O tema prioritário da 47ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, “Iniciação à vida cristã”, é discutido hoje e amanhã, 28 e 29, na sede da CNBB, em Brasília, por uma comissão constituída por bispos, padres e leigos com experiência e conteúdo teórico sobre o assunto, especificamente nas áreas da liturgia e da catequese, mas também na Pastoral da Juventude, Pastoral da Comunicação e Pastoral Familiar.
“A preocupação é a seguinte: como transmitir a fé num mundo cada vez mais secularizado, num mundo que oferece muitas possibilidades religiosas? Então, como iniciar alguém na fé cristã, no que diz respeito à adesão a Jesus Cristo, como também à proposta dele?”, explica o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblica Catequética, dom Eugênio Rixen, que veio direto do Vaticano, onde participou do Sínodo dos Bispos, para este encontro na CNBB.
Segundo dom Eugênio, esta é a primeira reunião. A idéia agora é pensar num texto, que possa ser proposto para a 47ª Assembléia, que acontecerá em Indaiatuba, de 22 de abril a 1º de maio de 2009.
O tema central da Assembléia é “Formação Presbiteral: Diretrizes e Desafios” e também está em debate nestes dias, paralelamente à discussão do tema prioritário, na Casa de Retiros Assunção, em Brasília, por uma comissão orientada pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom Esmeraldo Barreto de Farias.
CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário