terça-feira, 15 de novembro de 2022

REFLEXÕE OBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

15 DE NOVEMBRO DE 2022

 

TERÇA FEIRA DA XXXIII SEMANA

 

DO TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Ap 3, 1-6.14-22

 

Leitura do Livro do Apocalipse de São João 3,1-6.14-22

Eu, João, ouvi o Senhor que me dizia: 1Escreve ao anjo da Igreja que está em Sardes: 'Assim fala aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas: - Conheço a tua conduta. Tens fama de estar vivo, mas estás morto. 2Acorda! Reaviva o que te resta,
e que estava para se apagar! Pois não acho suficiente aos olhos do meu Deus aquilo que estás fazendo. 3Lembra-te daquilo que tens aprendido e ouvido. Observa-o! Converte-te! Se não estiveres vigilante, eu virei como um ladrão, sem que tu saibas em que hora te vou surpreender! 4Todavia, aí em Sardes existem algumas pessoas que não sujaram a roupa. Estas vão andar comigo, vestidas de branco, pois merecem isso. 5O vencedor vestirá a roupa branca, e não apagarei o seu nome do livro da vida, mas o apresentarei diante de meu Pai e de seus anjos. 6Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas.' 14Escreve ao anjo da Igreja que está em Laodicéia: 'Assim fala o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: 15Conheço a tua conduta. nem és frio, nem quente. Oxalá fosses frio ou quente!
16Mas, porque és morno, nem frio nem quente, estou para vomitar-te de minha boca. 17Tu dizes: 'Sou rico e abastado
e não careço de nada', em vez de reconhecer que tu és infeliz, miserável, pobre, cego e nu! 18Dou-te um conselho:
compra de mim ouro purificado no fogo, para ficares rico,
e vestes brancas, para vestires e não aparecer a tua nudez vergonhosa; e compra também um colírio para curar os teus olhos,
para que enxergues. 19Eu repreendo e educo os que eu amo.
Esforça-te, pois, e converte-te. 20Eis que estou à porta, e bato;
se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo. 21Ao vencedor farei sentar-se comigo no meu trono, como também eu venci e estou sentado com meu Pai no seu trono. 22Quem tem ouvidos,
ouça o que o Espírito diz às Igrejas'.' Palavra do Senhor.

 

Reflexão – Em Cristo somos vencedores

A Palavra de Deus não tem limite de tempo, porque é eterna e a mesma mensagem que foi anunciada no passado precisa ser apregoada hoje, no presente e, amanhã, no futuro, para que os homens se convertam. O próprio Jesus se apresenta a São João no Livro do Apocalipse e revela por meio de símbolos os mistérios do Pai para a humanidade. Assim, Ele se dirige às Igrejas a fim de exortar, encorajar e motivá-las à conversão fazendo-lhes promessas de uma vida nova. Essas Igrejas representam hoje cada um de nós que desejamos caminhar para a santidade, no entanto, nos afastamos das coisas de Deus e nos envolvemos com os nossos projetos humanos. Deste modo, muitas vezes pensamos que estamos vivos, porém, aos poucos vamos deixando morrer em nós o homem espiritual, ofuscados pelos apelos do mundo. Como na Igreja de Sardes, porém, Jesus encontra em nós ainda um pouquinho de vida e deseja restaurá-la. Outras vezes, paramos na mediocridade do nosso dia a dia e nos tornamos mornos, tíbios, insensíveis aos apelos de Deus. Apesar de ricos e abastados das riquezas materiais, apresentamos um coração entorpecido e sem apetite para acumular as riquezas espirituais. O Senhor hoje nos adverte e nos ameaça: “estou para vomitar-te da minha boca”!

Porém, na ânsia de nos salvar, Ele também nos aconselha: “compra de mim ouro purificado no fogo, para ficares rico, e vestes brancas, para vestires... compra também um colírio para curar os teus olhos”. E acrescenta: “Eu repreendo e educo os que eu amo”. Precisamos levar a sério as palavras deste Livro das Revelações de Jesus. Ele bate à nossa porta e nos convida a cear a assentar-se com Ele no Seu trono. Enquanto caminhamos aqui o trono de Cristo é a Cruz que nos liberta e nos exercita para a luta.   Em Cristo somos vencedores, por isso, estejamos certos de que os nossos nomes não foram apagados do livro da vida e que a roupa branca está sendo modelada em nós a cada dia quando damos passos de conversão para Deus. – Como você está se sentindo atualmente: morto (a) ou vivo (a)? – Como está o seu coração: frio, morno ou quente? – Você está muito preso (a) aos seus projetos pessoais? – Será que Jesus vai vomitar você?

 

Salmo 14 (15), 2-3ab. 3cd-4ab. 5 (R.Ap 3,21))

 

R. Ao vencedor, dar-lhe-ei o direito de sentar-se comigo no meu trono.

2É aquele que caminha sem pecado*
e pratica a justiça fielmente;
3aque pensa a verdade no seu íntimo *
3be não solta em calúnias sua língua.R.

3cQue em nada prejudica o seu irmão,*
3dnem cobre de insultos seu vizinho;
4aque não dá valor algum ao homem ímpio,*
4bmas honra os que respeitam o Senhor.R.

5não empresta o seu dinheiro com usura,
nem se deixa subornar contra o inocente.*
Jamais vacilará quem vive assim!R.

 

Reflexão - Apesar de não termos consciência disso, enquanto estamos aqui na terra o nosso maior desejo é um dia habitar na casa do Pai. Voltar para a sua casa é o anseio da nossa alma, porém, precisamos ter em mente os conselhos do salmista: “Morará na casa do Senhor aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente”. Somos pecadores, porém podemos viver sem praticar o pecado. Basta que sigamos a Jesus e ao Seu Evangelho que prega o amor a Deus e ao próximo como primeiro mandamento.

 

Evangelho – Lc 19, 1-10

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 19,1-10


Naquele tempo: 1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2Havia ali um homem chamado Zaqueu,
que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. 3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente
e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali.
5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: 'Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa.' 6Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. 7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: 'Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!' 8Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: 'Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais.' 9Jesus lhe disse: 'Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão - o Senhor deseja permanecer na nossa casa
Meditando com o Evangelho de hoje chegamos à conclusão de que apesar do homem viver em busca d’Aquele que pode dar a ele paz e serenidade, muitas vezes não consegue, por causa da própria vida que leva, cheia de ocupações e preocupações, pelos afazeres, e todas as coisas lícitas e ilícitas que pratica! A experiência de Zaqueu, porém, nos comprova que o encontrar-se com Jesus, nos leva ao arrependimento e, como consequência, também nos motiva a viver a paz e a justiça com os nossos semelhantes.  Podemos observar, portanto, que todo aquele que se deixar olhar por Jesus e atender ao seu convite, terá a sua vida salva e verá, aqui na terra dos viventes, o supremo bem de uma vida transformada. O gesto de Zaqueu ao subir na árvore significa para nós o esforço que devemos fazer para nos reconciliar com Deus. Apesar da multidão que nos atrapalha e tenta nos impedir de fazê-lo, assim como também de todas as barreiras que nós mesmos levantamos teremos sempre a oportunidade de subir na árvore para encontrar Jesus. A árvore poderá ser uma pessoa amiga que nos dá apoio que nos leva para um grupo de oração ou a algum lugar onde podemos conhecer Jesus.  Jesus está atento a todo e qualquer gesto nosso que possa sugerir um desejo de conversão e mudança de vida. Porém, Ele não quer que fiquemos em cima da árvore, ou melhor, dependendo de que alguém nos apresente a Ele. Por isso, Ele nos manda, descer da árvore para que possamos levá-Lo para a nossa casa. “Hoje eu devo ficar na tua casa”, disse Jesus a Zaqueu. Todos nós que recebermos Jesus Cristo em nossa casa teremos encontrado a verdadeira bem-aventurança. É na nossa casa, no nosso interior que o Senhor deseja permanecer. É no convívio do nosso coração que o Senhor faz a sua obra de misericórdia acontecer nos levando a um arrependimento sincero, a ponto de também devolver tudo o que possamos ter usurpado de alguém, antes.  Mesmo que não tenhamos roubado nada material, talvez sejamos devedores do amor de Deus que guardamos no coração e não passamos adiante. Por isso, não podemos nos esconder no meio da multidão, debaixo dos nossos pecados e das nossas faltas do passado. Precisamos também, como Zaqueu, procurar Jesus, acolhê-Lo na nossa casa para que permaneça junto da nossa família a fim de que tenha um encontro pessoal com a salvação.

- Quem faria o papel de multidão hoje para você não conseguir enxergar Jesus? 

-  Quem foi para você, a árvore que o (a) fez ver Jesus? 

- Você já desceu da árvore? 

- Jesus já está morando no seu coração ou você ainda depende de alguém para encontrá-Lo?  

- O que pode estar impedindo você de receber Jesus na sua casa, no seu coração?  


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: