sexta-feira, 4 de março de 2022

FRANCISCO: ARMAS DO ESPÍRITO MUDAM A HISTÓRIA


Um tuíte do Papa na conta @Pontifex pede novamente a oração, a caridade e o jejum como "remédio". De Kiev, o arcebispo greco-católico Shevchuk repete: não deixemos que o ódio nos aprisione. E para os refugiados: estamos esperando por vocês quando voltarem para casa.

Alessandro De Carolis – Vatican News

É um entrelaçamento de almas, o rumor silencioso da oração que toca e anima, enquanto o rugido da artilharia mata e aterroriza. Há algo bíblico no claro-escuro do mundo, que esqueceu o serpejar da pandemia diante do barulho de uma guerra impensável: a voz de Deus que não é audível no barulho, mas na brisa suave. A brisa da oração do Papa, das Igrejas no planeta inteiro, que idealmente une com a Ucrânia os corações de um povo que, enquanto as fronteiras estão se tornando rígidas ou aniquiladas, se reconhecem na geografia sem limites da fé.

Como uma gota de sabedoria, Francisco nos lembra em seu tuíte de hoje que a "oração, caridade e jejum não são remédios só para nós, mas para todos: podem, de fato, mudar a história, porque são as vias principais que permitem a Deus intervir em nossas vidas e do mundo. São as armas do espírito". De Kiev, em um intervalo das bombas, o arcebispo mor da Igreja greco-católica ucraniana, Sviatoslav Shevchuk, respondeu com uma mensagem diante do cenário trágico de um país visto através do véu de um "mar de lágrimas": "Vamos aprender a amar neste período trágico. Não permitamos que o ódio nos aprisione, não utilizemos sua linguagem e suas palavras".

“Estamos esperando por vocês quando voltarem para casa”

Duas maneiras de se opor, expandindo aquele espaço resiliente no qual as bombas não podem cair, o da alma, onde a insensatez da guerra se desvanece diante do sentido das coisas de Deus. Ao lado de suas orações, o arcebispo ucraniano confia seu pesar pelo último capítulo do conflito, o ataque à usina nuclear de Zaporizhya, que parou a poucos metros de "uma catástrofe humanitária", da "possibilidade - disse ele em sua mensagem de vídeo diária - de infligir um golpe irreparável à criação de Deus", ainda mais impressionante para um país que conheceu os efeitos de Chernobyl.

Mas dom Shevchuk também está preocupado com o outro mar que agita a sua terra, a longa teoria da fuga de compatriotas, que incha as fronteiras ocidentais. "Queridas filhas e filhos de nosso povo, eu lhes digo: estamos esperando por vocês quando voltarem para casa, estamos esperando por vocês retornarem quando sobre a Ucrânia voltar o céu sereno”. E enquanto isso ele agradece aos ucranianos no Canadá, nos Estados Unidos e na Europa Ocidental "que estão acolhendo os refugiados e recolhendo ajuda humanitária". "Que a força de nossa oração", é a invocação final, "se torne um escudo de fé para nossa Pátria".

Arcebispo de Lviv: obrigado à Igreja italiana pela ajuda

De Lviv, a brisa da oração chega até Fátima. "Nós nos confiamos à misericórdia de Deus e também da Virgem" do santuário português, diz à Rádio Vaticano – Vatican News,  dom Mieczysław Mokrzycki, arcebispo de Lviv dos Latinos. Na Ucrânia as pessoas atiram e morrem, e onde não há tiroteio, diz o prelado, tentamos acolher os refugiados e lhes damos comida, "e somos muito gratos", acrescenta ele, "à Conferência Episcopal Italiana, aos sacerdotes, aos nossos queridos amigos sempre disponíveis e de coração aberto, não só com orações, mas também com ajuda humanitária às pessoas, às crianças refugiadas, prontas para abrir as portas de suas clínicas e hospitais"

 

Fonte: Vatican News https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-03/francisco-as-armas-do-espirito-mudam-a-historia.html

Nenhum comentário: