sexta-feira, 23 de julho de 2021

CARTA CIRCULAR DE DOM JOSÉ ANTONIO SOBRE A SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO E A 19ª CAMINHADA COM MARIA

 


Fortaleza, 17 de julho de 2021. 

Carta Circular 005/2021: Solenidade da Assunção de Nossa Senhora – Caminhada com Maria 2021. 



Caríssimos Irmãos no Sacerdócio em suas comunidades, 

Graça e Paz no Senhor! 

Continuamos vivendo um tempo de circunstâncias extraordinárias que nos  impedem realizar a nossa Caminhada com Maria, como há anos estávamos fazendo. Por isso algo alternativo foi pensado para a celebração da Assunção de Nossa Senhora,  Padroeira da Cidade de Fortaleza e Mãe querida de todo o nosso povo.  

Pela décima nona vez estaremos realizando a CAMINHADA COM MARIA por ocasião da Solenidade de Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da Cidade de Fortaleza,  no dia 15 de agosto. Nosso caminhar neste ano será realizado como no ano passado: mais recolhido, em isolamento social, mas não menos verdadeiro e profundo, pois somos  chamados a ultrapassar os sinais externos do caminhar para percebê-lo e vivê-lo no seu espírito, no seu significado mais verdadeiro: o caminhar da vida no Amor de Deus!  

Usando os meios de comunicação, realizaremos uma caminhada espiritual, a partir de cada casa, de cada comunidade, a comunhão de toda a  Família de Deus presente na cidade e em toda a arquidiocese e aberta ao mundo em seu testemunho de fé. Assim, rezaremos o rosário em coligação pelas mídias sociais. Seremos orientados por meio da PASCOM arquidiocesana, das rádios Dom Bosco e Shalom, como também pelas mídias sociais para a nossa participação. Realizaremos assim esta grande comunhão, não pela presença física na caminhada, mas pelo caminho comum da fé.  

Neste ano tomamos como tema: “Caminhando com Maria, em Jesus somos  todos irmãos.” Nós ouvimos as palavras do próprio Jesus nos Evangelhos: “Quem é  minha Mãe? Quem são meus irmãos? … Quem fizer a vontade de meu Pai que está  nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.” (Mt 12,50) e da própria  meditação do caminho de Maria, o rosário, aprendemos com ela a caminhar na Vontade  de Deus: TODOS IRMÃOS! como nos recorda Papa Francisco em sua Carta Fratelli Tutti

Jesus veio reunir os filhos de Deus dispersos (cf. Jo 11, 52) e encaminhá-los para  novo céu e nova terra (cf. Ap 21, 1). O projeto divino é de comunhão das pessoas humanas  com Deus e entre si. Para isto, Jesus reúne um povo que dê seus frutos (cf. Mt 21, 43).  

Esperamos assim, que seja a comunhão fraterna em Cristo a nos iluminar e  fortalecer no enfrentamento da situação pandêmica que vivemos. E será esta mesma a  nos dar lições para o futuro de um mundo mais de acordo com o projeto amoroso de  Deus, projeto de plena realização do ser humano. 

Maria elevada à glória do Céu, Mãe nossa, Rainha da Paz, Mãe do Autor da Vida,  nos acompanha com seu amor materno no seguimento de Jesus e na realização do  Evangelho para, atentos às coisas do alto, acenda-se em nossos corações o desejo de,  construindo a cidade terrena nos desígnios de Deus, chegar à glória da ressurreição, à cidade definitiva. (cf Liturgia de 15 de agosto – Solenidade da Assunção de Nossa  Senhora) 

Lembramos a todos as diretrizes litúrgicas para esta celebração, conforme as  encontramos no Diretório da Liturgia para o Brasil – da CNBB: 

14/agosto – Sábado: 

Branco – Missa vespertina na VIGÍLIA DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA: Glória, Creio, Prefácio  Próprio.  

Ofício solene próprio: Primeiras Vésperas da Solenidade.  

Leituras prs: 1 Cr 15, 3-4. 15-16; 16,1-2. 

Sl 131(132), 6-7. 9-10. 13-14. (R/8) 

1 Cor 15, 54-57. 

Lc 11, 27-28. (“Felizes os que ouvem a Palavra de Deus”) 

15/agosto – Domingo: 

+ Branco – Missa da Solenidade da ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA: Glória, Creio, Prefácio Próprio. Ofício solene próprio. 

Leituras prs: Ap 11,19a; 12, 1.3-6a.10ab 

Sl 44 (45), 10bc. 11 e 12ab e 16 (R/. 10b) 

1Cor 15, 20-27a 

Lc 1, 39-56 (Cântico de Maria) 

Pedimos também divulguem o melhor possível este evento entre os fiéis,  mobilizando as comunidades à participação pela oração comum orientada através dos meios de comunicação.  

Nosso abraço fraterno, orações e bênção. 

Em Jesus e Maria, 

+ José Antonio Aparecido Tosi Marques 

Arcebispo Metropolitano de Fortaleza


Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza

 

Nenhum comentário: