sexta-feira, 3 de junho de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

tribunais. O mais importante, para nós, porém, é se estamos ou não fazendo a vontade de Deus. Se somos culpados ou não diante do mundo, não deve ser a nossa maior preocupação, mas sim se a vontade de Deus está se realizando em nós e por nosso intermédio. Se tivermos sintonia com o Espírito Santo de Deus nós saberemos distinguir os passos certos para que a vontade do Senhor se realize na nossa vida. Ai, então, com certeza não nos afligiremos quando as coisas acontecerem diferentemente do que humanamente esperávamos.   – Você se impacienta quando espera a oportunidade de fazer o que o Senhor está pedindo? – Você é uma pessoa, apressada, impetuosa? – Você sabe sofrer as demoras de Deus? – Você se preocupa com os julgamentos dos homens? – Você tem a consciência tranquila do dever cumprido?

 

 Salmo 102, 1-2. 11-12. 19-20ab (R. 19a)

 

R. O Senhor pôs o seu trono lá nos céus.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.

1Bendize, ó minha alma, ao Senhor,* e todo o meu ser, seu santo nome! 2Bendize, ó minha alma, ao Senhor,* não te esqueças de nenhum de seus favores! R. 


11Quanto os céus por sobre a terra se elevam,* tanto é grande o seu amor aos que o temem; 12quanto dista o nascente do poente,* tanto afasta para longe nossos crimes. R. 

19O Senhor pôs o seu trono lá nos céus,* e abrange o mundo inteiro seu reinado. 20Bendizei ao Senhor Deus, seus anjos todos,* valorosos que cumpris as suas ordens. R.

 

Reflexão - Bendizer ao Senhor é o louvor mais perfeito porque dá a Ele o que lhe pertence de direito.  Experimente hoje tomar este salmo e orar com ele de todo o coração, cantando e acolhendo cada palavra como uma verdade para a sua vida atual.  “Bendize ó minha alma, ao Senhor!”

 

Evangelho – Jo 21, 15-19

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 21,15-19

Jesus manifestou-se aos seus discípulos e, 15depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?' Pedro respondeu: 'Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo'. Jesus disse: 'Apascenta os meus cordeiros'. 16E disse de novo a Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas?' Pedro disse: 'Sim, Senhor, tu sabes que untou a Pedro:.
'Sim
eu te amo'. Jesus disse-lhe: 'Apascenta as minhas ovelhas'. 17Pela terceira vez, pergão, filho de João, tu me amas?' Pedro ficou triste,

porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: 'Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo'. Jesus disse-lhe: 'Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo:
quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir.' 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: 'Segue-me'. 
Palavra da Salvação

 

Reflexão – Deus nos ama sempre

Quando se dirigiu a Pedro Jesus quis dar a ele e a nós, provas de que apesar das nossas faltas o amor e a misericórdia de Deus são infinitos. Não querendo deixar dúvidas no coração de Pedro, Ele o interpelou três vezes como que para confirmar a sua indulgência para com ele que o negara também três vezes. “Tu me amas mais do que estes?” Diante dos acontecimentos da nossa vida, a certeza do amor de Deus por nós faz toda a diferença e a sua medida é do tamanho da abertura do nosso coração a este amor. Deus nos ama sempre e muito, porém, o sentir o Seu amor está na proporção da nossa capacidade para acolhê-lo. Por isso, precisamos ter plena consciência deste Amor que nos faz também amar a Deus e aos nossos irmãos. Até o nosso amor por Deus é o resultado do Seu amor agindo dentro do nosso coração.   O amor que oferecemos a Deus vem do amor que Ele tem por nós. O amar mais que os outros é efeito do Seu grande amor por nós. Mas este amor de Deus não pode ficar encarcerado! Ele tem que transbordar, por isso, Jesus recomendou a Pedro e a nós também: “Apascenta as minhas ovelhas”!  É este o pedido do Senhor. Apascentar é levar a paz, é dar testemunho com atos concretos de que realmente o amor de Deus em nós tem o poder de nos deixar serenos (as) e firmes, apesar de todas as intempéries. Somos chamados a amar assim!

- Você ama com o amor de Deus?

- Você ama a Jesus mais do que os outros?

– Como você pode garantir isso? – Deus o (a) ama mais do que às outras pessoas? 

Você se sente julgado (a) pelas pessoas?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

 

 

  

Nenhum comentário: