Dom Gregório Paixão, OSB, viajou para Roma na última segunda-feira, dia 24. Na Cidade Eterna, o Arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza cumpre uma série de compromissos, sendo o mais importante a Santa Missa presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, no dia 29 de junho, às 9h30 (horário de Roma ) quando ocorre a benção do Pálio.
Nesta quinta-feira, Dom Gregório participou como convidad de uma atividade da pontificia Comissão da América Latina, encerrada com a Santa Missa, no Centro San Lorenzo, espaço de acolhimento de jovens localizado próximo à Basílica de São Pedro.
No final da manhã e início de tarde, Dom Gregório conheceu a sede da Comunidade Católica Shalom em Roma e almoçou com os membros da Comunidade. Ainda na agenda do arcebispo para os próximos dias estão reuniões, entrevistas e visitas aos Dicastérios da Sé Romana.
Dom Gregório, juntamente com outros 41 bispos, incluindo o Patriarca de Lisboa, Portugal, estará presente na celebração de benção dos Pálios. As peças de lã ficam guardadas desde a noite anterior sobre o túmulo de São Pedro, primaz dos Apóstolos.
A entrega do Pálio a Dom Gregório acontecerá em uma solene celebração Eucarística presidida pelo representante do Papa Francisco no Brasil, o Núncio Apostólico Dom Giambattista Diquattro, no dia 6 de julho, às 10h, na Catedral Metropolitana de Fortaleza.
Mais sobre o Pálio
O Pálio, uma faixa de lã branca adornada com seis cruzes de seda preta, é um símbolo de unidade com o Papa e de responsabilidade pastoral sobre a arquidiocese. Ele é abençoado pelo Papa Francisco durante a celebração do dia dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, em 29 de junho, e posteriormente entregue aos arcebispos metropolitanos por intermédio dos núncios apostólicos.
A cor branca significa a benevolência para com os humildes e penitentes. As quatro cruzes localizadas na frente e atrás, à direita e à esquerda, simbolizam que o bispo deve ter vida, ciência, doutrina e poder. Relaciona-se também com as quatro virtudes cardeais: prudência, fortaleza, temperança e justiça. Elas são da cor púrpura em referência à fé na Paixão de Cristo.
Esta cerimônia é de grande importância para a Igreja, pois o Pálio representa a autoridade e a missão do arcebispo sobre sua Igreja Local. Ao receber este sinal, Dom Gregório Paixão, OSB, é chamado a seguir os passos de São Pedro, mantendo-se firme na fé e na caridade pastoral para com seu rebanho.
Fonte: https://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/dom-gregorio-paixao-osb-esta-em-roma/
Nenhum comentário:
Postar um comentário