quarta-feira, 2 de novembro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HJE

 

2 DE NOVEMBRO DE 2022

 

QUARTA FEIRA – CELEBRAÇÃO FIÉIS DEFUNTOS

 

Cor Roxo

 

1ª. Leitura - Jó 19,1.23-27 – 

 

Leitura do livro de Jó - 19,1.23-27
 1Jó tomou a palavra e disse: 23Gostaria que minhas palavras fossem escritas e gravadas numa inscrição 24com ponteiro de ferro e com chumbo, cravadas na rocha para sempre! 25Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; 26e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne verei a Deus. 27Eu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros”. – Palavra do Senhor.

 

Reflexão – expectativa promissora
As palavras pronunciadas por Jó no auge do seu sofrimento precisam ficar gravadas, dentro da nossa mente e, principalmente, no nosso coração, “numa inscrição com ponteiro de ferro e com chumbo”. “Eu sei que o meu redentor está vivo”; “depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus”! Jó, homem justo, já preanunciava a vitória de Jesus sobre a morte quando foi ressuscitado e, consequentemente, também a nossa ressurreição. Enquanto estamos por aqui, lutando, sofrendo, caminhando no meio das dificuldades também precisamos colocar a nossa esperança na expectativa promissora do momento em que contemplaremos a face de Deus. O simples fato de conservar o nosso pensamento nesta verdade, já nos faz viver de uma maneira diferente e encarar os acontecimentos da vida como uma escada que nos eleva para o dia do nosso encontro definitivo com o nosso Criador. Pensar em Deus e ansiar pela Sua presença é, para nós, um conforto que deixa a nossa alma mais forte e cheia de esperança. O que seria de nós se nisto não colocássemos a nossa fé? Os que caminham neste mundo apenas na dureza da estrada, por certo, sofrem muito mais do que nós, que temos Jesus como referencial e o exemplo de Jó para tentar seguir. – Você também anseia pelo encontro definitivo com Deus? – Você tem conservado pensamentos de esperança neste sentido ou apenas se aflige com as circunstâncias negativas? – Você já tem consciência de que o seu Redentor está vivo?

 

 

Salmo 23(24),1-2.3-4ab.5-6 (R. cf. 6)

 

R. É assim a geração dos que procuram o Senhor!

1Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, * o mundo inteiro com os seres que o povoam; 2porque ele a tornou firme sobre os mares, * e sobre as águas a mantém inabalável. R.

3"Quem subirá até o monte do Senhor, * quem ficará em sua santa habitação?" 4a"Quem tem mãos puras e inocente coração, *
4bquem não dirige sua mente para o crime. R.

5Sobre este desce a bênção do Senhor * e a recompensa de seu Deus e Salvador". 6"É assim a geração dos que o procuram, * e do Deus de Israel buscam a face". R.

 

Reflexão – Este salmo nos leva a meditar sobre a nossa situação de criaturas e filhos de Deus que, por enquanto, desfrutamos na terra de tudo o que Ele criou para a nossa caminhada. Ao mesmo tempo nós também refletimos que à geração que procura a Deus e busca a Sua face, Ele destinou uma habitação santa que estará diante dele e receberá a Sua bênção numa vida infinitamente melhor e plena do Seu Amor, no céu! No entanto, o salmo também nos lembra que somente ficará na sua santa habitação: “Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime”.

 

2ª. Leitura I Cor 15, 2-24ª.25-28

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 15,20-24a.25-28
Irmãos: Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. A seguir, será́ o fim, quando ele entregar a realeza a Deus-Pai. Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte. Com efeito, "Deus pôs tudo debaixo de seus pés". Mas, quando ele disser: "Tudo está submetido", é claro que estará́ excluído dessa submissão aquele que submeteu tudo a Cristo. E, quando todas as coisas estiverem submetidas a ele, então o próprio Filho se submeterá àquele que lhe submeteu todas as coisas, para que Deus seja tudo em todos. Palavra do Senhor.

Reflexão – Tudo é do Pai

Nesta leitura nós temos a oportunidade de seguir uma linha de pensamento sobre o plano de Deus para nossa Salvação. A morte e ressurreição de Jesus servem como referência para que nos apossemos também da ordem estabelecida por Deus. O homem no centro do Plano de Deus: O primeiro homem, Adão trouxe para nós a morte, Cristo veio como um homem para nos devolver a vida! Aqui não nos cabe discordar ou querer entender o porquê aconteceu assim! O importante é saber que em Cristo, todos nós reviveremos por ocasião de Sua vinda! Jesus Cristo é Senhor e Rei e reinará aqui “até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés”! E o último inimigo é justamente, a morte! Quando tudo estiver submetido a Cristo, Ele entregará a Realeza ao Pai que lhe concedeu a missão de salvar o homem do domínio do inimigo. Isto é muito importante para que possamos nos situar dentro do Projeto de Deus para a humanidade e não perder tempo com filosofias vãs, com doutrinas que pregam o contrário do que está escrito na Palavra de Deus. Ancorados na esperança da Ressurreição, iremos vencer o inimigo enquanto estivermos aqui com a força do Espírito Santo e passar pela morte do nosso corpo,

a encarando como uma ponte que nos levará para o outro lado onde Deus que é o dono de tudo nos acolhe com misericórdia, pois, TUDO É DO PAI! – Você ainda tem dúvida sobre o Plano de Deus para nós? – Como você tem passado esta verdade para as pessoas com quem convive? – Você acha importante tirar as pessoas da ignorância nas coisas de Deus? – Procure se aprofundar mais nesta leitura e veja se o Espírito Santo lhe fala mais alguma coisa.

 

Evangelho - Lucas 12,35-40

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 12,35-40

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento,
para lhe abrir, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, faze
̂-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar! Mas ficai certos: se o dono da casa
soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. Vós também, ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes". Palavra da Salvaç
ão.

 

Reflexão – o nosso lugar é o céu! 

O Evangelho de hoje vem coroar a meditação que estamos fazendo da nossa vida aqui na terra, enquanto não chega a hora de partir! “Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento!” Jesus é bem claro: “Vós também, ficai preparados”! E como poderemos nos preparar? Toda a liturgia nos remete ao nosso futuro promissor depois que, passando por esta vida passageira, nós participaremos da vida plena que Deus preparou para nós. Podemos, portanto, perceber que a nossa caminhada aqui na terra, em qualquer vocação que escolhermos será sempre um meio para a nossa purificação e santificação. Por isso, não podemos baixar a guarda. Não sabemos o dia nem a hora. As diversas missões que recebemos, os diversos chamados que Deus nos faz não são mais do que oportunidades que Ele nos dá para seguirmos o mesmo caminho de Jesus que foi o protagonista da nossa Salvação. Se escolhemos a vocação do matrimônio, do sacerdócio, do celibato, de religiosos, consagrados, ou em qualquer outra situação de vida, devemos ter consciência de que ser isso ou aquilo não é a finalidade da nossa existência, mas somente um meio para alcançarmos o nosso fim último. O nosso lugar é o céu! É por este objetivo que nós vivemos, sofremos, amamos e esperamos. Depois da Cruz virá a Ressurreição! Esperemos pelo dia do Senhor! – Como você tem enfrentado as dificuldades da sua vocação?

 – Você tem como meta o céu ou se satisfaz apenas com o que está vivenciando aqui na terra?

 – Você tem consciência de que a qualquer hora poderá ser chamado por Deus para a terra que Ele já designou para si? 

– Você tem os rins cingidos e as lâmpadas acesas? O que você entende por isso?


Helena Serpa,

Fundadora  da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: