, entrou no Céu como nossa intercessora em 1852, deixou como riqueza para todos, suas experiências místicas (de Deus), obras de vários psicológicos pedagógicos e filhas do Sagrado Coração de Jesus, que no mundo inteiro, inclusive no Brasil, não param de guerrilhar com as armas de morte, e sim as de Deus, ou seja: Caridade e Paz.

Santa Teresa Verzeri, rogai por nós!

domingo, 26 de outubro de 2008

PAPA CELEBRA MISSA QUE ENCERRA SÍNODO SOBRE A PALAVRA DE DEUS


Bento XVI preside Celebração Eucarística no encerramento do Sínodo sobre a Palavra de Deus que reuniu bispos de todo o mundo
O Papa Bento XVI presidiu, esta manhã, na Basílica Vaticana, a uma solene Celebração Eucarística por ocasião do encerramento da XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que se realizou no Vaticano, sobre o tema: "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja".Leia mais.: Bento XVI anuncia que rpetende visitar África em 2009
A Santa Missa foi concelebrada pelos Padres Sinodais, que, nestes dias, participaram dos trabalhos sinodais. Estavam presentes também numerosos religiosos e religiosas, fiéis e peregrinos provenientes de diversas partes do mundo. Na homilia, o Santo Padre afirmou que a Palavra do Senhor, proclamada no Evangelho deste domingo, nos recorda que "toda a Lei divina se resume no amor".
"O evangelista Mateus narra que um dos fariseus, um doutor da Lei, colocou Jesus à prova, dizendo: 'Mestre, qual é o grande mandamento da Lei?' A questão deixa transparecer a preocupação, vigente na antiga tradição judaica, de encontrar um princípio unificador para as várias formulações da vontade de Deus. Era uma pergunta difícil, considerando que na Lei de Moisés são contemplados 613 preceitos e proibições. Como discernir, entre eles, qual era o maior?", explica Bento XVI.E continuou: "Mas, Jesus não hesita e responde, prontamente: 'Amarás ao Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito'. Este é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo é semelhante a este: 'Amarás teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a Lei e os profetas'".
A página evangélica deste domingo, disse o Papa, coloca em evidência que "para ser discípulo de Cristo é preciso colocar em prática os seus ensinamentos, que se resumem no primeiro e maior mandamento da Lei divina: o mandamento do Amor. A primeira leitura, extraída do livro do Êxodo, também insiste no dever de amar. O próximo a ser amado, deve ser também o estrangeiro, o órfão, a viúva, o indigente e os indefesos".Escuta dócil da Palavra de Deus
Na segunda leitura, encontramos uma concreta aplicação do máximo mandamento do amor em uma das primeiras comunidades cristãs paulinas. Apesar das fraquezas e dificuldades entre os irmãos, Paulo recorda o amor que tudo supera, tudo renova, tudo vence. Com o amor e ciente das próprias limitações, os discípulos seguem docilmente as palavras de Cristo, o Mestre divino. O ensinamento que o Apóstolo Paulo nos oferece, através da experiência dos Tessalonicenses, frisou o Santo Padre, é comum para todas as autênticas comunidades cristãs: o amor ao próximo nasce da escuta dócil da Palavra divina. Então, como é importante ouvir a Palavra e encarná-la na vida pessoal e comunitária! E o Papa explicou: "Nesta celebração Eucarística, que encerra os trabalhos sinodais, percebemos, de modo singular, a relação existente entre a escuta amorosa de Deus e o serviço desinteressado aos irmãos. Quantas vezes, nos últimos dias, ouvimos experiências e reflexões que destacam, cada vez mais, a necessidade de uma escuta mais íntima de Deus, de um conhecimento mais verdadeiro da sua Palavra de salvação, de uma partilha mais sincera da fé, que se alimenta constantemente do pão da Palavra divina!" Trabalhos no Sínodo
Aqui, Bento XVI agradeceu a cada um pela contribuição que deu para um maior aprofundamento do tema do Sínodo: "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja". Cumprimentou, com carinho e de modo especial os Cardeais Presidentes, o Secretário geral e seus colaboradores, os que vieram de todos os continentes, com sua experiência enriquecedora. O Papa dirigiu uma saudação cordial também aos delegados fraternos, os peritos, os ouvintes e os enviados especiais. E acrescentou: "Dirijo um pensamento especial também aos Bispos da China Continental, que não puderam estar presentes nesta Assembléia sinodal. Desejo ser intérprete e agradecer a Deus por seu amor a Cristo, por sua comunhão com a Igreja e por sua fidelidade ao Sucessor do Apóstolo Pedro. Eles estão presentes em nossas orações, juntamente com todos os fiéis que estão sob seus cuidados pastorais. Peçamos ao 'Pastor supremo do rebanho' que lhes dê alegrias, força, e zelo apostólico para guiar, com sabedoria e visão, a comunidade católica na China, tão querida a todos nós".
"Todos nós, que tomamos parte dos trabalhos sinodais", continuou o Pontífice, "temos uma nova consciência do dever prioritário da Igreja, no início deste novo milênio: nutrir-se da Palavra de Deus, para tornar mais eficaz o compromisso da nova Evangelização".
Agora, disse ainda, "é preciso levar esta experiência eclesial a todas as comunidades; compreender a necessidade de traduzir em gestos de amor a Palavra ouvida, porque somente assim, o anúncio do Evangelho se torna crível, não obstante as fragilidades humanas. Isso, porém, requer, em primeiro lugar, um conhecimento mais íntimo de Cristo e uma escuta sempre mais dócil da sua Palavra".Vocação ao serviço do Evangelho
Neste Ano Paulino, o Santo Padre recordou as palavras do Apostolo: "Ai de mim se não anunciar o Evangelho", fazendo votos de que todas as comunidades sintam cada vez mais forte esta aspiração de Paulo como vocação ao serviço do Evangelho para o mundo.
No início dos trabalhos sinodais, Bento XVI havia recordado as palavras de Jesus: "'A messe é grande!' Jamais devemos nos esquecer disso, apesar das dificuldades. Muitas pessoas expressam, muitas vezes sem perceber, o desejo de encontrar Cristo e o seu Evangelho; muitos querem reencontrar n'Ele o sentido das suas vidas". Assim, afirmou o Papa, "é preciso dar um testemunho claro e compartilhado de vida, segundo a Palavra de Deus, critério indispensável para verificar a missão da Igreja".Acesso à Palavra de Deus
Enfim, Bento XVI citou as palavras do Concílio Vaticano II: "Os fiéis devem ter amplo acesso à Sagrada Escritura", a fim de que, ao encontra a verdade, possam crescer no amor autêntico:

"Trata-se de um requisito hoje indispensável para a evangelização. E, uma vez que o encontro com as Escrituras pode correr o risco de não ser um 'fato eclesial', mas exposto ao subjetivismo e à arbitrariedade, é necessário uma promoção pastoral robusta e crível do conhecimento das Sagradas Escrituras, para anunciar, celebrar e viver a Palavra na comunidade cristã, dialogando com as culturas do nosso tempo, colocando-se ao serviço da Verdade e não das ideologias correntes, e incrementando o diálogo que Deus quer ter com todos os homens".Neste sentido, o Papa chamou a atenção para uma especial preparação dos pastores, predispostos à necessária ação de difundir a prática bíblica com subsídios oportunos. Ele sugeriu, por fim, um maior encorajamento aos atuais esforços para suscitar o movimento bíblico entre os leigos; a formação dos animadores de grupos, com atenção especial aos jovens; o esforço de difundir a fé através da Palavra de Deus aos que estão distantes, especialmente aos que estão sinceramente à busca do sentido da vida. LiturgiaEnfim, o Pontífice recordou o lugar privilegiado, no qual a Palavra de Deus ressoa e edifica a Igreja: a Liturgia. E exortou: "Rezemos para que, pela renovada escuta da Palavra de Deus, sob a ação do Espírito Santo, possa brotar uma autêntica renovação na Igreja e em todas as comunidades cristãs. Confiemos os frutos desta Assembléia sinodal à materna intercessão da Virgem Maria. A Ela, confio também a II Assembléia Especial do Sínodo para a África, que se realizará em Roma, em outubro do ano que vem".Visita à África
Aqui, Bento XVI avisou os fiéis presentes na Basílica Vaticana que pretende ir, no mês de março do próximo ano, à República de Camarões, para entregar aos representantes das Conferências Episcopais da África, o Instrumentum laboris da sua Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos. De lá, o Papa espera poder ir, se Deus quiser, à República de Angola, para celebrar solenemente seus 500 anos de evangelização.Bento XVI preside Celebração Eucarística no encerramento do Sínodo sobre a Palavra de Deus que reuniu bispos de todo o mundo
O Papa Bento XVI presidiu, esta manhã, na Basílica Vaticana, a uma solene Celebração Eucarística por ocasião do encerramento da XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que se realizou no Vaticano, sobre o tema: "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja".Leia mais.: Bento XVI anuncia que rpetende visitar África em 2009
A Santa Missa foi concelebrada pelos Padres Sinodais, que, nestes dias, participaram dos trabalhos sinodais. Estavam presentes também numerosos religiosos e religiosas, fiéis e peregrinos provenientes de diversas partes do mundo. Na homilia, o Santo Padre afirmou que a Palavra do Senhor, proclamada no Evangelho deste domingo, nos recorda que "toda a Lei divina se resume no amor".
"O evangelista Mateus narra que um dos fariseus, um doutor da Lei, colocou Jesus à prova, dizendo: 'Mestre, qual é o grande mandamento da Lei?' A questão deixa transparecer a preocupação, vigente na antiga tradição judaica, de encontrar um princípio unificador para as várias formulações da vontade de Deus. Era uma pergunta difícil, considerando que na Lei de Moisés são contemplados 613 preceitos e proibições. Como discernir, entre eles, qual era o maior?", explica Bento XVI.E continuou: "Mas, Jesus não hesita e responde, prontamente: 'Amarás ao Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito'. Este é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo é semelhante a este: 'Amarás teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a Lei e os profetas'".
A página evangélica deste domingo, disse o Papa, coloca em evidência que "para ser discípulo de Cristo é preciso colocar em prática os seus ensinamentos, que se resumem no primeiro e maior mandamento da Lei divina: o mandamento do Amor. A primeira leitura, extraída do livro do Êxodo, também insiste no dever de amar. O próximo a ser amado, deve ser também o estrangeiro, o órfão, a viúva, o indigente e os indefesos".Escuta dócil da Palavra de Deus
Na segunda leitura, encontramos uma concreta aplicação do máximo mandamento do amor em uma das primeiras comunidades cristãs paulinas. Apesar das fraquezas e dificuldades entre os irmãos, Paulo recorda o amor que tudo supera, tudo renova, tudo vence. Com o amor e ciente das próprias limitações, os discípulos seguem docilmente as palavras de Cristo, o Mestre divino. O ensinamento que o Apóstolo Paulo nos oferece, através da experiência dos Tessalonicenses, frisou o Santo Padre, é comum para todas as autênticas comunidades cristãs: o amor ao próximo nasce da escuta dócil da Palavra divina. Então, como é importante ouvir a Palavra e encarná-la na vida pessoal e comunitária! E o Papa explicou: "Nesta celebração Eucarística, que encerra os trabalhos sinodais, percebemos, de modo singular, a relação existente entre a escuta amorosa de Deus e o serviço desinteressado aos irmãos. Quantas vezes, nos últimos dias, ouvimos experiências e reflexões que destacam, cada vez mais, a necessidade de uma escuta mais íntima de Deus, de um conhecimento mais verdadeiro da sua Palavra de salvação, de uma partilha mais sincera da fé, que se alimenta constantemente do pão da Palavra divina!" Trabalhos no Sínodo
Aqui, Bento XVI agradeceu a cada um pela contribuição que deu para um maior aprofundamento do tema do Sínodo: "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja". Cumprimentou, com carinho e de modo especial os Cardeais Presidentes, o Secretário geral e seus colaboradores, os que vieram de todos os continentes, com sua experiência enriquecedora. O Papa dirigiu uma saudação cordial também aos delegados fraternos, os peritos, os ouvintes e os enviados especiais. E acrescentou: "Dirijo um pensamento especial também aos Bispos da China Continental, que não puderam estar presentes nesta Assembléia sinodal. Desejo ser intérprete e agradecer a Deus por seu amor a Cristo, por sua comunhão com a Igreja e por sua fidelidade ao Sucessor do Apóstolo Pedro. Eles estão presentes em nossas orações, juntamente com todos os fiéis que estão sob seus cuidados pastorais. Peçamos ao 'Pastor supremo do rebanho' que lhes dê alegrias, força, e zelo apostólico para guiar, com sabedoria e visão, a comunidade católica na China, tão querida a todos nós".
"Todos nós, que tomamos parte dos trabalhos sinodais", continuou o Pontífice, "temos uma nova consciência do dever prioritário da Igreja, no início deste novo milênio: nutrir-se da Palavra de Deus, para tornar mais eficaz o compromisso da nova Evangelização".
Agora, disse ainda, "é preciso levar esta experiência eclesial a todas as comunidades; compreender a necessidade de traduzir em gestos de amor a Palavra ouvida, porque somente assim, o anúncio do Evangelho se torna crível, não obstante as fragilidades humanas. Isso, porém, requer, em primeiro lugar, um conhecimento mais íntimo de Cristo e uma escuta sempre mais dócil da sua Palavra".Vocação ao serviço do Evangelho
Neste Ano Paulino, o Santo Padre recordou as palavras do Apostolo: "Ai de mim se não anunciar o Evangelho", fazendo votos de que todas as comunidades sintam cada vez mais forte esta aspiração de Paulo como vocação ao serviço do Evangelho para o mundo.
No início dos trabalhos sinodais, Bento XVI havia recordado as palavras de Jesus: "'A messe é grande!' Jamais devemos nos esquecer disso, apesar das dificuldades. Muitas pessoas expressam, muitas vezes sem perceber, o desejo de encontrar Cristo e o seu Evangelho; muitos querem reencontrar n'Ele o sentido das suas vidas". Assim, afirmou o Papa, "é preciso dar um testemunho claro e compartilhado de vida, segundo a Palavra de Deus, critério indispensável para verificar a missão da Igreja".Acesso à Palavra de Deus
Enfim, Bento XVI citou as palavras do Concílio Vaticano II: "Os fiéis devem ter amplo acesso à Sagrada Escritura", a fim de que, ao encontra a verdade, possam crescer no amor autêntico:

"Trata-se de um requisito hoje indispensável para a evangelização. E, uma vez que o encontro com as Escrituras pode correr o risco de não ser um 'fato eclesial', mas exposto ao subjetivismo e à arbitrariedade, é necessário uma promoção pastoral robusta e crível do conhecimento das Sagradas Escrituras, para anunciar, celebrar e viver a Palavra na comunidade cristã, dialogando com as culturas do nosso tempo, colocando-se ao serviço da Verdade e não das ideologias correntes, e incrementando o diálogo que Deus quer ter com todos os homens".Neste sentido, o Papa chamou a atenção para uma especial preparação dos pastores, predispostos à necessária ação de difundir a prática bíblica com subsídios oportunos. Ele sugeriu, por fim, um maior encorajamento aos atuais esforços para suscitar o movimento bíblico entre os leigos; a formação dos animadores de grupos, com atenção especial aos jovens; o esforço de difundir a fé através da Palavra de Deus aos que estão distantes, especialmente aos que estão sinceramente à busca do sentido da vida. LiturgiaEnfim, o Pontífice recordou o lugar privilegiado, no qual a Palavra de Deus ressoa e edifica a Igreja: a Liturgia. E exortou: "Rezemos para que, pela renovada escuta da Palavra de Deus, sob a ação do Espírito Santo, possa brotar uma autêntica renovação na Igreja e em todas as comunidades cristãs. Confiemos os frutos desta Assembléia sinodal à materna intercessão da Virgem Maria. A Ela, confio também a II Assembléia Especial do Sínodo para a África, que se realizará em Roma, em outubro do ano que vem".Visita à África
Aqui, Bento XVI avisou os fiéis presentes na Basílica Vaticana que pretende ir, no mês de março do próximo ano, à República de Camarões, para entregar aos representantes das Conferências Episcopais da África, o Instrumentum laboris da sua Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos. De lá, o Papa espera poder ir, se Deus quiser, à República de Angola, para celebrar solenemente seus 500 anos de evangelização.




Rádio Vaticano/Reuters

MILHARES DE FIÉIS PASSAM POR SANTUÁRIO DEDICADO A FREI GALVÃO


Imagem de Santo Antônio de Santa Galvão, dentro do Santuário, venerada por fiéis


O Santuário dedicado a Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), recebeu ontem, 25, dia dedicado ao primeiro santo brasileiro, milhares de fiéis vindos de diversas partes do país. Às 14h30, o responsável pela paróquia de Nossa Senhora de Fátima, onde está o Santuário, Padre Reginaldo Joaquim José da Trindade, celebrou uma Missa. A Eucaristia foi concelebrada por Monsenhor João Carlos, do rito melquita. .: Confira cobertura fotográfica desta MissaPadre Reginaldo afirma que a quantidade de pessoas no local mostra o valor que Frei Galvão já tem entre o povo brasileiro. O sacerdote assinalou a localização do Santuário: "Estamos no meio do caminho do Circuito Turístico Religioso, entre Canção Nova e Aparecida. Frei Galvão é o grande elo de ligação entre estes dois pontos. Este santo faz a ligação das duas casas de Maria”.Falando sobre a devoção aos santos, Monsenhor João Carlos afirmou que nesta festa se concretizam as palavras do salmista que diz que Deus é admirável através dos seus santos. “Os santos são janelas pra contemplarmos a glória de Deus vivendo conforme Cristo viveu, como nós em tudo, menos no pecado. Os santos nos ajudam a mostrar que é possível cumprir o que Jesus nos diz: ‘Sejam santos assim como o Pai do Céu é santo’”, disse.Os devotos saem de todos os estados para pedir e agradecer ao santo. “Fiz uma novena para meu filho conseguir adquirir uma casa e, com a graça de Deus e intercessão de Santo Antônio de Santana Galvão, ele conseguiu”, afirma Luzia Correia Lacerda, de Divinópolis (MG). Luzia Francisca de Paula, de Guaratinguetá (SP) diz: “É a primeira vez que venho aqui. Hoje é meu aniversário e é um presente de Deus estar aqui. Vim agradecer a Deus”. De Campinorte (GO), Geralda Lemos D’Ávila, testemunha: “Eu vim aqui para conhecer. Nunca tinha vindo e estou achando bom demais. Vou levar benção para toda minha família”. Na homilia da Missa, Padre Reginaldo assinalou que o Vale do Paraíba é privilegiado duplamente: por sediar a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, onde, às margens do rio, foi encontrada a imagem da Virgem, e por ser a cidade de Frei Galvão.Com base no Evangelho de ontem, e remetendo-se ao santo, o sacerdote ressaltou que a santidade é algo que se adquire pela graça da fé e recordou da necessidade de busca pelo Sacramento da Confissão: “Com a confissão renovamos desejo de santidade. Confissão é um ato de humildade. Até Papa, bispos e padres se confessam”. O Padre falou, ainda de vocação, dizendo que a vinha do Senhor está plantada, mas ‘é preciso que alguém cuide’. “Todos nós já sabemos a que fomos chamados?”, questionou. O presbítero recordou da CELAM, que clamou por uma ‘Igreja missionária’, e da Campanha da Fraternidade deste ano, que fez um convite a ‘Fraternidade e defesa da vida’. “Frei Galvão se santificou porque consagrou sua vida. Fez seus votos de castidade, obediência e pobreza para estar totalmente disponível, para servir”, concluiu..: Mosteiro construído por Frei Galvão recebe fiéis de todo o mundo

Canção Nova Notícias/Guaratingüeta/SPRobson Siqueira

PRESIDÊNCIA DA CNBB SERÁ RECEBIDA PELO PAPA BENTO XVI E VISITA ORGANISMOS DA SANTA SÉ

A Presidência da CNBB inicia amanhã, segunda-feira, uma série de visitas a organismos da Santa Sé e ao papa Bento XVI. Trata-se de uma visita que acontece todos os anos, durante a qual a Presidência apresenta os trabalhos realizados pela CNBB durante o ano que passou.
Nos próximos cinco dias, o presidente, vice-presidente e secretário-geral da CNBB, respectivamente, dom Geraldo Lyrio Rocha, dom Luiz Soares Vieira e dom Dimas Lara Barbosa, visitam: o Pontifício Conselho para os Leigos; a Rádio Vaticano; a Congregação para os Bispos;Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes; Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades Apostólicas; Congregação para a Doutrina da Fé; Secretaria de Estado; Pontifícia Comissão para a América Latina; Pontifício Conselho das Comunicações Sociais; Congregação para o Clero; Congregação para a Evangelização dos povos; Colégio Pio Brasileiro; Congregação do Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos; Pontifício Conselho para a Família e Congregação para a Evangelização dos povos.

CNBB

PARÓQUIA DO CARLITO PAMPLONA, EM FORTALEZA, REALIZA I CAMINHADA MISSIONÁRIA

A Paróquia do Carlito Pamplona realiza hoje, a sua I Caminhada Missionária com o objetivo de reanimar o movimento missionário paroquial bem como acender nos paroquianos a consciência de que devemos ser uma comunidade de discípulos missionários a serviço da vida!
O evento terá início, às 8h30min, com o café da manhã partilhado na praça em frente à Igreja Matriz. Todos os participantes são convidados a trazer sua doação para este café (bolos, bolachas, frutas, sucos, leite, pães etc). Após o café será iníciado o roteiro da caminhada percorrendo as principais ruas do bairro do Carlito Pamplona. O tema da Caminhada será 'Vida para todos os povos' e durante o trajeto a programação prevê cinco paradas para reflexões sobre os seguintes temas: meio ambiente, criança, juventude, pessoa idosa e família! Todas as comunidades, movimentos, grupos, pastorais e paroquianos são convidados a participar!

Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

CENTRO PASTORAL E SEBRAE PROMOVEM CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE PARA SECRETÁRIAS

Nos dias 1º. e 8 de novembro, a partir das 8 horas, no Centro de Pastoral “Maria Mãe da Igreja, com entrada pela Rua Rodrigues Júnior, 300, no Centro de Fortaleza, a Região Episcopal Metropolitana 2 em parceria com o Sebrae estará promovendo um curso de formação profissionalizante para secretárias e secretários das paróquias e áreas desta Região. O tema que será abordado: “Cerimonial e Protocolo nas áreas Pública e Social”.

A formação será assessorada pela senhora Onilda Gomes, instrutora e consultora nas áreas de atendimento do Sebrae e membro do Conselho de Ética da ABECE. A coordenação pede a presença de todos/as que antecipadamente fizeram á inscrição, trazendo o diretório litúrgico Sacramental e lanche para partilhar.

Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

FESTA DE TODOS OS SANTOS NA PARÓQUIA DO SENHOR DO BONFIM, NO MONTE CASTELO

A Paróquia Senhor do Bonfim, no bairro Monte Castelo, em Fortaleza, realizará no dia 1º de novembro, às 20 horas, na Quadra Paroquial, a Festa de Todos os Santos, com um Show do CD O Farol com Batista Lima. A pessoa que se apresentar caracterizada de um Santo ou Santa, concorre a um prêmio surpresa. Maiores informações pelo telefone (85) 3243 4740.

REFLETINDO SOBRE O EVANGELHO

Trigésimo domingo do Tempo Comum

A cena evangélica de hoje ( Mateus 22, 34-40 ) desenrola-se no contexto da polêmica entre Cristo e seus inimigos declarados, os guias religiosos do povo judeu. Os fariseus perguntaram a Jesus para pô-lo à prova : Mestre, qual é o maior mandamento da lei? A resposta de Jesus foi esta: "Amarás o Senhor teu Deus e ao próximo como a ti mesmo". Os termos nos quais Cristo se expressa não constituíam novidade para o judeu e menos ainda para os rígidos e observantes fariseus; pois, para o mandamento do amor a Deus aponta o Deuteronômio 6, 5 - o shemá, que é repetido manhã e tarde como oração por todo judeu piedoso. Para o amor ao próximo, ele cita Levítico 19, 18, embora, nos lábios de Jesus, "próximo" seja todo homem e não somente o parente ou concidadão judeu, como no Levítico.
O novo da resposta de Jesus encontra-se nestes dois pontos: a) define o amor a Deus e ao irmão como centro essencial da lei; algo esquecido pelos escribas e fariseus que andavam perdidos em sua selva emaranhada de normas, rituais, prescrições jurídicas e disposições casuísticas sobre o puro e impuro, os jejuns e as ablusões; b) Jesus traz um principio - síntese que unifica e equipara dois mandamentos que os especialistas da Lei entendiam e explicavam com diferentes, separando a do nível distinto: Deus e o próximo. A unidade do preceito de amor a Deus e ao irmão é indissolúvel, afirma Cristo; mais ainda: nisto se resumem toda a lei e os profetas.
O Ser humano se define como um ser feito para amar e ser amado. Muitíssimas são as definições que filósofos, antropólogos e sociólogos deram do ser humano. Jesus nos ensina que o amor é a nova lei. O amor a Deus não está desligado do amor ao próximo. A lei sem o amor não significa nada. Só o amor pode dar-lhe o verdadeiro sentido. Não é possível a verticalidade - o amor a Deus - sem a horizontalidade - o amor ao outro. O outro é medição para Deus.
Vimos claramente no Evangelho que Jesus é, mais uma vez, atacado por aqueles que se julgavam perfeitos nas observâncias religiosas. Eles trazem a velha questão: naquele tempo contavam-se 613 mandamentos, 365 negativos e 248 positivos, mas todos eram julgados importantes e obrigatórios. Os fariseus perguntavam sobre lei, isto é, deveres e obrigações. A resposta de Jesus fala de amor. Amor nunca é sentido como obrigação, mas como impulso que vem de dentro da pessoa, e a sua expressão exterior jamais é vista como um dever ou obrigação, e sim como satisfação e prazer. Os fariseus perguntaram sobre obrigações e Jesus respondeu sobre as satisfações. O amor não é peso, e sim libertação. Os fariseus perguntavam sobre fidelidade ao que está escrito e Jesus responde sobre a fidelidade do amor, que tem três faces: Deus, eu mesmo e o próximo. A fidelidade ao amor pode fazer muito mais do que observar 613 mandamentos. Amar a Deus é fazer a vontade de Deus. Deus quer que todos se amem ao modo dele. Portanto, quem ama seu irmão, ama também a Deus porque está fazendo a vontade de Deus. O amor a Deus e ao próximo são inseparáveis. Um bom domingo a todos.

Pe. Raimundo Neto
Pároco de São Vicente de Paulo

EVANGELHO DO DIA

Mt 22,34-40

PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus.Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36"Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?"37Jesus respondeu: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento!" 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo". 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos".

SANTO DO DIA - SÃO LUÍS ORIONE

O Papa João Paulo II, em 1980, colocou diante dos nossos olhos um grande exemplo de santidade, expressa na caridade: Luís Orione. Este novo santo italiano, nasceu em 1872 e bem cedo percebeu o chamado do Senhor ao sacerdócio. Ao entrar no Oratório, em Turim recebeu no coração, as palavras de São Francisco de Sales, lançados pelo amado São João Bosco: "Um terno amor ao próximo, é um dos maiores e excelentes dons que a Divina Providência pode conceder aos homens".Concluiu o Ginásio, deixou o Oratório Salesiano, voltou para casa e depois entrou no seminário, onde cursou filosofia, teologia, até chegar ao sacerdócio que teve como lema: "Renovar tudo em Cristo".Luis Orione, sensível aos sofrimentos da humanidade, deixou-se guiar pela Divina Providência a fim de aliviar as misérias humanas.Sendo assim, dedicou-se totalmente aos doentes, necessitados e marginalizados da sociedade. Também fundou a Congregação da Pequena Obra da Divina Providência, e em seguida, como conseqüência do batalhão da caridade, o Carisma de cuidar dos órfãos, enfermos, pobres e crianças abandonadas.Em 1908, Luís Orione socorreu numerosas vítimas do terremoto que abalou a Itália, e através dos seus filhos espirituais e irmãos e irmãs, no mesmo Carisma. Na memória vem em auxílio das inúmeras vítimas dos "terremotos" sociais que ainda hoje, afligem nosso mundo e Brasil. Por isso, este padre baixinho e simples vive no Céu, e nas obras geradas pelo seu testemunho de fé que operou pela caridade. Dom Orione viveu o sermão que o Divino Mestre, longamente, fez sobre a montanha, pois em toda a vida sentiu a força da Providência Divina, que o acolheu, depois de doar-se totalmente, com 68 anos de idade.
São Luís Orione, rogai por nós!

sábado, 25 de outubro de 2008

PARTICIPANTES DO SÍNODO RECEBEM FAC-SÍMILE DE PAPIRO DO SÉCULO II

Na sessão da tarde de ontem, 24, foi entregue ao Santo Padre e aos participantes do Sínodo um fac-símile do Papiro Bodmer XIV-XV.Este papiro contém quase todo o Evangelho de Lucas e mais da metade daquele de João. Confrontado com outros manuscritos, o código Bodmer foi datado entre 175 e 225 d.C. e é, atualmente, a obra mais preciosa da Biblioteca Apostólica Vaticana.No fac-símile entregue aos padres sinodais, constam duas folhas que contêm o Prólogo do Evangelho de João e a oração do Pai-nosso do Evangelho de Lucas.Segundo o bibliotecário e arquivista da Santa Igreja Romana, Cardeal Raffaele Farina, o texto do Novo Testamento participa, mesmo que instrumentalmente, do mistério da Encarnação de Cristo. Assim sendo, a Biblioteca Vaticana deu ao mundo uma contribuição única para a conservação e a transmissão integral dos textos originais da Sagrada Escritura, de modo especial do Novo Testamento.O Papiro Bodmer XIV-XV chegou ao Vaticano em 22 de novembro de 2006. É constituído de 51 folhas (num total de 102 páginas) inteiras ou fragmentárias. O seu texto é muito semelhante ao atestado, durante o império de Constantino, pelo código B (o célebre Vaticano grego 1209). Este, com o código Sinaítico, é o mais antigo testemunho de toda a Bíblia grega.

Rádio Vaticano

´'É EXTREMAMENTE GRAVE O ESTADO DE SAÚDE DE DOM PAULO PONTE

Mantivemos há poucos instantes (10h20min) contato com a assessora Maria Benedita, mais conhecida por Bitinha, e ela informou que havia mantido contato com o Hospital UDI, de São Luís e o médico plantonista informou de que "é extremamente grave" o estado de saúde de dom Paulo Ponte, bispo emérito da Arquidiocese de São Luís.
- O médico nos informou e já foi publicado no boletim das 9 horas, de que o estado de saúde de dom Paulo se mantem e que é extremamente grave. Ele está entubado e continuamos aqui aguardando as notícias do hospital".
Dom Paulo Ponte, bispo emérito de São Luís, é cearense.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO PROMOVE DIA DE JUVENTUDE

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza, celebrará hoje, dia 25, das 14 às 18 hors, na Quadra da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (localizado na Rua Cônsul Gouveia), o Dia Nacional da Juventude tendo como tema: “Juventude e os Meios de Comunicação” e como lema: “Queremos pautar as razões do nosso viver”.

Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

AMANHÃ, O "VINDE E VEDE", EM RUSSAS

A Renovação Carismática Católica de Russas, que fica a 162 quilômetros de Fortaleza, promoverá durante todo o dia de amanhã, mais uma edição do "Vinde e Vede", uma espécie de "Queremos Deus", que se realiza todos os anos, no Estádio Plácido Castelo, Castelão, em Fortaleza.
O evento, que está programado para a Praça do Estudante, no centro da cidade, receberá cerca de 10 mil pessoas,é o que informam os organizadores.
O "Vinde e Vede" terá como tema este ano "Família, santuário da vida" e como pregador Antônio Luiz Macedo, da Comunidade Católica Face de Cristo. Ele substituirá o coordenador daquela comunidade, Aluízio Nóbrega, que amanhã, estará embarcando para a Italia, onde participará, juntamente com a sua esposa Célia, do Congresso da Fraternidade Internacional, em Assis. O casal comandará um grupo da Face de Cristo e de outras comunidades da RCC, de Fortaleza.
O "Vinde e Vede" será encerrado com uma celebração eucarística presidida por dom frei José Haring, bispo de Limoeiro do Norte.

A ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA REALIZA ENCONTRO SOBRE PASTORAL AFRO

No dia 30 de novembro estará em Fortaleza o coordenador nacional da Pastoral Afro, padre Ari Antônio dos Reis para um momento de reflexão sobre as lutas e o rosto do povo negro na Arquidiocese de Fortaleza e no Estado do ceará. O encontro acontecerá no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja, entrada pela Rua Rodrigues Júnior, 300, no Centro de Fortaleza.

Fonte: Anote

MAIS DE 50 MIL CRISTÃOS INIDIANOS SE REFUGIAM

O drama dos cristãos no Estado indiano de Orissa continua e se torna cada vez mais árduo. "Mais de 50 mil pessoas do distrito de Kandhamal que se refugiaram nas forestas ou acamparam a cerca de dois meses nos campos de deslocados organizados pelo governo, estão perdendo definitivamente a esperança de voltar às suas casas e às suas terras, ou seja, de reaver uma vida normal". É a denúncia dos bispos de Orissa que vêem a população cristã diminuir cotidianamente no estado.Leia mais.: Mais casas de cristãos são incendiadas na Índia.: Bispos da Índia apelam pelo fim da violência anticristãOs grupos fundamentalistas hinduístas se apropriam das terras abandonadas, cultivadas com trigo, milho, frutas, entre outros produtos, impedindo aos cristãos de retornarem às suas terras, meios de sustento. Os cristãos perdem a terra e com ela a esperança de voltar a ter uma vida normal: sendo assim deixam Orissa como descolados, em busca de outra área onde possam se estabelecer e recomeçar do zero.FundamentalismoA maior parte dos cristãos são dalit e tribais que sofrem com as violências dos grupos fundamentalistas hinduístas que são bem organizados e armados. Os cristãos não fazem nenhuma resistência, sobretudo, como ressaltam os bispos, "porque as autoridades civis e a polícia não fazem nada para finalizar esta confisca injusta dos bens e esta grande violação dos direitos pessoais". De tal forma, afirmam os cristãos locais, se realiza o sonho dos grupos extremistas hinduístas de eliminar a presença dos cristãos de Orissa: as famílias e as pequenas comunidades dos povoados, que não possuem nada, nem mesmo a esperança de terem justiça, são obrigadas a fugir. Numa nova mensagem, os bispos de Orissa, com o total apoio da Conferência Episcopal Indiana, afirmam: "Depois de 54 dias de ataque, a situação permanece tensa e não existe segurança", desmentindo as declarações das autoridades civis que falavam de um progressivo retorno à normalidade."Os cristãos no distrito de Kandhamal perderam a confiança no Estado: seus direitos fundamentais foram completamente ignorados pelo governo, constitucionalmente eleito", ressaltam os bispos. O mais grave é que a perseguição e as contínuas violações dos direitos humanos fundamentais são toleradas pelo governo local e pela polícia, afirma ainda a mensagem, enquanto os cristãos são tratados como cidadãos de segunda categoria. Os bispos pedem a abertura urgente de uma investigação sobre as violências, exigem um "justo e adequado ressarcimento" às pessoas e instituições atingidas e pedem que "a polícia se encarregue de agir conforme a lei, com justiça e sem preconceitos". Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com

Canção Nova Notícias, com Fides

BISPOS DOS ESTADOS UNIDOS INICIAM PLANOS EM DEFESA DO MATRIMÔNIO

A Conferência Episcopal dos Estados Unidos (USCCB), reconhecendo as ampliações e os esforços sociais, legislativos e judiciários diante da situação atual da instituição do matrimônio, decidiu realizar um plano de ação nacional em defesa do matrimônio junto com os Cavaleiros de Colombo Knights of Columbus). Para tal propósito será criada uma Comissão específica, que conta com o apóio do arcebispo de Chicago e Presidente da USCCB, Cardeal Francis George. A Comissão será guiada pelo arcebispo de Louisville e Presidente da subcomissão para o Matrimônio e a família da USCCB, Dom Joseph Kurtz; pelo bispo de Bridgeport e Presidente da Comissão para a Doutrina e por Dom Gabino Zavala, bispo auxiliar de Los Angeles, Dom William Lori. O Presidente dos Cavaleiros de Colombo, Carl Anderson, será o consulente da Comissão da Presidência.“O objetivo fundamental é incrementar os esforços para descobrir a beleza da vocação matrimonial”, explicou o responsável da Comissão de Comunicação da Conferência, Dom Joseph Kurtz, durante a apresentação da Comissão. A Associação The Knights of Columbus decidiu ajudar economicamente a USCCB a fim de iniciar uma campanha. Uma das primeiras iniciativas diz respeito a realização de um breve filme sobre o matrimônio autêntico entre o homem e a mulher. A iniciativa se coloca em continuidade com a atividade realizada pelos bispos nos últimos anos em defesa do matrimônio e da família. Em 2003, eles publicaram o documento intitulado "Entre homem e mulher", agora disponível na internet; em 2004 realizaram as iniciativas nacionais em benefício do matrimônio com o objetivo de fortalecer os casamentos. Outra iniciativa foi a campanha "Para o teu Matrimônio", que inclui mensagens públicas de serviço e um site que oferece informações e ajuda aos noivos e aos casados.Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com

Canção Nova Notícias, com Fides

COLÉGIO PIO BRASILEIRO RECEBE VISITA DE BISPOS DO BRASIL

O Colégio Pio Brasileiro recebeu, anteontem, 23, a visita dos sete Bispos e dois Padres do Brasil que participam do Sínodo, em Roma. "Os Bispos foram convidados a um colóquio com os padres estudantes para partilhar as principais reflexões propostas durante o Sínodo dos Bispos", diz o relatório da reunião elaborado pelo Conselho de Alunos do Colégio.O Cardeal Metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, um dos presidentes delegados do Sínodo, explicou aos alunos do Pio Brasileiro a organização da Assembléia, iniciada no dia 5 com mais de 250 bispos. Ele destacou a importância das intervenções dos padres sinodais que serviram de base para as proposições a serem votadas no final do Sínodo. "No relato dos bispos era muito presente a visão ampla com a qual o Sínodo se refere à Palavra de Deus, identificando-a com Cristo e situando-a na vida e na missão da Igreja", esclarece o relatório.O presidente da CNBB e Arcebispo de Mariana (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha, destacou a participação dos Bispos latino-americanos. "Dom Geraldo Lyrio enfatizou que os Bispos latino-americanos procuraram trazer a riqueza de suas Igrejas, evocando a Conferência de Aparecida e a vitalidade das pequenas comunidades e dos movimentos", afirma o Conselho no relatório.Além de Dom Odilo e de Dom Geraldo Lyrio, participaram da reunião e deram seu testemunho o presidente do CELAM, Dom Raymundo Damasceno Assis; o Arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo; o Arcebispo de Ribeirão Preto (SP), Dom Joviano de Lima Júnior; o Bispo de Petrópolis (RJ), Dom Filippo Santoro; o Bispo de Goiás (GO), Dom Eugène Rixen; o coordenador da revisão da Bíblia da CNBB e assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, Padre Luiz Henrique da Silva e o professor de teologia no Seminário diocesano de Santo Amaro (SP), Padre Ari Luis do Valle Ribeiro.O Sínodo termina no domingo, 26, com uma missa na Basílica Vaticana. Na ocasião, o papa divulgará uma mensagem final a todos os fiéis. As proposições aprovadas pelos padres sinodais serão a referência para a exortação a ser escrita pelo papa após o sínodo.Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com
Canção Nova Notícias, com CNBB

PAPA ACOLHE DOM ODILO COMO REDATOR DO DOCUMENTO CONCLUSIVO

Foi apresentada hoje, 24, no Vaticano, a mensagem conclusiva da XII Assembléia Ordinária do Sínodo dos Bispos. O secretário-geral do Sínodo, Dom Nikola Eterovic, anunciou os nomes escolhidos pelo Santo Padre para redigir o documento final. Um deles é o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, um dos três presidentes-delegados.O texto foi apresentado durante uma coletiva de imprensa pelo presidente da comissão para a mensagem, Dom Gianfranco Ravasi. O documento é dividido em quatro partes, cada uma correspondente a uma declinação da Palavra de Deus: a sua voz, ou seja, a Revelação; a sua face, isto é, Jesus Cristo; a sua Casa, portanto a Igreja; e os seus caminhos, ou seja, a missão. "Quatro etapas que do eterno e do infinito nos conduzem até as nossas casas e cidades", disse o prelado. Nas duas primeiras, o documento recorda a importância da Palavra divina eficaz, criadora e salvífica, no princípio do ser e da história, da criação e da redenção. Mas também a força da Palavra que se fez carne, que entra no espaço e no tempo e assume uma face humana, Jesus Cristo. É importante, portanto, reiterar o cuidado para não cair no fundamentalismo exegético, que nega a encarnação de Deus na história e não reconhece que a Palavra se expressa segundo uma linguagem humana, que deve ser estudada e compreendida.Nas páginas dedicadas à missão, acentua-se a família, entendida como espaço fundamental no qual a Palavra de Deus deve entrar, e os rincões do mundo, onde se aninham sofrimento e pobreza, humilhação e opressão, marginalização e miséria, doença e solidão. Diante de tudo isso, o cristão tem a missão de anunciar a palavra divina de esperança, por meio da proximidade amorosa, que não julga, mas ampara, ilumina, conforta e perdoa.No texto, fala-se ainda do diálogo e do encontro com o povo judeu e com os muçulmanos, fala-se de homilias, do uso de novas tecnologias para difundir a Palavra de Deus. Pede-se também que cada Conferência Episcopal, com base na sua realidade, ajude a difundir a Bíblia nas escolas.Mas uma das características da mensagem é o entusiasmo que transmite, confirmada por Dom Ravasi: "Tivemos a intenção de fornecer não somente informações sobre a Bíblia, mas também expressá-las de maneira passional, convincente. Durante a assembléia sinodal, recordei uma frase do filósofo dinamarquês Soren Kirkegaard, que dizia que deveríamos considerar a Bíblia mais como uma carta que o namorado recebe de sua amada, porque manifesta o coração de Deus. A fineza teológica e o rigor exegético são necessários, mas igualmente importante é ter uma sintonia de paixão, de sentimento, de vontade, de adesão que floresce, que brota do coração". Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com
Canção Nova Notícias, com Rádio Vaticano

CONVOCAÇÃO PARA O ABAIXO-ASSINADO PELA VIDA E CONTRA O ABORTO NA ONU

Grupos pró-aborto estão promovendo um abaixo-assinado para que a ONU reconheça o aborto como um suposto direito universal, aproveitando a festa dos 60 anos da promulgação da Declaração Universal dos Diretos Humanos, no dia 10 de dezembro.
Nós, Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, entidades e movimentos em defesa da vida, estamos promovendo outro abaixo-assinado, ou seja, em favor da vida e contra o aborto. Precisamos de 50.000 assinaturas. Convocamos a todos para que divulguem esta nossa campanha a fim de neutralizar um flagrante desrespeito aos direitos humanos.
Faça sua assinatura, defenda a maternidade e a vida inocente votando a favor da dignidade do embrião, do feto e da criança no útero materno. Para isso, acesse: http://www.c-fam.org/publications/id.101/default.asp
Repasse esta mensagem à sua família, seus amigos, enfim, a todas as pessoas . “Escolhe, pois, a vida” (Dt 30,19).
Brasília, 24 de outubro de 2008.
Dom Dimas Lara BarbosaBispo Auxiliar do Rio de JaneiroSecretário-Geral da CNBB
Dom Orlando BrandesArcebispo de Londrina e Presidente da
Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família

MORRE A MÃE DO PADRE MAJELLA, SUB-SECRETÁRIO DA CNBB

Faleceu na tarde desta sexta-feira, 24, no hospital São João Batista, em Volta Redonda (RJ), Adalmira Cunha Delgado, mãe do padre José Luiz Majella Delgado, sub-secretário geral da CNBB. Nascida em Lima Duarte (MG), Adalmira tinha 91 anos e há cinco era cadeirante. “Deus te faça feliz”. Esta foi a última palavra que o padre Majella ouviu de sua mãe, ontem, por telefone. “Minha mãe pode ser definida como uma mulher de fé, que amou a vida. Ela se dedicou à família e serviu a comunidade”, disse o padre Majella, um dos seis filhos deixados por Adalmira. Segundo padre Majella, sua mãe atuou muito tempo na Pastoral da Saúde no comunidade onde morava.O sepultamento ocorrerá amanhã, em Volta Redonda, mas ainda não foi divulgado o horário.
CNBB

EVANGELHO DO DIA

Lc 13,1-9

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.— Glória a vós, Senhor.1Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam. 2Jesus lhes respondeu: "Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? 3Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. 4E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo". 6E Jesus contou esta parábola: "Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7Então disse ao vinhateiro: "Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?" 8Ele, porém, respondeu: "Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás". - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA - SÃO FREI GALVÃO

Antônio de Sant'Ana Galvão, nasceu no dia 10 de Maio de 1739, na cidade de Guaratingueta, São Paulo. Filho de Antônio Galvão, português natural da cidade de Faro em Portugal e de Isabel Leite de Barros, natural da cidade de Pindamonhagaba, em São Paulo. Em 1760 ingressou no noviciado da Província Franciscana da Imaculada Conceição, no Convento de São Boaventura do Macacu, na Capitania do Rio de Janeiro. Foi Ordenado sacerdote no dia 11 de julho de 1762, sendo transferido para o Convento de São Francisco em São Paulo. Em 1774, fundou o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência, hoje Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz, das Irmãs Concepcionistas da Imaculada Conceição. Cheio do espírito da caridade, não media sacrifícios para aliviar os sofrimentos alheios. Por isso o povo a ele recorria em suas necessidades. Às 10 horas do dia 23 de dezembro de 1822, no Mosteiro da Luz de São Paulo, havendo recebido todos os Sacramentos, adormeceu santamente no Senhor, contando com seus quase 84 anos de idade. Foi sepultado na Capela-Mor da Igreja do Mosteiro da Luz, e sua sepultura, ainda hoje continua sendo visitada pelos fiéis. Sobre a lápide sepulcrar de Frei Galvão está escrito para eterna memória: "Aqui jaz Frei Antônio de Sant'Ana Galvão, ínclito fundador e reitor desta casa religiosa, que tendo sua alma sempre em suas mãos, placidamente faleceu no Senhor no dia 23 de dezembro do ano de 1822".Sob o olhar de sua Rainha, a Virgem Imaculada, sob a luz que ilumina o tabernáculo, repousa o corpo do escravo de Maria e do Sacerdote de Cristo, a continuar, ainda depois da morte, a residir na casa de sua Senhora, ao lado de seu Senhor Sacramentado. O dia 25 de outubro, dia oficial do santo, foi estabelecido, na liturgia, pelo saudoso Papa João Paulo II, na ocasião da beatificação de Frei Galvão. Com a canonização, em maio deste ano, o Papa Bento XVI manteve a data.

São Frei Galvão, rogai por nós.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

DOM PAULO PONTE ESTÁ INTERNADO EM ESTADO GRAVE

O arcebispo emérito de São Luís (MA), dom Paulo Eduardo Andrade Ponte, está internado em estado de coma induzido na UTI do Hospital UDI, em São Luís. De acordo com uma nota do Secretariado do Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão), o último laudo médico comunica que o estado do arcebispo é “extremamente grave”. “Ele está sedado e entubado, com infecção altíssima e respirando artificialmente”.
Dom Paulo foi arcebispo de São Luís de 1984 a 2005. Seu lema episcopal é: “Cristo ontem e hoje”.
CNBB

FIÉIS DO PADRE CÍCERO ANTECIPAM ROMARIA


O tradicional caminhão pau-de-arara ainda serve como principal meio de transporte para muitos devotos que chegam para a Romaria de Finados (Foto: Elizângela Santos)




A Romaria de Finados, a ser iniciada oficialmente no próximo dia 29, com celebração às 19 horas, na Basílica de Nossa Senhora das Dores, passa a ser um atrativo mesmo antes de começar. Romeiros de diversas partes do País já circulam na cidade. Ruas nas proximidades da Basílica, Capela do Socorro e Santuário dos Franciscanos, locais de maior aglomeração durante este período já estão tomadas por vendedores informais. No comércio da cidade já se percebe uma boa movimentação. A previsão é que mais de 600 mil pessoas visitem a cidade no período comemorativo.A organização das romarias, no sentido de prestar maior assistência à multidão que chega ao município, principalmente entre os dias 29 e 2 de novembro, está sendo planejada de forma conjunta entre representantes da Igreja, entidades de classe e poder público. Este ano, conforme o secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro, Felipe Figueiredo, a pretensão é proporcionar maior segurança, principalmente nos bairros, já que a Romaria de Finados — também chamada de Romaria da Esperança — toma um sentido mais amplo. As pousadas no Centro da cidade ficam com lotação esgotada a partir da quarta-feira da próxima semana.Os romeiros antecipam as reservas, mas em alguns locais a hospedagem fica na ordem de chegada, como é o caso da pousada de Maria José de Sousa. Ela afirma que o último fim de semana surpreendeu o número de romeiros, mas todos os dias tem recebido clientes. Este é o primeiro ano que administra o empreendimento. Na próxima semana, a proprietária admite não ter medo de ver o local com toda a lotação esgotada. São 120 pessoas no que os romeiros chamam de rancho.O vendedor informal Renato de Araújo Teixeira, desde o mês de setembro, período em que ocorreu a Romaria da Mãe das Dores, padroeira de Juazeiro, está instalado com sua barraca ao lado da Basílica. Os fins de semana tem sido melhores para venda, mas a participação dos romeiros tem sido boa. “Tenho conseguido vender todos os dias e os romeiros não param de chegar. Sempre tem gente na cidade fazendo romaria”, afirma o ambulante.A questão da segurança, por conta de assaltos já registrados até dentro das igrejas, tem sido uma das grandes preocupações. Durante a reunião da Operação Romeiro, uma das questões mais debatidas esteve relacionada à segurança. Estiveram presentes representes das Polícias. Será reforçado o policiamento, de acordo com Felipe Figueiredo, principalmente nos locais onde a romaria estará centralizada. No bairro Franciscanos há uma grande movimentação de fiéis. Será um dos locais que terá maior número de policiais. No Socorro e no Horto também.A administração da Brasília pediu, por meio de ofício à Secretaria de Segurança Pública do Estado, que analise a possibilidade de enviar um contingente de Policiais Civis entre eles um delegado, para reforçar o evento religioso. O padre Paulo Lemos informa, na solicitação, a deficiência por parte da Policia Judiciária, levando sérios prejuízos à investigação e resolução de ocorrências, tendo como vítimas os romeiros. Ele pede uma unidade móvel plantonista para servir os visitantes durante o período.O atendimento na área da saúde também receberá um reforço com a inclusão de postos de saúde e mais profissionais voltados para o atendimento. Serão instaladas unidades nos três locais mais movimentados, durante o dia inteiro até às 22 horas. Nesta fase do ano, de maior temperatura, é comum os hospitais receberem maior número de pessoas, pela falta de adaptação ao clima quente da cidade caririense.Show do ChapéuNo bairro Franciscanos, uma programação especial e toda uma organização para receber os romeiros está sendo feita. Missas diárias serão celebradas. A tradição é que cada pessoa que chegue em seus carros façam voltas em torno da estátua de São Francisco. Tem também o Passeio das Almas, uma grande passarela em torno do Santuário, acima dos arcos e colunas da grande edificação. Na Capela do Socorro, onde estão sepultados os restos mortais do Padre Cícero, este ano será comemorado o centenário. A programação inclui missas durante todo o período.O momento de festejo dos romeiros acontece principalmente à noite, com o Show do Chapéu, em frente à Igreja Matriz, onde ocorrem shows musicais. No Dia do Romeiro, 1º de novembro, será realizado um show com a cantora Joana, na Praça do Romeiro, em frente à Basílica. O evento terá o apoio do Governo do Estado, Coelce e TV Diário.Origem da devoçãoSantuário Franciscano é referênciaJuazeiro do Norte. Historicamente não se tem notícia oficial de como começou a primeira Romaria de Finados. O grande número de fiéis normalmente vinha a Juazeiro do Norte durante as missões de Frei Damião, que coincidentemente aconteciam nesta época do ano. E é no Santuário dos Franciscanos onde a Romaria de Finados passou a ser um referencial durante este período comemorativo.Se na Romaria de Nossa Senhora das Dores é comum a visitação de romeiros de Alagoas, nessa de novembro a presença maior é de fiéis do Estado do Pernambuco. Também há uma característica maior no transporte, tradicionalmente feito pelos caminhões paus-de-arara, um meio de locomoção que parece não ter outra alternativa para muitos sertanejos.Flores, chapéus, imagens e ex-votos são depositados sobre a lápide, no túmulo do Padre Cícero, durante a programação de missas, novenas e demais celebrações. Alguns aproveitam para fazer suas ofertas à Igreja, enquanto assistentes vão reunindo o material depositado para não haver acúmulo. Esse cuidado durante esses dias torna-se ainda maior.Não há uma programação específica durante este período. A grande preocupação das autoridades, Igreja Católica e Prefeitura Municipal de Juazeiro é oferecer um acolhida aos visitantes, no sentido de proporcionar segurança, nos momentos de fé e oração. O motivo especial da maioria é vir acender velas no túmulo de Padre Cícero e em favor das almas dos entes queridos.A questão da infra-estrutura ainda é o grande problema na parte de organização das romarias em Juazeiro. O secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro, Felipe Figueiredo, ressalta a necessidade de conclusão de obras como o Centro de Apoio aos Romeiros, para melhor acomodar os vendedores informais, que comercializam uma variedade de artigos, desde imagens de santos, a terços, fotos, chaveiros.NovidadeNeste ano, a grande novidade é a venda da estátua de Padre Cícero em resina, que possui um chip com a música do Bendito das Candeias. A pequena imagem “canta” as palavras “Valei-me meu Padrinho Cícero e a Mãe de Deus das candeias”. A idéia de produzir estátuas musicadas, com um dos mais conhecidos benditos cantados pelos romeiros de todo o Nordeste, tem seus primeiros lotes comercializados já nesta Romaria de Finados.Trata-se de uma invenção chinesa, do empresário Jony Wang. O comerciante de imagens, Raimundo Mailson de Sousa, também administrador do Cemitério do Socorro, é um dos pioneiros na venda da novidade religiosa.Há cerca de cinco meses, Jony Wang esteve em Juazeiro para tentar negociar com a Igreja Católica o selo do símbolo da Basílica para ser usado nas imagens em resina. O padre Paulo Lemos recepcionou o chinês, mas afirmou que mesmo o estrangeiro oferecendo um percentual em troca, a idéia não pode ser aceita.




Diário do Nordeste