quinta-feira, 29 de setembro de 2022

CONFIRA GRANDES MOMENTOS DA CONVENÇÃO SHLOM 40 ANOS SHALOM


Na pregação deste último dia de evento, Moysés Azevedo destacou momentos marcantes vividos nesses dias de peregrinação

comshalom

No último dia da Convenção Shalom 40 Anos, o fundador da Comunidade, Moysés Azevedo, destacou os principais momentos que marcaram estes dias de peregrinação a Roma. De acordo com Moysés, Deus “está inaugurando uma nova missão em nossa Comunidade”. Para ele, o discurso do Papa Francisco na audiência particular com a Comunidade é ” uma bússola, um livro que dá a direção para os próximos anos”. Confira abaixo alguns pontos destacados pelo fundador. 

Amigo de Deus (primazia da oração e da graça)

“O que nos leva para a frente é a experiência fundamental com a pessoa de Jesus Cristo que cada um de nós um dia fez, foi tocado pela graça, foi visitado por Deus. E isso mudou minha história, mudou a minha vida. E o Papa nos recordou isso, nossa vocação não nasceu em um projeto, mas foi uma ação de Deus, uma graça. Nossa Vocação existe, só subsiste na graça de Deus. Nunca se esqueça disso: a primazia da graça, a primazia de Deus e a primazia da oração”.

Fruto concreto da experiência com Deus e da oração, o nosso aniversário ganhou um presente especial: um ícone escrito para a Convenção Shalom, inspirado na Revista Escuta 2021 que trazia a imagem da procissão do Esposo Eucarístico. Essa é uma das imagens que marcaram os peregrinos durante os dias do evento.

 

Amigos dos pobres: abandono, ter misericórdia e se compadecer com a dor do outro

“Em uma amizade, nós damos e recebemos. Quantos são necessitados da graça de Deus! Precisamos amá-los e nos tornar um com eles, porque Cristo fez isso conosco. A Comunidade Católica Shalom e os pobres, dando seus dons, intercambiando seus dons, podem juntos caminhar para o Reino. Que nos deixemos alcançar pelas graças de Deus, ser aquilo que Deus quer que sejamos. Madre Teresa de Calcutá, lembrada no discurso do Papa, reconhecia Cristo no rosto dos abandonados nas ruas. Ela saciava a sede. O Papa nos provoca, que possamos ser provocados pelo Espírito a ser amigo dos pobres”.

No 2º dia de programação oficial, vários testemunhos emocionaram a todos que acompanhavam a Convenção, em Roma ou pela transmissão oficial. Entre eles, o de uma jovem polonesa, que partilhou sobre a experiência de partir em missão e servir aos refugiados ucranianos. A jovem declarou que fez naquele momento uma experiência concreta com o Evangelho de Cristo. Veja o depoimento na íntegra:

Amigo dos jovens: Primazia. alegria, vigor, o hoje e o futuro da Igreja

“Amizade com os jovens: os jovens são a coroa e a alegria da Comunidade. Foi com uma dívida de amor aos jovens que me impulsionou a ofertar minha vida. Tudo passa, e quanto mais cedo a eternidade entra na vida de alguém e no coração de um jovem, mais pleno e mais feliz, de forma eterna, viveremos. Um jovem um dia constitui família, é um sacerdote, celibatário, é um profissional, é uma sabedoria de Deus, um caminho de Deus, todos devemos ter esse amor tão particular, esse desejo ardente de ver o brilho nos jovens. O Papa falou para os jovens que o primeiro protagonismo é a santidade. Deus quer um mundo mais santo e isso não acontecerá sem jovens que acolham a santidade. O mundo precisa do perfume da santidade, isso muda a história e muda o mundo. Jovens santos!”

Durante a mesa-redonda sobre o Encontro de Gerações, o fundador da Comunidade Shalom falou sobre a experiência da evangelização dos jovens. Respondendo à pergunta: “Por quê os jovens continuam sendo a primazia do nosso carisma mesmo depois de 40 anos”, Moysés chamou a atenção para a necessidade de darmos Deus aos jovens que procuram a felicidade. Confira:

Sejamos santos, vamos em missão inflamados!

“Estamos aqui para sermos enviados em missão. Tendo recebido a efusão do Espírito Santo que foi essa Convenção, poder sair em missão, sair com o nosso coração transformado, voltado para a santidade. Temos nossa esponsalidade com Deus, com os jovens e os pobres, mas também com toda a humanidade. Amo tanto o outro que a dor dele se torna a minha. Deus me ama e eu posso amar, consolar, cuidar dos que precisam. O Papa nos lembrou isso: ‘ a vossa Comunidade caracteriza-se pela coragem criativa, pelo acolhimento e um grande impulso missionário. Bendigo ao Senhor por isso, mantenham vivos a coragem criativa, o acolhimento e o impulso missionário. Por favor, não se torne um museu, vocês não são pessoas de museus, mas pessoas que caminham com coragem criativa, acolhimento e impulso missionário”.

Serviço

Convenção Shalom 40 anos 
Data: de 23 a 28 de setembro
Local: Roma
Tema: Shalom: Amigos de Deus, Amigos dos jovens e Amigos dos pobres
Mais informações: http://comshalom.org/40anos

 


Comentários

Nenhum comentário: