quinta-feira, 30 de abril de 2009

ÁLVARO URIBE VISITA PAPA NESTA QUINTA-FEIRA


Papa e Uribe discutem questões sociais e políticas da Colômbia
O Papa Bento XVI recebeu, nesta quinta feira, 30, no Vaticano, o presidente da Republica da Colômbia, Álvaro Uribe Velez, e sua esposa, Lina Moreno. No encontro, foram discutidos temas referentes à atual conjuntura internacional e regional e sobre alguns aspectos da situação da Colômbia.O país, em particular, enfrenta a luta ao narcotráfico e os líderes debateram sobre implantação de políticas sociais para a melhora das condições de vida de pessoas em condição de pobreza, bem como sobre a colaboração entre a Igreja e o Estado com o objetivo da consolidar a pacificação nacional.Após o encontro com o Papa, o presidente colombiano teve se reuniu com o secretário das Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.


Da Redação da Canção Nova Notícias, com Rádio Vaticano/Reuters

ASSEMBLÉIAS DA CNBB VÃO SE TRANSFERIR PARA APARECIDA

A partir de 2011 as assembleias da CNBB, maior conferência episcopal do mundo, serão realizadas em Aparecida. A decisão foi tomada nesta quarta-feira, 29, pela 47ª Assembleia dos bispos. Em 2010, a reunião será em Brasília por causa do Congresso Eucarístico, organizado pela arquidiocese da capital federal.Realizada há 33 anos na Casa de Retiros Vila Kostka, dos padres jesuítas, em Itaici, Indaiatuba (SP), a Assembleia da CNBB exige uma grande infra-estrutura, começando pela hospedagem. Atualmente, mais de 60 bispos têm que se hospedar em hotéis da cidade por falta de quartos disponíveis na casa.A discussão quanto ao local das assembleias já dura alguns anos. O arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno, apresentou um projeto do Santuário de Aparecida, já em andamento, de construção de instalações com condições para atender à CNBB. São hotéis, auditórios e salas de reuniões para, pelo menos, 500 pessoas.Foram apresentados também outros dois projetos. Um da arquidiocese de Brasília e outro da própria Casa de Retiros Vila Kostka. A maioria dos bispos, no entanto, votou pela saída de Itaici para Aparecida.
cnbb

MORRE O BISPO EMÉRITO DE SANTOS, DOM DAVID PICÃO

Dom David Picão, bispo emérito de Santos (SP) faleceu na manhã de hoje, 30, às 8:30h, no Hospital São Lucas, em Santos. Dom David Picão estava internado desde o último sábado (25), com um quadro de pneumonia.
A missa de corpo presente será celebrada nesta sexta-feira, 1º de maio, às 16 horas, na Catedral de Santos – Praça José Bonifácio – Centro de Santos. A missa será presidida pelo cardeal e arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer. Em seguida, será feito o sepultamento na cripta da Catedral.
Dom David tinha 86 anos era natural de Ribeirão Preto (SP). Em 11 de maio de 1963 foi transferido para Santos como bispo coadjutor, com direito à sucessão, tomando posse em 22 de junho do mesmo ano. Tendo dom Idílio José Soares renunciado à diocese, dom David assumiu na qualidade de 4º bispo diocesano de Santos, em 13 de dezembro de 1966, exercendo seu ministério até 26 de julho de 2000.
CNBB

COLETIVA DE IMPRENSA DESTA QUNTA-FEIRA

Entrevistados:1 – Dom Orlando Brandes Dom Orlando Brandes nasceu em Urubici (SC). Ele está à frente da arquidiocese de Londrina (PR) desde 10 de maio de 2006. Foi bispo de Joinville (SC); delegado da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe [2007] e vice-presidente do Regional Sul 1. Atualmente é o presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB
2 – Dom Leonardo Ulrich SteinerDom Leonardo é o bispo prelado de São Félix (MT). Ele é natural de Forquilhinha (SC). Assumiu a prelazia de São Félix em 1º de maio de 2005. Na Assembleia é membro da Comissão responsável pelo tema central.
3 – Dom Angélico Sândalo BernardinoPaulista de Saltinho (SP), dom Angélico é o bispo emérito da diocese de Blumenau (SC). Sua ordenação aconteceu em 24 de junho de 2000. Participou das Conferências dos Bispos da América Latina e Caribe em Santo Domingo [1992], na República Dominicana, e Aparecida [2007]. Dom Angélico é também jornalista, com formação em Ribeirão Preto [1953 – 1955].
Porta-voz da 47ª Assembleia Geral - Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro e presidente da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB
Amanhã, sexta-feira, 1º de maio, encerramento da 47ª Assembleia Geral da CNBB, a Coletiva de Imprensa acontece às 10h30 da manhã
CNBB

DOM ANGÉLICO FALA SOBRE O BISPO EMÉRITO NA ASSEMBLÉIA DA CNBB

Nesta quarta-feira, 29, o bispo emérito de Blumenau (SC), dom Angélico Sândalo Bernardino, fez um comovente pronunciamento em nome dos eméritos durante a 47ª Assembleia Geral da CNBB, em Itaici, Indaiatuba (SP). Dom Angélico questionou a determinação, presente no estatuto das Conferências Episcopais “por determinação superior”, que exclui os eméritos de pertencerem à Conferência Episcopal.
“Tal medida é tida por muitos bispos eméritos como discriminatória, marginalizadora, em Igreja que tanto milita pela inclusão de todos, com especial cuidado pelas crianças e idosos”, disse dom Angélico. “A exclusão não condiz com o sonho – determinação de Jesus, exigindo de nós a comunhão; afirmando-nos ‘vocês todos são irmãos’”, disse.
Para dom Angélico, o bispo emérito precisa de “carinho, ternura, respeito, atenção e amor” além de trabalho pastoral. “Não nos esqueçamos de que Jesus Ressuscitado nos dirá, na aurora da eternidade: Eu era idoso, bispo emérito, e você me acolheu”.
O bispo conclui apresentando à CNBB pelo menos sete pedidos entre eles que, na visita ad limina (visita que os bispos fazem ao papa e aos dicastérios da Santa Sé a cada cinco anos), “os regionais levem ao Santo Padre, à Congregação para os bispos, em nome da comunhão episcopal, a necessidade de não se excluir o bispo emérito da Conferência Episcopal”.
Outro pedido apresentado por dom Angélico é que o assunto “bispos eméritos” continue presente nas outras assembleias da CNBB e que haja encontros regionais e inter-regionais dos eméritos “para aprofundamento de sua vida e ministério”.
Em 2006 foi criada, pela CNBB, uma “Subcomissão” de bispos para acompanharem os bispos eméritos em nome da CNBB. Sob a presidência de dom Esmeraldo Barreto de Farias, esta subcomissão fez uma pesquisa sobre a realidade dos eméritos cujos números dom Angélico apresentou à assembleia. Responderam à pesquisa 98 bispos.
HomenagemA missa da 47ª Assembleia da CNBB, nesta quinta-feira, 30, foi marcada pela homenagem prestada aos bispos eméritos. Presidida pelo bispo emérito de Mogi das Cruzes (SP), dom Paulo Antonino Mascarenhas Roxo, a celebração contou com a presença de 20 eméritos. Segundo dados da CNBB, no Brasil há 147 bispos eméritos.
Em sua homilia, dom Paulo lembrou que “Deus nos atrai” para seu serviço. Ao final da cerimônia, cada emérito recebeu como lembrança a “Capelinha Missionária”, símbolo da Missão Continental no Brasil.
CNBB

ASSEMBLÉIA GERAL DOS BISPOS: PAUTA DESTA QUINTA-FEIRA, DIA 30

MANHÃ7h – Missa presidida pelo bispo emérito de Mogi das Cruzes, dom Paulo Antonino Mascarenhas Roxo – Participação especial: bispos eméritos8:45h – 1ª Sessão – Missão Continental, campanha da evangelização, comunicações diversas10:30h – Intervalo10:50h – Reunião em grupos
TARDE
14:30h – Coletiva de imprensa14:30h – Oração (Hora Media)14:45h – Comunicações diversas: OSIB, Semana da Amazônia, INP16:30h – Intervalo16:50h – Reunião dos Regionais

CNBB DIVULGA MANIFESTO EM FAVOR DA FAMÍLIA

Os bispos reunidos em Itaici, Indaiatuba (SP), aprovaram no final da tarde desta quarta-feira, 29, o Manifesto em favor da família. No Manifesto, a CNBB reafirma, entre outras coisas, a primazia da família. "A família tem prioridade em relação ao Estado e à sociedade, pois ela é a primeira e mais decisiva fonte onde se transmitem a vida e o seu significado e se experimentam os valores humanos para alcançar o bem da comunidade", diz o texto.
No próximo dia 24 de maio, a Comissão Episcopal para a Vida e a Familia da CNBB realizará uma grande peregrinação nacional em favor da família. Leia, abaixo, a íntegra do Manifesto aprovado hoje na 47ª Assembleia Geral da CNBB.
Manifesto em favor da família

Nós, Bispos do Brasil, reunidos na 47ª Assembleia Geral da CNBB, em Itaici, Indaiatuba (SP), nos dias 22 de abril a 1º de maio de 2009, a caminho da “Peregrinação Nacional em Favor da Família” ao Santuário Nacional de Aparecida, dia 24 de maio de 2009, nos deparamos com constantes ameaças à vida e à família. À luz da Palavra de Deus, do Magistério da Igreja e da experiência humana, reafirmamos que:Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança, homem e mulher ele os criou (cf. Gn 1,27), destinando-os à plena realização na comunhão de vida, de amor e de trabalho. Por essa razão, o matrimônio e a família constituem um bem para os esposos e a sociedade. O amor conjugal aberto à geração e educação dos filhos proporciona a experiência de paternidade e maternidade através das quais os pais se tornam colaboradores do Criador. “O futuro da humanidade passa pela família” (João Paulo II);O Estado e outras organizações civis estão a serviço, defesa e promoção da vida e da família. Ela é sujeito titular de direitos naturais e invioláveis. Sua legitimação se encontra na natureza humana e não no reconhecimento do Estado. A família tem prioridade em relação ao Estado e à sociedade, pois ela é a primeira e mais decisiva fonte onde se transmitem a vida e o seu significado e se experimentam os valores humanos para alcançar o bem da comunidade. A família goza do direito de ser assistida por políticas públicas governamentais e sociais que possibilitem o seu acesso à vida digna, à alimentação, à saúde, à moradia, ao salário justo, à educação e escola para os filhos, à formação profissional, ao descanso, ao lazer e à infra-estrutura sanitária;Cabe ao Estado proteger a família estável fundada no matrimônio, não por razões religiosas, mas porque ela gera relações decisivas de amor gratuito, cooperação, solidariedade, serviço recíproco e é fonte de virtudes para uma convivência honesta e justa;Os meios de comunicação, os poderes públicos, os profissionais de saúde, as universidades, o sistema educacional, as empresas, as instituições e os organismos não-governamentais e todas as igrejas são conclamados a promover os valores da família e agirem como seus amigos;A Pastoral Familiar, Movimentos, Serviços e Institutos sejam uma força intensa e vigorosa para anunciar o “Evangelho da vida e da família” e acolher aquelas que se encontram em situações especiais. Na verdade, a família contribui para que todos os povos reconheçam os laços fraternos que os unem, pois o mundo é chamado a ser uma grande família, um mundo de irmãos.Pedimos a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil, que abençoe e acompanhe a família brasileira a fim de que nela habitem a fé, a esperança e o amor tão próprios da Sagrada Família de Nazaré. “Dobremos os joelhos diante do Pai, de quem toda família no céu e na terra, recebe seu verdadeiro nome” (Ef 3,15).Itaici, Indaiatuba-SP, 29 de abril de 2009
Dom Geraldo Lyrio RochaArcebispo de Mariana-MGPresidente da CNBB Dom Luiz Soares VieiraArcebispo de Manaus-AMVice-Presidente da CNBB Dom Dimas Lara BarbosaBispo Auxiliar do Rio de Janeiro-RJSecretário Geral da CNBB

"MIGRANTES, ITINERANTES E REFUGIADOS PREOCUPAM A IGREJA", DIZ DOM MAURÍCIO GROTTO

O bispo responsável pelo Setor de Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Botucatu (SP), dom Maurício Grotto de Camargo, em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira, 29, na 47ª Assembleia dos Bispos, que acontece em Itaici, município de Indaiatuba (SP), chamou a atenção da imprensa para as questões migratórias no país.
O arcebispo relacionou as várias formas de migrações que com destaque para as causas. “No Brasil há cerca de 300 mil migrantes, aproximadamente. E essa mobilidade acontece por fatores diversos: violência, pobreza, situação econômica, falta de oportunidade para pesquisa e desenvolvimento profissional”, pontuou.
Citando números, dom Maurício afirmou que as migrações e imigrações do mundo já ultrapassam 200 milhões de pessoas. Uma população do tamanho do Brasil de migrantes, itinerantes e refugiados. Desses, 80% corresponde a mulheres. Só no Brasil esse número corresponde a 50 mil pessoas, principalmente vindas da América Latina. “O Brasil é atingido ativamente pelo tráfico de pessoas. Esse é o terceiro maior negócio ilícito do mundo, atrás somente do tráfico de drogas e armas, chegando a atingir crianças, jovens e idosos”.
O tráfico de pessoas levadas para a prostituição é outro dado apresentado pelo arcebispo que, segundo ele, é camuflado pela imprensa no Brasil. Dom Maurício afirmou que é mais fácil a imprensa do nacional mostrar as mazelas do exterior do que as suas próprias.
Questionado sobre de que forma a crise econômica contribui para o tráfico de pessoas, dom Maurício disse que os desdobramentos da crise em outras áreas influenciam no aumento desse negócio ilegal. “A pobreza influencia a mobilidade humana e o tráfico de pessoas; isso porque as desespera e faz com que se tornem presas fáceis de serem enganadas com propostas que nem precisam ser mirabolantes. Basta oferecer um emprego e um bom salário que as pessoas já se deixam enganar”.
Para dom Maurício, essa crise não é apenas econômica. Ele afirmou que trata-se de um colapso que tem como ponto central a economia, mas atinge outras áreas sociais. “É um ponto final de crises anteriores, como a crise cultural, humana e ética. Chegamos a isso por falta de ética, sobretudo”.
Grupos Étnicos O arcebispo de Botucatu também deu ênfase aos grupos étnicos atingidos pela migração. Como exemplo, ele citou os povos indígenas e africanos. “Esse tráfico tem 500 anos. Ou seja, quando chegaram os portugueses aqui se encontravam 6 milhões de indígenas. Hoje temos pouco mais de 350 mil que lutam por terras e sua cultura. Da mesma forma, os africanos não foram libertados com a Lei Áurea, em 1888, mas ficaram sem pai nem mãe, perdidos no Brasil. A verdadeira liberdade da Lei foi concedida a elite fundiária brasileira que se libertou porque o trabalho do africano estava custando caro. O imigrante italiano foi trocado pelo escravo negro”.
Dom Maurício acrescentou que os afrodescendentes continuam perdidos no Brasil. Para ele, os dados da população negra de hoje refletem os escravos africanos de ontem. “Se olharmos para a população carcerária, podemos constatar que 80% são de afro-descendente; não por ser afro, mas porque eles foram literalmente excluídos, abandonados, sem que lhes descem possibilidade de vida digna. Os negros que conseguiram fugir antes da Lei Áurea, estão hoje em quilombolas e ainda lutam para ter suas terras regularizadas pelo Governo”.
Para tratar das imigrações e tráfico de pessoas com foco nos grupos étnicos, dom Maurício citou que a Igreja se apoia no trabalho desenvolvido pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI); na Pastoral Afro-Brasileira e na Comissão Pastoral da Terra (CPT).
Gripe Suína“Por enquanto não adotamos uma postura oficial porque ainda não há certeza de que esse vírus tenha chegado ao Brasil”. Foi assim que respondeu o arcebispo quando questionado sobre a possibilidade da influência de imigrantes transmitirem a Gripe Suína que já infectou 114 pessoas em oito países e matou oito em 11 países de quatro continentes. Para dom Maurício, os principais responsáveis pela infecção não são os imigrantes, mas os turistas que são os que “mais viajam”. Ele chamou os turistas de “outra classe de migrantes”.
Documento e Encontro NacionalO Setor de Mobilidade Humana da CNBB prepara um Documento sobre a realidade da Migração. Dom Maurício disse que o texto está em pleno processo de produção e que o material não se trata de um texto de denúncia, mas de “um instrumento de trabalho para a Igreja, que vai conter a geografia da Mobilidade Humana, no Brasil e a partir do Brasil, os documentos da Igreja e a Bíblia e orientações práticas para as paróquias e as dioceses”.
O arcebispo ainda informou que entre os dias 16 e 18 de setembro acontece em Brasília o Encontro Nacional das Pastorais da Mobilidade Humana, no qual o Setor pretende lançar o documento.
CNBB

EVANGELHO DO DIA

João 6,44-51

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”. - Palavra da Salvação.

REFLEXÃO DO DIA

Jo 6, 44-51

Um dos elementos fundamentais na fé católica é o primado da graça. Se Deus não age, nós não podemos agir, nos tornamos incapazes de fazer o bem. Para nós, o bem maior é conhecer Jesus, sermos capazes de ir até ele, mas isso só é possível pela atuação da graça. Mas, se por um lado, a graça é necessária para chegarmos até Jesus, por outro lado, Deus respeita a nossa liberdade, de modo que associada à graça divina, deve estar a nossa procura de Cristo. De nada adianta a graça nos mostrar que Jesus é o Pão da vida descido do céu para ser alimento de vida eterna a todos nós, se nós não queremos vê-lo.

Pe. José Adalberto Vanzella

SANTO DO DIA - SÃO JOSÉ BENEDITO COTTOLENGO

Hoje, lembramos São José Benedito nasceu em Bra, na Itália, onde desde de pequeno demonstrou-se inclinado a caridade. Com o passar do tempo e trabalho com sua vocação tornou-se um sacerdote dos desprotegidos na diocese de Turim.Quando teve que atender uma senhora grávida, que devido à falta de assistência social, morreu nos braços do Padre Cottolengo; o Santo, "espantado," retirou-se em oração e nisto Deus fez desabrochar no seu coração uma casa de abrigo que, mesmo em meio dificuldades, foi seguida por outras. São José Benedito Cottolengo acolhia pobres, doentes mentais, físicos, ou seja, todo tipo de pessoas carentes de amor, assistência material, físico e espiritual.Confiando somente nos cuidados do Pai do Céu, estas casas desde a primeira até a verdadeira cidade da caridade que surgiu, chamou-se Pequena Casa da Divina Providência. Diante do Santíssimo Sacramento, José Cottolengo e outros cristãos, que se uniram a ele nesta experiência de Deus, buscavam ali forças para bem servir os necessitados, pois já dizia ele: "Se soubesses quem são os pobres, os servirias de joelhos!". Entrou no Céu com 56 anos.
São José Benedito Cottolengo, rogai por nós!

quarta-feira, 29 de abril de 2009

RENDA DO MUSEU VATICANO VAI AJUDAR VÍTIMAS DO TERREMOTO NA ITÁLIA

O Governo do Estado da Cidade do Vaticano emitiu um comunicado esta manhã informando que a Direção do Museu do Vaticano decidiu instituir domingo, 10 de maio, um "‘Dia de solidariedade", que prevê a abertura extraordinária do Museu.
Acolhendo a proposta do Corpo de Guarda do Museu, o Governo do Vaticano vai destinar toda a arrecadação dos bilhetes vendidos naquele domingo à população atingida pelo terremoto na região de Abruzzo. Todos os funcionários aderiram à iniciativa e dedicarão o equivalente do dia de trabalho à mesma.

Leia mais.: Bento XVI leva esperança às vítimas do terremoto

Rádio Vaticano

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DAS SECRETÁRIAS E SECRETÁRIOS DA REGIÃO METROPOLITANA 2

A Região Metropolitana 2, da Arquidiocese de Fortaleza, promoverá no dia 9 de maio, a partir das 8 horas, o encontro de formação para secretárias e secretários, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Carlito Pamplona, à Rua Cônsul Gouveia, 44, em Fortaleza. O evento terá como: Código do Direito Canônico – Processo Matrimonial, Licença, Dispensa, Casamento Nulo e Efeito Civil. O encontro será assessorado pela Irmã Maria Luiza (Irmã Mizinha) do Tribunal Eclesiástico. Informações pelo telefone (85) 3236 6214.

Fonte: Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE VERÃO 2009

A coordenação do Curso de Verão comunica que estão abertas as inscrições para o Curso de 2009. Até o dia 29 de maio haverá um desconto promocional. A secretaria do curso fica na Rua Rodrigues Júnior, nº 300, no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja. O Curso se realizará de 6 a 18 de julho. O tema deste ano é: “Jovens, construtores de uma nova realidade. É possível?”. Inscrição até 29 de maio custará R$ 200,00 (duzentos reais). A partir de 01 de junho: R$ 230,00 (duzentos e trinta reais). Informações pelo telefone (85) 3388 8704, na secretaria do curso.

Fonte: Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

REGIÃO EPISCOPAL PRAIA REALIZA DEBATE SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA

Como resultado do encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade de 2009 a Região Episcopal Praia realizará um debate com as autoridades do litoral leste, no dia 8 de maio, das 9h às 11h30min, para conhecimento e aprofundamento da temática deste ano que reflete sobre Segurança Pública. Na oportunidade será lançado o 1º Fórum sobre Segurança Pública que se realizará no dia 11 de novembro de 2009. Contaremos com a presença de autoridades, padres da região, leigos, leigas e religiosas. Como palestrantes foram convidados Pe. Manfredo Oliveira e Dr. Roberto Monteiro. Informações pelo telefone (85) 3367 3202, na secretaria da região.

Fonte: Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

SENADO PRESTA HOMENAGEM A DOM HELDER CÂMARA

O Senado prestou homenagem esta tarde, a partir das 14 horas, a dom Helder Câmara, o artesão da Paz, que se vivo fosse estaria completando 100 anos. A iniciativa da homenagem partiu dos senadores Tasso Jereissati e Inácio Arruda, do Ceará, Cristovam Buarque, do Distrito Federal e outros, é o que informa o padre Geovane Saraiva, pároco de Santo Afonso (Igreja Redonda), na Parquelândia, que é hóspede do Procurador Geral da República, o cearense de Viçosa, Antônio Carneiro.

APROVADO POR UNANIMIDADE O NOVO DOCUMENTO SOBRE A FORMAÇÃO DOS PADRES

A Assembleia da CNBB acaba de aprovar, por unanimidade, o novo documento sobre a formação dos padres. Intitulado Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil, o novo documento recebeu o “sim” dos 267 votantes.
“Esta aprovação por unanimidade manifesta a unidade e a comunhão do episcopado brasileiro. Mostra, ainda, a disposição dos bispos em apoiar e acolher de forma efetiva as novas Diretrizes”, comemorou o presidente da Comissão responsável pela elaboração do texto, dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Teresina (PI). Segundo dom Sérgio é muito difícil um documento ser aprovado por unanimidade.
A formação dos padres é o tema central da 47ª Assembleia Geral da CNBB que se realiza em Itaici, Indaiatuba (SP), desde o dia 22. O fim da Assembleia será na sexta-feira, 1º, com uma coletiva de imprensa quando a Presidência da CNBB apresentará aos jornalistas um balanço do encontro que abordou outros temas como a Iniciação Cristã e O Brasil na Missão Continental.
O novo documento aprovado hoje não será divulgado. Ele se manterá em reserva até que seja encaminhado à Congregação para a Educação Católica, em Roma, para obter a aprovação final. Com um pouco mais de 300 parágrafos, o texto foi dividido em três partes e aprovado em sua quarta versão.
CNBB

BRASÍLIA: SEDE DO 16o. CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL

No ano de 2010, Brasília (DF) será sede do 16º Congresso Eucarístico Nacional, em comemoração aos 50 anos de inauguração da Capital Federal. O arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz, falou, na coletiva realizada com a imprensa, na cidade de Indaiatuba (SP), onde está acontecendo a 47ª Assembleia Geral da CNBB, sobre a sua expectativa em relação à importância de receber o Congresso.
“Estamos muito felizes em receber o Congresso no ano de 2010. Tentaremos fazer o nosso melhor. Estamos em parceria com o governo do Distrito Federal, que nós pediu, por motivo do jubileu de ouro da cidade, que tentemos trazer o papa Bento XVI para participar deste evento eucarístico, e consequentemente, da 48ª Assembleia Geral da CNBB, que será em Brasília. Não sei se conseguiremos, mas estamos batalhando para, caso o papa não compareça, a cúpula do vaticano possa vir, representando o Santo Padre”, explica dom João Braz.
O arcebispo diz que o texto base sobre do 16º Congresso Eucarístico Nacional está sendo elaborado, dez comissões trabalhando em torno do evento e aproximadamente dois mil voluntários inscritos no projeto. “A nossa estrutura física é muito boa, contamos com um excelente serviço hoteleiro, com serviço de transporte de qualidade, com o ginásio Nilson Nelson que tem capacidade de abrigar até 13 mil pessoas, e utilizaremos também, o Centro de Convenções Ulisses Guimarães, o maior e mais importante de Brasília”.
Políticos
Perguntado sobre a visão ruim da cidade, por ser a “casa” do Governo Federal, e afetar o desenvolvimento do Congresso Eucarístico, dom João Braz explica que “o Congresso Nacional é o lugar em que todos querem ser os primeiros, querem aparecer na mídia, onde um quer derrubar o outro, basta para isso que ele não caia, não seja pego nas falcatruas. Isso é o exemplo de antieucaristia. O político que aprendesse o processo de eucaristia, representaria a nova cara da política nacional, mas infelizmente, essas pessoas que buscam o bem social, o bem comum, ainda não fazem parte representativa do Congresso Nacional”, argumenta o arcebispo e explica ainda que “de forma alguma a “má fama” da cidade irá atrapalhar o Congresso Eucarístico, pelo contrário “espero que o congresso eucarístico seja uma escola de formação cristã, que se transforme em um crescimento de vida cristã. Quero que as pessoas de modo geral meditem nos grandes mistérios da eucaristia, e encontre sempre o caminho e os desígnios de Deus”.

CNBB

ARQUIDIOCESE DE BH PREPARA PEREGRINAÇÃO AO SANTUÁRIO DE APARECIDA (SP)

Milhares de fiéis da arquidiocese de Belo Horizonte (MG) participarão da IV Peregrinação Arquidiocesana ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP), no dia 16 de maio, às 9 horas, com o arcebispo metropolitano Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Após a Celebração Eucarística, às 10:30h haverá um Momento Vocacional no auditório padre Noé Sotilo. Várias paróquias já organizaram caravanas. A Celebração será transmitida ao vivo por emissoras católicas.Corpus ChristiNo dia de Corpus Christi, 11 de junho, às 16 horas, os fiéis também irão ao Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, para a realização da 13ª Torcida de Deus. 70 mil pessoas são esperadas. Neste ano haverá a participação do padre Fábio de Melo. A celebração será presidida pelo arcebispo Dom Walmor e concelebrada com todos os padres da arquidiocese de Belo Horizonte.

CNBB

BISPOS JUBILANDOS SÃO HOMENAGEADOS NA ASSEMBLÉIA DA CNBB

O vice-presidente da CNBB, dom Luiz Soares Vieira, presidiu a missa da Assembleia da CNBB, nesta quinta-feira, 29, em Itaici, Indaiatuba (SP). Ele é um dos vários bispos que, neste ano, comemoram jubileu de prata de ordenação episcopal. No grupo estão incluídos também os que comemoram 25 e 50 anos de ordenação presbiteral.“Deus irrompe em nossa vida. Ele nos escolheu para sermos servidores”, disse dom Luiz durante a homilia, recordando sua nomeação para bispo. O vice-presidente ressaltou que nem sempre os sonhos das pessoas correspondem ao projeto de Deus. “Deus permitiu a perseguição às primeiras comunidades cristãs e da perseguição veio à dispersão da Igreja para o mundo”, disse dom Luiz. “A Igreja é para outros povos e outras culturas”.

CNBB

BISPOS NEGROS QUEREM CONHECER MELHOR A REALIDADE DOS QUILOMBOLAS


O grupo dos 13 bispos negros do Brasil se reuniu, no domingo, 26, durante a 47ª Assembleia da CNBB, em Indaiatuba (SP), para discutir, entre outras coisas, a situação dos povos quilombolas e povos tradicionais. “Os bispos querem conhecer melhor a situação dos povos quilombolas do Brasil para ver como apoiar suas lutas e reivindicações”, disse o assessor nacional da pastoral afrobrasileira, padre Ari, que participou da reunião.
Dados da Secretaria Especial para a Promoção da Igualdade Racial indicam que há 3.524 comunidades quilombolas no país, em 24 estados brasileiros.
Santos negros
Segundo padre Ari, a pastoral afrobrasileira quer saber, também, quantos santos negros existem no mundo e quantos, no Brasil, estão em processo de beatificação.
No mês de outubro, será realizado um seminário com os bispos negros quando discutirão a teologia que move a ação da pastoral afrobrasileira. No Brasil há 447 bispos dos quais 3% são negros.
CNBB

MENSAGEM PARA O DIA DO TRABALHADOR: CNBB CONDENA CRISE E CONFIRMA COMPROMISSO COM DIREITOS SOCIAIS DO POVO

“Neste ano, o dia 1º de maio acontece no contexto da crise que assola o conjunto da economia mundial. A crise mostra a sua face mais cruel ao se deslocar do capital financeiro para o setor produtivo, dizimando milhares de postos de trabalho, na cidade e no campo”. Este é um dos trechos da mensagem da CNBB para o Dia do Trabalhador, aprovada ontem, 28, pela 47ª Assembleia Geral da Conferência dos Bispos do Brasil, reunidos em Indaiatuba (SP) desde o dia 22. A Mensagem dos bispos lembra que este tempo de crise representa “oportunidades para as mudanças necessárias em direção a uma nova ordem econômica”. Diz ainda que, “nesse contexto, a Igreja faz ressoar o clamor dos trabalhadores por vida e dignidade”.“A CNBB confirma seu compromisso em favor dos direitos sociais do povo e, em especial, dos direitos trabalhistas e dos esforços para consolidar as suas organizações”, diz o texto.Leia, abaixo, a íntegra da Mensagem
MENSAGEM DA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL PARA O DIA DO TRABALHADOR - 1º DE MAIO
“O salário que vós deixastes de pagar está gritando e o clamor dos trabalhadores chegou aos ouvidos do Senhor” (Tg 5,4).Ao celebrar o Dia do Trabalhador, a CNBB confirma seu compromisso em favor dos direitos sociais do povo e, em especial, dos direitos trabalhistas e dos esforços para consolidar as suas organizações. Expressa também a solidariedade com todos os desempregados, vítimas da crise ou dos que se aproveitam dela. Os princípios da Doutrina Social da Igreja - a dignidade da pessoa humana, a destinação universal dos bens da terra e a prioridade do trabalho sobre o capital - inspiram alternativas para uma nova ordem econômica, em vista de um mundo justo e solidário. Neste ano, o dia 1º de maio acontece no contexto da crise que assola o conjunto da economia mundial. A crise mostra a sua face mais cruel ao se deslocar do capital financeiro para o setor produtivo, dizimando milhares de postos de trabalho, na cidade e no campo. Os países e as populações pobres sofrem mais diretamente as conseqüências do atual modelo capitalista de desenvolvimento, incapaz de assegurar a dignidade humana, garantir os direitos sociais básicos e preservar a vida em nosso planeta. Na origem da crise estão o sistema neoliberal globalizado e a falta de ética na economia e na regulamentação do mercado, gerando corrupção e especulação. O mercado financeiro, na medida em que comanda as relações dos seres humanos entre si e com a natureza, reforça o consumismo comprometendo a justiça social e o equilíbrio ambiental. A crise financeira e econômica é apenas uma parte da crise mais profunda que é social, política, cultural, ambiental, ética e espiritual. Todas essas dimensões devem ser consideradas com coragem e lucidez, na busca de uma saída sustentável.A crise atinge, sobretudo, os trabalhadores, os pobres, as pequenas e médias empresas. Os bancos recebem verbas milionárias dos governos para salvar o sistema financeiro. No entanto continuam as demissões, levando muitas pessoas a buscarem sua sobrevivência no trabalho informal. Tal situação corre o risco de ser agravada, caso seja aprovada a Proposta de Emenda Constitucional sobre a Reforma Tributária, do modo como está sendo apresentada. Ela atingiria o cerne do sistema de Seguridade Social e reduziria gravemente a proteção de mais de 36 milhões de trabalhadores aposentados e pensionistas. Os tempos atuais, mesmo difíceis, representam oportunidades para as mudanças necessárias em direção a uma nova ordem econômica. Nesse contexto, a Igreja faz ressoar o clamor dos trabalhadores por vida e dignidade. As aspirações do povo trabalhador, por meio de suas organizações, indicam caminhos para a consolidação dos direitos, tais como: não às demissões, valorização das aposentadorias, queda nos juros, redução da jornada de trabalho sem redução dos salários, reforma agrária e fortalecimento da agricultura familiar e agro-ecológica, combate ao trabalho escravo e degradante, valorização dos movimentos de trabalhadores desempregados, incentivo às iniciativas de economia popular solidária, investimento nas políticas públicas de saúde, educação e moradia. A CNBB convida trabalhadoras e trabalhadores a manterem viva a fé, a esperança e a alegria em Jesus Cristo Ressuscitado. Que Nossa Senhora Aparecida e São José Operário, o Carpinteiro de Nazaré, intercedam junto a Deus, a fim de que as mais copiosas bênçãos sejam derramadas sobre todos os que, irmanados pelos laços do trabalho, constroem o nosso País.Indaiatuba- SP, 28 de abril de 2009.
Dom Geraldo Lyrio RochaArcebispo de Mariana-MGPresidente da CNBB Dom Luiz Soares VieiraArcebispo de Manaus-AMVice-Presidente da CNBB Dom Dimas Lara BarbosaBispo Auxiliar do Rio de Janeiro-RJSecretário Geral da CNBB

ASSEMBLÉIA APROVA MENSAGEM AO TRABALHADOR

Duas notas serão divulgadas amanhã pela CNBB. A primeira é uma mensagem para o Dia do Trabalhador, comemorado na sexta-feira, 1º de maio, e já foi aprovada na tarde desta terça-feira, 28, pela 47ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil que se realiza em Itaici, município de Indaiatuba, interior de São Paulo. A outra é um manifesto em favor da família, que será aprovada amanhã à tarde.Amanhã, o tema central, “Formação presbiteral: diretrizes e desafios”, volta a ser debatido pelos bispos. O texto contendo as diretrizes da formação dos padres será votado na sua totalidade até quinta-feira, 30. Após sua aprovação pela CNBB, o novo documento será encaminhado à Congregação para a Educação Católica, em Roma.
Matéria revisada em 28/04/09 às 23:40h.

CNBB

ASSEMBLÉIA GERAL DOS BISPOS: PAUTA DE HOJE, QUARTA-FEIRA, DIA 29

Manhã7h – Missa presidida por Dom Luiz Soares Vieira, arcebispo de Manaus (AM) e vice-presidente da CNBB – Homenagem aos bispos jubilandos8:45h – 1ª Sessão – Tema Central: Formação presbiteral: diretrizes e desafios10:30h – Intervalo10:50h – 2ª Sessão – Lançamento do anuário católicoTarde:14:30h – Coletiva de imprensa14:30h – Oração (Hora Media)14:45h – Comunicações diversas: CETEL (Liturgia), bispos eméritos, semana da Amazônia16:30h – Intervalo16:50h – Oração (Vésperas)17:30h – Comunicações diversas: Congresso Eucarístico Nacional, Colégio Pio Brasileiro, Conferência Nacional dos Institutos Seculares; aprovação do manifesto em favor da família.

EVANGELHO DO DIA

João 6,35-40

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei. 38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”. - Palavra da Salvação.

REFLEXÃO DO DIA

Jo 6, 35-40

A fé em Jesus Cristo é fundamental para a compreensão da eucaristia e para que se possa desfrutar deste sacramento, fundamental para a nossa vida espiritual, uma vez que ele é fonte de vida eterna. A vontade do Pai, ao enviar Jesus, é que todas as pessoas acreditem que Jesus é o seu enviado, o seu Filho amado, para que possam ser salvos por ele, e assim não se perca nenhum dentre os seus filhos e filhas. E, para que ninguém se perca, o Pai concede a quem vê e crê no seu Filho a vida eterna. É preciso que as pessoas vejam Jesus, creiam nele, participem da eucaristia, o sacramento do penhor da vida eterna, para que Jesus as ressuscite no último dia.

Pe. José Adalberto Vanzella

SANTO DO DIA - SANTA CATARINA DE SENA

Neste dia, celebramos a vida de uma das mulheres que marcaram profundamente a história da Igreja: Santa Catarina de Sena. Esta mulher, que foi reconhecida como Doutora da Igreja, era de uma enorme e pobre família de Sena, na Itália, onde nasceu em 1347. Tendida à oração, silêncio e penitência, não se consagrou em uma congregação, mas continuou, no seu cotidiano dos serviços domésticos, a servir a Cristo e Sua Igreja, já que tudo o que fazia, oferecia pela salvação das almas. Através de cartas às autoridades, embora analfabeta e de frágil constituição física, conseguia mover homens para a reconciliação e paz como um gigante.Dotada de dons místicos, recebeu espiritualmente e realmente, as chagas do Cristo; além de manter uma tão profunda comunhão com o pai, que deu origem à sua obra: “O Diálogo”. Comungando também com a situação do seu povo, ajudou em muito, socorrendo o povo italiano, que sofria com uma peste mortífera e, com igual amor socorreu Igreja que, com dois Papas, sofria divisão, até que Catarina, santamente, movimentou os Céus e a terra, conseguindo assim. Banir toda confusão. Morreu no ano de 1380, repetindo: "Se morrer, sabeis que morro de paixão pela Igreja".
Santa Catarina de Sena, rogai por nós!

terça-feira, 28 de abril de 2009

EM MAIO, NO MORRO BRANCO, ENCONTRO DOS PADRES COM ATÉ 10 ANOS DE ORDENAÇÃO

De 18 a 21 de maio, no Marina Eventos, em Morro Branco - Beberibe, a 75 quilômetros distante de Fortaleza, o Encontro dos Padres até 10 anos de Ordenação. O tema de reflexão será o I Seminário “Vida Sustentável no Semiárido Cearense”, promovido pela CNBB - Conferência Nacional dos Bispos - Regional Nordeste 1 - Ceará através da sua Comissão Episcopal para o Semiárido realizado de 12 a 14 de fevereiro último. Os padres que irão participar devem confirmar sua presença na Sala da Comissão Arquidiocesana do Clero, na Cúria Arquidiocesana ou com a Equipe de Coordenação. O encontro será uma oportunidade de crescimento na comunhão fraterna e sacerdotal, pela convivência, da reflexão e partilha de vida e ministério./O evento começa no dia 18, às 18 horas, com jantar e termina no dia 21, às 12 horas, com almoço. Os padres devem levar túnica, estola branca, Liturgia das Horas e material de uso pessoal. Informações pelo telefone 4005 7860 - Sala da Comissão Arquidiocesana do Clero com Maria de Jesus.

Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

BENTO XVI LEVA ESPERANÇA ÀS VÍTIMAS DO TERREMOTO

O Papa Bento XVI visitou, nesta terça-feira, 28, a região italiana de Abruzzo para se encontrar com a população atingida pelo terremoto no início do mês. Por causa do mau tempo, o Papa não pôde viajar de helicóptero até ao local, o que provocou um atraso no seu programa."Quero abraçar a cada um”, afirmou o Papa, quando chegou nesta manhã a Onna, o epicentro do sismo que deixou 58 mil desalojados e 295 mortos."Estive ao vosso lado desde o primeiro momento, a partir do momento em que tive a notícia deste violento terremoto que, na noite do dia 6 de abril, provocou quase 300 vítimas, numerosos feridos e grandes danos materiais nas vossas casas. Acompanhei com apreensão as notícias, partilhando as suas angústias e lágrimas pelos mortos, juntamente com as preocupações por tudo o que perderam num instante”, afirmou.Num gesto de humildade, o Santo Padre declarou que sua presença é pequena perante o sofrimento das pessoas. Mas assegurou que "a Igreja está aqui comigo, participando do sofrimento de vocês e da dor por terem perdido familiares e amigos, e deseja ajudá-los a reconstruírem as casas, igrejas e empresas gravemente danificadas pelo sismo".Bento XVI passou por Onna e pelas tendas que abrigam os desalojados, cumprimentando quem dele se aproximava. O Papa elogiou a coragem, a dignidade e fé com que "enfrentaram esta dura prova, manifestando uma grande vontade de não ceder perante a adversidade". Este não foi o primeiro terremoto na região, lembrou, e tal como no passado "não se renderam", afirmou, lembrando que esta é uma "força que suscita a esperança". "O terramoto não destruiu o amor", disse.O Pontífice notou ainda que apesar do empenho e da solidariedade de muitos locais com esta região italiana, as dificuldades são "muitas e diárias que implica viver fora de casa, ou em carros ou em tendas”, situações agravadas pelo tempo frio e chuvoso."A resposta concreta a Deus passa pela solidariedade", indicou, mas este gesto "não pode se limitar a socorrer apenas as emergências iniciais. Deve continuar num projecto estável e concreto no tempo". O Papa quis deixar um encorajamento a toda população, instituições e empresas para que "esta cidade e esta região se reergam".O Santo Padre lembrou os muitos jovens "subitamente forçados a lidar com uma dura realidade, os meninos que tiveram que abandonar a escola e os idosos privados dos seus hábitos”. “A minha oração é para vocês. Estamos juntos. Obrigado pela vossa fé, pela vossa coragem, pela vossa esperança”, concluiu.
L'Aquila
Após um percurso feito num automóvel da Protecção Civil, Bento XVI parou junto da danificada Basílica de de Collemaggio.O Papa realizou um gesto altamente simbólico ao depositar junto da porta santa da igreja o pálio – insígnia pessoal e de autoridade - que lhe fora imposto no dia do início de pontificado, em cima do relicário com os restos mortais do Papa Celestino V, (1215 - 1296), pontífice que governou a Igreja Católica apenas durante uns meses, em 1294.
Bento XVI permaneceu em oração, durante uns momentos, lembrando a figura deste Papa do séc. XIII e a história religiosa da comunidade de L’Aquila. O Papa ainda deu alguns passos em direção ao interior da Basílica, visivelmente destruída.
A entrada na Basílica foi vedada, por motivos de segurança. Bento XVI manifestou esperança de que o espaço seja reconstruído como era e onde estava, à imagem do que aconteceu com a histórica abadia beneditina de Montecassino, que o Papa visitará no dia 24 de Maio.
Seguiu-se uma breve passagem pela Casa do Estudante, onde morreram 25 pessoas, e um encontro com um grupo de estudantes. O Papa ouviu jovens sobreviventes e os responsáveis locais, que explicavam os danos sofridos pelos edifícios.
Bento XVI saudou longamente autoridades e párocos das localidades mais atingidas pelo terremoto. Posteriormente, já num jipe da Guarda Fiscal, saudou a população reunida no local.
D. Giuseppe Molinari, Arcebispo de L’Aquila, saudou Bento XVI e pediu o "milagre" de uma "pronta e corajosa reconstrução", após ter agradecido os vários gestos de solidariedade e proximidade do Papa.
Bento XVI agradeceu o acolhimento, que o comoveu "profundamente" e saudou as autoridades religiosas e civis presentes e todos os empenhados na reconstrução da cidade, deixando uma "palavra de agradecimento por tudo o que fizestes".
O Papa recordou os vários momentos da sua visita, confessando que "ao atravessar a cidade, apercebi-me de quão graves foram as consequências do terramoto". Aos presentes, desafiou a "não ceder ao desencorajamento", sublinhando a "firme intenção" manifestada pelas autoridades de "reconstruir a cidade".
No mesmo local que acolheu o funeral das vítimas, Bento XVI disse que a sua visita quer ser um sinal da "solicitude fraterna de toda a Igreja".
"Desejo sublinhar o valor e a importância da solidariedade", disse o Papa, que a classificou como "um sentimento altamente cívico e cristão, que mede a maturidade de uma sociedade".
Para Bento XVI, neste momento é fundamental tentar perceber "o que é que o Senhor nos quer dizer através deste triste evento", que marcou a celebração da Páscoa deste ano.
"É preciso fazer um sério exame de consciência, também como comunidade civil, para que o nível de responsabilidade em qualquer momento nunca seja descurado. Só assim, L’Aquila (águia, em italiano), ainda que ferida, poderá voltar a voar", apontou.
Este momento concluiu-se com uma homenagem à imagem de Nossa Senhora da Cruz, diante do qual o Papa depôs uma rosa de ouro em sinal da "minha oração por vós" e por todas as comunidades atingidas.
Bento XVI voltou a saudar algumas das pessoas presentes e chegou mesmo a colocar um capacete de bombeiro, por breves instantes.

Ecclesia/Reuters

OS CRISTÃOS DEVEM RESGATAR DIMENSÃO MISSIONÁRIA, DIZ D. DAMASCENO

Um dos temas prioritários, discutidos pelos bispos em sua 47ª Assembleia Geral, é a Missão Continental, inaugurada em Quito, no Equador, no ano de 2008. O projeto "O Brasil na Missão Continental" tem como objetivo despertar o impulso da consciência missionária e para a defesa da vida em nosso continente.Sobre este tema, o presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) e Arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno Assis, relatou aos bispos, nesta terça-feira, 28, como tem sido as surpreendentes iniciativas da missão continental nos diversos países da América Latina. Deste modo, cada cristão, a partir do seu núcleo familar, comunitário ou de trabalho, é convidado a "ser um testemunho vivo do Cristo Ressuscitado, vivendo de forma coerente a fé que celebra".O arcebispo ressaltou ainda que todas as comunidades, dioceses, religiosos, religiosas, leigos e o clero devem recuperar a dimensão missionária. "A Missão Continental quer colocar a Igreja em estado permanente de missão. Para isso, somos chamados a sermos discípulos, para então sermos missionários. Contudo, o importante não é fazer coisas novas, mas ter um novo espírito em tudo que fizermos".
Leia mais.: Jesus não chamou os padres para fazer coisas, explica arcebispo.: Dom Adriano Vasino aborda a defesa da dimensão comunitária cristã.: Dom Helder Câmara recebe homenagem dos bispos do Brasil

Da Redação da Canção Nova Notícias

CASO DOROTHY STANG: NOTA DO REGIONAL NORTE 2

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASILCNBB – Regional Norte 2

“A paz é fruto da justiça”
Nós, bispos do Regional Norte II da CNBB, vimos manifestar-nos em relação aos lamentáveis acontecimentos ocorridos no Pará nas últimas semanas que representam mais um atentado à histórica luta pelos direitos humanos em nosso Estado.
Outra vez, o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, condenado em maio de 2007 por um júri popular como um dos responsáveis pela morte da irmã Dorothy Stang ganha a liberdade. Os outros mandantes do assassinato continuam fora do alcance da Justiça humana. Mesmo assim, não desistiremos de combater a impunidade.
Os casos de abuso e exploração sexual infanto-juvenil, relatados pelos defensores dos Direitos humanos, contribuíram para a instalação da CPI da Pedofilia. A exigência de que tais crimes sejam apurados e punidos intensificou as ameaças contra os denunciantes.
Repudiamos a incitação a atos de violência perpetrada por uma parlamentar, reunida recentemente com latifundíários em Marabá.
Como bispos apoiamos o Estado na luta pela reforma agrária, pela regularização fundiária, pelo respeito aos menos favorecidos e pelo uso do diálogo como estratégia de entendimento entre as partes.
Apoiamos a implantação das defensorias agrárias e das delegacias de conflitos agrários no Pará. Reconhecemos o esforço do Estado em combater a grilagem de terras, que reina há décadas na região, e em erradicar o trabalho escravo.
O caminho para a paz no campo e na cidade ainda é longo. A paz, no entanto, só será legítima se for fruto da justiça.
Que o Deus da Vida conceda ao povo do Pará a tão almejada PAZ. Itaci, 26 de abril de 2009

CNBB

COLETIVA DE IMPRENSA DESTA TERÇA-FEIRA

1 – Dom Moacyr GrechiDom Moacyr nasceu em Turvo (SC). Como bispo ele foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral da CNBB [1975 a 1978]; presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), por oito anos e presidente do Regional Norte 1 da CNBB [Norte do Amazonas e Roraima, por dois períodos]; membro do Conselho Permanente da CNBB; membro da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé [1995 a 2003] e delegado da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe [2007]. Dom Moacyr é ainda o responsável pelo 12º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base que vai ocorrer em julho, em Porto Velho (RO). Ele está à frente da arquidiocese de Porto Velho desde 8 de novembro de 1998.
2 – Dom Adriano CioccaDom Adriano é bispo de Floresta (PE), desde 2 de maio de 1999. Ele é italiano de Borgosesia, Vercelli. Foi nomeado bispo em 3 de março de 1999, pelo então papa João Paulo II. Sua ordenação aconteceu em sua terra natal, em 2 de maio de 1999. Atualmente ele é o bispo responsável para as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), nacional.
3 – Dom Ladislau Biernaski Natural de Almirante Tamandaré (PR), dom Ladislau é bispo de São José dos Pinhais (PR), desde 6 de dezembro de 2006. Ele foi ordenado bispo em 27 de maio de 1979. Foi ainda vice-presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT) [1997 a 2003]; bispo auxiliar de Curitiba [1979 a 2006]; e o primeiro bispo diocesano de São José dos Pinhais. Atualmente ele é o presidente da CPT em nível nacional.
Dom Orani João Tempesta é o porta-voz da 47ª Assembleia Geral da CNBB

CNBB

BISPO DEFENDE "NOVO IMPULSO" ÀS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE

Na missa que presidiu nesta terça-feira, 28, na Assembleia dos Bispos do Brasil, em Indaiatuba (SP), o bispo de Floresta (PE), deu ênfase às Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), chamando a atenção da opção que a Igreja fez pelos pobres. “É necessário que demos novo impulso às comunidades eclesiais de base a nós confiada, fortalecendo as existentes e fundando outras, especialmente nas periferias urbanas e rurais mais afastadas e esquecidas”, disse dom Adriano, que é responsável pelas CEBs no Brasil.
Dom Adriano lembrou, ainda, os mártires da América Latina por terem assumido “o compromisso de ficar ao lado dos pobres e excluídos, organizando-os em comunidades eclesiais e despertando-os para a participação política e social”. Segundo dom Adriano, “a Igreja, em qualquer época, na medida em que for fiel a Cristo, não pode evitar a cruz, pois este é o caminho para a ressurreição”.
No próximo mês de julho, de 21 a 27, Porto Velho acolherá o 12o Encontro Intereclesial de CEBs cujo tema tratará da Amazônia. “É um prazer convidar meus queridos irmãos bispos para que estejam no Intereclesial, em Porto Velho, de corpo presente”, disse, ao final da missa, o arcebispo de Porto Velho, dom Moacyr Grechi, anfitrião do encontro. “Garanto-lhes que terão uma acolhida digna de sucessores dos apóstolos”, brincou sob os aplausos e risos dos bispos.
CNBB

DOM HELDER CÂMARA BRILHA NA 47a. ASSEMBLÉIA DA CNBB

A voz de dom Helder Câmara foi ouvida novamente em sua histórica oração “Mariama”, na noite de ontem, 27, no auditório Rainha dos Apóstolos, na 47ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que acontece até o próximo dia 1º de maio, em Itaici, município de Indaiatuba (SP).
“Dom Helder foi um homem de muita atividade e grandes iniciativas que recebeu de muitos o reconhecimento pela sua atuação em favor da paz e da justiça”, disse o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha. O presidente também citou os prêmios recebidos por dom Helder, os livros publicados e as entidades das quais o arcebispo de Olinda e Recife participou ao longo de sua vida. “Dom Helder foi membro de mais de 40 entidades internacionais. Publicou mais de 20 livros. Cerca de 30 cidades lhe concederam o título de cidadão honorário. Recebeu 25 Prêmios nacionais e estrangeiros. Foi-lhe conferido o título de Doutor honoris causa por mais de 30 Universidades de várias partes do mundo”, lembrou dom Geraldo.
A amiga e colega de trabalho do Dom, como dom Helder era conhecido, Marina Bandeira contou sobre o trabalho do arcebispo no Rio de Janeiro. Um dos trabalhos marcantes, segundo a educadora e ex-secretária do Movimento de Educação de Base (MEB), a Cruzada de São Sebastião, foi uma idealização de dom Helder que consistiu na construção de um conjunto habitacional localizado no bairro do Leblon, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. A obra foi inaugurada em 29 de outubro de 1955.
O arcebispo emérito da Paraíba, dom José Maria Pires, também deu seu testemunho sobre o papel de dom Helder na Igreja do Brasil ao longo do século XX. “Dom Helder ficou marcado pelos grandes contextos sociais de seu tempo, principalmente no âmbito do Regime Militar, pelo qual foi acusado de ser comunista”. De acordo com o arcebispo, dom Helder foi o grande responsável de “projetar nas questões sociais de seu tempo a luz do Evangelho”.
Um dos cantos entoados pelo coral arquidiocesano de Campinas (SP) que emocionou os participantes da sessão foi “O Pastor da Paz”, composição do padre José Freitas Campos, que lembrou a figura de dom Helder. RepercussãoDe acordo com o arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz, a figura de dom Helder é emblemática e singular no seu modo de ser, um exemplo a ser seguido pelo episcopado brasileiro. “Dom Helder para nós é uma figura em cujo lugar não é possível colocar outra igual. Ele tem uma beleza, uma luz, um profetismo, que ocupou um momento histórico como símbolo eclesial e importante do nosso povo que nós não podemos diminuir, nem esquecer. Precisamos compreender dom Helder de modo profundo porque ele traz de volta um aspecto do Evangelho que nós tínhamos esquecido e deixado de lado. Penso também que, em torno da figura de dom Helder e de sua vocação de bispo e de fé, nós podemos revisar o caminho que nós fizemos em torno da Teologia da Libertação. Em Cristo nós temos que reencontrar essa ligação com o pobre”, sublinhou.
Já o arcebispo de Salvador (BA), cardeal Geraldo Majella Agnelo, definiu a sessão como um momento de recordação e de graça. “Para nós foi um momento de muitas recordações e de muita gratidão a ele. Dom Helder foi um lutador sem medo, sem ficar na escuridão, no esquecimento durante sua vida e sua missão. Ele pregou o Evangelho do amor, do perdão, da misericórdia e esteve sempre ao lado das causas mais difíceis. Nós, que convivemos com dom Helder pessoalmente, podemos resumir esta noite como um momento de recordação e de graça”.
CNBB

CELEBRAÇÃO ECUMÊNICA LEVA REPRESENTANTES DE DIVERSAS RELIGIÕES A 47a. ASSEMBLÉIA GERAL DOS BISPOS

Na noite de hoje, 27, aconteceu no auditório Rainha dos Apóstolos, na cidade de Indaiatuba (SP), uma Celebração Ecumênica com representantes de diversas religiões do Brasil. A cerimônia faz parte da programação da 47ª Assembleia Geral da CNBB.
A cerimônia foi presidida pelo arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e Diálogo Interreligioso, dom José Alberto Moura. E estiveram presentes representantes das igrejas anglicanas, luteranas, presbiterianas unidas, ortodoxas e antioquinas.
Após a apresentação dos representantes, o primaz da igreja Anglicana no Brasil, dom Maurício Andrade discursou sobre o apóstolo São Paulo e tirou alguns conceitos de seus ensinamentos como, por exemplo, conviver com a transformação. “Indo ao encontro do bem comum, temos que viver as diferentes realidades das diferentes sociedades para alcançarmos o bem comum. A maior peregrinação do ser humano é a peregrinação interior”, explica dom Maurício.
Prosseguindo a cerimônia, foi rezado um Pai Nosso, e ao final, houve um momento de confraternização entre todos os presentes, onde os participantes se abraçaram e se emocionaram.
Para a fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa ligada a CNBB, Zilda Arns Neumann a cerimônia marca com satisfação o encontro entre as Igrejas. “Vejo com bons olhos o encontro das Igrejas do Brasil, caminhando juntas, de mãos dadas. Essa Cerimônia Ecumênica me tocou bastante”.
Em entrevista para a CNBB, dom Maurício Andrade explica da importância da participação na cerimônia. “Para nós da igreja Anglicana é uma alegria e uma importância muito grande em participar da 47ª Assembleia Geral da CNBB porque é mais um gesto de caminho do sonho ecumênico. E aqui nós congratulamos com todos os bispos nessa caminhada, que é desenvolvida, discutida e aprovada aqui, nesta assembleia. Nesse dia especial, o ecumenismo mostra que é retrato de integração, unidade das igrejas em estarmos juntos, caminharmos em um mesmo sentido, por isso a importância única desse evento em Itaici”, relata.
Para dom José Alberto Moura a cerimônia mostra que as Igrejas são parceiras e podem caminhar juntas em busca do bem comum. “Infelizmente podemos estar separados pelas divergências históricas, mas unidos no amor de Deus. Temos que fazer um esforço para nos compreendermos mais, sermos mais fraternos. Se caminharmos sozinhos teremos muitas dificuldades, por isso devemos sempre nos apoiar em nossos irmãos, assim Jesus nos ensinou, e assim devemos agir”, falou o arcebispo.
CNBB

ASSEMBLÉIA GERAL DOS BISPOS: PAUTA DESTA TERÇA-FEIRA, DIA 28

Manhã7h – Missa presidida pelo bispo de Floresta e responsável pelas CEBs, dom Adriano Caccioca Vasino8:45h – 1ª Sessão – Síntese dos trabalhos dos grupos referente ao tema prioritário “Inciação à vida cristã”; Manifesto em favor da família; Ano Catequético; Eleição para o suplente no CELAM10:30 – Intervalo10:50h – 2ª Sessão - Caderno de comunicações; comunicação da Comissão da Doutrina da Fé; Eleição do suplente do CELAMTarde14:30h – Coletiva de Imprensa14:30h – Oração (Hora Media)14:45h – 3ª Sessão – Mensagem para o dia do Trabalhador; temas diversos: comunicação do Setor Mobilidade Humana; Campanha para Evangelização; Conferência Nacional de Institutos Seculares (CNIS)16:30h – Intervalo16:50h – Oração (Vésperas)17:20h – 4ª Sessão - Reservada

EVANGELHO DO DIA

João 6,30-35

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo +… segundo João.— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obras fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”.32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”. 34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”. - Palavra da Salvação.

REFLEXÃO DO DIA

Jo 6, 30-35

Quem vai até Jesus não terá mais fome e quem crer nele não terá mais sede. Jesus coloca à nossa disposição não os bens transitórios desse mundo, mas os verdadeiros bens, aqueles que são perenes, que são eternos. Por isso, é muito importante que as pessoas conheçam Jesus. Somente a partir do conhecimento da sua pessoa e do seu reconhecimento como Filho de Deus é que as pessoas poderão desfrutar dos dons do alto que o Pai nos concede por meio de Jesus e podem ter a verdadeira vida, pois ele é o Pão da Vida, o Pão da verdadeira saciedade, que sempre se dá a todos nós em alimento para a vida eterna.

Pe. José Adalberto Vanzella

SANTO DO DIA - SANTA GIANNA BERETTA MOLLA

Gianna Beretta Molla, nasceu em Magenta (Milão,Itália), no dia 4 de outubro de 1922, dia de São FranciscoFormou-se com louvor em medicina e cirurgia em 1949 pela Universidade de Pavia (Itália).Entre seus clientes, demonstra especial cuidado para as mães, crianças, idosos e pobres.Especializou-se em Pediatria na Universidade de Milão em 1952, mas freqüentou a Clínica Obstétrica Mangiagalli, pois por seu grande amor às crianças e às mães pretendia unir-se ao seu irmão, Padre Alberto, médico e missionário no Brasil que, com a ajuda do seu outro irmão engenheiro, Francesco, construíram um hospital na cidade de Grajaú, no Estado do Maranhão. A Beata Gianna, por sua saúde frágil, foi desaconselhada pelo Bispo Dom Bernareggi em vir ao Brasil.Opta pela vocação matrimonial, que a abraça com entusiasmo, assumindo total doação «para formar uma família realmente cristã».Casa em 24 de setembro de 1955, tendo a cerimônia sido presidida por seu outro irmão Padre Giuseppe. Na quarta gravidez, aos 39 anos em setembro de 1961 no final do segundo mês de gravidez, vê-se atingida por um fibroma no útero. Três opções lhe foram apresentadas: retirar o útero doente, o que ocasionaria a morte da criança, abortar o feto, ou a mais arriscada, submeter-se a uma cirurgia de risco e preservar a gravidez. Antes de ser operada, embora sabendo o grave perigo de prosseguir com a gravidez, suplica ao cirurgião "Salvem a criança, pois tem o direito de viver e ser feliz!" , então, entrega-se à Divina Providência e à oração. Com o feliz sucesso da cirurgia, agradece intensamente a Deus a salvação da vida do filho. Passa os sete meses que a distanciam do parto com admirável força de espírito e com a mesma dedicação de mãe e de médica. Receia e teme que seu filho possa nascer doente e suplica a Deus que isto não aconteça.Alguns dias antes do parto, demonstra-se pronta a sacrificar sua vida para salvar a do filho: "Se deveis decidir entre mim e o filho, nenhuma hesitação: escolhei - e isto o exijo - a criança. Salvai-a". Deu entrada, para o parto na sexta-feira da Semana Santa de 1962. Na manhã do dia seguinte, 21 de abril de 1962, nasce Joana Manuela (Gianna Emanuela). Apenas teve a filha por breves instantes nos braços. Apesar dos esforços para salvar a vida de ambos, na manhã de 28 de abril, em meio a atrozes dores e após ter repetido a jaculatória "Jesus eu te amo, eu te amo" morre santamente. Tinha 39 anos. "Meditata immolazione" (imolação meditada), assim Paulo VI definiu o gesto da Beata Gianna recordando, no Ângelus dominical de 23 de setembro de 1973, "uma jovem mãe da Diocese de Milão que, para dar a vida à sua filha sacrificava, com imolação meditada, a própria". É evidente, nas palavras do Santo Padre, a referência cristológica ao Calvário e à Eucaristia.O milagre da beatificação aconteceu no Brasil, em 1977, na cidade de Grajaú, no Maranhão, naquele hospital onde queria ser missionária, onde foi beneficiada uma jovem protestante que tinha dado à luz.Foi Beatificada pelo Papa João Paulo II, em 24 de abril de 1994 no Ano Internacional da Família, tendo sido considerada esposa amorosa, médica dedicada e mãe heróica, que renunciou à própria vida em favor da vida da filha, na ocasião da gestação e do parto.
Santa Gianna Beretta Molla, rogai por nós!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

PAPA RECEBE VISITA DO PRESIDENTE DA BIELO-RÚSSIA

Papa Bento XVI com o presidente bielo-russo e seu filho Nikolai
Nesta segunda-feira, 27, o Papa Bento XVI recebeu, em audiência, no Vaticano, o presidente da Bielo-rússia, Aleksandr Lukashenko.O presidente, acompanhado pelo Ministro das Relações Exteriores, Sergei Martinov, se encontraram, a seguir, com o cardeal-secretário de Estado, Tarcisio Bertone, e com o Secretário das Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.Segundo um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, a audiência foi caracterizada por um clima positivo e foram tratadas questões inerentes à relação entre fé e razão, e ao diálogo interreligioso e intercultural.Foram também abordados temas de caráter internacional ligados à promoção da paz e do autêntico progresso da humanidade, além de algumas problemáticas internas do país, assuntos concernentes à Igreja Católica Bielo-rússia e as perspectivas de aprofundamento da colaboração entre as duas partes.Por fim, foi destacada a boa relação entre as comunidades católica e ortodoxa, e também com outras confissões religiosas.

Rádio Vaticano/Reuters

BENTO XVI RECEBE PRINCIPE CHARLES E SUA ESPOSA CAMILA PARKER


Santo Padre com o príncipe Charles da Inglaterra e a duquesa de Cornualha


O Papa Bento XVI recebeu em audiência, nesta segunda-feira, 27, no Vaticano, o Príncipe Charles da Inglaterra e sua esposa, Camila Parker-Bowles, duquesa de Cornualha.
Em seguida, o príncipe e a duquesa foram recebidos pelo cardeal-secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, e pelo Secretário das Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.
Esta é a segunda vez que o príncipe Charles visita o Vaticano. A primeira ocorreu em 1985, quando foi recebido pelo Papa João Paulo II, acompanhado, então, pela princesa Diana.
De acordo com o comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, "a conversa cordial permitiu a troca de idéias sobre alguns temas de interesse comum, como a promoção humana, o desenvolvimento dos povos, a defesa do meio ambiente e a importância do diálogo intercultural e inter-religioso, em vista da promoção da paz e da justiça no mundo".


Rádio Vaticano/Reuters

DOM ANTÔNIO MUNIZ FALA SOBRE AS GRANDES FIGURAS DO PASSADO NA EVANGELIZAÇÃO DO POVO NORDESTINO

No sétimo dia de Assembleia Geral dos Bispos, em Indaiatuba (SP), o presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz falou sobre a importância histórica de alguns religiosos na formação da cultura da fé na região Nordeste do país.
“O ontem ilumina o hoje. O que quero dizer é que a importância histórica de determinadas pessoas no interior nordestino foi e é de suma importância para a criação da cultura da fé cristã, como por exemplo, José Antônio Maria Ibiapina, que viveu no interior nordestino em 1806 e iniciou uma obra missionária, visitando várias regiões, erguendo inúmeras casas de caridade, igrejas, capelas, dentre outros”, explicou dom Antônio Muniz. “Gilberto Freire, o renomado sociólogo, reserva em seu livro: Sobrados e Mucambos, 17 páginas sobre esse grande religioso e afirma ser uma das maiores figuras cristãs do Brasil, à época”, acentuou.
O arcebispo ainda falou sobre a importância de padre Cícero, irmã Dulce e dom Helder Câmara para o desenvolvimento da Igreja e da espiritualidade no interior.
“O padre Cícero foi um homem que ficou marcado pelo lado religioso e político. Não podemos nos esquecer de que ele ajudou muito as famílias necessitadas do interior do Ceará, na construção de açudes, escolas, na educação de base, dentre outras coisas”, disse o presidente.
Da religiosa baiana, irmã Dulce, o arcebispo destacou as obras sociais que realizou. “As obras de irmã Dulce ficarão eternizadas no coração do povo baiano. Ela sem dúvida foi uma extraordinária mulher”. E sobre o fundador da CNBB, dom Antônio chamou a atenção para sua luta contra a injustiça social. “Dom Helder Câmara partiu de uma situação gritante de injustiça dos povos do nordeste. Ele viu aquilo tudo como um apelo para a evangelização e colocou dentro desse contexto o povo de Olinda e Recife, posteriormente todo o Nordeste. O pobre passou a ser a pauta da evangelização após a fundação da CNBB”, afirmou.
“É preciso que nós, brasileiros, descubramos essas figuras nordestinas antepassadas, que aos poucos foram sendo esquecidas. Felizmente o povo do nordeste, em conjunto com historiadores, religiosos, e pesquisadores, está revivendo essas pessoas, buscando-as no passado para servir de exemplo para as futuras gerações nordestinas”, concluiu.

CNBB

CNBB PROMOVE CONFRATERNIZAÇÃO COM REPRESENTANTES DE IGREJAS

“Com espírito fraterno de união devemos acolher os nossos irmãos de outras Igrejas”, afirmou o assessor da Comissão Episcopal de Ecumenismo, padre Elias Wolff, sobre a Celebração Ecumênica que acontecerá às 18h, no Auditório Rainha dos Apóstolos, em Itaici, município de Indaiatuba (SP). A cerimônia faz parte da programação da 47ª Assembleia Geral da CNBB e acolherá representantes de diversas religiões como: anglicanos, luteranos, presbiterianos unidos, ortodoxos, organismos ecumênicos, dentre outras.“No início haverá uma reflexão de um texto elaborado pelo primaz da igreja anglicana, dom Maurício José Araújo de Andrade. Após, acontecerá um lucernário, ou seja, cada representante religioso acenderá uma vela que simboliza a fé de Cristo que ilumina o caminho das Igrejas”, explica o padre Elias Wolff, que relata ainda que haverá uma oração do Pai Nosso e um Abraço da Paz, “que simboliza o espírito fraterno entre as diversas Igrejas”.Por fim a CNBB dará uma cópia do Documento de Aparecida para todos os representantes e oferecerá um jantar especial de confraternização.

CNBB

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO ACOLHE BISPOS DO BRASIL EM DIA DE PEREGRINAÇÃO

Cerca de 300 bispos saíram em peregrinação na tarde deste domingo, 26, da Casa de Retiros Vila Kostka, em Itaici, município de Indaiatuba (SP), para a catedral da Sé, em São Paulo (SP), que aguardava lotada os prelados. Presidida pelo núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, a celebração concluiu o retiro da CNBB, orientado pelo bispo emérito de Uruguaiana, dom Ângelo Salvador Domingos, que proferiu a homilia na catedral de São Paulo.
Dom Ângelo trouxe o exemplo do apóstolo Paulo para os dias de hoje caracterizando-o como “dedicado missionário que possibilita a descoberta da riqueza do amor de Cristo que a nós se entregou”. Recordando a Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, que aconteceu em maio de 2007, em Aparecida (SP), o bispo emérito de Uruguaiana destacou a importância da Igreja recepcionar o Documento de Aparecida (DAp) e assumir o caráter missionário.
“Aparecida nos convida para o grande desafio de progredir e nos transformar de Igreja comunidade para Igreja Missionária, integradora. A grande diferença nesse processo é que a Igreja que antes era voltada a nós passa a voltar-se aos outros”, sublinhou o bispo.
Logo após a celebração, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, agradeceu a dom Ângelo pelo “inspirador retiro” e disse ser o bispo um exemplo “pela sua coragem de fé”. O núncio apostólico acentuou sua alegria com a conclusão do retiro, que contou com a participação dos fiéis de São Paulo. Já o anfitrião, o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, disse ter sido a celebração um momento de graça dos bispos e do povo da arquidiocese de São Paulo.
“Foi um momento bonito do Ano Paulino em que os bispos da CNBB puderam celebrar em peregrinação com o povo de São Paulo, na catedral onde o apóstolo é venerado como patrono da nossa arquidiocese. Portanto, é muito significativo, dentro do contexto do dia de espiritualidade da Assembleia, que falava justamentedo apóstolo Paulo e da missão do bispo. Foi um momento de graça, de estímulo e de um testemunho bonito para o nosso povo”, disse dom Odilo.
Para o bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo, dom Pedro Luiz Stringhini, celebrar o terceiro domingo da Páscoa, na catedral da Sé, foi um momento de muita alegria e muita graça para todos os presentes e para aqueles que acompanharam pela TV em todo o Brasil.
“Foi muito bonito os bispos e o povo se encontrarem. A iniciativa do nosso cardeal, dom Odilo Scherer, foi gratificante para os presentes e todos que acompanharam pela televisão. Dom Odilo tem sido atencioso em celebrar o Ano Paulino. Esse momento reforçou a celebração desse Ano, principalmente para nós que temos o apóstolo Paulo como padroeiro da nossa arquidiocese”, afirmou dom Stringhini.
O bispo de Catanduva (SP) e referencial do Setor Leigos da CNBB, dom Antônio Celso de Queirós, também acentuou que a peregrinação representou um momento de encontro do episcopado com o povo da arquidiocese de São Paulo. “Foi uma bela celebração com a qual o povo vibrou muito. A missa fechou muito bem o retiro dos bispos, mais do que em outros anos, que não teve uma peregrinação dessas”. Ainda de acordo com dom Celso, a peregrinação reforçou a unidade dos bispos em torno da CNBB.
CNBB

CNBB FAZ MEMÓRIA A DEZ BISPOS FALECIDOS

Os bispos reunidos em Itaici (SP) retomaram hoje, 27, os trabalhos da 47ª Assembleia da CNBB, interrompidos no sábado pela manhã por causa do dia de espiritualidade. Durante toda a manhã, os bispos estudam a terceira versão das novas diretrizes da formação dos presbíteros, documento que será aprovado pela Assembleia.Na missa, às 7h, presidida pelo bispo de Uruguaiana, dom Aloísio Dilli, foi feita a memória dos dez bispos que morreram desde a última assembleia dos bispos. “Nossos Irmãos falecidos, em vida, alimentaram constantemente a esperança de plena comunhão com o Senhor, o Ressuscitado. Assim cremos que esteja acontecendo. É o mesmo Senhor que agora está entre nós, que ainda peregrinamos neste mundo! Está na assembléia reunida na fé, no anúncio da Palavra, em cada pessoa identificando-se de modo particular com os pequeninos, os pobres, os que sofrem e os que são mais necessitados (PdeC 23); e estará conosco, sobretudo, ao partirmos o Pão da vida”, disse dom Dilli.Faleceram, desde a última assembleia, dez bispos eméritos: dom Paulo Eduardo Andrade Ponte, arcebispo emérito de São Luís do Maranhão; dom José de Almeida Batista Pereira, bispo emérito de Guaxupé (MG); dom Olívio Aurélio Fazza, bispo emérito de Foz do Iguaçu (PR); dom Bruno Maldaner, bispo emérito Frederico Westphalen (RS); dom José Bezerra Coutinho, bispo emérito de Estância (SE); dom Augusto Petró , bispo emérito de Uruguaiana (RS); dom Antônio Sarto, bispo emérito de Barra do Garças (MT); dom Affonso Felippe Gregory, bispo emérito de Imperatriz (MT); dom José Carlos de Lima Vaz, bispo emérito de Petrópolis (RJ); dom Benedito Domingos Vito Coscia, bispo emérito de Jataí (GO).Leia a íntegra da homilia de dom Dilli.

CNBB

COLETIVA DE IMPRENSA DESTA SEGUNDA-FEIRA

1 – Dom Erwin Kräutler
Natural de Koblach, Áustria, dom Erwin é o bispo da Prelazia do Xingu (PA) desde 2 de setembro de 1981. Ele foi ordenado bispo em 25 de janeiro de 1981. Foi também professor de Filosofia Educacional e Psicologia Educacional no Instituto Maria de Mattias, Altamira (PA); ecônomo da Prelazia do Xingu e encarregado da Pastoral de Vila Vitória. Atualmente é presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI)
2 – Dom Sérgio Braschi
Dom Sérgio Arthur Braschi é paranaense de Curitiba. Está à frente da diocese de Ponta Grossa desde 16 de julho de 2003. Em suas atividades como bispo exerceu a função de auxiliar de Curitiba [1998 a 2003]. Na Assembleia ele é presidente da Comissão do projeto "O Brasil na Missão Continental". Foi ordenado bispo em 14 de abril de 1998.
3 – Dom Antônio Muniz
Dom Antônio nasceu em Princesa Isabel (PB), em 11 de agosto de 1952. Foi ordenado bispo em Olinda (PE), em 14 de maio de 1998. É arcebispo de Maceió (AL) desde 22 de novembro de 2006. Ele é presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte).
Dom Orani João Tempesta é o porta-voz da 47ª Assembleia Geral da CNBB

DESTRUIÇÃO DE IMAGENS: FIÉIS SE EMOCIONAM NA MISSA


Igreja Matriz: pároco de Umarim vai contratar especialista para restaurar três imagens de madeira em estilo barroco, do século XVIII, parcialmente destruídas (Foto: Honório Barbosa)


A paróquia de Umari vai fazer concelebração de desagravo à destruição das imagens, com data ainda a ser marcadaUmari. Os católicos desta cidade, a 405Km de Fortaleza, participaram, ontem, pela manhã e à noite, das missas dominicais, celebradas na igreja matriz de São Gonçalo do Amarante. Foi o primeiro encontro dos fiéis após a destruição por parte da professora Maria Leite Araújo Brasil (Vera) de 18 imagens de santos e de sete quadros da via-sacra, ocorrida sexta-feira passada. O fato causou indignação entre os moradores. Alguns choraram e se abalaram emocionalmente.Vera Brasil com uma pedra de calçamento na mão entrou na igreja matriz por volta de meio-dia da última sexta-feira e conseguiu destruir um conjunto de imagens e quadros. Só parou com a chegada de dois policiais militares, que a levaram presa. Foi autuada em flagrante por crime de dano e violação de templo religioso.De acordo com parentes e vizinhos, nos últimos dias, Vera Brasil estava mais perturbada e abalada emocionalmente. Separada do marido, ela mora com a mãe, a aposentada Antônia de Araújo, 81 anos, e com a filha adolescente, Lairan Kéria, numa pequena casa da periferia da cidade. “Depois da separação minha filha ficou doente e ela precisa é de ajuda, de um tratamento”, disse. “Aquela cadeia não é lugar para ela”.As dificuldades financeiras da família, os constantes conflitos e a falta de assistência médica especializada na cidade dificultam o tratamento. “No dia que ela quebrou as imagens fui atrás de um médico, ex-prefeito, no sítio dele, para pedir dois comprimidos para dar a minha mãe, mas não consegui e quando voltei, soube do que aconteceu”, contou a filha.A mãe de Vera espera que um advogado consiga soltar a filha e que pessoas possam ajudar no tratamento. “Ela sofre de depressão, está perturbada”, disse Antônia de Araújo. Os policiais militares também afirmam que Vera apresenta doença mental e são contrários à permanência dela na cadeia.Vera Brasil concluiu o curso médio em pedagogia e era professora da rede municipal de ensino. Após a separação matrimonial, começou a dar sinais de distúrbios mentais. Os vizinhos contam que é uma pessoa boa, inteligente, mas agitada.Na cadeia na cidade de Icó, a mulher mostrou preocupação com os jovens que usam drogas, sofrem de exploração sexual e disse também que a casa dela não é boa, pois há conflito com a mãe e a filha.O pároco da igreja matriz de Umari, José Luismar Rodrigues, que há sete anos está à frente da paróquia, disse que vai manter a rotina da igreja. “O templo vai permanecer aberto, como de costume, para os fiéis rezarem”, explicou.“Já comuniquei o fato à diocese do Crato”. O padre disse que acontecerá uma concelebração de desagravo à destruição das imagens, com data ainda a ser marcada. O sacerdote não permitiu ser fotografado, e nem os funcionários da paróquia, que o acompanhavam.O padre José Luismar informou que pretende procurar um especialista para a restauração de três imagens de madeira em estilo barroco, do século XVIII, de Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Conceição e Santo Antônio de Pádua, danificadas parcialmente.
Honório BarbosaRepórter,/ Diário do Nordeste

VOAR COMO O CARDEAL LORSCHEIDER

Livro sobre o Cardeal Lorscheider, a Ternura de um Pastor, com 228 páginas, da Editora Caligráfica Ltda., de autoria do Pe. Geovane Saraiva, será lançado no dia 17.05.2009, as 18:00 hs, por ocasião da inauguração da estátua do nosso querido Dom Aloísio, na Praça da Igreja de Santo Afonso.
Dom Aloísio, um frade menor que se tornou grande, entre todos, ele foi o maior, porque colocou a sua vida em favor da vida, da vida por inteiro, marcando decisivamente a nossa história. Bondade sem limites, que em Deus encontrou o sentido da vida e o amor nele se fez dom para os irmãos. Do povo cearense ele afirmou: “A bondade e a acolhida do povo foi grande, com muita compreensão e muito apoio. A alma profundamente religiosa dessa boa gente é uma preciosidade. Senti uma especial acolhida da imprensa local. Foi uma presença bem viva nestes 22 anos [...] Aquilo que se diz do sertanejo, deve dizer-se também do povo todo”.
O nosso querido Prof. Miguel Brandão disse algo bonito sobre o nosso amado pastor, com grande sabedoria: “Palavras que se encarna, vida que se oferece, alimento que se faz comunhão e ressuscita – Agradecendo a Deus a presença santificadora e operante de Dom Aloísio, nesses 22 anos, em que conosco viveu, lutou, chorou e sorriu: anunciando e denunciando, indo à frente, no meio, na retaguarda, e celebrando”.
“Doado totalmente, seu dia-a-dia é uma sucessão ininterrupta de encargos relacionados com a missão, abraçados com coragem, coerência e na serena alegria de que fala o Eclesiástico: A alegria do coração é a vida do homem, a alegria do homem aumenta os seus dias“ (Eclo 30, 22), foram as palavras sábias de Irmã Maria Montenegro, falecida ano passado. O Senador Pedro Simon disse “Dom Aloísio foi uma grande reserva moral do país e um grande líder religioso. Representou o pensamento da Igreja principalmente nas horas mais difíceis, mais dramáticas, quando foi Secretário Geral e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Na hora do arbítrio, ele teve coragem e foi um grande mestre da Igreja Católica”. Por aí iremos mergulhar na vida e na ação pastoral do grande pastor dos empobrecidos, a exemplo de Dom Helder Câmara e tantos outros seguidores de Jesus, o Bom Pastor.
O livro - A Ternura de um Pastor é de nossa iniciativa. Penso, que deste modo, estamos contribuindo para a história do Ceará, do Nordeste e do Brasil. Dom Aloísio foi extraordinário em tudo e seus escritos não podem ficar só arquivados ou nas gavetas e muito monos cair no esquecimento. Vamos fazer um belo vôo, uma viagem com o Cardeal Aloísio Lorscheider, através dos seus escritos, da sua vida e da sua ação pastoral.
Fonte: Pe Geovane Saraiva - Pároco de Santo Afonso

PROGRAMAÇÃO DOS FESTEJOS EM HONRA A NOSSA SENHORA DE FÁTIMA NO JARDIM CASTELÃO, EM FORTALEZA

A Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no bairro Jardim Castelão, que faz parte da Paróquia Santíssima Trindade realizará a festa de sua padroeira de 01 a 13 de maio, tendo como Tema: “Maria, que gerou o Príncipe da PAZ” e como Lema: “Trouxe no ventre a SEGURANÇA do povo”.

A programação

Dia 01 de maio (Sexta-feira)

As 5 horas: Alvorada com a banda da PM
As 6h30min: Palavra do Padre ou Coordenação da Capela
As 7hs: Ofício cantado
As 8hs: Café com toda a comunidade
As 9h30min às 10h30min: 1º Terço (Catequese)
As 10h30min às 11h30min: 2º Terço (Dízimo)
As 12hs: Celebração da Palavra (Todos)
As 13hs: 3º Terço (Mãe Rainha)
As 14hs: Batismo (Comunidade convidada)
As 15hs: Adoração ao Santíssimo e Terço da Misericórdia (Divina Graça)
As 16h30min: DVDs Religiosos
As 18hs: Terço dos Homens e Família - Movimento da Oração
As 19h30min: Missa de Abertura dos Festejos - Pe. Ruy
Neste dia a Liturgia estará sob a responsabilidade da Capela Nossa Senhora de Fátima do Jardim Castelão)

Dia 02 de maio (Sábado)
Às 19h30min, missa presidida pelo Pe. Toninho abordando o sub-tema: “Maria, com seu sim nos leva ao Pai”. A liturgia está sob a responsabilidade da Capela São Francisco (Jardim União).

Dia 03 de maio (Domingo)
Às 19h30min, missa presidida pelo Pe. Mateus abordando o sub-tema: “Maria, foi obediente ao bom pastor”. A liturgia está sob a responsabilidade da Capela Santo Expedito.

Dia 04 de maio (Segunda-feira)
Às 19h30min, missa presidida pelo Pe. Carlos Tamboril abordando o sub-tema: “Fazemos como Maria que ouviu a voz do seu pastor”. A liturgia está sob a responsabilidade da Capela São Vicente de Paulo.

Dia 05 de maio (Terça-feira)
Às 19h30min, missa presidida pelo Pe. Vicente abordando o sub-tema: “Maria, testemunho vivo das obras de Deus Pai”. A liturgia está sob a responsabilidade da Nossa Senhora das Graças.

Dia 06 de maio (Quarta-feira)
Às 19h30min, Celebração da Palavra com o Diácono Rocha abordando o sub-tema: “Maria, que acreditou e se fez sacrário da luz do mundo”. A liturgia está sob a responsabilidade da Capela Santa Terezinha.

Dia 07 de maio (Quinta-feira)
Às 19h30min, missa presidida por Dom José Luiz (Bispo Auxiliar de Fortaleza) abordando o sub-tema: “Maria, serva confiante na palavra despojou-se nos planos de Deus”. A liturgia está sob a responsabilidade da Capela São Pedro Julião Eymard.

Dia 08 de maio (Sexta-feira)
Às 19h30min, missa presidida pelo Pe. Rafael abordando o sub-tema: “Maria, nos ensina o caminho, a verdade e a vida”. A liturgia está sob a responsabilidade da Capela Mãe Santíssima.

Dia 09 de maio (Sábado)
Às 19h30min, missa presidida pelo Pe. Teodoro abordando o sub-tema: “Maria, fazei-nos conhecer o Filho que nos leva ao Pai”. A liturgia está sob a responsabilidade do Kairós.

Dia 10 de maio (Domingo)

Às 19h30min, missa presidida pelo Frei Cícero abordando o sub-tema: “Maria, mãe videira verdadeira que gerou o Salvador”. A liturgia está sob a responsabilidade da Capela Nossa Senhora de Fátima (catequese).

Dia 11 de maio (Segunda-feira)

Às 19h30min, missa presidida pelo Pe. Josieldo abordando o sub-tema: “Maria, amou tanto a Deus que acolheu sem medo a sua palavra”. A liturgia está sob a responsabilidade da Nossa Senhora da Consolação.

Dia 12 de maio (Terça-feira)

Às 19h30min, missa presidida pelo Pe. Litércio abordando o sub-tema: “Por nunca se perturbar, Maria é a imagem viva da paz”. A liturgia está sob a responsabilidade da Matriz Santíssima Trindade.

Dia 13 de maio (Quarta-feira) - Encerramento

Às 19h30min, missa presidida pelo Pe. Ruy abordando o sub-tema: “Maria, que gerou o príncipe da paz”. A liturgia está sob a responsabilidade do Grupo da Divina Graça da Capela Nossa Senhora de Fátima.

Na parte social todos os dias feirinhas e barracas com comidas típicas

A Capela fica na Rua 09, Nº 48 - Bairro Jardim Castelão – Fortaleza – Ce.
Próximo Mercadinho Irmãos Gêmeos. Mais informações (85) 3295-7744 / 9605-9543 / 8753-4520.

Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

PROJETO FAMÍLIA SHALOM PROMOVE CURSO DE PLANEJAMENTO FAMILIAR

O Projeto Família Shalom promoverá, nos dias 23 e 24 de maio, o “Curso de Planejamento Familiar”, que se destina a grupos de casais com Cristo, pastoral da família, novas comunidades e casais interessados, com uma carga horária de 12 horas e tem o objetivo de habilitar os casais a viverem o planejamento familiar de maneira responsável, segundo a orientação da Igreja com a utilização do Método de Billings.
As inscrições podem ser feitas no Projeto Família, à Rua Dr José Lourenço, 1451) nas terças, quartas e quintas à noite. Maiores informações sobre incrições, com o casal Maurício e Raquel pelos telefones 3253-5656, 3253-2035 e 8768-1381 ou pelo e-mail mauriciodeazevedo@hotmail.com
As vagas são limitadas. Serão feitas somente 200 inscrições.
O Método de Billings

O Método da Ovulação Billings é o considerado ideal, por ser seguro, simples, gratuito, não causar danos á saúde e favorecer entre o casal o diálogo, respeito e amor. É baseado no conhecimento da fertilidade. Possibilita planejar, de forma responsável e consciente a família. Informações com a Coordenação de Comunicação Projeto Família - Shalom no Endereço: Rua Dr. José Lourenço, 1451 - Fortaleza-Ce. Fone: (85) 3224 0843.

EVANGELHO DO DIA

João 6,22-29

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo +… segundo João.— Glória a vós, Senhor.Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. 22No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos.23Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. 24Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. 28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”. - Palavra da Salvação.

REFLEXÃO DO DIA

Jo 6, 22-29

Um dos caminhos que temos para conhecer melhor a pessoa de Jesus é o sacramento da eucaristia. Porém, esse caminho exige de todos nós uma postura de fé diante dele e uma abertura para as realidades que estão além da materialidade. As pessoas que só buscam a saciedade material e procuram Jesus apenas para a satisfação desse tipo de necessidade são incapazes de buscar o alimento que não se perde e que nos leva a reconhecer que Jesus é aquele que o Pai marcou com o seu selo. Essas pessoas não são capazes de ver que Jesus é o enviado do Pai e, por isso, não acreditam nele.

Pe. José Adalberto Vanzella

SANTO DO DIA - SANTA ZITA

Com muito carinho e devoção, lembramos, neste dia, da santidade de vida de santa Zita, padroeira das empregadas do lar. Nascida em Lucca, na Itália, no ano de 1218, em uma família pobre e camponesa, mas que soube comunicar a ela a riqueza da vida em Deus.Como simples empregada, sem estudos e cultura, Zita consagrou-se inteiramente ao Senhor, sem deixar sua vida simples. O segredo da espiritualidade desta santa era muito concreto, pois consistia em se questionar se esta ou aquela atitude agradava ou não ao Senhor; desta forma abriu-se para a santificação de Deus.Santa Zita, com vinte anos, foi trabalhar numa família nobre e lá, não deixou de participar em todas as manhãs da Santa Missa na comunidade. Ela ajudava aos pobres e visitava os doentes nos tempos de folga, desta forma conquistou a admiração dos patrões. Conquistou também muitos corações para o Senhor e, merecidamente, o Céu.
Santa Zita, rogai por nós!

domingo, 26 de abril de 2009

ASSEMBLÉIA GERAL: PAUTA DA SEGUNDA-FEIRA, DIA 27

Os 330 bispos que participam da 47ª Assembleia da CNBB, em Indaiatuba (SP), retomam, nesta segunda-feira, 27, o debte do tema central "Formação presbiteral: desafios e diretrizes". Destaque, também, nesse dia serão a celebração ecumênica e a sessão comemorativa do centenário de nascimento de dom Helder Câmara, um dos fundadores da CNBB, falecido em 1999. Confira, abaixo, a pauta do dia.
Manhã:7h – Missa presidida pelo bispo diocesano de Uruguaiana (RS), dom Aloísio Alberto Dilli - Lembrança dos bispos falecidos8:45h – 1ª Sessão - Tema Central - “Formação dos presbíteros: desafios e diretrizes”10:30h – Intervalo10:50h – 2ª Sessão - Tema Central - “Formação dos presbíteros: desafios e diretrizes”Tarde:14:30h – Coletiva de imprensa14:30h – Oração (Hora Media)14:45h – 3ª Sessão - Temas diversos: Semana da Amazônia; Padres, religiosos e leigos Fidei Donum no Brasil16:30h – Intervalo16:50 – 4ª Sessão – Temas diversos: Mobilidade humana, comunicaçõesNoite:18h – Celebração Ecumênica20:30h – Sessão comemorativa do centenário de nascimento de Dom Helder Câmara

CNBB

REFLEXÕES SOBRE O APÓSTOLO PAULO MARCAM DIA DE ESPIRITUALIDADE DOS BISPOS

“Caminho de Paulo, caminho do Bispo”; “Vida em Cristo, nossas relações com Deus”. Estes foram os temas das duas últimas reflexões feitas pelo orientador do retiro dos bispos em Itaici, dom Ângelo Domingos Salvador. A primeira foi feita noite de ontem e a segundo na manhã deste domingo, 26. “Se o caminho de Paulo aponta para nosso caminho, se sua trajetória inspira nossa trajetória, que podemos ou devemos fazer?”, indagou dom Ângelo. “Em primeiro lugar, suplicar a graça, não impossível, de receber uma iluminação semelhante àquela que Paulo recebeu”, respondeu. Em segundo lugar, “podemos contribuir poderosamente para receber tal iluminação mediante o exercício da contemplação do mesmo mistério de Cristo, apresentado a Paulo”, disse, apontando a Lectio Divina como caminho para alcançar tal propósito. “Isto exige perseverança”, lembrou o bispo recomendando a orientação de Francisco Osuna: ”Se não puderes perseverar por amor, obriga-te com santo zelo e passa pela porta estreita da contemplação, porque Deus dá a graça do saber àquele que se atreve a perseverar”.Na manhã de hoje, dom Ângelo acentuou a relação das pessoas com Deus, destacando a experiência das religiões “místico-sapienciais” e as “proféticas”. “Nas religiões místico-sapienciais, predomina a relação ascendente, em que o ser humano é o sujeito, Deus é o termo e a dimensão espiritual do ser humano é o fundamento”, explicou. “Ao contrário, nas religiões proféticas predominam as relações descendentes, em que Deus é o sujeito, o ser humano é o termo, e a natureza de Deus, que é amor – difusivum sui -, é o fundamento. Assim, no cristianismo, Deus é primeiro e nós, os seres humanos, somos o segundo”.Celebração da LuzUma emocionante celebração encerrou os momentos de espiritualidade ontem, 25. No auditório Rainha dos Apóstolos, os bispos participaram do lucernário, uma celebração com cantos e meditações, iluminados apenas pelas velas que cada um trazia acesa. Na cerimônia, o Círio Pascal ganha destaque e dele sai a luz que acende a vela de todos os participantes. A palavra de Deus é proclamada, seguida de breve meditação.
Leia os textos na íntegra:
1. Caminho de Paulo, Caminho do bispo
2. Vida em Cristo, nossas relações com Deus
3. Método de vida orante

CNBB

BISPOS FAZEM PEREGRINAÇÃO À CATEDRAL DA SÉ EM SÃO PAULO

Palco de grandes celebrações, a Catedral da Sé, em São Paulo, recebe neste domingo, uma assembleia muito especial. Os bispos do Brasil, reunidos em Indaiatuba (SP) desde o dia 22, farão hoje uma peregrinação à catedral, motivados pela celebração do Ano Paulino, convocado pelo Papa Bento XVI no ano passado com encerramento marcado para o próximo mês de junho."É uma alegria acolher os bispos do Brasil na catedral, na peregrinação que fazem a São Paulo durante a Assembleia Geral. Este momento é significativo uma vez que São Paulo é exemplo de discípulo missionário de quem todos devemos aprender neste tempo de renovação missionária, como nos pedem o Documento de Aparecida e a Missão Continental", diz o anfitrião da peregrinação, Cardeal Odilo Pedro Scherer.A saída dos bispos de Itaici está prevista para as 13h. "A viagem (de Itaici a SP) já é parte da peregrinação que significa ir a um lugar sagrado", explica o cardeal. Na catedral, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, preside a Santa Missa às 15h, com transmissão AO VIVO pela TV Canção Nova. A homilia será proferida pelo Bispo emérito de Uruguaiana (RS), Bom Ângelo Salvador Domingos, concluindo o dia de espiritualidade, segundo a programação da Assembleia. "No final da Missa haverá a bênção com indulgência plenária como parte da peregrinação", esclarece dom Odilo.
Leia mais.: Bispos participam de Missa Maronita na Assembleia de Itaici .: Neste sábado, bispos iniciam retiro espiritual sobre apóstolo Paulo

CNBB

IGREJA TEM CINCO NOVOS SANTOS


Papa Bento XVI ao chegar na Praça São Pedro no Vaticano para presidir a cerimônia de canonização dos 5 novos santos



O Papa Bento XVI presidiu esta manhã, na Praça São Pedro, à canonização de cinco novos santos: os italianos Arcangelo Tadini, Bernardo Tolomei, Gertrudes Comensoli e Catarina Volpicelli, e o português Nuno de Santa Maria Álvares Pereira.
O rito de canonização, em latim, realizou-se no início da missa, após o ato penitencial. O Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Dom Angelo Amato, acompanhado pelos postuladores das causas, pediu que os cinco bem-aventurados sejam inscritos no "álbum dos Santos" e "possam ser invocados por todos os cristãos".
Foi lida uma breve biografia de cada um dos novos santos e cantada a Ladainha de todos os santos. Bento XVI proferiu então a fórmula de canonização, e as relíquias dos novos santos foram depostas junto ao altar. Prosseguindo o rito, Dom Angelo Amato pediu que fosse redigida a Carta Apostólica sobre as canonizações, e Bento XVI respondeu "Decernimus", isto è, "Ordenamo-lo".
Como nas mais solenes celebrações presididas pelo Papa, o Evangelho foi cantado duas vezes, em latim e em grego.
Em sua homilia, o papa ressaltou aspectos salientes de cada um dos novos cinco santos da Igreja, citando alguns deles como exemplos éticos na atual e grave crise econômica mundial. O Papa comentou as leituras do dia e sublinhou a centralidade do mistério pascal, e da Eucaristia, para os cinco novos santos.São Nuno
A Praça estava repleta de milhares de peregrinos, muitos deles vindos de Portugal para celebrar seu novo santo, São Nuno, que foi um general da batalha de Atoleiros, herói da independência portuguesa. Em 1422, ficou viúvo e sua única filha se casou com o filho do Rei João. Ele entrou então para um convento carmelita, como um simples irmão, e assumiu o nome de Frei Nuno de Santa Maria.
"Sinto-me feliz por apontar à Igreja inteira esta figura exemplar nomeadamente pela presença duma vida de fé e oração em contextos aparentemente pouco favoráveis à mesma, sendo a prova de que em qualquer situação, mesmo de caráter militar e bélica, é possível atuar e realizar os valores e princípios da vida cristã, sobretudo se esta é colocada ao serviço do bem comum e da glória de Deus", proclamou o pontífice.Bernardo Tolomei
Por sua vez, Bernardo Tolomei, que viveu no século XIV, na Itália central, foi o "iniciador de um singular movimento monástico beneditino. Nele, observou o Papa, sobressai o amor pela oração e pelo trabalho manual. Sua vida foi uma existência eucarística toda consagrada à contemplação, que se traduzia em humilde serviço ao próximo", recordou Bento XVI.Caterina Volpicelli
Milhares de devotos vieram também de Nápoles homenagear a sua bem-aventurada Caterina Volpicelli, fundadora das Servas do Sagrado Coração, no século XIX. "Um modelo do compromisso cristão para construir uma sociedade aberta à justiça e à solidariedade, superando o desequilíbrio econômico e cultural que continua a existir em grande parte de nosso planeta", definiu o Papa.Padre Arcângelo Tadini
Em seguida, Bento XVI ressaltou o exemplo do Padre Arcângelo Tadini, "homem integralmente de Deus, pronto a deixar-se guiar pelo Espírito Santo, e que ao mesmo tempo, era disponível a colher as urgências da época e encontrar os remédios a ela". Por isso, tomou iniciativas concretas e corajosas: organizou a Sociedade Operária Católica de Mutuo Socorro, e o pensionato para as trabalhadoras. Em 1900, fundou a Congregação das Irmãs Operárias da Santa Casa de Nazaré, que evangelizavam o ambiente de trabalho dividindo as fadigas.Gertrudes Comensóli
Concluindo a homilia, o papa se referiu à italiana Gertrudes Comensóli, que "desde pequena sentiu uma particular atração por Jesus presente na Eucaristia. A adoração de Cristo eucarístico tornou-se o objetivo principal de sua vida; a condição habitual da sua existência: Diante da Eucaristia, Santa Gertrudes compreendeu a sua vocação e missão na Igreja: dedicar-se sem reservas à ação apostólica e missionária, especialmente a favor da juventude".
Enfim, o Papa agradeceu a Deus pelo dom da santidade que resplandece nos cinco novos canonizados:
"Deixemo-nos atrair pelo seu exemplo, deixemo-nos guiar pelos seus ensinamentos, para que a nossa existência também se torne um cântico de louvor a Deus, seguindo os passos de Jesus, adorado com fé no mistério eucarístico e servido com generosidade em nosso próximo".Regina Coeli
Após a cerimônia, o papa rezou com os fiéis a oração mariana Regina Coeli, dirigindo antes, como o faz habitualmente, algumas palavras aos fiéis. Bento XVI expressou seu reconhecimento ao Governo italiano, presente com várias delegações, e a todos os peregrinos vindos de toda a Itália.Dia da Universidade Católica do Sagrado Coração
O Papa lembrou o Dia da Universidade Católica do Sagrado Coração, que se celebra hoje, quando decorrem 50 anos da morte de seu fundador, Padre Agostino Gemelli.Saudação em português
O Papa fez a sua saudação à delegação oficial, aos bispos e a todos os compatriotas do novo santo, São Nuno: "Deixou-nos assim uma nobre lição de renúncia e partilha, sem as quais será impossível chegar àquela igualdade fraterna característica duma sociedade moderna, que reconhece e trata a todos como membros da mesma e única família humana. Em particular saúdo os Carmelitas, a quem um dia se prendeu o olhar e o coração deste militar crente, vendo neles o hábito da Santíssima Virgem e no qual depois ele próprio se amortalhou. Ao desejar a abundância dos dons do Céu para todos os peregrinos e devotos de São Nuno, deixo-lhes este apelo: 'Considerai o êxito da sua carreira e imitai a sua fé'".
Bento XVI desejou a todos um bom domingo e concedeu a sua benção.


Rádio Vaticano/AP