sábado, 5 de março de 2022

ARCEBISPO REALIZA ENCONTRO PRESENCIAL COM OS SEMINARISTAS

O arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, se encontrou com os seminaristas das Casas de Formação do  Propedêutico, Filosofia e Teologia, neste sábado, dia 5. A reunião foi presencial, depois de dois anos de encontros virtuais.

Dom José baseou sua reflexão aos aspirantes ao sacerdócio no versículo 17, do capítulo 10, de Marcos: “Tendo ele saído para se pôr a caminho, veio alguém correndo e, dobrando os joelhos diante dele, suplicou-lhe: ‘Bom Mestre, que farei para alcançar a vida eterna?’”

 “É preciso manter a sintonia com o  Amor de Deus. Saindo dele  é preciso voltar imediatamente, e esse retorno se dá amando ao Senhor mesmo”, disse o arcebispo.

O arcebispo ainda falou sobre a unidade no clero. “Nós fomos colocados juntos porque Deus tem um projeto designado para nós. Foi assim com os Doze, chamados para estarem com o Senhor, precisaram também aprender a conviver uns com os outros. A gente precisa aperfeiçoar a convivência.  É preciso que cada um tome a iniciativa pela comunhão, e isto deve acontecer de  forma concreta, levando o fardo de nosso irmão.

Na mesma reflexão, Dom José ensinou sobre a santificação através da convivência fraterna. “Temos a possibilidade de ser santificados pela correção do irmão, pela generosidade para com o outro. Todo esse treino é que prepara o modo de ser da pessoa para o resto da vida de um padre. É fundamental ver Jesus no outro, afinal, participamos da Eucaristia diária e Jesus está dentro de cada um”, disse.

O encontro aconteceu na Quadra da Paróquia do Imaculado Coração de Maria, no bairro Henrique Jorge, onde funciona a Casa de Formação Inicial chamada de Propedêutico. Dom José rezou as Laudes com os seminaristas e o encontro foi encerrado com almoço.

Atualmente, a Arquidiocese de Fortaleza possui 86 seminaristas, sendo 18 no Propedêutico, 31 na Filosofia e 37 na Teologia. Os seminaristas desenvolvem  sua formação intelectual na Faculdade Católica de Fortaleza, que, também, voltou ao funcionamento presencial.

Nenhum comentário: