sábado, 19 de setembro de 2020

HELOISA PÉRISSÉ E ALEXANDRE COIMBRA PARTICIPAM DE SEMINÁRIO IDEALIZADO PELO SESC FORTALEZA SOBRE SAÚDE MENTAL

Foto Crédito: Divulgação


  De 21 a 25 deste mês, o público poderá participar de atividades online com foco na desmistificação da depressão e nas diferentes formas de se buscar uma melhor qualidade de vida. A ação faz alusão ainda à campanha do Setembro Amarelo 

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa no mundo atenta contra a própria vida, sendo 800 mil casos todos os anos. Falar sobre suicídio ajuda a desmistificar o tema e contribui para que mais pessoas possam buscar ajuda. Como forma de estimular o debate e mostrar para a população sobre a importância do cuidado com o nosso bem-estar mental, O Sesc Fortaleza realizará, de 21 a 25 de setembro, o Seminário Sesc de Educação Popular em Saúde, em alusão à campanha do Setembro Amarelo. Para esta edição, estarão presentes a atriz Heloísa Périssé e o psicólogo Alexandre Coimbra, dentre outros nomes, que irão debater e trocar ideias e experiências sobre o assunto.  

 

Um dos diferenciais deste ano é o diálogo entre os programas de atuação do Sesc (Cultura, Lazer, Saúde e Assistência) para elaboração da programação. Isso porque, para a instituição, cuidar da saúde mental envolve diversas áreas da nossa vida que, juntas, são fundamentais para uma melhor qualidade de vida.  

 

“Descobrimos que a Dinamarca incentiva um projeto que estimula as pessoas a participarem de atividades culturais como uma forma de auxiliar no combate à depressão. O esporte e as atividades de lazer também são verdadeiros aliados no tratamento da doença. A gente acredita que tudo isso, aliado ao acompanhamento médico e psicológico, é fundamental para a saúde e bem-estar de todos”, afirma Lorena Wendt, gerente do Sesc Fortaleza.         

 

Durante a ação, o público interessado terá a oportunidade de participar de oficinas temáticas, que serão realizadas via Google Meet, com a participação de psicólogos, enfermeiros, professores, médicos e outros especialistas no assunto. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas através do formulário online. Já as lives serão abertas ao público em geral e poderão ser vistas diretamente pelo Instagram dos próprios participantes, a exemplo do bate-papo sobre o processo de depressão com Alexandre Coimbra (@alexandrecoimbraamaral), que acontecerá no dia 21/09, abertura do Seminário, às 19h, com mediação de Lucilene Fernandes (@sescce).  

 

Já o encerramento, no dia 25/09, às 19h ficará por conta do bate-papo sobre a arte como processo de transformação social e enfrentamento à depressão com Heloísa Périssé, que será transmitido no Instagram do Sesc Ceará (@sescce). Conhecida nacionalmente pelo seu talento, carisma e bom humor, a atriz costuma falar abertamente e de forma muito leve sobre saúde mental. Para ela, não há vergonha em assumir a doença. Entender o que se passa e buscar ajuda é, sem dúvida, uma forma eficiente para o caminho da cura.       

 

Sobre o Sesc 

 

O Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio, oferece ações de educação, cultura, esporte, lazer, saúde, e promoção social. Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, empresários e seus dependentes são os beneficiados pelo Sistema, mas os serviços também podem ser acessados pela população em geral. 

 

Programação: 

 

21 de setembro 

 

Live: O Processo de Depressão no Contexto Contemporâneo, com Alexandre Coimbra (psicólogo). Mediação: Lucilene Fernandes (assistente social e supervisora do Programa Saúde do Sesc Fortaleza)  

Horário: 19h  

Ação aberta ao público 

Transmissão: Instagram @alexandrecoimbraamaral e @sescce  

22 de setembro 

 

Oficina: Ansiedade, Depressão e Tratamento Medicamentoso, com Marília Bessa (enfermeira, especialista em saúde coletiva) e Rafaely Siqueira (farmacêutica e professora universitária da Unifametro)  

Horário: 16h15 

Inscrições: https://bit.ly/32gjB6B    

Transmissão: Google Meet  

 

23 de setembro 

 

Oficina: Relação entre Depressão e a Prática de Exercício Físico, com Igor Barros e Lucas Rawan (professor e educador físico) 

Horário: 10h 

Inscrições: https://bit.ly/32gjB6B    

Transmissão: Google Meet  

 

Oficina: Arteterapia no Tratamento da Depressão, com Marília Bessa (enfermeira, especialista em saúde coletiva) e Francimeire Franca (psicóloga do movimento de saúde mental  

Horário: 16h10 

Inscrições: https://bit.ly/32gjB6B    

Transmissão: Google Meet  

 

24 de setembro 

 

Oficina: Escrita Terapêutica – Método Utilizado pela Psicologia Para Desenhar/Ressignificar Novas Formas de Ver o Mundo, com Lisiane Forte (psicóloga especialista em gestão de pessoa e com área de atuação em psicologia e arte)  

Horário: 10h 

Inscrições: https://bit.ly/32gjB6B    

Transmissão: Google Meet  

 

Live: Alimentação Comportamental, com Gleilton Silas (coordenador programático do Sesc Fortaleza) e Thayse Guilherme (nutricionista do núcleo Sesc Saúde)  

Horário: 16h 

Ação aberta ao público 

Transmissão: Instagram @gsilas e @thayseguilhermenutri 

 

Oficina: Violência e Saúde Mental, com Larissa Martins (técnica do Programa Saúde do Sesc Fortaleza) e Geisa Macêdo (psicóloga com residência em saúde da família e comunidade)  

Horário: 10h 

Inscrições: https://bit.ly/32gjB6B    

Transmissão: Google Meet  

 

Oficina: Ansiedade e Depressão: Um Olhar Para Além da Atuação Profissional, com Lucilene Fernandes (assistente social e supervisora do Programa Saúde do Sesc Fortaleza) e Bernardo Paiva (médico pediatra pneumologista) 

Horário: 19h 

Inscrições: https://bit.ly/32gjB6B    

Transmissão: Google Meet  

 

25 de setembro 

 

Live: A Arte Como Processo de Transformação Social e Enfrentamento à Depressão, com Heloísa Périssé e Gleilton Silas (coordenador programático do Sesc Fortaleza) 

Horário: 19h  

Ação aberta ao público 

Transmissão: Instagram @sescce  

 

Serviço:  

Seminário Sesc de Educação Popular em Saúde (online) 

Período: 21 a 25 de setembro 

Horário/Local de Transmissão: conferir programação 

Programação gratuita | oficinas mediante inscrições prévias 

Mais informações: 0800 275 5250 

 

Jornalistas Responsáveis:  

   

Bebel Medal   

Sabrina Lemos

Carla Pinto  

 

Jornalistas Responsáveis:  

   

Bebel Medal   

Sabrina Lemos

Carla Pinto  

Nenhum comentário: