quarta-feira, 9 de abril de 2008

"CULTURA DA CORRUPÇÃO PERPASSA AS MALHAS DE NOSSA HISTÓRIA POLÍTICA", AFIRMA CNBB

Os bispos participantes da 46ª Assembléia Geral da CNBB aprovaram, na manhã desta quarta-feira, 9, uma Declaração sobre as Eleições Municipais a realizar-se em outubro de 2008. “Os cidadãos e as comunidades eclesiais têm aí um amplo campo de atuação. A tradição da Doutrina Social da Igreja considera a participação na política uma forma elevada de exercício da caridade – uma maneira exigente de viver o compromisso cristão a serviço do próximo”.
Na Declaração, a CNBB condena, mais uma vez, a “cultura da corrupção” que “perpassa as malhas da nossa história política”. “A corrupção pessoal e estrutural convive com o atual sistema político brasileiro e vem associando à estrutura econômica que acentua a legitima desigualdade.”, diz a Declaração.
Os bispos reforçam a importância da Lei 9.840 que já cassou 660 políticos. “É relevante e urgente aplicar com empenho a Lei 9.840, decorrência da qual já foram cassadas em torno de 660 pessoas. Esta lei ajuda assegurar a lisura das eleições na campanha eleitoral”. Ao mesmo tempo, manifestam apoio ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular, lançado hoje pelo MCCE, “proibindo a candidatura de quem já foi condenado em primeira instância”.
Para ler a íntegra da nota, clique aqui
CNBB

Nenhum comentário: