terça-feira, 22 de março de 2022

SANTO DO DIA - SÃO ZACARIAS

 

Papa [679 – 752]

Origem
São Zacarias era de origem grega, estabelecido na Calábria, seu pai chamava-se Policrônio. Seu nome significa “o Senhor lembra”.

Papa
Em 741 foi eleito papa sucedendo Gregório III. Foi eleito por unanimidade apenas cinco dias depois do falecimento de seu predecessor, devido a necessidades da Cristandade naquele tempo. Deus teve pressa com ele.

Excelência
Ele foi considerado um excelente administrador das terras da igreja, do patrimônio da igreja, que progrediu durante o tempo em que ele foi responsável.

Último papa grego
São Zacarias foi o último dos papas gregos e também o último papa a comunicar oficialmente sua eleição à corte imperial e ao patriarca de Constantinopla. Por meios da diplomacia pessoal, restabeleceu relações pacíficas com os lombardos no norte da Itália.

Diplomacia
Em uma visita do rei lombardo em Terní, recebeu de volta às cidades de Ameria, Horta, Polimartio e Blera e juntou todo o patrimônio da Igreja romana, que tinha sido roubado pelos lombardos nos últimos trinta anos. 

São Zacarias assinou uma trégua de vinte anos entre o ducado de Roma. Foi recebido de volta pelo povo romano com uma procissão solene, agradecidos a Deus pelos resultados que o papa tinha conseguido na viagem. Mandou construir uma capela na Igreja de São Pedro em nome do rei Liutprand. Porém, se decepcionou com o rei quando no ano seguinte ele estava pronto para atacar o território de Ravena e o arcebispo dessa diocese implorou ao papa que fizesse algo para ajudá-los.

O papa Zacarias enviou emissários para resolver o problema, mas eles voltaram sem nada conseguir. Então ele mesmo foi até Ravena, depois para Paiva visitar Luitprand que já estava pronto para começar a invasão. Era véspera de festa de São Pedro e São Paulo. Foi ele quem celebrou a vigília e, com isso, conseguiu convencer o rei a não fazer esse ataque a Ravena. Meses depois Liutprand morreu, sendo que o primeiro sucessor desistiu e subiu ao trono Ratchis para conduzir o reino dos lombardos. O novo rei tinha imenso respeito pelo papa Zacarias, mas, apesar de muito piedoso, sitiou Perusa por pressão dos seus comandados. Outra vez São Zacarias dirigiu-se ao acampamento lombardo. Suas palavras comoveram tanto o rei, que não só levantou o cerco da cidade, mas concedeu a paz aos romanos. Pouco tempo depois, renunciando ao mundo com sua mulher e filha, depôs a coroa aos pés do Papa. Zacarias benzeu suas vestes monarcais e ficou comovido com a família real. Nessa época os francos voltaram para a Igreja e ela se tornou mais forte, garantindo a ordem cristã.

Zelo
Passados todos esses problemas o papa se dedicou totalmente às coisas da igreja: cuidava dos arquivos, restaurou os templos romanos, cuidou da agricultura, e ainda beneficiou a abadia de Monte Casino onde os dois viviam como monges. 

Sua herança
Zacarias, pode se dizer, foi um bom papa e morreu em março de 752, aos 73 anos, depois de onze anos de pontificado. Sua memória é celebrada em 22 de março.

A minha oração
“Jesus, que eu faça tudo com amor, seja o trabalho que for. Dá-me essa graça”.

São Zacarias, rogai por nós!


Outros beatos e santos que a Igreja faz memória em 22 de março:

  1. Santo Epafrodito, a quem o apóstolo São Paulo chama irmão, colaborador e companheiro de combate.
  2. São Paulo, bispo, na França († s. III)
  3. Santos Calínico e Basilissa, mártires, na atual Turquia († data inc.)
  4. São Basílio, presbítero e mártir, que, durante todo o mandato do imperador Constâncio, resistiu fortemente aos arianos, e em seguida, no tempo do imperador Juliano, tendo orado a Deus para que nenhum cristão se afastasse da fé, foi preso e entregue ao procônsul da província e, depois de muitos tormentos, consumou o seu martírio. († 362)
  5. Santa Lia, viúva romana, cujas virtudes e partida deste mundo para Deus receberam os louvores de São Jerónimo. († c. 383)
  6. São Benvindo Scotívoli, bispo, que, eleito pelo papa Urbano IV para esta sede, conciliou a paz entre os cidadãos e, conforme o espírito dos Frades Menores, quis morrer sobre a terra nua. († 1282)
  7. São Nicolau Owen, religioso da Companhia de Jesus e mártir, que durante muitos anos construiu refúgios para esconder os sacerdotes; e por isso, no reinado de Jaime I, depois de ser encarcerado e durissimamente torturado e finalmente lançado no cavalete, foi gloriosamente ao encontro de Cristo Senhor, na Inglaterra († 1606)
  8. Beato Francisco Chartier, presbítero e mártir, que, durante a Revolução Francesa, morreu decapitado em ódio ao sacerdócio, na França († 1794)
  9. Beatos Mariano Górecki e Bronislau Komorowski, presbíteros e mártires, que, durante a ocupação militar da sua pátria por sequazes de uma doutrina hostil à religião, foram fuzilados em ódio à fé cristã, na Polónia († 1940)
  10. Beato Clemente Augusto Graf von Galen, bispo, que reflectiu entre o clero e o povo a imagem evangélica do bom Pastor; lutou abertamente conta os erros do nacional-socialismo e contra a violação dos direitos do homem e da Igreja e pela sua coragem foi chamado “o leão de Münster”, na Alemanha († 1947)

Fontes:

  • vaticannews.va
  • Martirológio Romano

 

– Pesquisa: Luis Eduardo Sá Gomes – Comunidade Canção Nova

– Produção e edição: Fernando Fantini – Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: