sábado, 19 de setembro de 2020

SESC CEARÁ REALIZA PROGRAMAÇÃO VIRTUAL E GRATUITA EM ALUSÃO A DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

  Foto de JR Panela


O evento “Longevidade em Movimento: Conectando Vidas” irá reunir palestras e aulão com transmissão pelo Youtube, além de minicurso pela plataforma Google Meet

 

 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30,3 milhões de pessoas são consideradas idosas - denominação dada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) - atualmente no País, ou seja, possuem 60 anos ou mais. Com a expectativa de vida do brasileiro aumentada para 76,3 anos em 2018, a busca por uma melhor qualidade de vida tem-se mostrado urgente e necessária. Essa marca reflete, sobretudo, uma mudança significativa no perfil dessa faixa etária, agora com os olhos voltados para cuidados que propiciem, de fato, uma Melhor Idade.     

Com a proposta de trabalhar aspectos relativos ao envelhecimento de forma integral, abordando-o enquanto conquista social, bem como discutindo acerca de qualidade de vida, alimentação, saúde mental e exercício físico, o Sesc Ceará irá realizar o evento Longevidade em Movimento: Conectando Vidas para celebrar o Dia Internacional do Idoso (1º/10). Entre os dias 28/09 e 02/10, palestras remotas com temas variados e um aulão serão transmitidos pelo canal Youtube do Sesc Ceará.

“A proposta em alusão ao Dia Internacional do Idoso este ano é trabalhar a integralidade da pessoa idosa, de modo a fazer uma programação diversificada que envolva fortemente as áreas programáticas do escopo de atuação da Unidade Fortaleza - Assistência, Saúde, Lazer e Cultura”, resume o coordenador programático do Sesc-Fortaleza, Gleilton Silas.

Dessa forma, a programação tem início no dia 28/09, às 14h, com a abordagem do tema Envelhecimento Enquanto Conquista Social, tendo à frente Gabriela Brilhante, assistente social do Trabalho Social com Grupos (TSG) do Sesc. No segundo dia, 29/09, no mesmo horário, o destaque será Alimentação e Longevidade com Thayse Guilherme, nutricionista clínica no Núcleo Sesc Saúde.

Envelhecimento e Saúde Mental, por sua vez, será o norte da programação do dia 30/09, com Tatiana Costa Athayde (psicóloga clínica). No dia 1º/10, data em que se celebra oficialmente o Dia Internacional do Idoso, o aulão Movimente-se em Casa traduz-se numa ação conhecida e já desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros Militar no Estado. Já Mitos e Verdades: Percepções Sobre o Envelhecimento será o ponto de partida para a palestra de Kátia Savioli, terapeuta ocupacional do projeto Trabalho Social com Grupos (TSG).

O evento, porém, se completa com o minicurso Atividade Física Sênior: Possibilidades e Desafios. “Sabendo que a qualidade de vida do indivíduo depende do seu nível de atividade física, é necessário compreender as possibilidades de atuação do profissional de Educação Física com o público idoso, entendendo o processo de envelhecimento e os aspectos físicos, mentais e sociais da pessoa idosa, para possibilitar uma melhor práxis”, reforça Tatiana Vieira, professora de Educação Física do Departamento Físico Esportivo (DFE) do Sesc-Fortaleza.

Direcionado a estudantes, profissionais da Educação Física e áreas afins, o minicurso será facilitado por Ana Luisa Batista (Uece) e Maira Grassi (IFCE), e acontecerá através plataforma virtual Google Meet, das 13h às 15h, nos dias 28/09 e 02/10. As inscrições, gratuitas, seguem até o dia 27/09 exclusivamente pelo link https://forms.gle/fr7UeLXSEqfhD8aT7.

 

 

Serviço

Programação “Longevidade em Movimento: Conectando Vidas”

 

28 de setembro - Segunda-feira

14h – Tema: “Envelhecimento Enquanto Conquista Social”

Facilitadora: Gabriela Brilhante (assistente social do TSG)

Transmissão: Youtube

Perfil: Sesc Ceará

 

29 de setembro - Terça-feira

14h – Tema: “Alimentação e Longevidade”

Facilitadora: Thayse Guilherme (nutricionista clínica no Núcleo Sesc Saúde)

Transmissão: Youtube

Perfil: Sesc Ceará

 

30 de setembro - Quarta-feira

14h – Tema: “Envelhecimento e Saúde Mental”

Facilitador: Tatiana Costa Athayde (psicóloga clínica)

Transmissão: Youtube

Perfil: Sesc Ceará

 

1º de outubro - Quinta-feira

16h – Aulão “Movimente-se em Casa”

Facilitador: Corpo de Bombeiros Militar do Ceará

Transmissão: Youtube

Perfis: Sesc Ceará

 

02 de outubro - Sexta-feira

14h – Tema: “Mitos e Verdades: Percepções Sobre o Envelhecimento”

Facilitadora: Kátia Savioli (terapeuta ocupacional do TSG)

Transmissão: Youtube

Perfil: Sesc Ceará

 

 

Minicurso “Atividade Física Sênior: Possibilidades e Desafios”

Dias: 28/09 e 02/10

Horário: das 13h às 15h

Local: plataforma virtual Google Meet

Facilitadoras: Ana Luisa Batista (Uece) e Maira Grassi (IFCE)

Público-alvo: estudantes, profissionais de Educação Física e áreas afins

Inscrições: gratuitas até 27/09 no link https://forms.gle/fr7UeLXSEqfhD8aT7

 

Com informações da

Assessoria de Imprensas do Sesc Ceará

Nenhum comentário: