domingo, 14 de agosto de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAAS DE HOJE

 

 

14 DE AGOSTO DE 2022

 

XX DOMINGO DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª Leitura Jr 38,4-6.8-10

 

Leitura do Livro do Profeta Jeremias 38,4-6.8-10
Naqueles dias: Disseram os príncipes ao rei: 'Pedimos que seja morto este homem; ele anda com habilidade lançando o desânimo
entre os combatentes que restaram na cidade e sobre todo o povo,
dizendo semelhantes palavras; este homem, portanto, não se propõe o bem-estar do povo, mas sim a desgraça.' Disse o rei Sedecias: 'Ele está em vossas mãos; o rei nada vos poderá negar.'
Agarraram então Jeremias e lançaram-no na cisterna de Melquias, filho do rei, que havia no pátio da guarda, fazendo-o descer por meio de cordas. Na cisterna não havia água, somente lama; e assim ia-se Jeremias afundando na lama. Ebed-Melec saiu da casa do rei e veio ter com ele, e falou-lhe: 'Ó rei, meu senhor, muito mal procederam esses homens em tudo o que fizeram contra o profeta Jeremias, lançando-o na cisterna para aí morrer de fome;
não há mais pão na cidade.' O rei deu, então, esta ordem
ao etíope Ebed-Melec : 'Leva contigo trinta homens e tira da cisterna o profeta Jeremias, antes que morra.'
Palavra do Senhor.

 

Reflexão – Deus ainda hoje nos fala a verdade por meio dos profetas!

Jeremias estava sendo punido por falar a verdade! Alertado pelo Senhor de que o povo de Israel deveria deixar-se entregar nas mãos dos caldeus ao invés de permanecer na cidade que seria invadida pelo Rei da Babilônia, Jeremias tentava persuadir o rei Sedecias de que suas palavras eram verdadeiras. No entanto, todos os outros profetas do rei diziam o contrário e prediziam a permanência do povo na cidade e a vitória de Israel. Por esta razão prenderam Jeremias, mas não conseguiram o seu intento porque a Mão do Senhor estava com ele. Este acontecimento é para nós um motivo de reflexão! Nós também só gostamos de ouvir o que agrada o nosso coração e prevê o sucesso, a vitória, a fama, o não passar por dificuldades. No entanto, o Senhor nos confidencia que nem sempre teremos sucesso quando vamos enfrentar o inimigo. Às vezes, a melhor maneira para que as coisas não sejam ainda piores é nos render e acolher as dificuldades naturais da nossa vida. Quando só esperamos coisas muito boas e extraordinárias não querendo ter a frustração de cedermos às pequenas derrotas nós terminamos por sofrer uma grande derrota.   A maioria de nós não paramos para escutar o Senhor nem tão pouco admitimos as pregações de alguém que nos exorta! Não gostamos da Homilia do Padre que nos admoesta e de alguma forma nos transmite algo que Deus está querendo nos dizer! Quantas vezes recriminamos e criticamos alguém que fala a verdade que não vem ao encontro dos nossos interesses e nos excluímos da convivência de alguém! Mesmo diante de todas as provocações Jeremias não se furtou em dizer a verdade. A verdade nos liberta! Que não queiramos ser profetas do sucesso somente para agradar alguém, mas estejamos ligados às profecias que vêm do coração de Deus. Deus ainda hoje nos fala pelos profetas! – Você admite escutar e acolher uma notícia que não agrada ao seu coração? – Você costuma escutar o Senhor? – Você consegue alertar alguém quando percebe que ele está se enganando? – Qual a sua reação quando ouve alguma Homilia que exorta a alguma mudança de vida? Pense nisso!

 

Sl 39,2.3.4.18 (R.14b

R. Socorrei-me, ó Senhor, vinde logo em meu auxílio!


Esperando, esperei no Senhor,*
e inclinando-se, ouviu meu clamor. R.

Retirou-me da cova da morte*
e de um charco de lodo e de lama.
Colocou os meus pés sobre a rocha,*
devolveu a firmeza a meus passos. R.

Canto novo ele pôs em meus lábios,*
um poema em louvor ao Senhor.
Muitos vejam, respeitem, adorem*
e esperem em Deus, confiantes. R.

Eu sou pobre, infeliz, desvalido,
porém, guarda o Senhor minha vida,*
e por mim se desdobra em carinho.
Vós me sois salvação e auxílio:*
vinde logo, Senhor, não tardeis! R.

Reflexão – Este salmo nos fala do homem que tem o seu coração no Senhor e os olhos voltados para o céu, mesmo que esteja na cova da morte. O Senhor vem sempre em socorro de quem espera e confia na Sua intervenção. Assim, Ele nos tira do lodo e da lama e nos coloca sobre a rocha devolvendo a firmeza dos nossos passos. Que sirva de exemplo para nós quando estivermos atravessando o vale pantanoso. O Senhor sempre será o nosso socorro e o nosso auxílio! Não tenhamos medo!

 

2ª. Leitura - Hb 12,1-4
Irmãos: Rodeados como estamos por tamanha multidão de testemunhas, deixemos de lado o que nos pesa e o pecado que nos envolve. Empenhemo-nos com perseverança no combate que nos é proposto, com os olhos fixos em Jesus, que em nós começa e completa a obra da fé. Em vista da alegria que lhe foi proposta,
suportou a cruz, não se importando com a infâmia, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensai, pois, naquele que enfrentou
uma tal oposição por parte dos pecadores, para que não vos deixeis abater pelo desânimo. Vós ainda não resististes até ao sangue na vossa luta contra o pecado. Palavra do Senhor.

ReflexãoNão somos mais escravos do pecado

O autor da carta aos Hebreus nos adverte hoje e nos ensina a mirar o testemunho de tantos que passaram por dificuldades no seguimento de Cristo pela perseverança no combate da Fé. A primeira ação a que somos convidados a fazer é lutar contra o pecado que nos envolve e pesa na nossa caminhada rumo ao céu. Quem primeiro testemunhou a vitória sobre o pecado foi Jesus Cristo, que enfrentou a oposição dos pecadores e não se deixou abater pelo desânimo. Enfrentou a Cruz, foi vencedor e conquistou para nós a vitória! Nós também precisamos estar cientes e conscientes de o nosso pecado crucificou Jesus Cristo, mas podemos de agora em diante não precisamos mais ser escravos do pecado, resistindo até o sangue na luta contra ele. Não gostamos do sofrimento, não gostamos da dor, mas o sofrimento e a dor são oportunidades para que sejamos purificados e acrisolados das nossas iniquidades. Deus nos capacitará a lutar até a morte para que não sejamos mais prisioneiros do pecado que ainda mora dentro de nós!

 

Evangelho - Jo 10,27

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 12,49-53

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!
Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra.'
Palavra da Salvação.

 

Reflexão – Na luta está a vitória!

Jesus nos conscientiza de que assim como Ele, nós também poderemos receber o batismo de sangue e sermos crucificados por causa da nossa Fé. Jesus ansiou por este Batismo porque a partir daí a Salvação prometida pelo Pai iria acontecer. Mas para isto, Ele passou também pelo fogo da oposição, da divisão, da incompreensão. Mas Ele quer para nós é o fogo do Espírito Santo e é isto o que Ele fala para nós! O fogo do Espírito Santo nos desinstala, nos desacomoda e nos dá motivação para lutar! Também, nós, enfrentamos a oposição dentro da nossa casa, na realidade em que vivemos, principalmente quando optamos por seguir o Caminho de Jesus. E isto é bom para que se comprove a nossa fé. A paz de Jesus não consegue entrar nos corações divididos e ressentidos e o que testemunhamos no mundo hoje, especialmente, é a falta de paz e harmonia na família. Acontece também dentro da nossa casa! O inimigo de Deus está agindo ferozmente no seio das nossas famílias, da nossa juventude, entre as crianças, na política, e cada vez mais a mentalidade humana é deturpada pelas “novidades” que apregoam aqueles que são contra o Projeto de Deus para a Salvação da humanidade! Jesus não engana e fala a verdade! As Suas palavras são duras, mas verdadeiras e não podemos nos escusar de acolhê-las. Não podemos nos enganar achando que na última hora a misericórdia de Deus nos premiará. Apossados do Espírito Santo acolhamos a Sua Misericórdia desde agora e permaneçamos firmes na luta contra o pecado, mesmo que doa. Na luta está a vitória! 

– O que você entende das palavras de Jesus?

 – Você acha que Ele falou para si?

 – O Espírito Santo já incendeia o seu coração preparando para a luta?

 – O que você pode dizer diante de tudo isso?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: