A cerimônia da noite de ontem, Sábado Santo, da Vigilia Pascal, na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, presidida pelo padre Geovani Ferreira Costa, foi iniciada com a Igreja às escuras, com a celebração da bênção do fogo e preparação do Cirio Pascal. Foi aceso com o fogo novo de uma fogueira colocada em frente a Capela, de onde saiu em procissão para o templo levado pelo celebrante, que entrou com ele na Igreja, no que foi acompanhado pelos fiéis, com o celebrante, antes de entrar, na porta, ergueu o Círio e cantou: "Eis a luz de Cristo" e todos responderam " Demos Graças a Deus".
O sacerdote, no meio da Igreja fez mais uma parada e, erguendo o Círio, canta a segunda vez: "Eis a luz de Cristo" e todos responderam " Demos Graças a Deus" e todos acenderam suas velas. Ao chegar em frente ao altar o celebrante fez nova parada e pela terceira vez cantou: "Eis a luz de Cristo" e todos responderam "Demos Graças a Deus". Depois ele colocou o Círio num pedestal, próximo ao Ambão, ficando no presbitério até o domingo de Pentecostes e depois será aceso somente durante a celebração dos sacramentos do Batismo e Crisma.
E as luzes foram acesas.
O coordenador do Ministério de Música, Paulo, foi designado para cantar o Exulte, em seguida foi feita a Liturgia da Palavra com as 7 Leituras do Antigo Testamento e seus Salmos Responsoriais,. Depois das Ministras Extraordinárias da Sagrada Comunhão colocarem a toalha branca sobre o altar, arrumarem a sua ornamentação e acenderem as velas foi cantado o Glória, com toda alegria pela assembleia, seguido da epístola de São Paulo, do Salmo Responsorial e da proclamação do Evangelho.
Encerrada a Liturgia da Palavra seguiu -se com Liturgia Batismal, e como não houve batizados, foi benta a água da pia batismal, e os fiéis com suas velas acesas na luz do Círio, renovaram novamente suas promessas batismais. Em seguida, o padre aspergiu a assembleia com à água benta. A celebração continuou, como de costume, com a Liturgia Eucarística e os ritos finais.
Fotos atualizadas, às 16h57min, de 10.04.23
Nenhum comentário:
Postar um comentário