O professor universitário
e amante da fotografia Marcos Vieira aproveitou o feriado prolongado, com a
esposa Andréa em Aracati, e com a sua câmera fotografou pontos turísticos,
de maneira particular, igrejas como a do Senhor do Bonfim, uma das mais
antigas da cidade. A sua construção foi iniciada em 1772 e concluída em 1774.
Como aconteceu com a Matriz, a igreja sofreu com as cheias do rio Jaguaribe, em 1817. A Capela ficou muito danificada mas foi recuperada. Ao longo do tempo, tem passado por muitas mudanças, mas mantém a fachada original. O altar é talhado em madeira e guarda o barroco - pinturas e esculturas ricas em detalhes- do século XVIII em suas cores branca e dourada.
Fonte:http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/ce_construindo_aracati_guia.pdf
Fundada em 1774, quando ainda era época do vigário Manuel Fonseca (Russas). Sua primeira restauração foi em 1854 sendo construída duas torres, onde em 1906 houve o último grande reparo. Tradicionalmente, é comemorada, no dia 1º de janeiro, a festa de Nosso Senhor do Bonfim. Construída em arquitetura barroco, possui bancos de madeira nobre, com espaços reservados para se benzer e realizar batizados, por trás da igreja se encontra o já esquecido cemitério da Irmandade do Bonfim, onde eram enterradas somente pessoas de influência, prestígio e ricas da cidade e que pagavam alto preço.
Fonte: http://aracati.net/site/index.php?option=com_content&view=article&id=125:igreja-nosso-senhor-do-bonfim&catid=43:patrimonio&Itemid=62
Com informações do Aracati.net , Portal.Iphan e do professor
Marcos Vieira, que fez também as fotos
Nenhum comentário:
Postar um comentário