quinta-feira, 2 de abril de 2020

PROGRAMAÇÃO DAS CELEBRAÇÕES DA SEMANA SANTA EM TEMPO DE PANDEMIA DIRETO DA CATEDRAL

Foto Pascom da Arquidiocese de Fortaleza/ Divulgação

O povo Cearense é essencialmente religioso, pessoas de fé e que encontra na vivência de sua religião o fortalecimento e a esperança para continuar sua caminhada no dia a dia. O ápice da fé de todo o cristão é a vivência do Mistério Pascal de Cristo, celebrado na Semana Santa.

A Pascom (Pastoral da Comunicação) da Arquidiocese de Fortaleza divulgou a programação das celebrações da Semana Santa, na Catedral, no Centro, que estará com suas portas fechadas, devido ao Decreto do Governo, que suspende as atividades com aglomerações de pessoas, onde estão as missas e outras celebrações, para evitar o contágio do coronavírus.

As celebrações da Semana Santa deste ano, em face do isolamento por determinação governamental,  provocado pela pandemia do Coronavírus, COVID-19, serão presididas por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza, direto da Catedral Metropolitana – serão com as  portas fechadas,  e transmitidas pelas redes sociais da  Arquidiocese de Fortaleza (Facebook e Instagran), TV-Ceará Canal 5, e pelas rádios católicas. 

Vale ressaltar que as paróquias também farão as transmissões das celebrações da Semana Santa presididas pelos seus párocos em suas redes sociais. Todo o serviço de transmissão será feito pelas 132 equipes da Pastoral da Comunicação, Pascom, distribuídas nas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza. .

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida a todos a viverem de forma muito especial o Domingo de Ramos durante a quarentena do coronavírus. Cada um e cada família, em suas casas, são chamados a celebrar o próximo domingo com fé e esperança. Por isso, A CNBB propõe cinco pontos para ajudar os fiéis na celebração do Domingo de Ramos.
Vamos celebrar o Domingo de Ramos?
1. Rezar pedindo a graça de bem viver a Semana Santa, ainda que em recolhimento em casa.
2. Colocar no portão ou na porta de casa (em lugar bem visível) alguns ramos. Marcar a casa é uma característica do povo de Deus.
3. Participar das celebrações transmitidas pela televisão ou pelas redes sociais.
4. Comprometer-se a, no futuro, participar ativamente da Coleta da Campanha da Fraternidade. Com ela, ajudamos os mais pobres.


5. Motivar pelas redes sociais, telefonemas ou outros meios que mantenham o distanciamento social, outras pessoas a também celebrarem o domingo de Ramos desse mesmo modo.

SUGESTÃO PARA O DOMINGO DE RAMOS

A Igreja nos sugere colocar ramos na porta de nossa casa ou em lugar visível.
Que tal se no sábado, dia 4, no fim da tarde, colocássemos um ramo na porta de casa, no portão ou na janela, para que no Domingo de Ramos, as casas amanheçam com um ramo?
Pode ser qualquer um ramo verde que se consiga.
Usar um bem bonito

Isso serviria para, apesar do isolamento social, ficarmos ligados nas cerimônias da Semana Santa

CONFIRA AS CELEBRAÇÕES DA SEMANA SANTA DIRETO DA CATEDRAL





Nenhum comentário: