segunda-feira, 31 de março de 2008

DIOCESE DE BARRA DO PIRAÍ - VOLTA REDONDA LANÇA ANO DA JUVENTUDE

Cerca de mil jovens da diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda (RJ) participaram no domingo, 30, da abertura do Ano Diocesano da Juventude, que tem por tema Em Cristo a juventude quer viver, e lema Jesus olhou para o Jovem e o amou.
O bispo diocesano, dom João Maria Messi, presidiu a missa de abertura e acompanhou os trabalhos durante todo o dia motivando os jovens a evangelizar nas diversas áreas de presença e atuação das comunidades e movimentos. O assessor do Setor Juventude da CNBB, padre Gisley Gomes, auxiliou na abertura convocando toda a diocese a se envolver no Ano da Juventude.
“Este foi um encontro motivador de vida e dos valores humanos e cristãos. Um dos momentos mais marcantes foi a encenação de questões da realidade juvenil como trabalho, gravidez, fé e estudo”, explicou padre Gisley. Para ele, este acontecimento deverá levar os jovens a se inserirem na realidade onde eles vivem. “O Ano da Juventude é inspirado no Documento 85 da CNBB, aprovado na 45ª Assembléia Geral dos Bispos, em 2007, que trabalha a Evangelização da Juventude”, ressaltou.

PAPA RECEBE SALESIANOS

O papa Bento XVI recebeu hoje, 31, os participantes do 26º Capítulo Geral da Sociedade Salesiana de São João Bosco.
Bento XVI disse que o Capítulo Geral é o momento adequado para “reavivar a paixão apostólica em cada salesiano e em toda a congregação” e sugere aos salesianos para que sejam cada vez mais conscientes “de sua identidade de pessoa consagrada pela glória de Deus”.
“Dom Bosco quis que a continuidade de seus carisma na Igreja garantisse a escolha da vida consagrada. Também hoje, o movimento salesiano pode crescer na fidelidade carismática somente se em seu interior tiver um núcleo forte e vital de pessoas consagradas”, afirmou o papa.
Bento XVI pediu ainda aos participantes para que ajudem seus companheiros a reavivar a fidelidade do chamado e os exortou a formar os leigos “com coração apostólico, convidando a todos a caminhar na santidade da vida que faz amadurecer discípulos corajosos e autênticos apóstolos”.

Eleição
No último dia 25, padre Pascual Chávez Villanueva foi eleito Reitor Maior dos Salesianos para o período 2008 a 2014. A eleição ocorreu durante o 26º Capítulo Geral da Sociedade de Salesiana de São João Bosco, que teve início em 3 de março e reúne cerca de 233 salesianos, provenientes de todas as partes do mundo.
Padre Villanueva é mexicano. Nasceu em 20 de dezembro de 1947. Foi presidente da União dos Superiores Gerais e participou da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe, realizada em maio de 2007, em Aparecida (SP).
O Capítulo Geral da congregação encerrará no dia 12 de abril.
CNBB

REFLEXÃO DO EVANGELHO DE LUCAS 1,26-38

ANUNCIAÇÃO DO SENHOR

Festejar a Anunciação é festejar a aurora da nossa salvação. Porque o que se anuncia é o nascimento do Messias, daquele que iria salvar não só o povo eleito, mas toda a humanidade. Por isso Maria é “cheia de graça”, porque por ela recebemos o autor da vida.
Partilhemos hoje da alegria do arcanjo Gabriel, que depois de ouvir o admirável “sim” de Maria, retornou para a corte celeste e proclamou o êxito de sua missão. De fato, ele sabia que a encarnação do Verbo significaria o fim da miséria humana, escrava do pecado. Como ser celeste, ele também se alegrou com a salvação da humanidade.
Pe. D. Justino Silva de Souza, OSB

DOM HUGO CONTINUA EM FASE DE RECUPERAÇÃO

O subprior do Mosteiro de São Bento, em Brasília, dom Justino, comunicou ontem, 30, que o consultor jurídico-canônico da CNBB, dom Hugo Cavalcante, continua internado na UTI do hospital Unimed.
“Segundo os médicos, dom Hugo apresenta uma recuperação lenta, porém estável. As funções vitais estão todas funcionando normalmente. Preocupam apenas algumas infecções localizadas, mas que estão sob o controle dos médicos. Em função dessas infecções, dom Hugo deve permanecer ainda na UTI em observação por mais dois ou três dias. Ele está consciente e lúcido, porém um tanto deprimido, o que é considerado normal diante de tudo o que ele está atravessando. Está respirando normalmente (sem ajuda de aparelhos), mas falando com dificuldade. De um modo geral, os médicos estão otimistas”, diz dom Justino, que agradece ainda as orações de todos.
Dom Hugo encontra-se internado na UTI do hospital Unimed desde o dia 17 de março, devido ao agravamento de uma meningite tuberculosa.
CNBB

IGREJAS E GINÁSIO ESTIVERAM LOTADOS CELEBRANDO A FESTA DA DIVINA MISERICORDIA




Igrejas e o Ginásio Paulo Sarasate receberam um grande número de fiéis católicos durante a tarde de ontem, quando da comemoração da Festa da Divina Misericórdia instituída pelo papa João II.
No Ginásio Paulo Sarasate a comunidade Shalom programou uma bonita festa e os seus organizadores estimam que tenham passado por ali cerca de 12 mil pessoas, que só saíram dali à noite, depois de uma celebração eucarística. Antes, houve a reza do “Terço da Misericórdia”, momentos de louvor, palestras e adoração ao Santíssimo Sacramento.
O Santuário Coração de Jesus, no Centro de Fortaleza, esteve lotado durante toda a tarde de ontem, no encerramento dos festejos à Divina Misericórdia. Começou com uma procissão, com frades e ministros segurando um quadro com a imagem de Jesus Misericordioso, com a jaculatória “Jesus em Confio em Vós”.
Também na tarde de ontem, na Igreja do Cristo Rei, os paroquianos comemoraram o dia da Divina Misericordia, com a recitação do Terço da Misericordia.

FIÉIS LOTAM IGREJA DE SÃO RAIMUNDO


Cerca de 3 mil pessoas compareceram à igreja, no Rodolfo Teófilo, que foi reaberta após reforma que durou quatro anos
A reforma ampliou a capacidade da Igreja de São Raimundo para 800 pessoas. Mas a quantidade de fiéis que tomavam conta das laterais e mesmo do corredor principal indicavam um número bem maior. Sem falar em outros tantos que ficaram do lado de fora, acompanhando a missa de reinauguração de pé. Mas não havia ninguém que reclamasse. ‘‘Eu fiz primeira comunhão e crisma aqui. Ainda não pude ver porque está muito cheio, mas estou feliz porque agora mais pessoas virão’’, festeja a enfermeira Alexandra Benigno.Segundo o pároco da igreja, padre Mike Ferris, com exceção da fachada, toda a igreja foi reconstruída. A área do templo passou de 520 para 1.100 metros quadrados. A igreja também ganhou estacionamento, rampas para deficientes e até banheiros adaptados. ‘‘Quando a gente acompanha o dia-a-dia da obra, não tem muita noção de como vai ficar. Mas quando vi a igreja pronta, com os bancos, tudo limpo, fiquei admirado com o que vi’’, revela o pároco, Mike Ferris.Outro ponto de destaque foi o painel com o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, pintado por membros da Comunidade Católica Shalom. Colocada no altar, a obra foi feita com tinta látex e folhas de ouro de 23 quilates. O custo estimado da reforma foi de R$ 1 milhão, obtidos com campanhas e doações dos fiéis. A comunidade participou de todo o processo. ‘‘É gratificante ver a manifestação das pessoas, esse senso de compromisso afetivo da comunidade em relação à casa da Deus’’, compartilha.
Diário do Nordeste/Foto de Karoline Viana

LITURGIA EM MUTIRÃO II - EDUCAR PARA A RITUALIDADE

Ione Buyst

Toda a vida do ser humano é fortemente marcada por ritos. São ações simbólicas que expressam o sentido da vida. Há ritos para os momentos marcantes da vida: o nascimento, a passagem para a adolescência, o casamento, um aniversário, a doença, a morte... E estes ritos são diferentes de acordo com cada grupo humano ou cada cultura, porque expressam a maneira daquele grupo ou daquela cultura entender a vida, o mundo, a morte... Os ritos servem também para passar este sentido para as novas gerações, garantindo a continuidade. Assim, cada cultura tem suas regras para comer, cumprimentar, se vestir. Cada povo indígena tem sua maneira de caçar, iniciar, dançar, enterrar seus mortos. Cada região do país conserva ritos característicos próprios. Cada time de futebol tem sua bandeira, sua camisa, seus slogans. Cada tradição religiosa tem suas rezas, suas músicas, suas danças que expressam seu senso do sagrado. Também nós, cristãos, temos ritos para expressar nossa fé, nossa relação com o sagrada, com Deus.
Normalmente, as novas gerações recebem a tradição ritual dos ‘velhos’, ‘anciãos e anciãs’, da geração anterior. O problema é que séculos de racionalismo e tecnicismo ‘vacinaram’ contra os símbolos, os mitos e os ritos, por considerá-los ultrapassados, não ‘científicos’. E agora, são poucas as pessoas capazes de realizar e ‘curtir’ um rito, sentir prazer, vivê-lo em profundidade, deixando-se atingir por inteiro. Sobrou um frio ritualismo: liturgias realizadas de modo formal, sem alma, sem coração, sem prazer e até sem entendimento. Daí a necessidade de reaprender, de educar para a ‘ritualidade’ da liturgia, para a capacidade de viver as ações rituais ‘na inteireza do ser’.
Podemos aprender com quem não perdeu ou recuperou a sensibilidade ritual: povos indígenas, grupos de afro-descendentes, devotos da religião popular e até com atitudes espontâneas da vida cotidiana. Um dia observei uma mãe que estava com o filho bem pequeno no braço, diante do crucifixo. Ela apontou o dedo para o crucifixo e disse: ‘Olhe aí! É Jesus!’. A criança olhou, espichou o bracinho, e a mãe se aproximou mais para que ele pudesse tocar na cruz. Depois ela disse: ‘Jesus gosta muito de você, gosta da mamãe, gosta de papai... Jogue um beijinho para Jesus.’ Neste quadro tão familiar, tão simples, encontramos os três ‘ingredientes’ que compõem a receita da formação para a ritualidade: fazer um gesto para alguém, saber o que significa, ser movido/a por um afeto.
Em casa, na catequese, nos encontros e cursos de formação litúrgica, devemos oferecer momentos de aprendizagem, simples e profundos, dos gestos rituais com os quais nos relacionamos com Deus, consciente- e ‘amorosamente’: entrar na igreja, inclinar-se diante do altar, acender uma vela, benzer-se, cruzar as mãos em prece, andar em procissão, cantar, escutar uma leitura bíblica, ficar de pé, beijar a Bíblia, ficar sentado, orar em silêncio, fazer uma prece, acompanhar a oração eucarística, partilhar um pedaço de pão, comer o pão, estender a mão para receber o copo, beber e passar o copo para outra pessoa, abraçar alguém desejando-lhe a paz, inclinar a cabeça para receber a bênção, despedir-se...
Perguntas para reflexão pessoal e em grupos:
1- Qual o rito litúrgico que você mais gosta? Por que?
2- Nas liturgias de sua comunidade, o que predomina: o ritualismo ou a ritualidade?

CNBB

SANTO DO DIA - BEM-AVENTURADO AMADEU DE SABÓIA

Hoje, lembramos a vida de santidade do príncipe Amadeu de Sabóia, que nasceu em 1435, entre a França e a Suíça. Amadeu, ainda criança, buscava fugir das tentações da corte, misturando-se com os pobres meninos, além de visitar uma capela para rezar e contemplar o Cristo crucificado.Mais tarde, casou-se com Iolanda, filha do rei da França e, com ela e os sete filhos, partilhou a luta pela santidade, sendo que uma de suas filhas entrou para o mosteiro das Clarissas e também foi, com o tempo, reconhecida como Bem-aventurada. Com a morte do pai, assumiu o ducado de Sabóia de maneira sábia, prudente e abençoada por Deus.O príncipe santo sempre preferiu resolver os conflitos diplomaticamente, preocupando-se com a vida dos súditos e ocupando-se em socorrer os pobres e doentes. Homem de Igreja, oração e profunda devoção à sagrada Paixão e Morte de Cristo, o Bem-aventurado Amadeu possuía saúde frágil, por isso, com apenas 37 anos, partiu para a Casa do Pai, onde está a interceder por nós!Bem-aventurado Amadeu de Sabóia, rogai por nós!

SEMINÁRIO DE JOVENS TERMINA COM MUITA ALEGRIA


Com muita alegria, com os cerca de 30 jovens cantando e dançando, foi como terminou ontem à noite o Seminário de Jovens entre 13 e 17 anos, realizado pela Comunidade Face de Cristo, à Rua Dr. Edmilson Barros de Oliveira, 191, no bairro Cocó, em Fortaleza.
O Seminário ficou concluído com uma celebração eucarística na Capela Sagrada Família, presidida pelo padre Gabriel Mendonza, que ressaltou na sua homilia não só a data – Dia da Misericórdia, instituído pelo inesquecível papa João Paulo II – como também "a responsabilidade que cada um de vocês passa a ter a partir de agora, que é a de evangelizar".
No final, o comentarista agradeceu a presença dos jovens e pediu que todos convidassem os seus pais para fazerem um seminário de Vida no Espírito Santo, que a Face de Cristo promoverá no mês de abril.

domingo, 30 de março de 2008

FUNDADORA DO MOVIMENTO DOS FOCOLARES É HOMENAGEADA EM PORTUGAL

A Igreja Santíssima Trindade, em Fátima, acolheu na tarde deste sábado, 29, uma celebração eucarística em memória de Chiara Lubich. A cerimônia foi presidida por Dom Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.A assessora de imprensa do Movimento Focolares em Portugal, Margarida Freitas, disse à Agência Ecclesia: "Durante a semana passada várias celebrações aconteceram, no entanto queríamos assinalar uma celebração aberta a todos. Fátima, centro de peregrinação mariana é um lugar simbólico, uma vez que a nossa obra tem também a marca de Maria”."D. Jorge Ortiga conheceu o Movimento Focolares há muitos anos, quando começamos a sua implementação em Portugal", explica a assessora de imprensa.A celebração começou com a exibição de imagens do funeral de Chiara, em 18 de março, em Roma. A cerimônia terminou com uma entrevista feita, há alguns anos, com Chiara Lubich, na qual a fundadora afirmou que queria deixar como testamento a frase "sejam uma família"."Apesar de Chiara não estar fisicamente entre nós, sentimos que o seu espírito continua conosco, assim como o seu ideal, que deve continuar a ser revivido em nós", afirma Margarida.Em julho deste ano, em Roma, na Assembleia Geral do Movimento Focolares, e dando seguimento aos estatutos aprovados em 2007, será eleita a nova Presidente do Movimento. "Será sempre uma mulher, mas a marca de Chiara é indiscutível", acrescenta Margarida Freitas. "O que ela nos deu está feito. A sua obra está feita, agora temos de fazer crescer tudo o que ela nos deixou", concluiu.
Agência Ecclesia

VATICANO REAFIRMA POSIÇÃO CONTRÁRIA Á PENA DE MORTE

Diante da notícia da anulação da pena capital de Mumia Abu-Jamal (ex-jornalista, negro e militante anti-racista, acusado de ter assassinado um policial que batia no seu irmão no início dos anos 80), o Cardeal Renato Raffaele Martino, presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, afirmou ao jornal "L'Osservatore Romano": "Não se faz justiça punindo com outro crime. Por isso, toda sentença de morte não executada é uma vitória do homem e da vida".O Cardeal Martino recorda ainda que, em várias circunstâncias, o Papa manifestou-se publicamente contra esta maneira de fazer justiça. "A pena de morte não entra no conceito de justiça", recordou.A Santa Sé dá primazia à defesa da vida, desde a concepção até a morte natural, e promove iniciativas para que esta forma de fazer justiça seja abolida.Para o Cardeal Martino, "até o criminoso autor de um delito tem o direito de viver. Antes de tudo para poder 'limpar' a própria existência do crime que cometeu e porque existe o aspecto da proporcionalidade da pena, que deve permitir a possibilidade de reabilitação. Ou seja, as sentenças que a sociedade é chamada a emitir devem ser correctivas e não destrutivas", indicou.A pena de morte existe em 36 dos 50 Estados confederados dos EUA e 3.350 pessoas encontram-se nos "corredores da morte". Em quase todo o país há iniciativas para se conseguir a abolição.O Cardeal Martino recordou a iminente visita de Bento XVI à ONU, marcada para 18 de abril. Esta poderá ser uma ocasião para chamar novamente a atenção da comunidade internacional sobre temas relativos à dignidade do homem. "Certamente, nesta ocasião, o Papa vai evocar os problemas que sempre estiveram em debate nas Nações Unidas, principalmente os relativos à paz e ao desenvolvimento. Assim sendo, a sua visita será, para todos, um encorajamento a prosseguir o caminho da paz".O Cardeal Martino lembra que a resolução da ONU contra a pena de morte "foi um passo enorme", mas indicou também que há muitos países que não a aplicam. "São necessárias iniciativas como esta e muitas outras" para "libertar completamente o mundo desta forma atroz de fazer justiça", disse.
Agência Ecclesia

NO DOMINGO DA MISERICÓRDIA BENTO XVI RECORDA JOÃO PAULO II

Queridos irmãos e irmãs! Durante o Jubileu de 2000, o amado Servo de Deus João Paulo II estabeleceu que em toda a Igreja o domingo após a Páscoa, além de ser o Domingo in albis, fosse chamado também Domingo da Divina Misericórdia. Isto aconteceu contemporaneamente a canonização de Faustina Kowalska, humilde freira polonesa, nascida em 1905 e morta em 1938, zelante mensageira de Jesus Misericordioso. A misericórdia é, na verdade, o núcleo central da mensagem evangélica. É o próprio nome de Deus, o rosto com o qual ele se revelou na antiga aliança e plenamente em Jesus Cristo, encarnação do Amor criador e redentor. Este amor de misericórdia ilumina, também, o rosto da Igreja e se manifesta através dos Sacramentos, em particular através da Reconciliação. Tudo o que a Igreja diz e faz manifesta a misericórdia que Deus nutre pelo homem. Quando a Igreja recorda uma verdade que está sendo desprezada, ou traída, é motivada pelo amor Misericordioso, para que os homens tenham a vida, e atenham em abundância ( Jo 10,10). Da Misericórdia Divina que pacifica os corações, brota a a autêntica paz no mundo; a paz entre os povos, culturas e religiões diferentes.Como Irmã Faustina, João Paulo II também se fez apóstolo da Misericórdia. Na noite do inesquecível de 2 de abril de 2005, quando ele fechou os olhos neste mundo, era exatamente a vigília do 2º Domingo de Páscoa, e muitos notaram esta singular coincidência, que unia em si a dimensão Mariana – o primeiro sábado do mês – e a festa da Divina Misericórdia. De fato o seu longo e multiforme pontificado tem este núcleo. Toda a sua missão à serviço da verdade sobre Deus e sobre o homem e da paz no mundo se resume neste anúncio que ele pronunciou em Cracóvia – Lagiewniki em 2002, ao inaugurar o grande Santuário da Divina Misericórdia: "Fora da Misericórdia de Deus não existe outra fonte de esperança para os seres humanos". A sua mensagem, assim como a de Santa Faustina, reconduz ao rosto de Cristo, suprema revelação da Misericórdia de Deus. Contemplar constantemente este rosto: esta é a herança que ele nos deixou e que nós, com alegria, acolhemos e fazemos nossa. A Divina Misericórdia será refletida, de modo especial, nos próximos dias, durante o Congresso Apostólico Mundial da Divina Misericórdia, Roma. O congresso será iniciado com Santa Missa a qual, por vontade de Deus, presidirei na manhã de quarta-feira 2 de abril, no terceiro aniversário da morte do servo de Deus João Paulo II. Coloquemos o Congresso sob a celeste proteção de Maria Santíssima Mater Misericordiae. A ela confiamos a grande causa da paz no mundo, para que a Misericórdia de Deus faça aquilo que é impossível as nossas forças, e infunda nos corações a coragem do dialogo e da reconciliação.
Rádio Vaticano/Canção Nova Notícias

SÃO PAULO REALIZA ATO PÚBLICO CONTRA O ABORTO


São Paulo. Aconteceu ontem, na Praça da Sé, marco da cidade de São Paulo, o Ato Público em Favor da Vida e Contra o Aborto, organizado pelo Movimento Nacional em Defesa da Vida – Brasil sem Aborto. O evento foi aberto pela advogada Marília de Castro, coordenadora-adjunta do movimento, e seguiu com o Padre Marcelo Rossi que em seu discurso declarou: ´Estamos aqui para celebrar a vida´.Essa foi a grande tônica do ato, realizado pelo segundo ano consecutivo na capital paulista, que reuniu milhares de pessoas em um grande movimento de cidadania, suprapartidário, supra religioso contra o Projeto de Lei (PL) nº1135/91 que descriminaliza o aborto no país. O objetivo do ato público foi reafirmar que a população brasileira, em sua esmagadora maioria, é contra a legalização do aborto no Brasil.Estiveram presentes, entre outras personalidades, a ex-senadora Heloísa Helena, do PSOL, o Padre Antônio Maria, e o jurista Ives Gandra da Silva Martins, bem como dom Nelson Westrupp, presidente do Conselho Episcopal do REgional Sul I, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Ato Público em Favor da Vida é uma forma de dar voz a quem não tem como se manifestar.
Diário do Nordeste

MUITA ALEGRIA NO SEMINÁRIO DE VIDA NO ESPÍRITO SANTO NA FACE DE CRISTO




Com muita alegria, entoando o cântico “O nosso general é Cristo”, formando uma roda, em alguns momentos, cada um com as duas mãos no ombro do que estava à sua frente, foi como os cerca de 30 jovens começaram esta manhã o Seminário de Vida no Espírito Santo, para rapazes e moças entre 14 e 17 anos, na Comunidade Católica Face de Cristo, à Rua Edmilson Barros de Oliveira, 1919, no bairro Cocó, em Fortaleza.
A manhã foi iniciada com os servos, aproximadamente, 50, louvando, orando e agradecendo ao Senhor por aquele momento de graça e que o Espírito Santo os conduzissem a partir daquele momento e que os participantes do seminário abrissem os seus corações para absorver o que o Senhor queria lhes dizer durante todo o dia de hoje.
Enquanto isso, na Capela menor, diante do Santíssimo exposto, servos do Ministério de Intercessão intercediam não só pelos que serviam, mas, e, especialmente, pelos que estavam fazendo o Seminário de Vida no Espírito Santo.

CNBB E CONIC PROPORCIONAM ENCONTROS PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

Com o lema "Orai sem cessar", acontece entre 4 a 11 de maio a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos – que este ano comemora cem anos. De acordo com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Diálogo Inter-Religioso da CNBB, padre Marcial Maçaneiro, "o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) traduziu um subsídio para a Semana da Unidade, com celebrações adaptadas ao Brasil"..: Papa afirma que unidade dos cristãos é testemunho perante o mundo"A unidade é nota teológica da Igreja, objeto de contínua intercessão do Povo de Deus, mesmo nas Dioceses onde o diálogo ecumênico é difícil", lembra padre Marcial. Segundo o assessor, líderes católicos e pentecostais se reunirão, de 30 abril a 1° maio, no 1º Encontro Fraterno Católico-Pentecostal em Lavrinhas (SP).Simpósio A Comissão para o Diálogo Inter-Religioso da CNBB prepara também o Simpósio Nacional de Formação Ecumênica, de 26 a 29 de janeiro de 2009, em Jundiaí (SP). O evento será destinado a formadores de seminários, professores da área de sistemática, coordenadores de catequese, coordenações pastorais e membros da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), da Conferência Nacional de Institutos Seculares (CNIS), do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), da Comissão Nacional de Diáconos (CND) e da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB).
CNBB

FESTA DA MISERICÓRDIA NO CORAÇÃO DE JESUS, NO CRISTO REI E NO GRÃO DE TRIGO

A Festa da Misericórdia se realiza hoje, durante toda a tarde, no Santuário do Coração de Jesus e na Paróquia do Cristo Rei, no centro de Fortaleza e também na Comunidade Católica Grão de Trigo, na Rua Barão de Aracati, 1661. Nessa Comunidade, haverá o encerramento do IV Congresso da Misericórdia, com o tema “Jesus, eu Confio em Vós”.
Na Paróquia do Cristo Rei, os organizadores estão anunciando a presença da irmã Kelly Patrícia, que ontem se apresentou na Canção Nova. A Igreja Matriz, na Praça do Colégio Militar, terá suas portas abertas a partir das 14 horas.
Já no Santuário do Coração de Jesus, na praça do mesmo nome, no Centro da Cidade, com o tema “Misericórdia em Defesa da Vida”, dentro do lema da Campanha da Fraternidade, também haverá festa a partir das 12 horas, terminando com uma celebração eucarística às 17 horas. Durante toda a tarde, os frades capuchinhos estarão acolhendo os fiéis católicos e também ministrando o Sacramento da Reconciliação (confessando). O ponto alto da festa desta tarde no Coração de Jesus é o “Terço da Misericórdia”, às 15 horas, tendo à frente a vereadora Fátima Leite e, em seguida, o Santíssimo passará abençoando o “Povo de Deus” derramando a sua misericórdia, suas graças e suas bênçãos sobre presentes.

MENINOS EX-MORADORES DE RUA ASSISTEM ESPETÁCULO NO CIRCO NACIONAL DA CHINA

Cerca de 70 meninos ex-moradores de rua que hoje vivem no sítio da Associação Beneficente O Pequeno Nazareno, em Maranguape, assistiram, na manhã de ontem, ao espetáculo ?Natureza?, do Circo Nacional da China. Uma sessão especial aconteceu, as 10 horas da manhã, no Siará Hall. Foi a primeira vez que as crianças assistiram a um espetáculo circense. A sessão foi patrocinada pelo projeto Mesa Brasil, do Sesc.
A Associação Beneficente O Pequeno Nazareno existe desde 1993 e trabalha atendendo mais de 80 crianças e adolescentes em situação de rua e suas famílias. O abrigo se localiza em um sítio no município de Maranguape, onde as crianças têm acesso a escola, atendimento psicológico, moradia, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização, orientação moral e reintegração familiar.

FALTAM TRÊS DIAS PARA A ASSEMBLÉIA GERAL DA CNBB

Na próxima quarta-feira, dia 2, terá início a 46ª Assembléia Geral da CNBB. O evento, que acontece anualmente em Itaici, município de Indaiatuba (SP), começará com uma celebração na Capela da Casa de Retiros Vila Kostka. Após a celebração, o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, fará a abertura oficial do encontro.
Trata-se da primeira assembléia dirigida pela nova Presidência da Conferência, eleita no ano passado.
Este ano, os bispos discutirão e aprovarão as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Também estão em pauta o Documento de Aparecida, o resultado da V Conferência do Episcopado Latino-americano e do Caribe e a Missão Continental.
Imprensa
Os jornalistas credenciados poderão participar da celebração e da sessão de abertura da 46ª Assembléia da CNBB.
A Assessoria de Imprensa da Conferência comunica que no dia 1º de abril, às 14h30, no auditório Vieira, será apresentada aos jornalistas a dinâmica da Assembléia.
A partir do dia 2, também às 14h30, haverá entrevista coletiva, com exceção dos dias 5 (sábado), quando ocorre o retiro dos bispos, e 6 (domingo).
O credenciamento de jornalistas pode ser solicitado pelo e-mail: imprensa3@cnbb.org.br
Informações: imprensa@cnbb.org.br ou pelos telefones: (61) 2103-8313/2103-8368.

SANTO DO DIA - SÃO JOÃO CLÍMACO

A história do santo de hoje está intimamente ligada com o Monte Sinai, citado na Bíblia, isso porque São João Clímaco foi um dos inúmeros homens que buscaram nos mosteiros do Monte Sinai, o ideal da Santidade. Nasceu na Palestina em 579, e recebeu dos pais exemplar formação literária e cristã. João Clímaco, para começar a rica experiência, renunciou livremente aos bens familiares e uma próspera vida religiosa, para entrar na linda família monástica. Inicialmente, colocou-se na direção espiritual de martírio, depois, perto da cela de um outro eremita, prosseguiu seu caminho de oração, jejum, estudos, trabalhos e principalmente silêncio.Por meio dos jejuns e mortificações, este santo conseguia, em Cristo, vencer ao demônio e viver com os outros irmãos, com os quais se encontrava nos sábados e domingos. Do conjunto de mosteiros e celas que povoavam o Sinai, São João, que era muito respeitado pela santidade e conhecimento da doutrina, foi eleito abade geral, até entrar na Vida Eterna no ano de 649.

São João Clímaco, rogai por nós!

REFLETINDO SOBRE O EVANGELHO DE JOÃO 20,19-31


Segundo domingo de Páscoa

Estamos mergulhados na plenitude da celebração da Páscoa. E vamos viver uma alegria durante sete semanas – cinqüenta dias – até a festa de Pentecostes. Como se fosse um longo domingo, conforme a visão de Santo Atanásio. Este domingo, que é a “oitava da Páscoa”, mas que, na nomenclatura atual da Liturgia, passou a se chamar “segundo domingo da Páscoa”, tinha, na primitiva igreja de Roma, uma característica muito particular.
O Evangelho de hoje ( João 20, 19-31 ) lembra as duas aparições sucessivas de Jesus aos apóstolos reunidos no Cenáculo. A primeira aparição, na própria tarde da Ressurreição, não conta com a presença de Tomé; e a incredulidade dele, diante do que lhe contavam os outros apóstolos, provocou a segunda aparição, oito dias depois, justamente o domingo de hoje. E foi nessa aparição – a primeira, totalmente confirmada pela segunda, que Jesus deixou à sua Igreja o grande dom do perdão dos pecados, o sacramento da confissão. Isto nos leva a dizer muito legitimamente que o sacramento do perdão é o grande dom pascal de Cristo.
Tomé, apresentado no Evangelho de hoje, representa a humanidade atual. Todos continuam incrédulos. Continuamos incrédulos. Continuamos vendo Cristo nos pedintes ao nosso lado; não somos capazes de ver que, com a partilha do que possuímos, poderíamos ajudar os que estão sem emprego; não vemos que o amor matrimonial é jorrado do amor de Deus; não vemos que é na comunidade que está a maior presença de Deus; em síntese, continuamos não vendo quase nada. E, como Tomé, na maioria das vezes, continuamos querendo provas.
A mensagem que ainda podemos tirar deste evangelho é: a atitude de Tomé vem assegurar que o cristão não deve ser alguém que se apega a boatos: é alguém através de sua fé amadurecida e purificada que quer ver os fatos concretos. Os Apóstolos e Tomé lançaram uma grande luz para os cristãos de hoje. Os cristãos têm que afinar com a sua Igreja, que também não corre atrás de coisas maravilhosas e aparições não aprovadas pela Igreja. A Igreja nos ensina que a Revelação oficial atingiu sua plenitude em Cristo, e que terminou com a morte do último dos apóstolos.
Que o Evangelho de hoje ajude a todos nós a ter um encontro de fé e de amor com Jesus Cristo, reconhecendo-o como o Messias, Filho de Deus, e que vivamos uma vida autêntica, inseridos na missão de Jesus, que é vivência do amor pleno.

Pe. Raimundo Neto
Pároco de São Vicente Paulo

sábado, 29 de março de 2008

GRÃO DE TRIGO PROMOVE CONGRESSO DA MISERICÓRDIA

Com a participação dos padres Eugênio Pacelli, pároco do Cristo Rei; Patrício Damasceno, do Menino Jesus; Jeferson Pimenta, de São Caetano do Sul e Roberto Aires e Jacqueline Eugênio, da Comunidade Grão de Trigo, está realizando o V Congresso da Misericórdia, tendo como tema “Jesus é Confio em Vós”.
O congresso se realiza na rua Barão de Aracati, 1661, próximo a Fazauto. A entrada é gratuita.

IGREJAS NA ÁFRICA VÃO ACOMPANHAR AS ELEIÇÕES EM ZIMBÁBUE

Realizam-se hoje as eleições gerais em Zimbábue, país africano.Também as Igrejas na África enviaram uma missão de observadores para acompanhar as eleições. Entre elas, estará presente uma delegação da Associação inter-regional dos Bispos da África Austral (IMBISA), que reúne as Conferências Episcopais de nove países.Com os observadores enviados pela Associação das Igrejas Evangélicas da África e pela Comunhão do Conselho Cristão da África Austral, a delegação católica terá a delicada tarefa de verificar a transparência e a credibilidade do voto, em meio a denúncias de irregularidades e de intimidações contra os opositores do regime de Robert Mugabe, há 28 anos no poder.Uma tarefa que o arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu pré-anunciou "muito difícil" devido ao clima de forte tensão que caracterizou a campanha eleitoral.Cerca de seis milhões de eleitores são aguardados nas urnas. Mugabe, que culpa as sanções do Ocidente pelo colapso, enfrenta o maior desafio de seu governo de 28 anos. Seus principais rivais são o líder oposicionista, Morgan Tsvangirai, e um dissidente do partido governista, Zanu-PFSimba Makoni.O Zimbábue, que vê sua economia - que já foi próspera - em ruínas, sofre com a inflação mais alta do mundo: mais de 100 mil por cento. Além disso, há uma falta crônica de alimentos e combustíveis e uma desenfreada epidemia do vírus HIV e da Aids, o que contribuiu para derrubar muito a expectativa de vida.Apesar das dificuldades de Mugabe, 84, muitos analistas acreditam que ele será declarado vitorioso. Tsvangirai e Makoni o acusam de planejar uma fraude às eleições.
Reuters, Rádio Vaticano e Canção Nova Notícias

IGREJA COLOMBIANA PEDE LIBERTAÇÃO DE INGRID

A ex-candidata à presidência da Colômbia Ingrid Betancourt, refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) desde 2002, recebeu tratamento médico emergencial no fim do mês de fevereiro. Seu estado de saúde seria "extremamente grave", como relatou Dom Luis Augusto Castro Quiroga, presidente da Conferência Episcopal Colombiana, ao citar fontes confiáveis..: Igreja pede libertação de todos os reféns em poder das FarcAs Farc fizeram uma grande operação paralela à libertação dos quatro últimos reféns soltos para garantir os cuidados básicos de saúde a Betancourt. Cerca de 300 guerrilheiros foram mobilizados. Eles isolaram um vilarejo inteiro do restante do país para dar o atendimento à ex-senadora.O local fica num distrito de San José del Guaviare, área de selva densa, onde vivem menos de mil pessoas. Essa teria sido a quarta vez que Ingrid foi levada à região para receber um tratamento de saúde improvisado.O padre Manuel Mancera, pároco da região para onde ela foi levada, ao citar relatos dos camponeses que estiveram com Ingrid naquele período disse que ela teria perdido a vontade de viver. Acrescentou que a ex-senadora não queria falar com ninguém nem comer e que chorava muito.Mais uma vez, a Igreja Católica, setores políticos e ex-reféns das FARC pediram ontem para que a guerrilha liberte Íngrid Betancourt."Gostaria de pedir que a guerrilha faça neste momento essa cortesia a Ingrid e a todos os colombianos, que a sua libertação seja uma decisão imediata", disse Dom Castro Quiroga.Por sua vez, também o sacerdote Darío Echeverry, integrante da Comissão Nacional de Conciliação (CCN), afirmou que as FARC "não podem deixar Ingrid Betancourt morrer nem os demais seqüestrados"."As FARC podem contar com o amparo de qualquer bispo. Não podemos deixar Ingrid morrer", declarou Echeverry, acrescentando que a libertação de Betancourt "pode abrir, sem dúvida, a possibilidade para um acordo humanitário".Os apelos foram feitos poucas horas depois da divulgação de informações sobre o grave estado de saúde de Ingrid e depois da autorização do presidente colombiano, Álvaro Uribe, de libertar rebeldes das FARC em troca de reféns.
Rádio Vaticano/Canção Nova Notícias

DIA DA DIVINA MISERICÓRDIA NO CRISTO REI

A Festa da Divina Misericórdia na Paróquia do Cristo Rei, no Centro de Fortaleza, que tem como pároco o padre Eugênio, começará neste domingo, dia 30, às 15 horas, com um momento de adoração e a condução e animação a cargo da irmã Kelly Patrícia, que está sendo esperada de sua viagem a São Paulo, onde participa da Festa da Misericórdia da Canção Nova, em Cachoeira Paulista.
A Igreja, de acordo com a informação dos organizadores da festa, estará com suas portas abertas a partir das 14h30min.

KELLY PATRICIA NA FESTA DA MISERICÓRDIA DA CANÇÃO NOVA


A Festa da Misericórdia da Canção Nova, que começa hoje e vai até amanhã, contará com a participação da irmã Kelly Patrícia, co-fundadora da Comunidade Católica Hesed (Misericórdia), de Fortaleza, que viajou na tarde de ontem e cantará algumas músicas, juntamente com outros cantores católicos.
A Festa da Misericórdia da Canção Nova vai ser dirigida pelo monsenhor Jonas Abib, padres Roberto Letiere, da Toca de Assis, e Roberto, da Canção Nova, da Eliana Sá, que vai lança um CD e livro da Divina Misericórdia. A festa começa hoje e termina amanhã, em Cachoeira Paulista, São Paulo.

DIA DO NASCITURO SERÁ CELEBRADO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

A Igreja na Colômbia vai celebrar o Dia do Nascituro, na próxima segunda-feira, dia 31, com uma iniciativa para sensibilizar todas as pessoas sobre o valor da vida humana ainda por nascer, para que seja respeitada e defendida. A Conferência Episcopal divulgou uma série de sugestões sobre como celebrar o dia. Algumas são de caráter formativo, como assembléias familiares, laboratórios de formação sobre a paternidade e a maternidade responsáveis, especialmente voltados para os jovens, e exibição de filmes. Outras sugestões são de caráter social e cultural, como, por exemplo, a ambientação e a motivação do Dia do Nascituro nas jurisdições eclesiásticas e nas paróquias, o lançamento do dia através dos meios de comunicação, a realização de passeatas e manifestações culturais em defesa da vida humana. Finalmente, de caráter religioso, como a celebração eucarística, a bênção das gestantes e as celebrações de dias de purificação interior.
Rádio Vaticano

SITE DO VATICANO DISPONIBILIZA ESPAÇO EM MEMÓRIA A JOÃO PAULO II

A página oficial do Vaticano apresenta um espaço especial, para assinalar o terceiro aniversário da morte de João Paulo II, acontecida em 2 de abril de 2005.Para recordar o grande Papa, a página apresenta uma cronologia de seu pontificado (1978-2005), um arquivo fotográfico e de vídeo, suas viagens, seus documentos e sua presença nas Jornadas Mundiais da Juventude.O link, em português, é www.vatican.va/special/anniversario_gpii/documents/index_po.htmBento XVI vai presidir a uma celebração eucarística no terceiro aniversário da morte de João Paulo II. A celebração ocorrerá na Basílica de São Pedro, às 10h30 (horário italiano) de 2 de abril, sendo esperadas milhares de pessoas.
Rádio Vaticano

MOVIMENTOS EM DEFESA DA VIDA FAZEM ATO PÚBLICO ESTA MANHÃ EM SÃO PAULO

Hoje, 29, às 10h, acontecerá na Praça da Sé, em São Paulo (SP), o 2º Ato Público em defesa da vida com o objetivo de convidar o povo brasileiro, os governantes e o Congresso Nacional para rejeitar o Projeto de Lei 1135/91, que legaliza o aborto até o nono mês de gestação.
No evento estará presente o presidente do Conselho Episcopal do Regional Sul 1 da CNBB, dom Nelson Westrupp. Participam também a coordenadora do Comitê Estadual do Movimento Nacional em Defesa da Vida, Marília de Castro; coordenador do Movimento Nacional em Defesa da Vida, Jaime Ferreira Lopes; presidente da Comissão da Defesa da República e Democracia da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo, Cícero Harada, entre outros.

Memória

O 1º Ato Público em Defesa da Vida aconteceu em São Paulo (SP), na Praça da Sé, e reuniu mais de 11 mil pessoas. Dom Westrupp esteve presente no evento.
O Conselho Episcopal do Regional Sul 1 da CNBB é constituído por 46 dioceses do estado de São Paulo, inclusive a arquidiocese e suas sete regiões episcopais.

PASTORAL DA PESSOA IDOSA LANÇA DVD SOBFRE SUA HISTÓRIA

De bem com a vida. Este é o título do DVD que apresenta a fundação, missão, trabalho e evangelização da Pastoral da Pessoa Idosa.
Com duração de 12 minutos, o DVD é um instrumento de divulgação, sensibilização, animação e outras atividades da Pastoral nas dioceses e comunidades do Brasil.
Informações: secretaria@pastoraldapessoaidosa.org.br ou pelos telefones: (41) 2105-0278 e 2105-0270.
Curso da Pastoral da Pessoa Idosa
A Pastoral da Pessoa Idosa da arquidiocese de Maceió (AL) realizará, em 6 de abril, um curso de capacitação de novos líderes.
O objetivo é assegurar a dignidade e a valorização das pessoas idosas por meio da promoção humana e espiritual e do respeito aos seus direitos, num processo educativo de formação continuada. Informações: (82)3354-3064/3032-4460 e 9915-1042.
CNBB

PEREGRINAÇÃO CELEBRA CENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA AO BRASIL

Tokyo, Kyoto, Hiroshima, Otome Toge, Tsuwano e Nagasaki são as seis cidades japonesas pelas quais irá passar um grupo de brasileiros que fazem uma peregrinação ao Japão.
Os peregrinos da Pastoral Nipo-Brasileira (Panib) viajaram anteontem, dia 27, e permanecerão no Japão até 10 de abril.
A peregrinação faz parte dos acontecimentos do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Na programação: missas e palestras.
A Pastoral Nipo-Brasileira está ligada às Pastorais da Mobilidade Humana da CNBB.
Centenário
No dia 18 de junho deste ano, serão comemorados os 100 anos da imigração japonesa ao Brasil, com mais de um milhão de nikkeis, que são descendentes de japoneses que nasceram fora do Japão. Trata-se da maior comunidade nipônica fora do Japão.
CNBB

CONGRESSO CELEBRA OS 25 ANOS DA PROMULGAÇÃO DO CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO

Diversos modelos de autoridade presentes na vida religiosa da Igreja Latina. Este é o tema do Congresso promovido pela Faculdade de Direito Canônico da Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Angelicum), em comemoração ao 25º aniversário da Promulgação do Código de Direito Canônico.
O evento, que acontecerá no dia 9 de abril, será presidido pelo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, cardeal Franc Rodè e pelo presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, o arcebispo Francesco Coccopalmerio.
Na ocasião, serão abordados temas como: O abade vigário de Cristo: a autoridade na vida monástica; A autoridade religiosa nos frades pregadores; A autoridade religiosa na Companhia de Jesus; A autoridade e governo nas congregações modernas.
CNBB

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS SERÁ DE 4 A 11 DE MAIO

Com o lema Orai sem cessar, acontece entre os dias 4 a 11 de maio a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos – que este ano comemora cem anos. De acordo com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Diálogo Inter-Religioso da CNBB, padre Marcial Maçaneiro, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) traduziu um subsídio para a Semana da Unidade, com celebrações adaptadas ao Brasil. O caderno já se encontra disponível pelo telefone (61) 3321-4034 CONIC, Brasília.
“A unidade é nota teológica da Igreja, objeto de contínua intercessão do Povo de Deus, mesmo nas Dioceses onde o diálogo ecumênico é difícil”, lembra padre Marcial. Segundo o assessor, líderes católicos e pentecostais se reunirão, de 30 Abril a 1° Maio, no 1º Encontro Fraterno Católico-Pentecostal em Lavrinhas (SP).
Simpósio
A Comissão para o Diálogo Inter-Religioso da CNBB prepara também o Simpósio Nacional de Formação Ecumênica, nos dias 26 a 29 de Janeiro de 2009, em Jundiaí (SP). O evento será destinado a formadores de seminários, professores da área de sistemática, coordenadores de catequese, coordenações pastorais e membros da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), da Conferência Nacional de Institutos Seculares (CNIS), do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), da Comissão Nacional de Diáconos (CND) e da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB).
CNBB

ELEITO NOVO REITOR MAIOR DOS SALESIANOS

O 26° Capítulo Geral da Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos de Dom Bosco) confirmou, na terça-feira, 25, em primeira votação, padre Pascual Chávez Villanueva como Reitor Maior dos Salesianos para os próximos seis anos.. Iniciado em 3 de março, em Roma, com previsão de término para 12 de abril, o Capítulo reúne 233 Salesianos.
Nascido em Real de Catorce, no estado de San Luis Potosì, no México, em 20 de dezembro de 1947, Pascual Chávez Villanueva freqüentou o noviciado em Coacalco, emitiu a primeira profissão religiosa salesiana em 16 de agosto de 1964 e em 1970, em Guadalajara, a perpétua. Em 1973 foi ordenado sacerdote. Docente e diretor do Instituto Teológico de San Pedro Tlaquepaque de 1980 a 1988, já foi Inspetor dos salesianos de México-Guadalajara.
CNBB

REFLEXÃO DO EVANGELHO DE MARCOS 16,9-15

SÁBADO NA OITAVA DA PÁSCOA

“Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura”. Esta é a missão a que todo cristão é chamado depois de experimentar na sua vida a força da ressurreição de Jesus. Quem não tem consciência disso ainda está nas trevas da incredulidade e presta culto antes a um ilustre defunto do que a Cristo, Senhor da vida.
Que o tempo pascal fortaleça a nossa fé não só na ressurreição de Cristo, mas também na presença dele na Igreja, no meio de nós. Peçamos a coragem de anunciar o seu Evangelho, o que consiste fundamentalmente em anunciar o seu mistério pascal.

Pe. D. Justino Silva de Souza, OSB

FALTAM CINCO DIAS PARA A ASSEMBLÉIA GERAL DA CNBB

Na próxima quarta-feira, dia 2, terá início a 46ª Assembléia Geral da CNBB. O evento, que acontece anualmente em Itaici, município de Indaiatuba (SP), começará com uma celebração na Capela da Casa de Retiros Vila Kostka. Após a celebração, o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, fará a abertura oficial do encontro.
Trata-se da primeira assembléia dirigida pela nova Presidência da Conferência, eleita no ano passado.
Este ano, os bispos discutirão e aprovarão as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Também estão em pauta o Documento de Aparecida, o resultado da V Conferência do Episcopado Latino-americano e do Caribe e a Missão Continental.
Imprensa
Os jornalistas credenciados poderão participar da celebração e da sessão de abertura da 46ª Assembléia da CNBB.
A Assessoria de Imprensa da Conferência comunica que no dia 1º de abril, às 14h30, no auditório Vieira, será apresentada aos jornalistas a dinâmica da Assembléia.
A partir do dia 2, também às 14h30, haverá entrevista coletiva, com exceção dos dias 5 (sábado), quando ocorre o retiro dos bispos, e 6 (domingo).
O credenciamento de jornalistas pode ser solicitado pelo e-mail: imprensa3@cnbb.org.br
Informações: imprensa@cnbb.org.br ou pelos telefones: (61) 2103-8313/2103-8368.
Para participar dessa Assembléia, Dom José Antonio A. Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza, já viajou para São Paulo no inicio desta semana. Antecipou-se para visitar os seus famíliares que residem na capital paulista.
CNBB

DOM HUGO DEIXA UTI NA SEGUNDA-FEIRA


O consultor jurídico-canônico da CNBB e prior do Mosteiro de São Bento, Dom Hugo da Silva, internado desde o dia 17 por causa de uma meningite tuberculosa se encontra lúcido, identifica as pessoas e se alimenta normalmente. De acordo com o subprior, dom Justino Silva de Souza, a inflamação que alcançou 80 por cento já está controlada. Dom Justino foi informado pelos médicos que, apesar das melhoras, dom Hugo não pode receber visitas.
Na segunda-feira, 31 de março, ele sai da UTI para um apartamento no Hospital Planalto (Unimed) de Brasília. Dom Hugo agradece a todos pelas orações.


CNBB

SANTO DO DIA - SÃO CONSTANTINO

O santo de hoje, nos chama a atenção pela sua radicalidade na vivência do Evangelho, já que, de rei, nada comprometido com Jesus, passou a ser um santo sacerdote da Igreja de Cristo. São Constantino era rei de Cornualha, região da Inglaterra, casado com a filha do rei da Bretanha, até que abandonou os compromissos com a esposa e foi se aventurar nos conflitos armados. Semelhante a São Paulo, Constantino "caiu do cavalo" e converteu-se ao Cristianismo. Recebeu o Batismo e foi viver num mosteiro irlandês, com o firme propósito de santidade, ou seja, optou pela mais linda e profunda aventura humana e divina.Empenhado na vida monástica, despertou-lhe o dom para o sacerdócio missionário, tanto que, juntamente a São Columba, saiu a evangelizar com grande ardor pela Inglaterra, onde chegaram a construir vários conventos para formar outros monges na missão.Constantino gastou toda sua vida para testemunhar o reino de Deus, até que foi atacado no ano de 598 por fanáticos pagãos que tiraram-lhe a vida, mas não a Vida Eterna.
São Constantino, rogai por nós!

sexta-feira, 28 de março de 2008

A FUNDAÇÃO SANTILLANA E EDITORA MODERNA PROMOVEM PALESTRAS

A Fundação Santillana e Editora Moderna promovem neste sábado, dia 29 de março, das 9 às 13 horas no Hotel Oásis Atlântico, na Avenida Beira Mar, 2500, bairro Meireles, em Fortaleza, palestras com os temas: Religião e economia no diálogo da vida e Vida em perspectiva das Ciências Humanas nas dimensões intra e interpessoal. O evento que é gratuito tem por objetivo apresentar um panorama para o ensino no século XXI à luz da Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é: A Fraternidade e a Defesa da Vida. As inscrições são gratuitas e maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 4008.4900

Fonte: Programa Casa de Todos da Arquidiocese de Fortaleza

RESPONSÁVEIS PELA JUVENTUDE NAS DIOCESES ENCONTRAM-SE EM ABRIL

Acompanhamento aos processos de educação na fé dos jovens. Este é o tema do 1º Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Jovens, organizado pela Comissão Colegiada do Setor Juventude Nacional, que acontecerá de 21 a 24 de abril, em Belo Horizonte (MG).
Participarão responsáveis pelo acompanhamento de jovens em âmbitos nacionais, regionais e diocesanos (padres, religiosos/as, leigos/as, assessores/as), centros e institutos de juventude, secretários nacionais das organizações juvenis, subsecretários dos regionais da CNBB e comissão colegiada de assessoria do Setor Juventude Nacional.
O encontro tem como objetivo aprofundar a missão da Igreja local a partir do acompanhamento de educação na fé dos jovens e nas organizações juvenis, a partir do estudo do Documento 85 da CNBB, Evangelização da Juventude.
Além disso, serão definidas linhas comuns para a evangelização nas igrejas locais, tendo em vista as grandes convocações para o trabalho com jovens , e indicadas pistas para a organização do Setor Juventude.
As assessorias estarão a cargo do bispo responsável pelo Setor Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro; do assessor do Setor Juventude, padre Gisley Azevedo e de Raquel Pulita.
A estimativa é de que estejam presentes 200 responsáveis pelo acompanhamento de jovens.
As inscrições prosseguem até 14 de abril. Informações pelo e-mail juventude@cnbb.org.br ou pelo telefone (61) 2103-8303.
CNBB

REFLEXÃO SOBRE O EVANGELHO DE JOÃO 21,1-14

SEXTA-FEIRA NA OITAVA DA PÁSCOA

Voltar a pescar, para Pedro, significava voltar à vida que levava antes do chamado de Jesus. Era um sinal de que Pedro ainda não tinha entendido todo o alcance não só da sua vocação, como também da própria ressurreição de Jesus. Pedro fora chamado para pescar homens, e ele o devia fazer guiado pelo Cristo ressuscitado.
Se quisermos que nossas atividades rendam bons frutos para Deus, devemos fazê-las não de acordo com a nossa própria vontade, mas segundo a vontade do Cristo ressuscitado. Peçamos então a graça de termos os olhos prontos para reconhecê-lo e ouvidos atentos às suas ordens.

Pe. D. Justino Silva de Souza, OSB

SEIS PREGAÇÕES DESCONHECIDAS DE SANTO AGOSTINHO SÃO DESCOBERTAS NA ALEMANHA

Seis pregações desconhecidas de Santo Agostinho (354-430), Bispo e Doutor da Igreja, foram descobertas nos fundos da Biblioteca Universitária e Científica da cidade alemã de Erfurt, leste do país, anunciou um porta-voz da instituição..: Papa: "Santo Agostinho, após vida errante, aprendeu amar a Deus"Os textos foram encontrados por três investigadores da Academia de Ciências de Viena num manuscrito medieval cujo conteúdo era despercebido até agora.Trata-se, ao que parece, da cópia de pregações religiosas desconhecidas e duas parcialmente conhecidas do teólogo e filósofo que procedem originalmente de uma coleção de textos cuja redação é atribuída a Santo Agostinho ou a algum dos seus discípulos.A perita indicou que os textos abordam temas diversos. Três deles centralizam questões como o amor ao próximo expresso sob a forma da esmola. Dois tratam das festividades dedicadas aos mártires.Agostinho, uma das figuras mais importantes do Cristianismo dos primeiros séculos, nasceu em Tagaste (África) no ano 354. Depois de uma juventude perturbada, converteu-se à fé e foi batizado em Milão por Santo Ambrósio no ano 387. Voltou à sua pátria e aí levou uma vida de grande ascetismo. Eleito bispo de Hipona, durante 34 anos ofereceu aos seus fiéis uma sólida formação cristã por meio de numerosos sermões e escritos, com os quais combateu fortemente os erros do seu tempo e ilustrou a fé católica. Morreu no ano 430.
Agência Ecclesia

SANTO DO DIA - SÃO GUNTRANO

Santidade não escolhe pessoa, nem posição social, mas entra no coração aberto que quer viver somente para Deus, servindo os irmãos. Por isso, neste dia, contemplamos a vida de São Guntrano que, tocado pela graça, converteu-se, tornando-se o santo deste dia.A vida de Guntrano começou agitada, tanto na moral como política, isto devido à experiência com três esposas, ora sem filho, ora vendo os herdeiros morrerem crianças e politicamente tendo que enfrentar semibárbaros na região. São Guntrano assumiu como herdeiro um sobrinho seu, e providencialmente assumiu também um vida nova ao converter-se a Jesus e Sua Igreja. Devoto da Igreja, rezava e usava da humildade e obediência aos conselhos dos bispos, para assim governar com retidão e santidade o seu povo. São Guntrano, com 68 anos partiu feliz para a Igreja Triunfante.
São Guntrano, rogai por nós!

quinta-feira, 27 de março de 2008

SANTA SÉ SE PRONUNCIA SOBRE BATISMO DE MAGDI ALLAM

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, reagiu às críticas do mundo islâmico por causa do batismo durante a Vigília Pascal na Basílica de São Pedro, do egípcio Magdi Allam, convertido do Islã ao Catolicismo, afirmando que este episódio não deve ser um obstáculo no diálogo estabelecido nos últimos meses..: "Papa não quis demonstrar hostilidade ao batizar Magdi"Em declarações à Rádio Vaticano, o padre Lombardi indica que "o batismo de Magdi Allam é uma boa ocasião" para reafirmar que qualquer cristão "tem o direito de exprimir as suas próprias idéias, que continuam a ser pessoais, sem que se tornem expressão oficial do Papa ou da Santa Sé, como é óbvio".O Vaticano reitera que as declarações de Allam não se alinham com pensamento da Igreja tem em relação ao islamismo."Acolher na Igreja um novo crente não significa, evidentemente, assumir todos os seus ideais e posições, em particular sobre temas políticos ou sociais", aponta o diretor geral da Rádio Vaticano, do Centro Televisivo Vaticano e da Sala de Imprensa da Santa Sé.Sobre as críticas à cerimônia da Vigília Pascal de sábado passado na Basílica de São Pedro, destacaram-se as de Aref Ali Nayed, diretor do Royal Islamic Strategic Studies Center e um dos participantes da recente reunião no Vaticano que levou ao anúncio da criação de um Fórum católico-muçulmano. O Padre Lombardi destaca que Nayed "confirma a vontade de continuar o diálogo de aprofundamento e conhecimento recíprocos entre cristãos e muçulmanos, não colocando em causa o caminho iniciado" ao longo do último ano e meio entre o Vaticano e os 138 signatários da carta aberta "Um mundo comum", enviada por representantes muçulmanos a líderes cristãos, incluindo Bento XVI, no último mês de outubro."Este itinerário deve continuar. É de extrema importância, não pode ser interrompido e tem prioridade em relação a episódios que possam ser objeto de mal-entendidos", aponta. O Padre Lombardi rejeita as acusações de "maniqueísmo" dirigidas por Nayed ao Papa, por causa da sua homilia sobre a simbologia da luz na Vigília Pascal, considerando que as mesmas "manifestam uma falta de compreensão da liturgia católica". O porta-voz do Vaticano diz ainda que a Igreja Católica não merece, hoje em dia, “acusações de falta de respeito pela dignidade e a liberdade da pessoa humana”. “O Papa assumiu o risco deste Batismo para afirmar a liberdade de escolha religiosa, que é consequência da dignidade da pessoa humana”, conclui.
Rádio Vaticano

SEMANA EM FAVOR DA VIDA REÚNE ATIVIDADES NA PARAÍBA

A ONG cearense Estação da Luz e o Comitê Nacional Brasil sem Aborto apresentam, de 26 de março a 9 de abril, a exposição Em Favor da Vida, que pode ser visitada em João Pessoa (PB). A exibição é composta por módulos apresentados em painéis numa manifestação de repúdio aos propósitos de alteração da legislação que visa legalizar a prática do aborto. As cidades de Fortaleza e Maceió já assistiram à exposição que depois de João Pessoa vai circular por outras capitais do Brasil ainda este ano.
Informações pelos telefones (85) 8899-3799, (85) 8733-8701 ou pelo endereço eletrônico http://cnbb.org.br/www.emfavordavida.org.br
Sessão conjunta
Hoje, 27, na Assembléia Legislativa da Paraíba acontece sessão conjunta com a Câmara Municipal de João Pessoa, às 15h30. O deputado federal Luiz Bassuma, que é presidente da Frente Parlamentar Pela Vida, Contra o Aborto, participa do debate e dirige palestra no Auditório Lins de Vasconcelos.
CNBB

APARECIDA SERÁ SEDE DO 2o. CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL

Do Brasil de Batizados ao Brasil de Discípulos-Missionários Sem-Fronteiras. Este é o tema do 2° Congresso Missionário Nacional a realizar-se em Aparecida (SP), de 1°a 4 de maio.
De acordo com o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial, dom Sérgio Castriani, “os congressos missionários nacionais têm como intenção reforçar a animação e a cooperação missionária, sobretudo, daqueles que estão comprometidos com a ação missionária nos conselhos regionais”.
O 2º Congresso Missionário tem ainda o objetivo de preparar os missionários para o 3º Congresso Missionário Americano (CAM3) e o 8º Congresso Missionário Latino-americano (Comla8), a realizar-se em Quito, Equador, em agosto deste ano.
A expectativa é que 500 participantes estejam presentes ao evento representando a dimensão missionária dos 17 Regionais da CNBB. A indicação e a inscrição requer uma composição heterogênea entre presbíteros, religiosos (as) e leigos (as), representantes de instituições, assessores e coordenadores de pastoral e bispos da Dimensão Missionária dos Regionais. Os interessados devem contatar o coordenador do Conselho Missionário Regional (COMIRE). Informações pelo e-mail redacao@revistamissoes.org.br ou pelos telefones: (11) 2256-8820 e 2256-7599.
CNBB

PARLAMENTARES PARTICIPAM DE MISSA NA CNBB


Foi celebrada, na manhã desta quinta-feira, 27, a missa dos parlamentares na capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da CNBB. Realizada todo mês, a celebração é organizada pela assessoria política da CNBB e pela Comissão Brasileira Justiça e Paz.
“A notícia do túmulo vazio é a maior de todos os tempos e lembra que a morte não tem a palavra final”, disse o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, durante a homilia. Ele presidiu a missa que foi concelebrada pelos padres José Ernanne Pinheiro, Luiz Couto, José Linhares e José Peixoto. “Somos testemunhas de Cristo ressuscitado. Para que nosso testemunho seja transbordamento do que vivemos, precisamos a atitude de discípulo e nos colocar aos pés do mestre para ouvi-lo”, lembrou dom Dimas.
O deputado Geraldo Magela, de Brasília (DF), fez uma breve reflexão sobre os textos bíblicos chamando a atenção dos parlamentares para o compromisso com a paz. “Qual o ensinamento que Cristo nos colocou? Perdoar e buscar a paz, mas não buscamos a paz para o povo se não a tivermos em nós”, considerou o parlamentar.
Já o deputado Chico Alencar, do Rio de Janeiro, ressaltou que Cristo, depois de ressuscitado, apareceu em primeiro lugar a uma mulher e lembrou que o desafio dos cristãos é buscar entre os mortos o que está vivo. “Onde está a vida?”, indagou o deputado. “Na Galiléia, no meio dos deserdados e do aparentemente sem valor”, respondeu. “Esse é o desafio da prática do testemunho”, completou.
CNBB

TERMINA DIA 30 AS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DE MÚSICA DO HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009

Termina no dia 30 de março o prazo para as inscrições para o concurso da música do hino da Campanha da Fraternidade 2009, que tem como tema Fraternidade e segurança pública e lema A paz é fruto da justiça (Is 32,17).
Segundo as normas do concurso, a expressão musical do hino deve ter um caráter vibrante, vigoroso, “energizador”; melodia e ritmo fluentes, acessíveis a qualquer tipo de assembléia; força melódica e rítmica eficazes para a dinamização das potencialidades individuais e grupais, que ajudem na superação do egoísmo e do comodismo. Já a melodia deve realçar bem o sentido da letra; ser fluente e bela; ter pausas de respiração suficientes e nos momentos certos; ser artística, fugindo de “chavões e clichês” e ter características da genuína música brasileira.
A composição deverá ser apresentada de forma escrita em pauta, com indicação dos acordes para o acompanhamento instrumental. Também deve ser gravada em CD, com ou sem acompanhamento instrumental.
A íntegra das normas do concurso encontra-se no site da CNBB: www.cnbb.org.br
Informações: musica@cnbb.org.br ou pelo telefone: (61) 2103-8300.
CNBB

CELAM PROMOVE PRIMEIRO ENCONTRO DA IMPRENSA CATÓLICA

Com a finalidade de fortalecer os processos de formação profissional e comunicativa, mediante a integração de esforços, a reflexão sobre a importância da imprensa para a evangelização, será realizado de 28 a 30 de maio, em Bogotá, Colômbia, o Primeiro Encontro Continental de Imprensa Católica.
Trata-se de uma iniciativa do Departamento de Comunicação do Conselho Episcopal Latino-americano destinada a diretores de revistas, jornais, editorese colunistas da América Latina e do Caribe.
Durante o encontro os participantes refletirão sobre os mecanismos de promoção e consolidação de empresas informativas na Igreja, para que contribuam com sua tarefa evangelizadora, bem como sobre a importância da comunicação escrita para a Igreja.
Além disso, será um momento para tratar da promoção e difusão da Missão Continental, cujo lançamento ocorrerá no dia 17 de agosto, em Quito, Equador, durante o Congresso Missionário Americano e o Congresso Missionário Latino-americano.
O período de inscrição para participar do Encontro da Imprensa Católica vai de 1 de abril a 10 de maio. Informações: comunicacion@celam.org
CNBB

CELAM PROMOVE ENCONTRO DE FORMAÇÃO SACERDOTAL INCULTURADA

O Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), através das Seções de Povos Originários e Seminários e Ministérios Ordenados, promove pela primeira vez, em nível continental, um encontro sobre a formação de sacerdotes originários de povos indígenas. O encontro começou segunda-feira, 24, e termina amanhã, em Quito (Equador).
A reunião tem o objetivo de partilhar, avaliar e animar os processos de formação sacerdotal inculturada que se desenvolvem em diferentes lugares do continente, para estimular experiências similares em dioceses com população indígena.
Durante o encontro, os participantes apresentaram suas experiências de formação inculturada e discutem a realidade do sacerdócio e as características do presbítero autóctone. O grupo quer, também, impulsionar a pastoral vocacional entre os povos originários de modo que se formem verdadeiros protagonistas em seus próprios processos de evangelização.
Participam da reunião 25 convidados de sete países da América Latina: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México e Panamá, todos eles com destacada experiência no âmbito da formação, procedentes de povos indígenas.
CNBB

CÁRITAS REALIZA SEMANA DA ÁGUA

A Cáritas Brasileira participou das comemorações do Dia Mundial da Água, realizando, com outras entidades e movimentos, a "Semana da Água" nos dias 15 a 22 de março. "Neste ano, o tema central foram os impactos socioambientais de grandes projetos hídricos na vida das populações, como barragens e hidrelétricas, com enfoque no projeto de transposição das águas do Rio São Francisco", explica a assessora de comunicação da Cáritas, Renina Valejo. Algumas atividades se estendem até o mês de abril.
Segundo o Instituto Socioambiental, a distribuição geral da água no Brasil prioriza a agricultura, principalmente irrigação, responsável por 56% da demanda; o uso doméstico corresponde a 27%; as indústrias utilizam 12% do total; e 5% vai para a pecuária.
"Apesar do Brasil possuir 12% da água doce existente no mundo, sua distribuição é irregular", esclarece Renina. "A Amazônia, onde estão as mais baixas concentrações populacionais, possui 78% da água superficial. Já no Sudeste, essa relação se inverte: a maior concentração populacional do país tem disponível 6% do total da água", completa.
O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993. Nesse dia, autoridades governamentais e organizações não-governamentais procuram refletir sobre os problemas referentes aos recursos hídricos em suas nações, propondo alternativas e soluções para resolução dos problemas detectados.
CNBB

DIVULGADA PROGRAMAÇÃO DA VIAGEM DO PAPA AOS EUA

Encontros com jovens, religiosos e autoridades marcarão a visita do papa Bento XVI aos Estados Unidos, de 15 a 21 de abril. A programação oficial foi divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, no dia 17 de março.
Conforme o programa de visita do papa, a saída do aeroporto de Fiumicino de Roma está marcada para às 12h (horário local). Bento XVI chegará por volta das 16h (horário local) no Andrews Air Force Base, em Washington, onde será recebido pelo presidente dos Estados Unidos, George Bush, e sua esposa.
Na quarta-feira, 16, na parte da manhã, após a cerimônia de boas-vindas, o papa realizará uma visita de cortesia ao presidente Bush, na Casa Branca. À tarde, o pontífice presidirá uma celebração de vésperas e se reunirá com os bispos do país no Santuário Nacional da Imaculada Conceição.
No dia seguinte, às 10h, o papa celebrará uma missa no Nationals Stadium de Washington. Às 17h, participará de um encontro com universitários católicos, na Universidade Católica da América e, em seguida, se reunirá com representantes de outras religiões no Centro Cultural João Paulo II.
O dia 18 será marcado pelo traslado de Bento XVI para Nova Iorque, onde fará um discurso na Assembléia Geral das Nações Unidas, às 10h45. À tarde, o papa participará de um encontro ecumênico na Igreja de São José.
O encontro com sacerdotes, religiosos /as ocorrerá na Catedral de São Patrício, no dia 19, onde o papa celebrará uma missa, às 9h15. No mesmo dia, almoçará com os bispos da arquidiocese de Nova Iorque e, às 16h30, presidirá um encontro com jovens e seminaristas no Seminário de São José.
Ao visitar o Ground Zero, no dia 20, às 9h30, o papa rezará pelas vítimas do atentado às Torres Gêmeas, ocorrido em 11 de setembro de 2001. Às 14h30 celebrará a missa no Yankee Stadium de Nova Iorque. A despedida do papa ocorrerá às 20h, no aeroporto internacional John Fitzgerald Kennedy. A previsão de chegada ao aeroporto Ciampino, em Roma, é para o dia 21, às 10h45 (horário de Roma).
Esta será a oitava viagem apostólica do papa Bento XVI para fora da Itália. A última visita de um papa aos Estados Unidos foi realizada por João Paulo II, de 4 a 9 de outubro de 1995. Esta visita foi marcada pelo encontro de João Paulo II com crianças na sede da ONU, em Nova Iorque, pelo 50º aniversário de fundação da Assembléia Geral das Nações Unidas, onde o papa proferiu um discurso; pelo encontro com os funcionários da sede da ONU e pela missa com os jovens no Central Park.
CNBB

POSTULANTES DA TOCA DE ASSIS EM SÃO PAULO PARA UM ANO DE NOVICIADO


Um grupo de consagradas, noviças, postulantes e duas leigas, coordenado pela irmã Maria da Glória da Assunção da Mãe de Deus, viajou esta manhã para São Paulo, onde as postulantes se submeterão, durante um ano, ao noviciado da Comunidade Católica Toca de Assis, depois de dois anos de reflexão na Casa de Fortaleza. A Toca é coordenada nacionalmente pelo padre Roberto Letiere.
Fazendo parte do grupo, nove postulantes ao noviciado, duas leigas e o restante de irmãs, que viajaram para renovar os seus votos e também fazerem um retiro no final de semana, com pregações do coordenador nacional. O retiro começa amanhã e vai até a próxima segunda-feira.
PRECISANDO
Antes de embarcar, a irmã Maria da Glória, que é guardiã da Casa de Fortaleza, fez um apelo para o fortalezense que tiver uma casa desocupada e que queira à Toca, “pois estamos necessitando urgentemente. O proprietário da casa em que estamos morando não quer mais renovar o contrato, que termina agora em maio e não temos para onde ir”. Ela aproveita para dizer que a Toca de Assis vive da providência divina. Maiores informações podem ser transmitidas para o telefone (85) 3249.2131

ASSESSOR DA CELAM DÁ PALESTRA EM FORTALEZA

Agenor Brighenti, , doutor em Ciências Teológicas e Religiosas, especializado em Pastoral Social e Planejamento Pastoral pelo Instituto Teológico-Pastoral do Celam (Medellín) e licenciado em Filosofia e perito do Celam na Conferência de Santo Domingo e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, dará palestra, dia 29, sábado, das 9 as 17 horas, na Livraria Paulinas, à Rua Major Facundo, 332, no Centro de Fortaleza. A palestra tem por objetivo fazer compreender o Documento de Aparecida e é dirigida a agentes de pastoral, religiosos e interessados. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (85) 3226.7544

REGIONAL NORTE 2 REALIZA ESCOLA DE FÉ E POLÍTICA EM SANTARÉM

Entre os dias 17 a 22 de abril, a Diocese de Santarém (PA) recebe a Escola de Fé e Política coordenada pelo Instituto de Pastoral Regional do Norte 2 (IPAR) com temas de história política social do Pará, análises da realidade, espiritualidade do militante político.
A primeira etapa da Escola será assessorada por pe. José Boeing, Carlos Arenz, Ir. Fátima Paiva e Carlos Signorelli, destinada para agentes de pastoral engajados nas CEB's, nas pastorais sociais, nos movimentos eclesiais, nos movimentos populares, nos sindicatos e outras organizações da sociedade civil; além de cristãos que já exercem ou pretendem exercer cargos nos poderes executivos e legislativo.
Serão oferecidas 50 vagas; dessas, 20 são destinadas à Diocese de Santarém (PA) e 30 para Óbidos e Itaituba. O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito no Centro Diocesano de Pastoral de Santarém até o dia 4 de abril. Os interessados podem obter maiores informações pelo telefone (91) 3238-1555.

CRENÇA NA RESSURREIÇÃO TRANSFORMA VIDA DOS POVOS

Na Praça de São Pedro, durante a Catequese, que nesta quarta-feira foi dedicada ao significado do mistério pascal, Bento XVI afirmou que "a verdade histórica da ressurreição de Cristo, verdade fundamental da fé cristã, está amplamente documentada, embora não falte, tanto hoje como no passado, quem de diversos modos a ponha em dúvida ou até mesmo a negue"."A novidade da ressurreição não envelhece. Jesus está sempre vivo. É importante reafirmar esta verdade fundamental da fé cristã. O enfraquecer da fé na ressurreição de Jesus fragiliza o testemunho dos crentes", advertiu o Papa. "Se na Igreja faltar a fé na ressurreição, tudo se abate. Pelo contrário, a adesão de coração e de mente a Cristo morto e ressuscitado transforma a vida e ilumina toda a existência das pessoas e dos povos", acrescentou."Não é, porventura, a certeza de que Cristo ressuscitou o que imprime coragem, audácia profética e perseverança aos mártires de cada época? Não é o encontro com Jesus vivo a converter e fascinar tantos homens e mulheres que desde os inícios do cristianismo continuam a abandonar tudo para o seguir e para colocar a própria vida ao serviço do Evangelho? Se Cristo não ressuscitou, dizia o apóstolo Paulo, então é vã a nossa pregação e vã a nossa fé. Mas Cristo ressuscitou. A ressurreição de Cristo é um grande mistério que transformou o rosto da história. É esta a prova certa que vale também para nós e para todos os tempos". Foi este o centro do discurso da audiência geral. Bento XVI concluiu a Catequese fazendo votos de que "a alegria destes dias torne ainda mais firme a nossa fiel adesão a Cristo crucificado e ressuscitado. Deixemos conquistar pelo fascínio da ressurreição de Jesus!".
Rádio Vaticano

SANTO DO DIA - SÃO RUPERTO

Neste dia, lembramos São Ruperto, que é considerado o grande apóstolo da Baviera e primeiro bispo de Salzburg. Convidado pelo rei da França para evangelizar o seu povo, fez de tudo para ser fiel a sua vocação de missionário.Ruperto, homem de oração e ação pastoral, foi primeiro bispo de Worms, mas se destacou ao ser convidado para uma missão pelo duque pagão de Baviera, chamado Téodo. Era tão zeloso para com a salvação das almas, que felizmente o Téodo e quase todo o povo, puderam desfrutar da docilidade e ardor missionário deste homem de Deus.Mesmo com a morte do rei, o Santo não encontrou dificuldades, pois deixou no governo, um filho convertido ao Cristianismo, que muito fez pelo Reino de Deus. Sendo assim, São Ruperto estabeleceu sede em Salzburg e construiu conventos de religiosas, que ficaram sob a responsabilidade de sua irmã de sangue. Antes de celebrar sua última Missa, diante de sua irmã querida, proclamou: "Em vossas mãos, Senhor, encomendo o meu espírito", depois destas palavras de abandono total nos braços do Pai, entrou para a Glória.São Ruperto, rogai por nós!

DOM HUGO CONTINUA INTERNADO

O consultor jurídico-canônico da CNBB e prior , Dom Hugo da Silva, saiu do coma induzido na tarde desta terça-feira, 25. Ele foi internado por causa de uma meningite tuberculosa e estava no coma induzido desde o dia 17. Segundo o subprior do Mosteiro, dom Justino Silva de Souza, os médicos informaram que o organismo de Dom Hugo está reagindo aos medicamentos e já respira sem os aparelhos . “Dom Hugo está consciente, mas ainda se encontra muito fraco e com muita dificuldade para falar”, disse dom Justino. Ainda de acordo com o monge, Dom Hugo pode deixar a UTI nos próximos três dias caso continue respirando sem os aparelhos. “Uma recaída ainda é possível, apesar da melhora”, considerou. Dom Justino agradeceu as orações de todos por dom Hugo que está internado no Hospital Planalto (Unimed) de Brasília.
CNBB

quarta-feira, 26 de março de 2008

MAIORIA DOS AMERICANOS APRECIA BENTO XVI

Cinquenta e oito por cento dos americanos têm uma opinião favorável sobre Bento XVI revela uma pesquisa divulgada hoje nos EUA, feita pelo “Marist College Institute for Public Opinion”. A pesquisa foi feita em vista da visita do Pontífice ao país na metade do mês de abril, e mostra que somente 13% dos americanos possuem uma opnião negativa do Papa. O estudo revelou ainda que 42% da população deseja participar de algum dos eventos em que Bento XVI estará presente durante sua permanência no país. A sondagem foi relaizada entre 25 de fevereiro e 5 de março.Bento XVI chegará nos Estados Unidos na tarde de quarta-feira, 15 de abril, desembarcará no Aeroporto Andrews Air Force Base de Washigton, onde será recebido pelo presidente americano Georg Bush e pela Primeira Dama. Além da esperada visita a Sede das Nações Unidas em Nova York, Ratzinger irá encontrar-se com os Bispos da Conferência Episcopal Americana, com os jovens universitários da Catholic University of America de Washington.O Pontífice encerra a visita aos Estados Unidos no domingo, 20 de abril, chegando a Roma na manhã de segunda-feira. Será a 2ª viagem intercontinetal de Bento XVI, a 1ª foi ao Brasil em maio de 2005.
Papa News

BENTO XVI ENCONTRA-SE COM PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA GERAL DA ONU

O presidente da Assembléia Geral da ONU, Srgjan Kerim, encontrou-se nesta quarta-feira com Bento XVI, após a Audiência Geral da manhã. Kerim falou com o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano, a poucas semanas da visita do Papa a Nova Iorque.Em 18 de abril, Bento XVI falará na Assembléia Geral das Nações Unidas, tornando-se o terceiro Papa a discursar neste local.
Ecclesia

"PAPA NÃO QUIS DEMONSTRAR HOSTILIDADE AO BATIZAR MAGDI"

O diretor do L’Osservatore Romano, Gian Maria Vian, diante da polêmica causada pelo batizado de Magdi Allam, muçulmano convertido ao catolicismo, afirma que o Papa não quis demonstrar hostilidade ao mundo islâmico. Ocorreram críticas por parte de muçulmanos que consideraram a conversão de Allam "uma provocação por parte do Vaticano". O batismo, realizado por Bento XVI, aconteceu durante a Vigília Pascal do último sábado, 22. No editorial da edição de 26 de março, o diretor indica que o Batismo foi um gesto de liberdade religiosa, não dirigido contra o Islã. "Não houve intenção hostil frente a uma religião tão importante quanto o Islã num artigo intitulado "Liberdade Religiosa e Diálogo", escreveu Gian que apontou: "Há décadas a Igreja Católica mostra a sua disposição de dialogar com o mundo islâmico, apesar de milhares de dificuldades e obstáculos".
Rádio Vaticano/Canção Nova Notícias

REGIONAL SUL 2 LANÇA CARTILHA DE ORIENTAÇÕES POLÍTICAS

O arcebispo de Curitiba e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Moacyr José Vitti, lançou na quarta-feira, 19, a Cartilha de Orientações Políticas, elaborada pelo Regional Sul 2 e pela Associação Inter-Religiosa de Educação – ASSINTEC.
De acordo com dom Moacyr, “a cartilha, fundamentada na Doutrina Social da Igreja e nas orientações da CNBB, é uma contribuição com a reflexão deste importante momento da vida dos brasileiros”. Destaca ainda que “o principal objetivo da cartilha é ajudar os eleitores no discernimento do perfil ético e das motivações daqueles que se apresentam como candidatos às eleições municipais de outubro”.

CENTRO CULTURAL MISSIONÁRIO REALIZA CURSOS MISSIONÁRIOS EM BRASILIA

Com o objetivo de favorecer a preparação para a missão Além Fronteiras e renovar o ardor missionário, o Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM) realiza cursos de formação missionária nos períodos de 15 de junho a 10 de julho e 23 de novembro a 19 de dezembro para presbíteros, religiosos e leigos que irão atuar no exterior. O curso será assessorado pela coordenação do CCM e assessores nacionais. Paralelamente, entre os dias 13 a 23 de julho, acontece a formação missionária para seminaristas diocesanos e religiosos com a finalidade de animar e incentivar a dimensão missionária no seminário e ajudar os seminaristas a se aprofundar na teologia missionária. Para mais informações acesse o site www.ccm.org.br ou ligue no telefone ( 61) 3274-3009.

ESCOLHIDOS OS GANHADORES DOS PRÊMIOS DE COMUNICAÇÃO-2008 DA CNBB

Mutum; Juruna, o espírito da floresta e Clarita. Esses são os três filmes que levarão o prêmio Margarida de Prata-2008 conferido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) . A escolha aconteceu nos dias 13 e 14 de março, na sede da CNBB em Brasília. O júri, presidido pelo arcebispo de Belém e presidente da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação da CNBB, dom Orani João Tempesta, escolheu os vencedores entre 13 participantes.
Para o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, a premiação oferecida pela CNBB é um reconhecimento da beleza expressa na variedade das artes. “Ao longo dos séculos, a fé cristã inspira as mais belas obras de arte na arquitetura, na música, na literatura, na pintura. Deus não apenas comunica verdades, mas se autocomunica. Por isso, todas as formas de comunicação da beleza e dos valores humano-cristãos merecem nosso apoio porque são centelhas da própria autocomunicação e beleza divinas”, pondera dom Dimas. “Os prêmios que foram nascendo para o cinema, para a televisão, para o rádio e para a imprensa são uma maneira da Igreja dialogar com a arte, com o belo, com a sociedade”, considera dom Orani.
Segundo o arcebispo o longa-metragem Mutum da cineasta Sandra Kogut “retrata a violência e a pobreza que são a realidade de muita gente ainda hoje”. Por sua vez, Juruna, o espírito da floresta, de Aramando Lacerda, é um documentário “que resgata a figura de um personagem que foi o primeiro índio no Congresso Nacional e sua relação com sua tribo” e Clarita, da cineasta Thereza Jessouroun, “uma poesia que fala da situação sofrida por causa de uma doença”. O filme, de apenas 15 minutos, conta a história de Clarita, mãe da cineasta, que sofre do mal de Alzheimer.
Imprensa
Criado em 2002, o prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa este ano vai para os jornalistas Cláudio Ribeiro, Demitri Túlio, Luiz Henrique e Rafael Luís pelas reportagens Mares do Sertão e Desertos do Sertão¸ publicada pelo jornal O Povo, de Fortaleza (CE), em agosto e outubro do ano passado. O segundo ganhador é o jornalista José Casado, do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, pela reportagem O General do Papa, em que narra como o cardeal Eugênio Sales abrigou mais de quatro mil pessoas perseguidas pelo regime militar no Brasil.
Clara de Assis
Além do cinema e da Imprensa, a CNBB premia também a televisão com o troféu Clara de Assis. Foram contemplados este ano o programa Vitimas do Descaso, da TV Nazaré, em Belém, com a reportagem Escalpelamente, sob a direção de Marcos Valério, e o documentário Armênia, exibido pela TV Futura no programa Chegados.
Rádio
O Microfone de Prata, oferecido aos programas de rádio que se destacam na linha do jornalismo, religioso, é organizado pela UNDA, associação que reúne as rádios católicas, com apoio da CNBB. As inscrições para esse prêmio vão até o dia 31 de março.
Os prêmios serão entregues no dia 7 de maio, a partir das 20h, em cerimônia a ser transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão, direto de seus estúdios em Brasília.

DOM JOSÉ ANTONIO EM SÃO PAULO


O Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio A. Tosi Marques, embarcou hoje a São Paulo, onde participa da Assembléia dos Bispos do Brasil, em Itaici, de 2 a 11 de abril. Nessa Assembléia, os bispos vão discutir as diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, sobre a formação da Juventude, dos Seminaristas e dos Padres e depois será feita uma avaliação do Plano de Pastoral, porque vai aparecer o novo, a partir do Documento de Aparecida, e as propostas para o próximo quatriênio. Ele viajou com antecipação, para visitar os seus familiares que residem na capital paulista.
Sobre a Semana Santa, Dom José Antonio viu uma vivência religiosa muito grande dos fiéis católicos fortalezenses.

IMPLANTADA OFICIALMENTE A PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO EM ICÓ

Foi oficialmente implantada, ontem, neste município, a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e empossado o Padre João Melo, como pároco. A solenidade contou com a presença do bispo diocesano de Iguatu dom José Doth. O local da Paróquia já havia sido dividido territorialmente, ficando definida sua área de abrangência. Porém somente agora vai ficar oficializada a nova unidade, que cobre grande parte do município como os distritos de Icozinho, Pedrinhas, Cruzeirinho e São Vicente, além de bairros populosos como Rosário, BNH e São Vicente de Paula. Comunidade católica sob a abrangência se mobilizou para realizar uma grande festa, a missa solene inaugural, que também foi realizada na manhã de ontem, durante a inauguração.

HOJE, REUNIÃO DA CRISMA DA REGIÃO METROPOLITANA I

A Coordenação da Crisma na Região Metropolitana I, da Arquidiocese de Fortaleza, se reúne hoje, às 19 horas, no Centro de Pastoral, com os representantes paroquiais da catequese de Crisma.
Ainda hoje, às 19h, a coordenação da Pastoral da Comunicação da Região Metropolitana Um se reunirá com Frei João Maria, no Centro de Pastoral. Os animadores da comunicação não podem perder esse encontro.

BENTO XVI CELEBRA MISSA PELO 3o. ANO DA MORTE DE JOÃO PAULO II

Nesta terça-feira, 25, o departamento das celebrações litúrgicas do Papa anunciou que Bento XVI vai presidir, em 2 de abril, uma Celebração Eucarística pelo terceiro aniversário da morte de João Paulo II.A celebração será na Basílica de São Pedro, às 10h30 (horário local). Há a expectativa de que compareçam milhares de pessoas.João Paulo II, o polonês Karol Wojtyla, faleceu na noite de 2 de abril de 2005, no Palácio Apostólico do Vaticano, aos 84 anos. Seu pontificado perdurou por 26 anos.

Agência Ecclesia

MENSAGEM DE PATRIARCA ORTODOXO AO PAPA É SINAL DE COMUNHÃO

O arcebispo de Moscou, dom Paolo Pezzi, define como 'um sinal de comunhão' a mensagem enviada pelo patriarca ortodoxo de Moscou e de toda a Rússia, Alecsey II, ao papa Bento XVI e aos representantes das Igrejas cristãs, por ocasião da páscoa.O arcebispo, confirma seu encontro com o patriarca Alecsey. A data, entretanto, ainda não foi estabelecida.Neste contexto, a encíclica ‘Spe Salvi’ de Bento XVI será publicada, nos próximos dias, na Rússia e Hoje, será apresentada no Centro cultural “Biblioteca do Espírito”, na capital, diante do arcebispo, dom Paolo Pezza, e do padre Vladimir Shmalij, secretário da Comissão teológica do patriarcado e vice-reitor da Academia teológica de Sergiev Posad.Já no passado, os escritos do atual pontífice propiciaram ocasiões de diálogo. Em 2006, quando a Biblioteca do Espírito publicou o volume "Introdução ao cristianismo", de Joseph Ratzinger, o metropolita Kirill quis escrever o prefácio. Agora, outro expoente importante da ortodoxia russa, padre Shmalij, aceitou apresentar a encíclica 'Spe salvi', que dedica, aliás, amplo espaço à denúncia das ideologias e de suas falsas esperanças, experiência destrutiva vivida pela Rússia, na própria pele, com o comunismo stalinista.A Biblioteca do Espírito foi aberta em Moscou em 1993 pela Fundação ‘Rússia Cristã’, em colaboração com o Centro ortodoxo Santos Cirilo e Metódio de Minsk e com a Caritas diocesana de Moscou.No Centro, católicos e ortodoxos trabalham juntos, promovendo através de encontros, mostras e publicações, ocasiões de confronto e de diálogo ecumênico.
Rádio Vaticano

SANTO DO DIA - SANTA LÚCIA FILIPPINI

Neste dia, alegremente comemoramos a luta e vitória de Lúcia Filippini, que fez de tudo para ser santa e instrumento de santidade para muitos, inclusive aos jovens. Nasceu em Tarquínia, perto de Roma, no ano de 1672. De pai comerciante, acabou muito cedo órfã de mãe. Lúcia recebeu ótima educação com as irmãs Beneditinas e começou a se despontar com o seu talento de catequista, já que conseguia transmitir a beleza dos santos mistérios da nossa Fé Católica, principalmente às crianças. A experiência com a catequese das crianças era mais do que uma desenvolvida virtude; era um despontar de um carisma que marcou profundamente a história de desta santa.O Cardeal Barbarigo, que tinha a inspiração de fundar escolas católicas em toda a diocese, enviou Lúcia para formação intelectual e religiosa com as irmãs Clarissas e, por fim deu-lhe a missão de realizar este projeto formativo em todo a região. Santa Lúcia aceitou o desafio e a cruz por amor ao Senhor e pela formação de catequistas e professoras.Por 40 anos dedicou-se a este apostolado que não a livrou de calúnias e males morais, mas soube enfrentar na força da oração e apoio de providentes irmãos todo desafio, até pegar uma doença que a levou, com 60 anos, para a Casa do Pai.

Santa Lúcia Filippini, rogai por nós!

terça-feira, 25 de março de 2008

REITOR-MOR DOS SALESIANOS É REELEITO


Na manhã desta terça-feira, 25, os membros do XXVI Capítulo Geral reelegeram Padre Pascual Chávez Villanueva como reitor-Mor dos Salesianos para os próximos seis anos. Ele é o IX Sucessor de Dom Bosco e foi eleito pela primeira vez em 3 de Abril de 2002, durante o XXV Capítulo Geral, sucedendo ao P. Juan E. Vecchi, falecido no mês de Janeiro desse mesmo ano.Depois de ter sido membro do conselho executivo e da comissão teológica, foi eleito em Novembro de 2006 Presidente da União dos Superiores Gerais. Na qualidade de Reitor-Mor dos Salesianos participou da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (CELAM), celebrada em Maio de 2007, em Aparecida (SP), Brasil.No seu primeiro sexénio, Pe. Chávez viu a necessidade de levar o carisma salesiano a níveis espirituais cada vez mais autênticos e de levar o empenho salesiano às fronteiras da atual sociedade e cultura.Suas Cartas Circulares foram muito apreciadas. Nelas ofereceu itinerários de reflexão e de aprofundamento sobre os temas da santidade, da Palavra de Deus e da Vida Religiosa.As diversas láureas "honoris causa" (título honorífico) recebidas no decurso destes anos, foram sempre acompanhadas pela "lectio magistralis" de notáveis qualidades. As suas intervenções dadas todos os anos aos diversos grupos da Família Salesiana foram também muito apreciadas, particularmente a deste ano em que faz eco ao apelo do Papa Bento XVI sobre a urgência da educação.Pe. Chávez mostrou-se solícito durante o seu primeiro mandato com as visitas a Congregação, fazendo-se portador do sorriso e da esperança de Dom Bosco. Foram muitos os municípios que se sentiram honrados em oferecer-lhe a Cidadania honorária. Entre esses, o município de Capriglio, terra natal da mãe Margarida, mãe de São João Bosco.Sua vidaNascido em Real de Catorce, no estado de San Luis Potosi, no México, em 20 de dezembro do 1947, Pascual Chávez Villanueva foi aluno do Colégio México, na cidade de Saltillo. Foi neste local que, depois de conhecer os salesianos, amadureceu a intenção de fazer-se filho de Dom Bosco.Após frequentar o noviciado de Coacalco, emitiu a primeira profissão religiosa salesiana, em 16 de agosto de 1964 e em 1970, em Guadalajara, a profissão perpétua.Em 10 de março de 1973 recebeu, na capital do estado de Jalisco, o ministério diaconal e em 8 de dezembro do 1973, a ordenação sacerdotal.Em 1975, depois de dedicar os primeiros anos de ministério presbiteral à comunidade dos jovens salesianos em formação de Chapalita, frequentou o Instituto Bíblico, de Roma, licenciando-se em 1977 em Sagrada Escritura.Pe. Pascual Chávez Villanueva foi docente e diretor do Instituto Teológico de São Pedro Tlaquepaque de 1980 a 1988.Entre 1989 e 1994, foi Inspetor dos salesianos do México-Guadalajara. No final desse mandato iniciou o doutorado em Teologia Bíblica, concluído em Salamanca, Espanha, em 1997.Durante o XXIV Capítulo Geral, no ano de 1996, embora não fosse membro desse Capítulo, foi convidado pelo Reitor-Mor, P. Juan Edmundo Vecchi, a assumir a tarefa de Conselheiro para a Região salesiana 'Interamérica'.A sua profunda convicção acerca da atualidade e autenticidade da Vida Consagrada levou-o, depois da nomeação "ad quinquennium" por parte de João Paulo II, a membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, a trabalhar com solicitude pela Vida Religiosa.
Agência Ecclesia

PAPA LAMENTA MORTE DE CARDEAL MEXICANO

A arquidiocese de Monterrey comunicou o falecimento do Cardel Adolfo Antonio Suárez Rivera, 81 anos, que se deu no último sábado, 22. A causa da morte foi hemorragia cerebral. Ele faleceu no hospital Muguerza di Monterrey onde foi internado na última quinta-feira para desobstruir uma artéria que impedia a circulação do sangue em direção ao cérebro.Através de um telegrama enviado à Arquidiocese de Monterrey, o Papa Bento XVI disse estar profundamente entristecido e exprimiu suas condolências ao atual pastor dos Bispos auxiliares, ao clero, aos fiéis e aos familiares do cardeal falecido. Afirmou estar unido a eles através de fervorosas orações de sufrágio para que o Senhor conceda sua paz àquele que serviu intensanmente e generosamente à Igreja durante seu Ministério Pastoral, primeiro como pastor da Diocese de Tepic e Tlalnepantla e depois como arcebispo de Monterrey. Bento XVI afirmou ainda que neste momento de dor humana envia sua especial benção àqueles que choram a perda do cardeal.Cardeal Adolfo nasceu em San Cristobal de Las Casas, estado de Chiapas, em 1927. Foi ordenado sacerdote em Roma no ano de 1952. Em janeiro de 1984 tornou-se o décimo arcebispo de Monterrey. Em novembro de 1984 foi nomeado cardeal pelo Papa João Paulo II.Ele permaneceu como pastor da Arquidiocese de Monterrey até janeiro de 2003, quando foi substituído pelo atual arcebispo Robles Ortega.
Papa News

SANTO DO DIA - ANUNCIAÇÃO DO SENHOR

Neste dia, a Igreja festeja solenemente o anúncio da Encarnação do Filho de Deus. O tema central desta grande festa é o Verbo Divino que assume nossa natureza humana, sujeitando-se ao tempo e espaço. Hoje é o dia em que a eternidade entra no tempo ou, como afirmou o Papa São Leão Magno: "A humildade foi assumida pela majestade; a fraqueza, pela força; a mortalidade, pela eternidade."Com alegria contemplamos o Mistério do Deus Todo-Poderoso, que na origem do Mundo cria todas as coisas com sua Palavra, porém desta vez escolhe depender da Palavra de um frágil ser humano, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Filho Redentor:"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem e disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.’ Não temas , Maria, conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Maria perguntou ao anjo: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem?’ Respondeu-lhe o anjo:’ O Espírito Santo descerá sobre ti. Então disse Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tu palavra’" (cf. Lc 1,26-31.34s.38).Sendo assim, hoje é o dia de proclamarmos: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14a). E fazermos memória do início oficial da Redenção de TODOS, devido à plenitude dos tempos. É o momento histórico, em que o SIM do Filho ao Pai precedeu o da Mãe: "Então eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade" (Hb 10,7). Mas não suprimiu o necessário SIM humano da Virgem Santíssima.Cumprindo desta maneira a profecia de Isaías: "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco" (Is 7,14). Por isso rezemos com toda a Igreja:
"Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por nosso Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo".

segunda-feira, 24 de março de 2008

BENTO XVI PEDE COMPROMISSO PARA ACABAR COM TUBERCULOSE

Nesta segunda-feira, 24, o Papa referiu-se ao Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, pedindo que “cresça o compromisso, a nível mundial, para debelar este flagelo”.Mostrando-se “particularmente próximo dos doentes e das suas famílias”, Bento XVI deixou um apelo particular às instituições católicas, para que “aqueles que sofrem possam reconhecer, através da sua obra, o Senhor Ressuscitado que dá a cura, o conforto e a paz”.A OMS calcula em 9,2 milhões o número de novos casos de tuberculose em 2006, doença que terá vitimado cerca de 1,5 milhões de pessoas no mesmo ano, data dos últimos dados disponíveis.
Ecclesia

PAPA REZA PELOS MISSIONÁRIOS MÁRTIRES DO SÉCULO XXI

Durante a oração Mariana do Regina Coeli, nesta segunda-feira, 24, Bento XVI falou sobre a Jornada anual de oração e jejum pelos martíres.“Na luz de Cristo ressuscitado conquista particular valor a Jornada anual de oração e jejum pelos missionários mártires, comemorada no dia 24 de março” destacou Bento XVI.O Pontífice afirmou ainda, que recordar e rezar pelos irmãos e irmãs missionários, bispos, religiosos, religiosas e leigos, mortos ao longo do ano de 2007, enquanto desenvolviam o trabalho missionário é um dever de gratidão para toda a Igreja e um estímulo para todos a testemunharem de modo sempre mais corajoso a nossa fé e a nossa esperança Naquele que sobre a Cruz venceu para sempre o poder do ódio e da violência com a onipotência de seu amor.Segundo o dossiê publicado anualmente pela Congregação para a Evangelização dos povos, em 2007 foram assassinados 21 missioários, enquando desenvolviam o trabalho de evagenlização.Na Ásia, precisamente em Mosul no Iraque morreram diante da Igreja em um ataque, o pároco Aghiid Ganni e três diáconos: Basman Yousef Daud, Ghasan Bidawid e Wahid Hanna. Nas Filipinas foram assassinados Pe.Fransiskus Madhu, Pe.Fiorante Rigonan e um seminarista. No Sri Lanka Pe. Nicholaspillai Pacidyaranjith do "Jesuit Refugee Service" foi atingido por uma bomba enquanto dava assistência aos refugiados. Na América, a Igreja mexicana perdeu Macias Rosales, padre Fernando Sanchez Duran e o missionário padre Ricardo Junious; na Colômbia foram assassinados padre Mario Bianco dos missionários da Consolata e padre José Luis Camacho Cepeda; no Brasil morreu padre Wolfgang Herniann; na Guatemala faleceu Frei Enrique Alberto Giano Merino. No Continente Africano perderam a vida, padre Allard Msheyène missionário dos Oblatos de Maria Imaculada e irmã Anne Thole, ambos do do sul do continente; no Kênia faleceu o missionário Martin Addai; na Ruanda padre Richard Bimeriki foi vítima de uma agressão. No continente europeu foram assassinados dois sacerdotes espanhóis: padre Salvador Herandez Seller epadre Tomaz Perez. A Congregação afirmou ainda que este número pode ser maior, pois muitos missionários morrem e ficam no anonimato devido a dificuldade de comunicação em muitos lugares onde a Igreja esta presente. A data recorda o assassinato de Dom Oscar Arnulfo Romero, arcebispo de San Salvador no México em 1980.
Canção Nova Notícias

O TÚMULO VAZIO

Páscoa é vida nova! É alegria e esperança para o mundo! É a partir do túmulo, do sepulcro vazio que temos razões e esperança de viver neste mundo. Que as pessoas do mundo inteiro saibam olhar e colocar suas atenções neste local, que não é mais de tristeza, desânimo e medo, mas de muita alegria, otimismo e esperança, porque Cristo Ressuscitou de verdade. Do túmulo vazio, da Páscoa do Senhor, que brilhe na humanidade inteira a luz do Senhor Ressuscitado!
Duas mulheres são as primeiras criaturas encarregadas pelo anjo a divulgar a boa notícia da Ressurreição de Jesus. É bom considerar que naquele tempo e naquela cultura o testemunho de uma mulher quase nada valia. Ninguém dava crédito. "Um anjo do Senhor desceu do céu, rolou a pedra e disse às mulheres que Jesus havia ressuscitado. E acrescentou: Ide depressa e dizei aos discípulos que Jesus Ressuscitou dos mortos" (cf. Mt. 28, 2ss).
A Ressurreição de Jesus é o ponto central da nossa fé e da nossa vida cristã, pois Cristo Ressuscitado restaura o homem, fazendo-o participar de uma nova realidade, que é a vida divina, exigindo um engajamento da pessoa humana no mundo concreto. Daí a importância do testemunho. Jesus nos ensinou, ao lavar os pés dos discípulos e explicou o gesto: "Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz" (Jo 13. 15).
Com a boa notícia da Páscoa do Senhor, chegou finalmente, uma nova etapa na história da humanidade. Do encontro com Jesus Ressuscitado, somos chamados a por um fim no egoísmo, nas injustiças e nas trevas, porque somos iluminados e chamados a viver para Deus, como criaturas novas, como diz tão bem o profeta Isaías: "Ó vós todos que estais com sede, vinde às águas..." (Is 55,1-11).
Que a alegre e boa notícia dada pelas mulheres aos discípulos nos anime e nos encoraje. O próprio Jesus Ressuscitado aparece a elas, dizendo: "Alegrai-vos! Não tenhais medo!" (Mt 28, 9s). Feliz Páscoa!





Pe Geovane Saraiva