segunda-feira, 6 de julho de 2009

BISPOS REFLETEM SOBRE A CULTURA DO TRABALHO NA AMÉRICA LATINA

O Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM) publicou uma mensagem ao final do encontro da Pastoral da Cultura, que aconteceu em Santo Domingo, República Dominicana, de 24 a 26 de junho. Os bispos e responsáveis pela Pastoral da Cultura de sete países latinoamericanos (Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Paraguai, Peru e República Dominicana) assinaram o documento onde propuseram uma sólida cultura do trabalho e pedem a mudança do paradigma econômico e financeiro da sociedade atual.
A mensagem final do encontro, convocado pelo CELAM, foi dirigida aos pastores latinoamericanos e aos responsáveis pela Pastoral da Cultura no continente Americano.
Os signatários da mensagem valorizam “o trabalho de tantas pessoas que impulsionaram, com seu esforço, o desenvolvimento de nossos povos e vemos com esperança as atuais buscas de uma cultura do trabalho”, afirma a mensagem.
Assim, os bispos constataram que “na cultura de nossas sociedades não se tem suficiente consciência do direito a um trabalho digno, nem do direito à liberdade para realizar um trabalho que humanize e enalteça as pessoas, e favoreça a constituição e o desenvolvimento das famílias”.

CNBB

Nenhum comentário: