Falando a uma delegação de advogados de países membros do Conselho da Europa, Francisco disse que está trabalhando em uma atualização da Encíclica publicada em 2015. O diretor da Sala de Imprensa vaticana especificou que se trata de uma Carta que aborda, em particular, as recentes crises climáticas
Vatican News
"Estou
escrevendo uma segunda parte da Laudato si’ para atualizar as questões".
Foi o que o
Papa disse na manhã desta segunda-feira, 21 de agosto, dirigindo-se a uma
delegação de advogados de países membros do Conselho da Europa que são
signatários do Apelo de Viena, ao tempo em que eventos extremos continuam a
afetar as populações em todos os continentes do mundo. O diretor da Sala de
Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, especificou que esta é uma Carta que visa
abordar as recentes crises climáticas em particular.
O Papa: estou
escrevendo uma 2ª parte da Laudato si’ para atualizar questões
Francisco,
durante a audiência desta segunda-feira, estava expressando seu apreço pelo
compromisso com a elaboração de um quadro normativo em favor da proteção
ambiental:
"Nunca
devemos esquecer que as gerações mais jovens têm o direito de receber de nós um
mundo belo e habitável, e que isso nos investe de sérios deveres para com a
criação que recebemos das mãos generosas de Deus. Obrigado por essa
contribuição".
Laudato si' é a segunda Encíclica de Francisco: publicada
em 18 de junho de 2015, tem a data de 24 de maio do mesmo ano, Solenidade de
Pentecostes. O documento, dedicado ao "cuidado com a casa comum",
toma seu título do incipit do Cântico das Criaturas de São Francisco e se
inicia da seguinte forma:
"Laudato
si', mi' Signore", cantava São Francisco de Assis. Nesse belo cântico, ele
nos lembrou que nossa casa comum também é como uma irmã, com quem
compartilhamos a existência, e como uma bela mãe que nos acolhe em seus braços:
"Louvado sejas, meu Senhor, por nossa querida mãe Terra, que nos sustenta
e governa, e produz diversos frutos com coloridas flores e relva".
O próprio
Papa quis esclarecer o significado dessa Encíclica, pouco depois de sua
publicação, na audiência de 21 de julho de 2015 aos participantes do
Workshop intitulado "Escravidão moderna e mudança climática: o compromisso
das cidades":
Esta
cultura do cuidado do meio ambiente não é unicamente uma atitude — digo-o no
bom sentido da palavra — «verde», não é uma atitude «verde», mas muito mais. Ou
seja, cuidar do meio ambiente significa uma atitude de ecologia humana. Isto é,
não podemos dizer: a pessoa está aqui e a Criação, o meio ambiente, está
ali. A ecologia é total, é humana. Foi o que eu quis dizer na Encíclica Laudato
si’: que
não se pode separar o homem do resto; há uma relação de incidência mútua, quer
do ambiente sobre a pessoa, quer da pessoa sobre o modo como ele cuida do meio
ambiente; e também o efeito de repercussão contra o homem quando o meio
ambiente é maltratado. Por isso, a uma pergunta que me dirigiram, eu respondi:
«Não é uma Encíclica “verde”, mas social», porque no contexto social, na vida
social dos homens, não podemos separar o cuidado do meio ambiente. Ainda mais,
o cuidado do meio ambiente é uma atitude social, que num certo sentido nos
socializa — cada um pode atribuir-lhe o valor que quiser — e, além disso, nos
leva a receber — gosto da expressão italiana, quando se fala do meio ambiente —
da «Criação», daquilo que nos foi concedido como dom, ou seja, o meio ambiente.
Na
Encíclica, ele recorda que escolheu o nome de Francisco como guia e inspiração
para seu pontificado:
Acho que Francisco
é o exemplo por excelência do cuidado pelo que é frágil e por uma ecologia
integral, vivida com alegria e autenticidade. É o santo padroeiro de todos os
que estudam e trabalham no campo da ecologia, amado também por muitos que não
são cristãos. Manifestou uma atenção particular pela criação de Deus e pelos
mais pobres e abandonados. Amava e era amado pela sua alegria, a sua dedicação
generosa, o seu coração universal. Era um místico e um peregrino que vivia com
simplicidade e numa maravilhosa harmonia com Deus, com os outros, com a
natureza e consigo mesmo. Nele se nota até que ponto são inseparáveis a
preocupação pela natureza, a justiça para com os pobres, o empenhamento na
sociedade e a paz interior.
E ele apela
para o desafio urgente de proteger nossa casa comum a fim de construir um
futuro melhor para toda a humanidade, sem excluir ninguém:
Lanço um
convite urgente a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos a construir o
futuro do planeta. Precisamos de um debate que nos una a todos, porque o
desafio ambiental, que vivemos, e as suas raízes humanas dizem respeito e têm
impacto sobre todos nós. O movimento ecológico mundial já percorreu um longo e
rico caminho, tendo gerado numerosas agregações de cidadãos que ajudaram na
consciencialização. Infelizmente, muitos esforços na busca de soluções
concretas para a crise ambiental acabam, com frequência, frustrados não só pela
recusa dos poderosos, mas também pelo desinteresse dos outros. As atitudes que
dificultam os caminhos de solução, mesmo entre os crentes, vão da negação do
problema à indiferença, à resignação acomodada ou à confiança cega nas soluções
técnicas. Precisamos de nova solidariedade universal. Como disseram os bispos
da África do Sul, «são necessários os talentos e o envolvimento de
todos para reparar o dano causado pelos humanos sobre a criação de
Deus». Todos podemos colaborar, como instrumentos de Deus, no cuidado da
criação, cada um a partir da sua cultura, experiência, iniciativas e
capacidades.
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