segunda-feira, 6 de julho de 2009

MUTICOM É ADIADO PARA FEVEREIRO DE 2010

Atendendo a recomendação das autoridades de saúde do Estado do Rio Grande do Sul, o Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe foi adiado, afirmou o comunicado assinado pelo arcebispo de Porto Alegre, e presidente do Muticom, dom Dadeus Grings. O motivo foi à grande exposição ao vírus Influenza A (H1N1) que os participantes poderão sofrer, já que no sul do Continente há um foco da nova gripe, e que, segundo especialistas, a doença pode atingir o nosso país. Então por motivo de saúde pública o evento foi transferido para os dias 3 a 7 de fevereiro de 2010.De acordo com o comunicado das autoridades da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, todas as medidas de vigilância indicadas para a detecção e acompanhamento desses casos [Influenza A] vêm sendo desenvolvidas em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde com a orientação do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.Leia abaixo a íntegra das notas sobre o adiamento do Muticom
Nota do arcebispo de Porto Alegre e Presidente do Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe
Adiamento do Mutirão de Comunicação
Em nome das Entidades Promotoras (CELAM, CNBB e OCCLAC), na condição de presidente do Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe e atendendo a recomendação das autoridades de saúde pública do Estado do Rio Grande do Sul, de não realizar grandes eventos em ambientes fechados, como medida de prevenção diante da expansão da Epidemia da Influenza A (H1N1), havemos por bem da saúde do povo suspender a realização do evento, que aconteceria de 12 a 17 de julho corrente, nas dependências da PURCS, em Porto Alegre, transferindo-o para 03 a 07 de fevereiro de 2010.
Orientação da Secretária da Saúde: recomenda-se o adiamento daqueles eventos que impliquem na concentração de grande número de pessoas, especialmente quando receberem viajantes procedentes de países/regiões com transmissão da Influenza A (H1N1) e promoverem convivência em ambientes fechados. (Comunicado distribuído em Porto Alegre 06/07/09) Entendemos que a referida transferência é um exercício de responsabilidade e manifestação de solidariedade integral com respeito à saúde e vida dos participantes e do povo de Porto Alegre. Estamos cientes dos graves prejuízos que esta determinação acarreta, em primeiro lugar aos participantes deste acontecimento continental. Também aos conferencistas, painelistas, técnicos, especialistas e, de maneira particular, aos organizadores, patrocinadores e promotores. A todos a nossa gratidão e a solicitação de seguirmos acompanhando esta tarefa.Com nossas orações para que cheguemos a um bom termo, recebam uma saudação no Senhor.
Dom Dadeus GringsArcebispo de Porto Alegre,Presidente do Mutirão América Latina e Caribe
Nota da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul
INFLUENZA A H1N1 NO RS: ORIENTAÇÕES REFERENTES A EVENTOS
Desde o dia 25/04/09, o Estado do Rio Grande do Sul, assim como o restante do Brasil, está em alerta epidemiológico pela ocorrência de casos humanos por um novo subtipo viral de Influenza A (H1N1). A progressão da situação epidemiológica, com a ocorrência de grande número de casos na América do Sul, em especial na Argentina e Chile, leva à necessidade de rever sistematicamente os Protocolos Técnicos que embasam as ações de enfrentamento da doença. Os casos confirmados no Estado, até o presente momento, são ligados a situações de viagens e/ou contatos internacionais, sem evidência de circulação autóctone do vírus. As medidas de vigilância indicadas para a detecção e acompanhamento desses casos vem sendo desenvolvidas em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde.Ao mesmo tempo, têm sido divulgadas à comunidade, orientações de medidas gerais que contribuem para o controle da disseminação de vírus respiratórios em geral (incluindo o vírus Influenza), tais como: • Higienizar as mãos com água e sabonete antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro • Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; • Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de aerossóis; • Indivíduos que sejam casos suspeitos ou confirmados devem evitar entrar em contato com outras pessoas suscetíveis. Caso não seja possível, usar máscaras cirúrgicas; • Indivíduos que sejam casos suspeitos ou confirmados devem evitar aglomerações e ambientes fechados • Manter os ambientes ventilados; • Indivíduos que sejam casos suspeitos ou confirmados devem ficar em repouso, utilizar alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos.
Em relação à realização de mega-eventos, que possam envolver milhares de participantes, recomenda-se o adiamento daqueles que impliquem na concentração de grande número de pessoas, especialmente quando devam receber viajantes procedentes de países/regiões com transmissão da Influenza A (H1N1) e promoverem convivência em ambientes fechados.
6 de julho de 2009
Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul
CNBB

Nenhum comentário: