quinta-feira, 26 de maio de 2022

MAIS OPERÁRIOS PARA A MESSE: DIOCESE DE CRATO GANHA OITO NOVOS DIÁCONOS TRANSITÓRIOS

 



A Igreja Particular de Crato exultou de alegria e louvor na tarde da última quarta-feira, 25 de maio. É que oito novos diáconos transitórios – ministério dado àqueles que se preparam para o sacerdócio – foram ordenados para o serviço do Altar.

Guiados pelo trecho do evangelho de São João, “aquele que serve deve seguir-me, e onde eu estiver, estará o meu servidor” (Jo 12, 26), Admo de Sousa, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Juazeiro do Norte, Bruno Ferreira e Dalisramon Cruz, ambos da Paróquia São José, em Missão Velha, Cícero Cladson, da Paróquia São Pedro, em Caririaçu, Filipe Gonçalves, da Paróquia Senhor Menino Deus, em Aurora, Felipe Tavares, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Palestina do Cariri (Mauriti), José Maycon, da Paróquia Imaculada Conceição, em Mauriti e Rodrigo Rêmulo, da Paróquia Santo Antônio, em Barro, receberam pela imposição das mãos e pela oração do bispo diocesano, o ministério diaconal.

A cerimônia teve lugar especial na Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, presidida por Dom Magnus Henrique, e concelebrada pelos padres da diocese de Crato e de outras dioceses. Para acompanhar este momento, também se fizeram presentes familiares, amigos, irmãos de caminhada e fiéis das diversas comunidades paroquiais, que os acompanham em seu trilhar vocacional.

Em suas palavras, reportadas aos novos diáconos, o bispo diocesano lembrou-vos dos caminhos a serem seguidos nesta nova missão a eles confiados. “Lembro-vos, meus caros filhos, que o ministério, que ora vocês receberão, deve seguir pela estrada daquele que é o caminho, verdade e vida. Não podemos criar as nossas estradas, como forma de fugir dos espinhos, protegendo a vida. O Caminho que leva ao Pai é o caminho empoeirado e tantas vezes cansativo, pois sua topografia difere daquela planejada nos bandos das salas de aula da formação”, enfatizou. Ao Povo de Deus, Dom Magnus pediu orações aos novos diáconos. “Coloquemos nossa esperança em Deus e esperemos que estes oito servos cumpram com diligência a vocação para a qual Deus os chamou”.

Rito de Ordenação

Aos diáconos, são-lhes impostas as mãos, não para o sacerdócio, para o ministério sagrado do altar. Servem ao povo de Deus, em união com o Bispo e os padres, auxiliando na diaconia da liturgia, da palavra e da Caridade.

“Para mim é uma grande alegria, depois de um longo período de preparação no Seminário e na pastoral, ser inserido na Ordem do Diaconato. O senso de responsabilidade e dever só aumenta, mas sei que a graça me sustenta, como sustentou aqueles santos cuja intercessão pedi no momento da prostração na Ladainha. Espero servir com generosidade o povo de Deus”, disse o agora Diácono Rodrigo Rêmulo, em nome dos demais.

Com o auxílio do próprio Deus, devem se dispor a servir com alegria, a exemplo de Jesus. Para isso prometeram obediência e respeito à Santa Mãe Igreja. Entoando a Ladainha de Todos os Santos, os candidatos se prostraram no chão em sinal de entrega total a Deus. O bispo estende suas mãos sobre os candidatos e profere a prece de ordenação. Em seguida, os agora ordenados diáconos são revestidos com a estola diaconal e a dalmática.

Paramentados, os diáconos aproximaram-se do Bispo, onde, de joelhos, recebem das  dos Evangelhos, para que se lembrem das palavras do próprio Cristo que diz: “Anunciai o Evangelho a todas as criaturas” (Mc 16,15).

 

Por Jornalista Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação

Foto: Pastoral de Comunicação 

Fonte: https://diocesedecrato.org/mais-operarios-para-a-messe-diocese-de-crato-ganha-oito-novos-diaconos-transitorios/

Nenhum comentário: