quarta-feira, 24 de março de 2021

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DOS ATOS DA SEMANA SANTA COM TRANSMISSÃO VIRTUAL

 

A Pascom (Pastoral da Comunicação ) da Arquidiocese de Fortaleza informou aos órgãos de imprensa que os atos da Semana Santa serão transmitidos com as portas da Catedral fechadas e sem a presença de fiéis, devido a pandemia do Covid-19 e, consequentemente ao Decreto Estadual e as normas e orientações do Arcebispo Metropolitano, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques. Entretanto, ressalta que as emissoras ou jornais interessados em cobrir as celebrações devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Arquidiocese pelo telefone (85) 9 9932.5491 para ter acesso à Catedral Metropolitana de Fortaleza.  




Semana Santa

 

Caros Jornalistas, bom dia!

 

A Arquidiocese de Fortaleza consciente do crítico momento com que passa o Estado do Ceará, sobretudo na Capital,  perante a pandemia do COVID-19, se volta para os preparativos litúrgicos da Semana Santa que este ano acontecerá de 28 de março a 4 de abril.  Atentos ao Decreto Estadual e as Normas e Orientações do Arcebispo Metropolitano, Dom José Antonio Aparecido Tosi Martes, as celebrações serão a portas fechadas sem a presença de fiéis, somente com as equipes da Liturgia e da Pastoral da Comunicação, esta encarregada da transmissão nas redes sociais das paróquias e comunidades. A participação de fiéis nas celebrações pós dia 28, ficarão condicionadas ao próximo decreto do Governador que prontamente acataremos.

Pensando sobre aqueles que não têm acesso a internet e, portanto, as redes sociais de suas paróquias, a Igreja Católica consciente de sua missão, busca formas de proporcionar também a esses fiéis a oportunidade de vivenciar o Mistério Pascal de Jesus, centro de nossa fé. Constatamos que a transmissão pela TV  e Rádio é a forma mais oportuna e apropriada  neste momento, já que todas as famílias têm em suas casas um aparelho de rádio e  televisão.

Assim, da mesma forma que foi feito no ano passado, contaremos com as rádios Dom Bosco e Shalom e a TV Ceará para a transmissão das celebrações litúrgicas da Semana Santa, presididas pelo arcebispo e seus bispos auxiliares, diretamente da Catedral Metropolitana. E, ainda, as celebrações serão transmitidas pelo Youtube e Facebook da Arquidiocese de Fortaleza.

Atenção para a programação:

Dia 28 de março ( Domingo) –  11h – Celebração do Domingo de Ramos

Dia 01 de abril  ( Quinta-feira Santa)–  9h – Celebração da Unidade

                                                                 18h – Celebração da Ceia do Senhor ( Lava-Pés)

Dia 02 de abril ( Sexta-feira Santa)  15h – Celebração da Paixão e Morte de Jesus

Dia 03 de abril ( Sábado de Santo ou de Aleluia) 18h – Vigília Pascal

Dia 04 de abril ( Domingo)-  8h – Celebração da Páscoa do Senhor

Informamos e pedimos que as equipes da imprensa que desejarem cobrir as celebrações devem entrar em contato com  a Assessoria de Comunicação da Arquidiocese para ter acesso a Catedral Metropolitana, no número (85) 9 9932.5491.

 

Manual para as celebrações da Semana Santa

No site da Arquidiocese de Fortaleza foi disponibilizado para todos que queiram aprofundar as celebrações da próxima semana o ‘Manual para as Celebrações da Semana Santa’ elaborado por Padre Rafhael da Silva Maciel, atualmente cursando Doutorado em Liturgia na Pontifícia Universidade Santo Anselmo, em Roma.

“O Manual está formatado de modo a poder ser utilizado por qualquer Igreja Local, em  Paróquias e comunidades. Todo o esquema apresentado segue as orientações da Santa Sé, conforme os Decretos, Cartas e Notas emanadas pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.”  Afirma o autor

https://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/wp-content/uploads/2021/03/MANUAL-PARA-AS-CELEBRAC%CC%A7O%CC%83ES-DA-SEMANA-SANTA-2021.pdf

 

Agradecemos a divulgação e desejamos a todos uma abençoada Semana Santa.

 

 

Marta Andrade

Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza


SEMANA SANTA

DOMINGO DE RAMOS  (28 DE MARÇO)

A Semana Santa tem início no Domingo de Ramos, com a Procissão e a Bênção dos Ramos.

“Neste dia a Igreja recorda a entrada do Cristo em Jerusalém para realizar o seu mistério pascal.” (Missal Romano pág.228)

 

QUINTA-FEIRA SANTA  (1º DE ABRIL)

Na Quinta-Feira Santa tem início o Tríduo Pascal, isto é, os três dias que antecedem a Páscoa.

Dois momentos litúrgicos marcam esse dia: a  Missa do Crisma ou dos Santos Óleos e a Missa da Ceia do Senhor.

A MISSA DO CRISMA ou DOS SANTOS ÓLEOS  é assim chamada porque nesse dia é feita a bênção do óleo dos enfermos, dos catecúmenos e a consagração do óleo do crisma.

“Esta Missa, que o Bispo concelebra com o seu presbitério, seja como um sinal de comunhão dos presbíteros com o seu Bispo.” (Missal Romano pág.235) Nela, o Bispo convida seus presbíteros a renovarem publicamente as promessas sacerdotais, por isso, também é conhecida como a Missa da Unidade.

A MISSA DA CEIA DO SENHOR  acontece geralmente à noite relembrando a Santa Ceia de Jesus com seus discípulos. A celebração é marcada pelo o Lava-Pés ( símbolo de humildade e serviço ) e pela Transladação do Santíssimo Sacramento ( terminado o Rito de Comunhão, o sacerdote retira o Cibório do Sacrário e o conduz “ até o local da reposição, preparado numa capela devidamente ornamentada.” Aqui se faz um momento de adoração silenciosa ao Santíssimo Sacramento. Após este momento são retiradas também as toalhas do altar e as cruzes da igreja. Quando não é possível a retirada das cruzes, essas são cobertas com um tecido roxo.

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR  ( 02 DE ABRIL)

Nesse dia, segundo a tradição, a Igreja não celebra os sacramentos.

Na tarde da Sexta- Feira Santa, às 15 horas, dá-se início a Celebração da Paixão do Senhor, seguida da Procissão do Senhor Morto pelas ruas próximas a Catedral.

Essa celebração consta de três partes: liturgia da Palavra, adoração da Cruz e comunhão eucarística ( hóstias consagradas no dia anterior ).

SÁBADO SANTO ( 03 DE ABRIL )

“No Sábado Santo a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua Paixão e Morte, e abstendo-se (desnudado o altar) do sacrifício da Missa até que, após a solene Vigília em que espera a Ressurreição, se entregue às alegrias da Páscoa, que transbordarão por cinquenta dias.        ( Missal Romano, pág.269 )

O grande momento litúrgico é a Vigília Pascal.

“Toda Vigília Pascal seja celebrada durante a noite, de modo que não comece antes do anoitecer e sempre termine antes da aurora de domingo.” (Missal Romano, pág. 270 )

 

A VIGÍLIA PASCAL “é uma vigília em honra do Senhor.” ( Missal Romano, pág. 270 ) Ela é composta de  quatro partes:

1ª parte -  A Celebração da Luz  com a Bênção do fogo e a Preparação do Círio

2ª parte - Liturgia da Palavra com as nove leituras, sendo sete do Antigo Testamento e duas do Novo Testamento (  Epístola e Evangelho )

3ª parte - Liturgia Batismal com a celebração do Batismo de adultos e a Renovação das Promessas do Batismo

4ª parte - Liturgia Eucarística – com a Oração Eucarística e  a Comunhão.

 

DOMINGO DE PÁSCOA  (DIA 04 DE ABRIL)

O Domingo de Páscoa também é conhecido como o Domingo da Ressurreição do Senhor ou Domingo da Alegria. O Domingo do Aleluia.

Cristo é o Senhor! Ele vence a morte e Ressuscitou.

Neste dia acontece a Solene Missa Pascal e a Procissão do Cristo Ressuscitado.

 

Marta Andrade 

Assessoria da Arquidiocese de Fortaleza


 

 

Nenhum comentário: