O Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (CERIS) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão finalizando a edição 2019/2020 do Anuário Católico. A previsão é que o documento seja publicado em breve.
O centro de pesquisa contou com o apoio fundamental da CNBB e da CRB na divulgação e na solicitação para que seus filiados participassem ativamente na reestruturação do Censo Anual da Igreja Católica no Brasil (CAIC-BR), informou o Ceris.
O usuário da 15ª edição encontrará os resultados da pesquisa por meio de gráficos e quadros estatísticos que resumem as informações quantitativas de uma Igreja presente e atuante em todo território brasileiro. Neste Censo, uma das novidades é a presença das Novas Comunidades, que, por amostragem, reflete uma realidade nova na Igreja.
“Acreditamos que haverá uma maior participação das Circunscrições Eclesiásticas, Vida Consagrada e Novas Comunidades no próximo Censo, pois continuaremos trabalhando para que todos colaborem na atualização constante dos dados no Sistema CERIS, o que contribui em muito com a organização da Igreja”, informou o Ceris.
Em relação aos números de instituições, membros e atividades pastorais, o Ceris está finalizando as planilhas e, portanto, informou que os usuários deverão aguardar mais um pouco, até o lançamento.
Anuário Católico
Criado a partir do Censo Anual da Igreja Católica – CAIC-Br, o Anuário Católico foi publicado pela primeira vez em 1965 e é o principal instrumento de identificação, registro e estatística da Igreja Católica no país, há mais de 50 anos.
Fonte: CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário