quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

SANTO DO DIA - SANTO GERMÂNICO

 

São Germânico, mártir de Filadélfia

 

Mártir

Origens
Ainda muito jovem, era discípulo de São Policarpo e um dos onze cristãos de Filadélfia, atual Turquia.

A Perseguição
São Germânico viveu no tempo dos imperadores Marco Antonino e Lúcio Aurélio. São Policarpo, precedeu o martírio do santo de hoje: condenado pelo juiz ainda na flor da idade juvenil, superou pela graça de Deus o medo da sua fragilidade corporal e provocou espontaneamente a fera para ele preparada.

O Martírio na visão de São Policarpo
“O diabo organizara diversos ataques contra os cristãos, mas a graça do Senhor Jesus veio em defesa deles. O muito corajoso Germânico, dedicado a Deus com toda a sua alma, dominou, pela força da virtude, a animosidade dos incrédulos. Entregue às feras, ele notou que o procônsul manifestava alguma compaixão por ele e desejava convidá-lo a pensar ao menos na sua juventude, ao mesmo tempo que desprezava as outras vantagens; mas ele não mostrou senão desprezo por esta compaixão dum inimigo que dava a ideia de o querer poupar. Foi ele que por si provocou a fera que o iria devorar, convidando-a a lançar-se sobre ele para o fazer sair mais cedo deste mundo ímpio”. 

São Germânico foi lançado às feras

Páscoa
Assim, São Germânico sofreu o seu martírio e foi dado como alimento às feras, durante as perseguições desencadeadas pelo Império Romano, no século II. Convidado a renegar à sua fé, exortou seus companheiros, com coragem, a dar a vida por Jesus.  

Minha oração

“Ó mártir, que por teu sangue fizeste germinar a fé nos corações, pelos teus méritos alcançai as graças que precisamos, principalmente o dom da fortaleza para que não pequemos mais. Amém.”

São Germânico, rogai por nós!

Fonte: Canção Nova Notícias

 

Nenhum comentário: