domingo, 29 de maio de 2022

"COMUNHÃO, PARTICIPAÇÃO E MISSÃO":DIOCESE DE CRATO REALIZA ASSEMBLEIA PRÉ-SINNODAL

 


 

O Papa Francisco convocou toda a Igreja a trilhar um caminho rumo ao Sínodo dos Bispos, a ser celebrado em 2023. Do grego, a palavra sínodo – sýnodos – quer dizer “caminhar juntos”. Em comunhão com toda a Igreja, também a Diocese de Crato participa deste processo sinodal, e vem percorrendo esse caminho de escuta, uns dos outros, a fim de caminharem juntos como pede a Santa Mãe Igreja. Dentro da fase diocesana do sínodo, a Igreja Participar de Crato realizou neste sábado, 28, a Assembleia Pré-Sinodal.

“É a assembleia pré-sinodal porque prepara a síntese que será entregue ao bispo, para que este a envie, posteriormente, para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e depois para a Roma. Então, essa assembleia é muito importante porque ela vai, como que, aprovar e corroborar aquilo que foi feito nas paróquias e depois pela comissão diocesana para a síntese”, explicou Padre Edson Bantim, coordenador da comissão diocesana para o Sínodo.

“Este ouvir deve ser o exercício da escuta diária para todos nós. Sempre queremos expor o pensamento, porém, temos uma dificuldade imensa de ouvir, e a partir deste exercício da escuta, conversar e ter a sensibilidade de ouvir já é um grande passo”, pontuou o bispo diocesano.

O encontro aconteceu no Centro de Expansão Dom Vicente de Araujo Matos, em Crato, e contou com a representação de todos os envolvidos nos processos realizados na diocese, como o Conselho Diocesano de Pastoral, o Clero, além de representantes das comunidades religiosas, seminaristas e dos diversos grupos ouvidos em sua singularidade.

A fase diocesana do Sínodo será concluída no próximo dia 17 de junho, com Santa Missa celebrada na Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, às 17h.


Fonte:https://diocesedecrato.org/comunhao-participacao-e-missao-diocese-de-crato-realiza-assembleia-pre-sinodal/

Nenhum comentário: