quarta-feira, 21 de setembro de 2022

CONFIRA PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA CONVENÇÃOO SHALOM 40 ANOS

 

Neste ano, a Convenção Shalom tem o seguinte tema Shalom: Amigos de Deus, Amigos dos Jovens e Amigos dos Pobres.


De 23 a 28 de setembro de 2022, acontece em Roma a Convenção Shalom 40 anos. O evento reunirá na Cidade Eterna membros da Comunidade Católica Shalom espalhados pelo mundo inteiro para renovar a oferta de vida a Deus em prol da evangelização dos homens. Neste ano, o encontro tem o seguinte tema Shalom: Amigos de Deus, Amigos dos Jovens e Amigos dos Pobres. A seguir, confira a programação oficial da Convenção Shalom 40 anos.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Entre as presenças confirmadas, estão Moysés Azevedo, fundador da Comunidade, Emmir Nogueira, cofundadora da Comunidade, e Frei Patrício Sciadini. Além deles, Cardeal Stanislaw Rylko, Cardeal Kevin Joseph Farrell e Cardeal Marc Ouellet também devem participar de alguns momentos durante o encontro da Comunidade em Roma.


Oportunidade de mergulhar em um tempo novo

Segundo Padre Saulo Dantas, Assistente Comunitário e integrante da equipe de organização da Convenção Shalom 40 anos, o encontro oferecerá a oportunidade única de mergulhar ainda mais em um tempo novo que a Comunidade Shalom está vivenciando com quase meio século desde a sua fundação. “Já para aqueles que ainda estão dando os primeiros passos na Vocação, será uma oportunidade de participar desse grande encontro que reúne irmãos do mundo inteiro”, explica o sacerdote.

“Estaremos na nossa tradicional audiência particular com o Papa e teremos a oportunidade de renovar a nossa oferta de vida, não mais de um jovem apenas, como fez Moysés Azevedo em 1982, mas como um povo que Deus suscitou e formou através do Carisma Shalom, para a evangelização dos povos”, acrescenta Padre Saulo.

O padre Francisco, da Comunidade Shalom, viajou ontem, dia 20 deste mês de setembro, para Roma, onde marca presença na convenção. Antes de embarcar, gravou o vídeo abaixo para o Blog, anunciando a presença do frei 9cardeal) Raniero Cantalamessa.

Pe. Fraancico, do Shalom



Leia também | Confira detalhes de cada dia da programação da Convenção Shalom 2022

Programação Convenção Shalom 40 anos*

Os horários são referente ao fuso horário na Itália (GMT+2)

Dia 23 – Check-in e entrega dos kits

Local: Centro São Lourenço (Via Padre Pfeiffer Pancrazio, 24, 00193 Roma RM)

Mais informações: O Centro São Lourenço fica localizado próximo à Basílica de São Pedro. É o espaço internacional da Igreja para acolher os jovens da Diocese de Roma. Atualmente, é administrado e animado por membros da Comunidade que servem na cidade italiana.

Dia 24 – Amigos de Deus

“Ele olhou a humildade de sua serva. Santo é o seu nome!”

Mais informações: Meditaremos sobre “Maria, a toda pequena”, imagem dada na Revista Escuta de 2020. Também teremos um momento de catequese baseado na palavra do Santo Padre, o Papa Francisco, sobre a humildade. 

Local: Basílica de Santa Maria Maior

09h30 – Chegada dos peregrinos
10h – Acolhimento, orientações e louvor
10h 30-  Conferência 1 – Humildade e estupor, com Frei Patrício Sciadini, OCD (Egito)
11h30 – Adoração
12h30 – Intervalo
15h30 – Animação
16h – Conferência 2 – Maria, a toda pequena, com Emmir Nogueira – Cofundadora da Comunidade Católica Shalom
16h45 – Intervalo
17h15 – Terço
18h – Santa Missa presida por Cardeal Stanisław Ryłko – Arcipreste da Basílica de Santa Maria Maior
19h30 –  Encerramento

Dia 25 – Amigos dos Pobres

“De bens saciou os famintos”

Mais informações: Refletiremos sobre os pobres através do testemunho dos missionários e de alguns irmãos, nossos amigos-pobres, que elevam a Deus um grande louvor, fazendo parte da procissão até o céu.

Local: Basílica de São João de Latrão

14h30 – Acolhimento, avisos e louvor
15h – Conferência: Jesus, o Nosso Amigo Pobre, com Dom Benoni Ambarus – Bispo Auxiliar de Roma
16h – Intervalo
16h15 – Mesa redonda testemunhal
17h15 – Intervalo
17h30 – Santa Missa presidida pelo Dom Giampietro Dal Toso – Secretário Adjunto da Congregação para a Evangelização dos Povos e Presidente das Pontifícias Obras Missionárias
19h – Encerramento

Dia 26 – Renovação da oferta de vida diante do Papa

Encontro com o Papa Francisco

Local: Sala Paulo VI (Vaticano)

Mais informações: O esperado encontro com o Papa Francisco, uma oportunidade única de escutar o que o Espírito Santo diz à nossa Comunidade e a cada um de nós através da boca do sucessor de Pedro. Dia marcado também pela renovação da nossa oferta de vida a Deus “aos pés de Pedro”.

8h30 – Chegada e acolhimento
9h30 – Início da programação
13h – Encerramento da audiência 

18h – Santa Missa em ação de graças na Basílica de São João de Latrão presidida por Card. Kevin Farrell – Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

Dia 27 – Amigo dos jovens

“Sua misericórdia se estende de geração em geração.”

Mais informações: Dia festivo de encontro de toda a Comunidade com os nossos filhos e amigos-jovens, primazia da Comunidade Shalom. Pregação do fundador Moysés Azevedo sobre o encontro de gerações dos irmãos mais antigos com os mais novos, seja em idade ou em tempo de caminhada na vocação.

Local: Basílica de São Paulo Fora dos Muros

9h30 – Acolhimento, orientações e louvor
10h15 – Mesa Redonda: Comunhão de gerações
11h30 – Santa Missa presidida por Card. Odilo Scherer – Arcebispo de São Paulo
13h – Almoço
15h – Louvor
15h30 – Conferência: Shalom, amigos dos jovens, com Padre João Chagas – Chefe de departamento e Responsável pela Seção Jovem do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida
17h – Oração com a Cruz – Condução: Moysés Azevedo
18h30 – Show MSH
19h30 – Encerramento

Dia 28 – Dia de Envio

“A minha alma engrandece o Senhor”

Mais informações: Na cidade de São Francisco, nosso amigo-jovem-pobre, concluiremos a Convenção Shalom. Através da pregação de Moysés Azevedo e de um momento de adoração e celebração eucarística com toda a Comunidade, seremos reenviados em missão.

Local: Basílica de São Francisco (Assis)

12h – Santa Missa presidida por Card. Marc Ouellet – Prefeito da Congregação para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina
13h30 – Intervalo para almoço e peregrinação
16h – Acolhimento, avisos e louvor
16h30 – Conferência – A minha alma engrandece o Senhor, com Moysés Azevedo – Fundador e Moderador Geral da Comunidade Católica Shalom
17h30 – Adoração ao Santíssimo sacramento e Bênção de Envio Missionário
18h30 – Encerramento da Convenção Shalom 40 anos

*A programação pode sofrer alterações e mais detalhes serão divulgados posteriormente

Fonte: Site da Comunidade Católica Shalom

Nenhum comentário: