segunda-feira, 27 de outubro de 2008

ASSEMBLÉIA DIOCESANA DE CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM DEFINE PRIORIDADES PASTORAIS PARA OS PRÓXIMOS ANOS

Terminou a 11ª Assembléia Diocesana de Pastoral da diocese de Cachoeiro do Itapemirim (ES) que aconteceu entre os dias 24 e 26. A Assembléia alcançou sem objetivo, segundo os organizadores, que era rever e avaliar a caminhada pastoral diocesana, bem como definir as prioridades pastorais, de acordo com as exigências atuais.
Na carta conclusiva do evento, o bispo diocesano, dom Célio de Oliveira Goulart, afirmou que a Assembléia colaborou para firmar o estado permanente de missão da Igreja.
Depois da apresentação de um diagnóstico pastoral levantado pela Pesquisa Futura, ficou decidido que a diocese de Itapemirim assumirá para os próximos três anos (2009-2011) a “centralidade da Palavra de Deus, com seu desdobramento na missão e no serviço da caridade”, como eixo central de seu dinamismo evangelizador.
O bispo também resumiu a Assembléia como esforço conjunto para promover a unidade e a comunhão da diocese. Com o “compromisso dos presbíteros”, com os “diáconos em ser uma Igreja de participação e comunhão, discípula e missionária”, e com os leigos, de acordo com o bispo, “conscientes de sua importância nos trabalhos da Igreja, assumindo a responsabilidade de colocar sua vida a serviço da construção do Reino”.
Para completar, dom Célio destacou em sua carta conclusiva a necessidade de anunciar com destemor a Palavra de Deus por todos os meios de comunicação: rádio, círculos bíblicos, celebrações, de modo singular aos jovens, os afastados, os pobres e os excluídos.
No encerramento houve uma missa na Ilha da Luz, onde acontecia o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Junto com os jovens de toda a Diocese foram reafirmados os compromissos de empenho e dedicação nas ações evangelizadoras, com a proposta de fazer com que a Diocese viva o estado permanente de Missão.

CNBB

Nenhum comentário: