quinta-feira, 13 de maio de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

13 DE MAIO DE 2021

 

QUINTA-FEIRA DA VI SEMANA

 

DA PÁSCOA

 

Cor Branco

 

1ª. Leitura – At 18, 1-8

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 18,1-8


Naqueles dias: 1Paulo deixou Atenas e foi para Corinto. 2Aí encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que acabava de chegar da Itália, e sua esposa Priscila, pois o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo entrou em contato com eles. 3E, como tinham a mesma profissão - eram fabricantes de tendas - Paulo passou a morar com eles e trabalhavam juntos. 4Todos os sábados, Paulo discutia na sinagoga, procurando convencer judeus e gregos.
5Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo dedicou-se inteiramente à Palavra, testemunhando diante dos judeus
que Jesus era o Messias. 6Mas, por causa da resistência e blasfêmias deles, Paulo sacudiu as vestes e disse: 'Vós sois responsáveis pelo que acontecer. Eu não tenho culpa;
de agora em diante, vou dirigir-me aos pagãos.' 7Então, saindo dali, Paulo foi para a casa de um pagão, um certo Tício Justo, adorador do Deus único, que morava ao lado da sinagoga.
8Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com toda a sua família; e muitos coríntios, que escutavam Paulo, acreditavam e recebiam o batismo. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “O Espírito sopra onde quer”

Deus vai realizando o Seu projeto por nosso intermédio mesmo que não entendamos a sua metodologia. Paulo tinha uma vida itinerante e não parava nem se acomodava, pois tinha um objetivo claro: anunciar Jesus. Morava na casa de um e de outro, mas trabalhava e o seu trabalho era também um meio de anunciar Jesus e conquistar os judeus que, no entanto, não o compreendiam e resistiam às suas palavras. Foi quando o Espírito Santo o levou a propagar Jesus entre os pagãos e ali, então, a Igreja começou a aumentar. Às vezes insistimos com as mesmas pessoas e queremos incutir na cabeça delas o que vivemos e professamos, no entanto, não o conseguimos. Quando, porém, somos levados pelo vento do Espírito, Ele nos mostra aqueles (as) que estão de coração aberto, necessitados e assim a vida de homens, de mulheres e de famílias são renovadas por causa do nosso anúncio. Nós também podemos evangelizar por meio do nosso trabalho, no meio dos “pagãos”, isto é, daqueles que ainda não conhecem Jesus. Não é só entre os conhecidos que somos chamados (as) a anunciar Jesus, outras pessoas nos esperam por onde passamos. Não precisamos nos angustiar quando não conseguimos dentro da nossa casa fazer com que os nossos familiares se convertam, ao contrário, continuemos com a nossa oração e com o testemunho e nos voltemos para os que estão sedentos e de coração aberto para receberem o Batismo no Espírito Santo.  – Você tem insistido com alguém para acolher a Jesus no seu coração? – Como você se sente diante da recusa das pessoas em não entenderem isto? -  Você ora pela conversão da sua família? – Você acredita que um dia eles irão entender? – Você tem se voltado também para a conversão das pessoas que não são seus amigos, sua família, pessoas que o Espírito Santo lhe mostra?

 

Salmo 97, 1. 2-3ab. 3cd-4 (R. Cf. 2b)

 

R. O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia


1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,*
porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo*
alcançaram-lhe a vitória.R.
2O Senhor fez conhecer a salvação,*
e às nações, sua justiça;
3arecordou o seu amor sempre fiel*
3bpela casa de Israel.R.

3cOs confins do universo contemplaram*
3da salvação do nosso Deus.
4Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,*
alegrai-vos e exultai!R.

 

Reflexão - O Senhor é quem sabe de todas as coisas e “faz conhecer seu poder salvador perante as nações”. Deus chama a todos e cada um de nós atende ao Seu chamado de acordo com as nossas resoluções e quando nós nos rendemos ao Seu amor nós não conseguimos deixar de louvá-Lo e de anunciá-Lo.

 

Evangelho – Jo 16, 16-20

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 16,16-20


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo.' 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: 'O que significa o que ele nos está dizendo: 'Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo', e: 'Eu vou para junto do Pai'?' 18Diziam, pois: 'O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer.' 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: 'Estais discutindo entre vós porque eu disse: `Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis'? 20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis,
mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “a esperança e a fé em Jesus devem nos mover e sustentar

Os discípulos de Jesus não entendiam o que Ele queria lhes falar. As Suas palavras os deixavam perturbados: “pouco tempo e já não mais me vereis... pouco tempo e me vereis de novo”. Jesus fazia de tudo para que os Seus discípulos percebessem o grande mistério da Sua missão aqui na terra e os instruía sobre as coisas que iriam acontecer. Assim, Ele lhes dava sempre sinais de esperança a fim de lhes mostrar o sentido para tudo o que Ele teria que vivenciar e, por conseguinte, eles teriam que passar. Assim sendo, Ele lhes falava abertamente que iria embora, mas que voltaria em breve e que isto seria necessário que passassem. Eles ainda não conseguiam entender o que Jesus lhes anunciava, pois não haviam recebido o Espírito Santo. Jesus foi para junto do Pai para que o Espírito Santo viesse nos ensinar todas as coisas. Hoje nós percebemos e comprovamos este fato, pois, sem a manifestação do Espírito nós permaneceremos estáticos, aéreos e confusos. Nunca poderíamos entender as palavras de Jesus se o Espírito não nos tivesse sido dado. Precisamos também, baseados nos ensinamentos de Jesus, entender que tudo na vida passa e que a esperança e a fé em Jesus devem nos mover e sustentar quando não entendemos o porquê das coisas que nos acontecem.  Nos primeiros momentos, ficamos tristes e acabrunhados, mas se tivermos em sintonia com o Espírito Santo Ele nos dará luz e logo depois compreenderemos o sentido de todos os acontecimentos. Existe um infinito de esperança que move o nosso coração quando nos apropriamos do poder do Espírito Santo. Só Ele tem a capacidade de nos convencer de que nada do que passamos aqui na terra será em vão para a conquista do reino dos céus. Não tenhamos medo das coisas que não acontecem de acordo com o nosso planejamento. O Pai não quer que se perca ninguém e tudo faz para a nossa salvação. Precisamos acolher a Palavra de Jesus com fé e esperança, certos de que a tristeza de hoje, colocada nas Mãos do Pai, transformar-se-á em alegria, amanhã 

– Você tem medo do amanhã?   

– Você tem o coração aberto para acolher a manifestação do Espírito de Deus? 

– Você consegue ter paciência no meio da tribulação e esperar o bom que virá? 

– Você confia nas promessas de Jesus?

 

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: