quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

REFLEXÕE SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

19 DE JANEIRO DE 2023

 

QUINTA FEIRA – 2ª SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Hb 7, 25-8,6

 

Leitura da Carta aos Hebreus 7,25 - 8,6

Irmãos: 25Jesus é capaz de salvar para sempre aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus. Ele está sempre vivo para interceder por eles. 26Tal é precisamente o sumo sacerdote que nos convinha: santo, inocente, sem mancha, separado dos pecadores e elevado acima dos céus. 27Ele não precisa, como os sumos sacerdotes oferecer sacrifícios em cada dia, primeiro por seus próprios pecados e depois pelos do povo. Ele já o fez uma vez por todas, oferecendo-se a si mesmo. 28A Lei, com efeito,
constituiu sumos sacerdotes sujeitos à fraqueza, enquanto a palavra do juramento, que veio depois da Lei, constituiu alguém que é Filho, perfeito para sempre. 8,1O tema mais importante da nossa exposição é este: temos um sumo sacerdote tão grande,
que se assentou à direita do trono da majestade, nos céus. 2Ele é ministro do Santuário e da Tenda verdadeira, armada pelo Senhor,
e não por mão humana. 3Todo sumo sacerdote, com efeito, é constituído para oferecer dádivas e sacrifícios; portanto, é necessário que tenha algo a oferecer. 4Na verdade, se Cristo estivesse na terra, não seria nem mesmo sacerdote, pois já existem os que oferecem dádivas de acordo com a Lei. 5Estes celebram um culto que é cópia e sombra das realidades celestes,
como foi dito a Moisés, quando estava para executar a construção da Tenda. 'Vê, faze tudo segundo o modelo que te foi mostrado sobre a montanha'. 6Agora, porém, Cristo possui um ministério superior. Pois ele é o mediador de uma aliança bem melhor,
baseada em promessas melhores. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – A Nova Aliança que liga o céu e a terra!

O Plano de Deus para salvar o homem é perfeito! Como homem, Jesus foi ao mesmo tempo, sacerdote e vítima de expiação pelos  nossos pecados e é o mediador da Aliança do Pai com os homens, pois, se ofereceu a si mesmo para remissão dos nossos pecados. Somente Jesus, sem mancha, sem pecados e elevado acima dos céus, pode hoje, nos justificar em presença do Pai, porque Ele é também Deus e Senhor nosso. A Eucaristia celebra a memória da Paixão de Jesus Cristo, que se renova sobre o altar. Desse modo, quando celebramos a Eucaristia nós participamos do Mistério da Paixão e Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e somos justificados e perdoados, mesmo sendo os maiores pecadores. Não se trata apenas de um culto ou de uma simples recordação, mas verdadeiramente da oferta perfeita do Filho de Deus por nós. Quando tomamos consciência disso e conseguimos ter unidade nas orações que se fazem diante do Altar, com toda a Igreja, naturalmente nos sentimos inseridos na Nova Aliança que liga o céu e a terra.  Somos membros do Corpo de Cristo e com Ele estamos assentados à direita do trono da majestade, nos céus. – Você se sente participante do Corpo de Cristo? – Você tem participado da Missa com fé?  - Você entra em unidade com toda a Igreja durante a Oração Eucarística? -  O que significa para você, comungar?

 

Salmo 39, 7-8a. 8b-9. 10. 17 (R. Cf. 8a.9a)

 

R. Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

7Sacrifício e oblação não quisestes,*
mas abristes, Senhor, meus ouvidos;
não pedistes ofertas nem vítimas, 
holocaustos por nossos pecados,*
8ªE então eu vos disse: 'Eis que venho!'R.

8bSobre mim está escrito no livro:
9'Com prazer faço a vossa vontade,*
guardo em meu coração vossa lei!'R.

10Boas-novas de vossa justiça
anunciei numa grande assembléia;*
vós sabeis: não fechei os meus lábios!R.

17Mas se alegre e em vós rejubile*
todo ser que vos busca, Senhor!
Digam sempre: 'É grande o Senhor!'*
os que buscam em vós seu auxílio.R.

 

Reflexão - Deus não precisa do nosso sacrifício, mas Ele conta conosco para fazer a Sua vontade na nossa vida. Se nos abrirmos para que a vontade de Deus se realize em nós faremos a nossa parte.  Aquele (a) que busca a Deus O encontra e tem a sua lei impressa no coração, por isso, pode alegrar-se.  Louvamos ao Senhor quando entregamos a Ele a nossa vida e nos pomos à Sua disposição: “Eis-me aqui, Senhor, para fazer a tua vontade, com prazer!”

 

Evangelho – Mc 3, 7-12

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3,7-12


Naquele tempo: 7Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galiléia o seguia. 8E também muita gente da Judéia, de Jerusalém, da Iduméia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse. 10Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal
jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: 'Tu és o Filho de Deus!' 12Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele eraPalavra da Salvação.

 

Reflexão – Sair do meio da multidão para ficar a sós com Jesus.

Por causa das curas que realizava no meio do povo Jesus era a todo o tempo assediado pela multidão. No entanto, havia momentos em que Ele desejava estar a sós com Seus discípulos e pedia que lhe providenciassem uma barca porque desejava ensinar muitas coisas aos Seus seguidores. Hoje também somos chamados a nos retirar e nos colocar na barca com Jesus para que  se assente conosco e, pessoalmente, toque em nós, nos cure, nos alente e nos ensine tudo de que precisamos apreender para segui-Lo fielmente. Quando seguimos Jesus no meio da multidão não temos a oportunidade nem a chance de aprender com Ele, porque somos influenciados (as) pelos demais. Para seguir Jesus, portanto, nós necessitamos ser libertados das cargas que pesam sobre nós para nos sentirmos livres dos outros e de nós mesmos, com o intuito de ajudar a que outros também saiam da multidão.  A barca pode ser o momento que nós providenciamos para ficar a sós com Ele, em oração e adoração. Somente na oração nós conseguiremos que Jesus entre no nosso coração, sozinho e, aos poucos, nos cure das nossas enfermidades, das nossas feridas, dos nossos desencantos e sentimentos de frustrações e medo.  Assim fazendo nós poderemos sair do meio da multidão para segui-Lo de verdade. 

– A multidão, isto é, o mundo e as pessoas, tem impedido você de seguir Jesus? 

  Você tem tentado sair do meio da multidão para ficar a sós com Jesus?

 – Você acha que precisa ser curado (a) de alguma coisa?

 – Providencie a barca para Jesus e entre com Ele. Só assim você será curado (a).

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: