segunda-feira, 27 de abril de 2009

VOAR COMO O CARDEAL LORSCHEIDER

Livro sobre o Cardeal Lorscheider, a Ternura de um Pastor, com 228 páginas, da Editora Caligráfica Ltda., de autoria do Pe. Geovane Saraiva, será lançado no dia 17.05.2009, as 18:00 hs, por ocasião da inauguração da estátua do nosso querido Dom Aloísio, na Praça da Igreja de Santo Afonso.
Dom Aloísio, um frade menor que se tornou grande, entre todos, ele foi o maior, porque colocou a sua vida em favor da vida, da vida por inteiro, marcando decisivamente a nossa história. Bondade sem limites, que em Deus encontrou o sentido da vida e o amor nele se fez dom para os irmãos. Do povo cearense ele afirmou: “A bondade e a acolhida do povo foi grande, com muita compreensão e muito apoio. A alma profundamente religiosa dessa boa gente é uma preciosidade. Senti uma especial acolhida da imprensa local. Foi uma presença bem viva nestes 22 anos [...] Aquilo que se diz do sertanejo, deve dizer-se também do povo todo”.
O nosso querido Prof. Miguel Brandão disse algo bonito sobre o nosso amado pastor, com grande sabedoria: “Palavras que se encarna, vida que se oferece, alimento que se faz comunhão e ressuscita – Agradecendo a Deus a presença santificadora e operante de Dom Aloísio, nesses 22 anos, em que conosco viveu, lutou, chorou e sorriu: anunciando e denunciando, indo à frente, no meio, na retaguarda, e celebrando”.
“Doado totalmente, seu dia-a-dia é uma sucessão ininterrupta de encargos relacionados com a missão, abraçados com coragem, coerência e na serena alegria de que fala o Eclesiástico: A alegria do coração é a vida do homem, a alegria do homem aumenta os seus dias“ (Eclo 30, 22), foram as palavras sábias de Irmã Maria Montenegro, falecida ano passado. O Senador Pedro Simon disse “Dom Aloísio foi uma grande reserva moral do país e um grande líder religioso. Representou o pensamento da Igreja principalmente nas horas mais difíceis, mais dramáticas, quando foi Secretário Geral e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Na hora do arbítrio, ele teve coragem e foi um grande mestre da Igreja Católica”. Por aí iremos mergulhar na vida e na ação pastoral do grande pastor dos empobrecidos, a exemplo de Dom Helder Câmara e tantos outros seguidores de Jesus, o Bom Pastor.
O livro - A Ternura de um Pastor é de nossa iniciativa. Penso, que deste modo, estamos contribuindo para a história do Ceará, do Nordeste e do Brasil. Dom Aloísio foi extraordinário em tudo e seus escritos não podem ficar só arquivados ou nas gavetas e muito monos cair no esquecimento. Vamos fazer um belo vôo, uma viagem com o Cardeal Aloísio Lorscheider, através dos seus escritos, da sua vida e da sua ação pastoral.
Fonte: Pe Geovane Saraiva - Pároco de Santo Afonso

Nenhum comentário: