quarta-feira, 30 de março de 2022

REFLEXÕE SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

30 DE MARÇO DE 2022

 

4ª. FEIRA DA QUARTA SEMANA

 

DA QUARESMA

 Cor roxo

 

1ª. Leitura – Is 49, 8-15

Leitura do Livro do Profeta Isaías 49,8-15

8Isto diz o Senhor: 'Eu atendo teus pedidos com favores e te ajudo na obra de salvação; preservei-te para seres elo de aliança entre os povos, para restaurar a terra, para distribuir a herança dispersa; 9para dizer aos que estão presos: 'Saí!`e aos que estão nas trevas: 'Mostrai-vos`. E todos se alimentam pelas estradas e até nas colinas estéreis se abastecem; 10não sentem fome nem sede, não os castiga nem o calor nem o sol, porque o seu protetor toma conta deles e os conduz às fontes d'água.  11Farei de todos os montes uma estrada e os meus caminhos serão nivelados. 
12Eis que estão vindo de longe, uns chegam do Norte e do lado do mar, e outros, da terra de Sinim'.  13Louvai, ó céus, alegra-te, terra; montanhas, fazei ressoar o louvor, porque o Senhor consola o seu povo e se compadece dos pobres.  14Disse Sião: 'O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim!'  15Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém, não me esquecerei de ti. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “O Senhor nos chama para ser aliança com os povos

Somos obras das mãos de Deus e a nós Ele prometeu uma herança eterna, por isso, a nossa vida é preservada para que possamos cumprir a nossa missão de ajudar na obra de salvação dos nossos irmãos. Comprovamos isto nesta profecia de Isaías, onde Deus nos fala claramente que fomos destinados (as) a ajudá-Lo na obra de salvação e nos incentiva a manter firme confiança na Sua promessa de atender os nossos pedidos. Aos que estão presos (as) às dúvidas, indecisões e comodismo Ele diz: “Saí”. Àqueles (as) que estão escondidos (as) nas trevas do pecado, da mentalidade do mundo Ele diz: “mostrai-vos”. De qualquer maneira Ele nos quer salvar e nivelar os nossos caminhos, derrubar os montes que existem dentro de nós e nos fazer alegrar, nos deixando em sintonia com o louvor do céu. O Senhor nos chama para ser aliança com os povos promovendo a paz, sendo instrumento de reconciliação entre as pessoas e ajudando-as na sua reestruturação. Somos chamados a edificar o reino dos céus aqui na terra.  Para isto, Ele nos ampara e exercita no Seu amor.   Nunca poderemos nos queixar alegando que fomos abandonados por Deus, por quem mais que uma mãe Ele não nos pode esquecer.   – Você já se sentiu abandonado (a) por Deus? – O que esta palavra quer dizer para você? – Qual será a herança que o Senhor destinou a você? – Será que você já pode usufruir dela desde já aqui na terra? – Pense sobre isso!

 

Salmo 144, 8-9. 13cd-14. 17-18 (R. 8a)

 

R. Misericórdia e piedade é o Senhor.

8Misericórdia e piedade é o Senhor, *
ele é amor, é paciência, é compaixão.
9O Senhor é muito bom para com todos, *
sua ternura abraça toda criatura.R.

13c O Senhor é amor fiel em sua palavra, *
13d é santidade em toda obra que ele faz.
14Ele sustenta todo aquele que vacila *
e levanta todo aquele que tombou.R.

17É justo o Senhor em seus caminhos, *
é santo em toda obra que ele faz.
18Ele está perto da pessoa que o invoca, *
de todo aquele que o invoca lealmente.R.

 

Reflexão - Perceba quais as qualidades que o salmista usa para definir o Senhor Deus! Ele é: misericórdia, piedade, amor fiel, paciência, compaixão, bondade, ternura, santidade, sustentador, justo, presente. Procure mais definições sobre o poder de Deus e faça a Ele um louvor igual ao que é feito no céu pelos Seus anjos e santos.

 

Evangelho – Jo 5, 17-30

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 5,17-30

Naquele tempo: 17Jesus respondeu aos judeus: ‘Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho’. 18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado,
chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.
19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: ‘Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo;
ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz,
o Filho o faz também. 20º Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda,
de modo que ficareis admirados. 21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou. 24Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna.
Não será condenado, pois já passou da morte para a vida.
25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus
e os que a ouvirem, viverão. 26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar,
pois ele é o Filho do Homem. 28Não fiqueis admirados com isso,
porque vai chegar a hora, em que todos os que estão nos túmulos
ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem,
ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação. 30Eu não posso fazer nada por mim mesmo.
Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo,
porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “A Santíssima Trindade nos convida a mergulhar no Seu Amor.”

O Pai e o Filho são para nós um modelo de Unidade e de Comunhão no Amor. Um não é maior que o outro nem tampouco nenhum deles deseja superar o outro. Neste Evangelho Jesus nos revela que há uma interação perfeita na obra que a Santíssima Trindade realiza em nós, da mesma forma como acontece o trabalho do Pai e do Filho pelo poder do Espírito Santo.   Podemos apreender que o Filho trabalha em comunhão com o Pai e tudo que Ele faz é dirigido pelo Pai. Assim sendo, Jesus (o Filho) faz apenas o que vê o Pai fazer e a vida do Pai, é a vida do Filho e tudo acontece entre Eles por força do Amor. O Amor entre o Pai e o Filho é o Espírito Santo que mora em nós e é quem nos induzirá a fazer todas as coisas como Jesus fazia, a exemplo do Seu Pai.   O Pai é modelo para o Filho e é desejo do Filho ser como o Pai. A Santíssima Trindade nos convida a mergulhar no Seu Amor. Somos também chamados a incorporar em nós este exemplo de justiça e santidade aprendendo com Jesus e crendo Nele para que possamos possuir em nós a vida eterna. Jesus proclama a Sua Unidade com o Pai e a sua dependência à vontade do Pai. A grande verdade que deve nortear a nossa vida é a de que Jesus veio ao mundo para nos ligar ao Pai e para que tenhamos a vida eterna desde já. A vida eterna depende da nossa adesão ao projeto de Jesus crendo na Sua Palavra e não duvidando do Seu poder.  Possuir a vida em si mesmo é possuir a vida divina. Fomos feitos à imagem e semelhança do Pai, portanto, nós também, unidos a Jesus, nos unimos ao Pai e o Seu poder permanece em nós. Não precisamos nos admirar, é palavra de Deus e aqueles que a acolhem já sentem o seu efeito na sua vida diária. 

- Você acredita nisso? Você tem consciência de que o poder de Deus está em si na medida em que  esteja também unido (a) ao projeto de Jesus? – Você já assumiu o ser cristão (ã)?

 - Você acha que também pode fazer as coisas que o Pai e o Filho fazem? 

– Como será o jeito do Pai e do Filho agirem? 

– Na sua vida, como tem sido a ação do Pai e do Filho?

 – Você Os tem imitado em relação aos seus irmãos e irmãs?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: