domingo, 6 de novembro de 2022

56 ANOS DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL DE DOM MANUEL EDMILSON DA RUZ



A Arquidiocese de Fortaleza lembra neste dia, 6 de novembro, os 56 anos de ordenação episcopal de Dom Manuel Edmilson da Cruz, bispo emérito de Limoeiro do Norte.

Dom Edmilson da Cruz tem 98 anos, completado no dia 3 de outubro passado, nasceu em Aranaú, distrito de Acaraú – CE, sendo filho de João Batista da Cruz e Luíza Ferreira da Cruz.

Entrou no Seminário São José de Sobral, no dia 4 de fevereiro de 1937. Em 1942 foi para o Seminário Maior de Fortaleza, onde cursou Filosofia e Teologia. No dia 5 de dezembro de 1948, foi ordenado sacerdote por Dom José Tupinambá da Frota, bispo de Sobral.

Em 1964 foi liberado pela Diocese de Sobral para integrar a equipe dos padres diocesanos na direção do Seminário da Prainha, que a partir daquele ano, passou a ser o Seminário Provincial.

Em agosto de 1966, o Papa Paulo VI o elegeu bispo auxiliar de São Luís do Maranhão. Em 1974 foi nomeado bispo auxiliar de Dom Aloísio Lorscheider, arcebispo de Fortaleza.

Como bispo auxiliar assumiu várias funções: Membro da Comissão Episcopal Pastoral do Regional NE 1 e da Comissão Regional da Seca; responsável pela Pastoral Urbana e da Comunicação  em Fortaleza. Foi também vice-presidente do Regional Nordeste I. Promoveu vários encontros de cantadores e violeiros do Ceará no período de 1976 a 1992.

Quando a arquidiocese era organizada em Forânias, foi  pensado por Dom Aloísio Lorscheider  e seus bispos auxiliares, o redimensionamento de tarefas cabendo a Dom Edmilson o acompanhamento pastoral da Zona-oeste, indo morar no bairro Granja Portugal, enquanto Dom Geraldo Nascimento foi morar no bairro Pedras.

Em maio de 1992 foi nomeado pelo Papa João Paulo II, Administrador Apostólico “sede plena” da diocese de Limoeiro do Norte, sem deixar a função de bispo auxiliar de Fortaleza. Trabalhou nas duas dioceses, de 1992 a 1994.

Em Fortaleza, manteve vários programas de evangelização, de rádio e televisão.

No dia 15 de março de 1994 durante a visita Pastoral da Região Metropolitana I, em visita ao Instituto Penal Paulo Sarasate, junto com Dom Aloísio Lorscheider, Dom Geraldo Nascimento, Padre Aldo Pagotto, representantes da Pastoral Carcerária, entre outros, foi feito refém por presidiários daquela instituição.

 

Foi nomeado bispo diocesano de Limoeiro do Norte em maio de 1994. Assumiu o governo da Diocese de Limoeiro do Norte até o dia 06 de maio de 1998. Foi o quarto bispo diocesano, em Limoeiro do Norte.

No dia 21 de dezembro de 2010, Dom Edmilson da Cruz foi convidado a receber uma homenagem do Senado, mas a recusou!

O bispo de Limoeiro do Norte (CE), recusou receber a Comenda dos Direitos Humanos Dom Helder Câmara do Senado Federal. Ele afirmou que sua atitude era para protestar contra o aumento salarial de 61,8% aprovado pelos parlamentares em causa própria.

 

Fonte:  https://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/56-anos-de-ordenacao-episcopal-de-dom-manuel-edmilson-da-cruz/


Nenhum comentário: