quarta-feira, 27 de outubro de 2021

O PAPA FRANCISCO NOMEIA PADRE JOEL MARIA DOS SANTOS COMO AUXILIAR DA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE (MG)

  

 


 

O Papa Francisco nomeou na manhã desta quarta-feira, 27 de outubro, o padre Joel Maria dos Santos, 55 anos, como bispo-auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG).  Monsenhor Joel é pároco da paróquia Santíssima Trindade, na capital mineira, e, desde dezembro de 2016, também exerce a função de Vigário Episcopal para a Ação Pastoral naquela Igreja particular.

Biografia e trajetória eclesial

Filho de Noraldino Maria dos Santos e Luiza Izabel dos Santos, nasceu em 8 de fevereiro de 1966, em Belo Horizonte (MG).

Possui formação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas e Teologia pelo instituto Dom João Rezende Costa da mesma universidade, onde também cursou Psicologia. Possui especializações lato sensu em Teologia Pastoral, Ciências da Religião e Hermenêutica Bíblica todas pela PUC Minas.

Foi ordenado Diácono por dom Serafim Fernandes de Araújo, arcebispo emérito da arquidiocese de Belo Horizonte em 15 de maio de 1993 e como Presbítero, também pelas mãos do então arcebispo de Belo Horizonte, em 14 de maio de 1994.

Exercício do presbiterato 

Desde então, foi vigário na paróquia Maria, Mãe dos Pobres, no Jardim Teresópolis, na Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (RENSE), de julho de 1994 a agosto do mesmo ano. Na sequência, assumiu a função de administrador da paróquia Santa Clara e São Francisco, no Independência III – RENSE, à qual exerceu até março de 1995. Em março de 1995, assume mais uma vez a paróquia Maria, Mãe dos Pobres até outubro do mesmo ano.

Em outubro de 1995, assume como vigário da paróquia São Vicente de Paulo, na Nova Suissa – RENSE, ficando até fevereiro de 1996. A partir desta data assume a função de vigário na paróquia Santa Terezinha até fevereiro de 2008, quando assumiu a paróquia Santíssima Trindade, no Guitierre – RENSE até o final de janeiro de 2013. Assumiu a função de vigário na paróquia Bom Pastor (RENSE), até agosto de 2014.

De Bom Pastor, ele assumiu como vigário na paróquia Santo Cura D’ars, também na RENSE, até dezembro de 2018. Neste ano, assumiu como pároco na Santíssima Trindade, na mesma região pastoral, até a presente data.

Outras experiências

Em 23 de novembro de 2010 foi nomeado como Coordenador da Comunidade de Teologia do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (SACEJ).

Em dezembro de 2013 foi nomeado suplente na Forania São Francisco das Chagas, na RENSE. Em 2016, em novembro, é nomeado também como suplente da Forania São José, no Calafate, também RENSE, função que exerceu até novembro de 2019.

Em dezembro de 2016, assume como Vigário Episcopal do Vicariato para a Ação Pastoral da arquidiocese. Em janeiro de 2017, foi nomeado assessor pastoral do Conselho Arquidiocesano para o Diaconato Permanente.

Saudação ao Monsenhor Joel Maria dos Santos

Brasília-DF, 27 de outubro de 2021

Estimado irmão, Monsenhor Joel Maria dos Santos,

No dia de hoje, participamos da alegria de todo o povo de Deus na Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), que o acolhe como novo bispo auxiliar. Da mesma forma, manifestamos nossa proximidade fraterna, e  o acolhemos como irmão no episcopado brasileiro, nova missão confiada por Deus.

Como sucessor dos apóstolos, o irmão assumirá como bispo-auxiliar na arquidiocese de Belo Horizonte, com o ministério de “ensinar todas as gentes, de santificar os homens na verdade e de os apascentar”, em comunhão hierárquica com o Sucessor de Pedro e com os outros membros do Colégio Episcopal.

Rogamos à Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, bênçãos para que seja frutífera sua nova missão.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Nenhum comentário: