quarta-feira, 27 de outubro de 2021

PAPA ACOLHE RENÚNCIA DE DOM JOÃO CARLOS PETRINI E NOMEIA PADRE DIRCEU DE OLIVEIRA MEDEIROS COMO NOVO BISPO DE CAMAÇARI (BA)



 O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 27 de outubro, o pedido de renúncia apresentado por dom João Carlos Petrini ao governo pastoral da diocese de Camaçari (BA), por motivo de idade, conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico. Foi escolhido pelo pontífice como sucessor de dom Petrini o padre Dirceu de Oliveira Medeiros, atual subsecretário adjunto Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Presidência da CNBB saudou o novo bispo e enviou agradecimentos ao novo bispo emérito.

Novo bispo

Foto: CNBB

Padre Dirceu de Oliveira Medeiros nascido em 28 de março 1973, em Barroso (MG), filho de Paulo Garcia de Medeiros e Manoela de Oliveira Medeiros. Cursou ensino fundamental e médio na Escola Estadual Francisco Antônio Pires na cidade natal.

Ingressou em 1995 no Seminário São Tiago, da diocese de São João del-Rei, situado em Juiz de Fora (MG). Cursou filosofia de 1995 a 1997 no Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio. Possui Licenciatura Plena em filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Cursou Teologia de 1998 a 2001, também em Juiz de Fora, e possui o título de Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Foi ordenado diácono em 28 de julho de 2001 na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar em São João del-Rei e presbítero em 15 de dezembro do mesmo ano, na Paróquia de Sant’Ana do Barroso. Em 2015 participou, no Convento do Ecce Homo, em Jerusalém, do curso de aprofundamento bíblico e arqueologia bíblica promovido pelos filhos e filhas da Congregação de Sion. Lecionou nos cursos de Teologia para Leigos na diocese de São João del-Rei e no Instituto Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora.

Na Diocese de São João del-Rei exerceu diversas funções: animador diocesano das Campanhas da Fraternidade, Vigário Forâneo, Vigário Geral e, de 2018 a 2019, foi Administrador Diocesano. No Regional Leste 2 da CNBB foi coordenador da Comissão de Bens Culturais da Igreja. Foi Vigário Paroquial na Paróquia Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em São João del-Rei de 2002 a 2004 e Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição da cidade de Prados (MG).
Desde junho de 2019 exerce a função de subsecretário adjunto geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), residindo em Brasília-DF.

Bispo emérito

Dom João Carlos Petrini, é o primeiro bispo da Diocese de Camaçari. Nasceu em Fermo, na Itália, em 18 de novembro de 1945. Em maio de 2007, participou da Conferência de Aparecida e é um dos maiores divulgadores do movimento Comunhão e Libertação, do qual faz parte desde o ano de 1965.

Formou-se em Ciências Políticas, na Universidade de Perugia-Itália, em março de 1970. Neste mesmo ano, chegou a São Paulo, ainda leigo, como membro de uma equipe missionária da Diocese de Fermo, junto aos padres Tarcísio Carboni (depois Bispo Diocesano de Macerata), Luigino Valentini e Franco Torresi, para um trabalho no Bairro de São Mateus, na época, o último bairro da cidade, na Zona Leste de São Paulo.

Estudou Teologia em São Paulo, na Faculdade Nossa Senhora da Assunção e, em 1974, foi ordenado diácono pelo Cardeal-Arcebispo Dom Paulo Evaristo Arns. Foi ordenado sacerdote na sua cidade natal, Fermo, em 28 de junho de 1975, por Mons. Cleto Belucci.

Após sua ordenação, retornou ao Brasil, sendo nomeado responsável pela Pastoral Universitária da Arquidiocese de São Paulo, atividade que manteve até o ano de 1988. Durante os anos em que esteve à frente da Pastoral Universitária, foram criadas comunidades universitária e pós-universitárias, inseridas no mundo do trabalho e da cultura.

A pedido do Arcebispo Dom Paulo, fez o mestrado e doutorado em Ciências Sociais, na PUC de São Paulo. Nestes anos, também desempenhou a função de professor na mesma universidade, realizando pesquisas sobre Comunidades de Base e sobre as relações entre religião e sociedade moderna. Em 1989, mudou-se para Salvador, onde foi Reitor do Seminário Propedêutico (de 1990 a 1997) e diretor do Instituto de Teologia da UCSAL (de 2005 a 2009).

Em 2004, foi responsável pela criação do Mestrado e Doutorado em Família na Sociedade Contemporânea, da Universidade Católica de Salvador. Em fevereiro de 2005, foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, pelo Papa João Paulo II, sendo ordenado no dia 10 de março do mesmo ano. No ano de 2007, participou da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe, a convite do Papa Bento XVI.

Em 15 de dezembro de 2010, foi nomeado primeiro bispo da então criada diocese de Camaçari (desmembrada da Arquidiocese de São Salvador da Bahia) e em 19 de fevereiro de 2011, assumiu a Diocese de Camaçari como bispo titular. Foi presidente da Comissão Episcopal para a Vida e Família da CNBB, entre os anos de 2011 e 2015, e presidente do Regional Nordeste III, entre os anos de 2015 e 2019. No ano de 2015, participou do Sínodo da Família, como um dos representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Desde 2008, é o diretor da Seção Brasileira do Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família, com sede em Salvador (BA).

Saudação ao Monsenhor Dirceu de Oliveira Medeiros

Brasília-DF, 27 de outubro de 2021

Estimado irmão, Monsenhor Dirceu de Oliveira Medeiros,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) envia felicitações pela sua nomeação como novo bispo da diocese de Camaçari (BA). Desejosos de que tenha exitoso pastoreio à frente desta Igreja Particular, recordamos um trecho da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões de 2021, celebrado no último domingo 24 de outubro.

“Quando experimentamos a força do amor de Deus, quando reconhecemos a sua presença de Pai na nossa vida pessoal e comunitária, não podemos deixar de anunciar e partilhar o que vimos e ouvimos”.

O Santo Padre ressalta ainda que a humanidade de Jesus revelada a nós no mistério da Encarnação, no seu Evangelho e na sua Páscoa mostram-nos até que ponto Deus ama a nossa humanidade e assume as nossas alegrias e sofrimentos, os nossos anseios e angústias

“Tudo, em Cristo, nos lembra que o mundo em que vivemos e a sua necessidade de redenção não Lhe são estranhos e também nos chama a sentirmo-nos parte ativa desta missão: ‘Ide às saídas dos caminhos e convidai todos quantos encontrardes’ (cf. Mt 22, 9). Ninguém é estranho, ninguém pode sentir-se estranho ou afastado deste amor de compaixão.”

Desejamos que seu ministério como bispo da diocese de Camaçari seja profícuo em bênçãos e frutos!

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Agradecimento a dom João Carlos Petrini

Brasília-DF, 27 de outubro de 2021

 

Estimado irmão, dom João Carlos Petrini,

Recebemos, nesta quarta-feira, 27 de outubro, a decisão do Papa Francisco em acolher seu pedido de renúncia ao governo pastoral da diocese de Camaçari (BA).

A sua contribuição para a missão da Igreja no Brasil, durante seu ministério sacerdotal, colaborando especialmente na formação de agentes da Pastoral Universitária e sua dedicação aos estudos sobre matrimônio e família. Além da missão episcopal em Camaçari desde a criação da diocese em 2010.

Ao estimado irmão dom João Carlos Petrini, enviamos também nosso agradecimento por valiosa dedicação ao trabalho desta Conferência em âmbito regional e nacional nos períodos que esteve como presidente da Comissão Episcopal para a Vida e Família da CNBB, entre os anos de 2011 e 2015, e presidente do Regional Nordeste III, entre os anos de 2015 e 2019.

Rogamos a proteção de Maria, nesta prece cheia de gratidão.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Nenhum comentário: