sexta-feira, 10 de abril de 2009

O LAVA-PÉS NA PARÓQUIA DE SÃO VICENTE DE PAULO







Flashes da celebração de ontem, a partir das 19 horas, na Igreja Matriz de São Vicente de Paulo (fotos de José Maria Melo)



A celebração da Ceia do Senhor, na Paróquia de São Vicente de Paulo, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza, começou ontem, à noite exatamente no horário programado: 19 horas, presidida pelo padre Luís Gonzaga. A Igreja Matriz estava com suas dependências completamente tomadas pelos fiéis católicos, que acompanharam atentamente a celebração.
O presidente da celebração, colocou os 12 apóstolos, homens de diversas classes e idades – jovens e idosos – ladeando o altar, onde lavou os pés deles e serviu a refeição: pão e vinho.
Depois da celebração, o padre Luís Gonzaga, transportou o Santíssimo para o salão de recepção da Paróquia, onde foi adorado até as 22 horas, pelo grande número de fiéis, que pelos cálculos superou a quantidade de pessoas do ano anterior.

HOJE, SEXTA-FEIRA SANTA

Para hoje, na Catedral e nas paróquias, a solene Ação Litúrgica (celebra-se pelas 15 horas, com o altar completamente desnudado, diz o Diretório da Liturgia. Em seguida, Adoração da Cruz e procissão do Senhor Morto.
A Igreja concede uma Indulgência plenária aos que hoje participarem piedosamente da veneração da Santa Cruz e beijarem devotamente o Santo Lenho.

VIGILIA PASCAL

A Vigília Pascal é o cume do ano litúrgico. Sua celebração se realiza na noite do sábado, amanhã, mas de maneira a não começar antes do início da noite e a terminar antes da aurora do domingo.
Para a Vigília Pascal, são propostas nove leituras, sendo sete do Antigo Testamento e duas do Novo. Se as circunstâncias o exigirem por razões particulares, o número de leituras pode ser reduzido. Mas devem-se ler ao menos três do Antigo Testamento ou, em casos mais urgentes, duas antes da Epístola e do Evangelho. Não omitir a leitura do Êxodo sobre a passagem do Mar Vermelho (3ª. leitura). Na Paróquia de São Vicente de Paulo, serão feitas todas as leituras e no intervalo de uma para outra, o Salmo.

Nenhum comentário: