sexta-feira, 25 de novembro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AAS LEITURAS DE HOJE

 

25 DE NOVEMBRO DE 2022

 

SEXTA FEIRA DA XXXIV SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura- Ap - 20, 1-4.11-21,2 –

Leitura do Livro do Apocalipse de São João 20,1-4.11-21,2
Eu, João, 1vi um anjo descer do céu. Nas mãos tinha a chave do Abismo e uma grande corrente. 2Ele agarrou o Dragão, a antiga Serpente, que é o Diabo, Satanás. Acorrentou-o por mil anos

3 e lançou-o dentro do Abismo. Depois, trancou e lacrou o Abismo,
para que o Dragão não seduzisse mais as nações da terra, até que terminassem os mil anos. Depois dos mil anos, o Dragão deve ser solto, mas por pouco tempo. 4 Vi então tronos, e os seus ocupantes sentaram-se e receberam o poder de julgar. Vi também as almas daqueles que foram decapitados por causa do Testemunho de Jesus  e da Palavra de Deus e aqueles que não tinham adorado a besta, nem a imagem dela, nem tinham recebido na fronte ou na mão a marca da besta. Eles voltaram a viver, para reinarem com Cristo durante mil anos. 11 Vi ainda um grande trono branco e aquele que estava sentado nele. O céu e a terra fugiram da sua presença e não se achou mais o lugar deles.

12 Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, em pé diante do trono. Foram abertos livros, e mais um outro livro ainda:
o livro da vida. Então foram julgados os mortos, de acordo com sua conduta, conforme está escrito nos livros. 13 O mar devolveu os mortos que se encontravam nele. A morte e a morada dos mortos entregaram de volta os seus mortos. E cada um foi julgado conforme sua conduta. 14 A morte e a morada dos mortos foram então lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte: o lago de fogo. 15 Quem não tinha o seu nome escrito no livro da vida,
foi também lançado no lago de fogo. 21,1 Vi então um novo céu e uma nova terra. Pois o primeiro céu e a primeira terra passaram,
e o mar já não existe. 2 Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, de junto de Deus, vestida qual esposa enfeitada para o seu marido. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - um novo céu e uma nova terra

Em mais uma visão escatológica São João nos revela como a terra e o céu serão transformados depois da vinda de Jesus. Os mortos, serão julgados de acordo com sua conduta. O inimigo de Deus que fustiga a terra e que já foi vencido por Jesus ainda esperneia, mas sabe que pouco tempo lhe resta. Aqueles (as) que se mantêm firmes e fiéis a Jesus, que deram testemunho Dele e da Palavra de Deus não cairão nas armadilhas da besta e não serão marcados com o sinal da morte eterna. O trono branco é um prenúncio do julgamento no qual a misericórdia ultrapassará a justiça. Depois de tudo surgirão um novo céu e uma nova terra. O mundo material deve ser transformado. Tudo o que era velho é passado e restará a cidade Santa, a nova Jerusalém que descerá do céu de junto de Deus para residir na nova terra. E então, todos os fiéis virão com ela, como uma esposa ornada para o seu marido. O marido é Jesus!  - Como você imagina que será o novo céu e a nova terra que São João preanuncia? – Você acredita que o inimigo de Deus tenta arrastar-nos para ele? – Você tem esperança de habitar nesta nova terra?

 

Sl 83(84),3.4.5-6a e 8a (R. Ap 21,3b)

R. Eis a tenda de Deus, no meio do povo!

3Minha alma desfalece de saudades *
e anseia pelos átrios do Senhor!
Meu coração e minha carne rejubilam *
e exultam de alegria no Deus vivo! R.

 

4Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, †
e a andorinha ali prepara o seu ninho, *
para nele seus filhotes colocar:
vossos altares, ó Senhor Deus do universo! *
vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor! R.

 

5Felizes os que habitam vossa casa; *
para sempre haverão de vos louvar!

6aFelizes os que em vós têm sua força, *

8aCaminharão com um ardor sempre crescente. R.

 

Reflexão - Leia esse salmo colocando-se como seu  personagem principal. A nossa alma, realmente anseia pelos átrios do Senhor, porque foi aí que nós fomos criados (as). O desejo de felicidade, de paz, o anseio que existe dentro do coração de cada homem e de cada mulher só será satisfeito quando nos encontrarmos na casa de Deus. Lá, é o nosso paraíso. Lá, também, sem o sabermos, habita o nosso coração.

Evangelho – Lc 21,29-33

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 21,29-33

Naquele tempo, 29 Jesus contou-lhes uma parábola: "Olhai a figueira e todas as árvores. 30 Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. 31 Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. 32 Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. 33 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar".
Palavra da Salvação.

 

Reflexão – os sinais da chegada do reino de Deus
A Palavra de Deus afirma que Jesus virá cheio de glória e de poder a fim de instaurar definitivamente o Seu reino no meio de nós. “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”.  Por isso, mais uma vez Jesus nos exorta a que estejamos atentos (as) aos fatos e acontecimentos que ocorrem no mundo e ao nosso redor, para que possamos esperar com perseverança a Sua segunda vinda quando o mundo será renovado e o reino de Deus definitivamente estabelecido. O exemplo da figueira nos alerta para que não fiquemos alienados (as) e sim, atentos aos sinais da chegada do reino de Deus, em nós. Ele é construído sutilmente dentro de nós, no nosso dia a dia, na nossa caminhada com Jesus apesar de quase não o percebermos.  Podemos desde já, compreender os seus sinais da mesma forma que percebemos os sinais dos tempos e do clima. Há certos sinais que são visíveis para nós aqui na terra: ventania, nuvens carregadas de chuvas, calor forte, etc., etc. Assim também há os sinais de que o reino dos céus está próximo. Estes sinais se manifestam dentro do nosso interior e percebemos as suas manifestações na medida em que temos um coração grato, alegre, em paz, cultivamos amor aos irmãos, desejo de santidade, misericórdia, perdão.  Quando você os perceber em si mesmo, saiba que o reino de Deus está próximo, isto é, Jesus está em você, agindo e atuando.

– Como o reino de Deus pode acontecer dentro do coração do homem?~

 – Quais são os sinais de que o reino de Deus está perto de você? 

- Você sabe diagnosticar o que se passa dentro do seu coração? 

- Quais os sentimentos que mais fazem vida em você? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: