segunda-feira, 6 de julho de 2009

PAPA NOMEIA NOVO SECRETÁRIO DA CONGREGAÇÃO PARA OS BISPOS

Segundo informações da Santa Sé, o papa Bento XVI nomeou o arcebispo português, dom Manuel Monteiro de Castro como novo secretário da Congregação para os Bispos.
O arcebispo, de 71 anos, natural de Santa Eufémia (aproximadamente 100 km da cidade do Porto), desempenhava desde 2000 o cargo de núncio apostólico da Espanha e Andorra.
Dom Manuel de Castro sucederá dom Francesco Monterise, que foi nomeado arcipreste da Basílica de São Paulo Fora dos Muros, no lugar do cardeal Andrea Cordero Lanza, que se tornou emérito após a conclusão do Ano Paulino.
O arcebispo português irá a Roma para trabalhar como secretário do dicastério cujo prefeito é o cardeal Giovanni Battista Re.
Dom Manuel Monteiro de Castro tem uma longa experiência diplomática ao serviço da Santa Sé, que já o fez passar por países como Panamá, Guatemala, Vietnã, Austrália, México, Bélgica, Trinidad e Tobago e África do Sul.
Arcebispo titular de Benavento desde 1985 é doutor em Direito Canónico e ocupava funções como "embaixador" do papa em diversas nações. Deixou Portugal em 1961 e nunca trabalhou no país natal, embora mantenha uma relação próxima com a sua terra.
CNBB

Nenhum comentário: