segunda-feira, 24 de julho de 2023

REFLEXÕE SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 


24 DE JULHO DE 2023

 

2ª FEIRA DA 16ª. SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

Cor Verde

 

1ª Leitura - Ex 14,5-18

 

Leitura do Livro do Êxodo 14,5-18

Naqueles dias: 5Foi anunciado ao rei dos egípcios que o povo tinha fugido. Então, mudaram-se contra ele os sentimentos do Faraó e dos seus servos, os quais disseram: 'Que fazemos? Como deixamos Israel escapar, privando-nos assim dos seus serviços?' 6O Faraó mandou atrelar o seu carro e levou consigo o seu povo. 7Tomou seiscentos carros escolhidos e todos os carros do Egito, com os respectivos escudeiros. 8O Senhor endureceu o coração do Faraó, rei do Egito, que foi no encalço dos filhos de Israel, enquanto estes tinham saído de braço erguido. 9Os egípcios perseguiram os filhos de Israel com todos os cavalos e carros do Faraó, seus cavaleiros e seu exército, e encontraram-nos acampados junto do mar, perto de Fiairot, defronte de Beel-Sefon. 10Como o Faraó se aproximasse, levantando os olhos, os filhos de Israel viram os egípcios às suas costas. Aterrorizados, eles clamaram ao Senhor.
11E disseram a Moisés: 'Foi por não haver sepulturas no Egito que tu nos trouxeste para morrermos no deserto? De que nos valeu ter sido tirados do Egito? 12Não era isso que te dizíamos lá: 'Deixa-nos em paz servir os egípcios?' Porque era muito melhor servir aos  egípcios do que morrer no deserto'. 13Moisés disse ao povo: 'Não temais! Permanecei firmes, e vereis o que o Senhor fará hoje para vos salvar; os egípcios que hoje estás vendo, nunca mais os tornareis a ver. 14O Senhor combaterá por vós, e vós, ficai tranquilos'. 15O Senhor disse a Moisés: 'Por que clamas a mim por socorro? Dize aos filhos de Israel que se ponham em marcha.
16Quanto a ti, ergue a vara, estende o braço sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel caminhem em seco pelo meio do mar. 17De minha parte, endurecerei o coração dos egípcios,
para que sigam atrás deles, e eu serei glorificado às custas do Faraó, e de todo o seu exército, dos seus carros e cavaleiros.
18E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando eu for glorificado às custas do Faraó, dos seus carros e cavaleiros'.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão - As nossas maiores dificuldades acontecem, para que sejam vencidas por nós para a glória de Deus!

Mais uma vez o povo de Deus que saíra do Egito dando sinais de aparente vitória foi surpreendido pela dureza do coração do faraó que, arrependido, voltou atrás na palavra empenhada e, mandou que os egípcios saíssem em perseguição aos israelitas com carros, cavalos e escudeiros formando assim um exército enorme, pronto a derrotá-los.  Os israelitas, então, viram-se cercados num beco sem saída, pois, à sua frente estava o Mar Vermelho com toda a sua pujança e às suas costas, os egípcios com a sua fúria para exterminá-los. Moisés aconselhava ao povo que permanecesse firme e confiante e pedia clemência ao Senhor que aparentemente os tinha abandonado à própria sorte. No entanto, ao mesmo tempo em que o povo pedia ajuda a Deus por intermédio de Moisés, também reclamava dele a quem o Senhor havia escolhido para tirá-los de lá com autoridade e poder.   E, mais uma vez, também, para   surpresa do povo, o Senhor mesmo revelava que iria endurecer o coração dos egípcios e incentivá-los a continuar marchando contra Israel, argumentando: “Por que clamas a mim por socorro? Dize aos filhos de Israel que se ponham em marcha”. Assim também é a metodologia de Deus para conosco quando enfrentamos o mar da nossa vida. Há momentos em que nos sentimos também num beco sem saída e, por mais que peçamos a ajuda dos céus, nós murmuramos e nos rebelamos desejando que as coisas se resolvam como num passe de mágica. No entanto, nesses casos, o Senhor também endurece o coração dos nossos algozes e nos manda ir adiante sem temer, porque tem um propósito quando nos põe à prova. As nossas maiores dificuldades acontecem, para que sejam vencidas por nós, para a glória de Deus. O Mar Vermelho só se abriu quando Moisés ergueu a vara e estendeu o braço e o povo penetrou nele sem duvidar.   Assim também nós precisamos fazer para enfrentar o mar que se apresenta diante de nós, imenso e insondável. Obedecendo as ordens do Senhor, nós poderemos dar o primeiro passo em busca da salvação sem olhar para trás e sem temer o inimigo que nos persegue. – O que você costuma fazer quando está no cercado de dificuldades? – Você pede o auxílio do Senhor? – Você já experimentou dar o passo para frente confiando na Sua assistência? – Você costuma retroceder diante das dificuldades na caminhada espiritual voltando para os braços do inimigo? – Ou você enfrenta o mar confiando na ajuda do Senhor?

Salmo - Ex 15,1-2.3-4.5-6 (R.1a)

R. Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!


1Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória: *
precipitou no Mar Vermelho o Cavalo e o cavaleiro!
2O Senhor é minha força, é a razão do meu cantar, *
pois foi ele neste dia para mim libertação!
Ele é meu Deus e o louvarei, Deus de meu pai e o honrarei. +R.

3O Senhor é um Deus guerreiro, o seu nome é 'Onipotente': *
4os soldados e os carros do Faraó jogou no mar.R.

5Vagalhões os encobriam:
mergulharam nas profundezas como pedra.
6Tua destra, Senhor, destroça o inimigo.R.

Reflexão - O salmista exalta o Nome de Deus e atribui a Ele as mais diversas qualidades que O tornam glorioso. O Senhor é um Deus guerreiro, onipotente, cheio de força e de poder. Ele luta a nosso favor, com Ele a nossa vitória está garantida. A força do Seu braço é insuperável e por maior que seja, o “inimigo” será exterminado. Ore com este salmo hoje e coloque no contexto as diversas situações da sua vida em que o Senhor combateu por você e foi vencedor.

Evangelho - Mt 12,38-42

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 12,38-42

Naquele tempo: 38Alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: 'Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti.' 39Jesus respondeu-lhes: 'Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.
40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. 42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão -  O sinal da Cruz!
O sinal de Jonas quando esteve três dias e três noites no ventre da baleia prefigura o sinal da Fé na Morte e Ressurreição de Jesus e é a prova maior do Amor de Deus por nós.  Os sinais do amor de Deus por nós são a vida, a liberdade, a misericórdia, a esperança, a motivação e se manifestam em nós pelo poder do Espírito Santo. Muitas vezes, também pedimos sinais porque queremos testar o poder de Deus na nossa vida e não nos conscientizamos de não precisamos de outros sinais para reconhecer que Jesus Cristo é o Senhor da nossa vida. Talvez duvidemos de que Ele se entregou por nós e na Cruz derramou o Seu precioso Sangue para nos dar uma vida nova no Espírito.  O amor de Deus age em nós e através de nós. Por isso, quando nos deixamos motivar pela presença amorosa de Deus, nós encontramos sentido para a nossa existência e compreendemos qual é a nossa missão aqui na terra. Este Amor é como uma força interior que possuímos, porém, não sabemos de onde vem, apenas sentimos que provém de uma fonte inesgotável. Não esperemos por sinais exteriores.  Deus sinaliza o Seu amor dentro do nosso coração e, por isto, não precisamos enxergar nem tocar ou ouvir, mas somente perceber a sua intensidade e a sua eficácia em nós

– Você precisa de evidências para acreditar no poder de Deus na sua vida?

 – Você tem esperado por sinais mais claros ou já reconhece que Jesus já lhe trouxe a salvação? 

– Você tem fé em Jesus Cristo?

 – Para você o que representa o SINAL DA CRUZ?


Helena Serpa,

Fundadora da Cmunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: