sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

PASTORAL DO TURISMO DESENVOLVE CAMPANHA PARA TIRAR TRABALHADORES DA INVISIBILIDADE NO PERÍODO DE FÉRIAS



Pastoral do Turismo desenvolve campanha para tirar trabalhadores da invisibilidade no período de férias
Durante o período de férias 2020, a Pastoral do Turismo da Igreja no Brasil desenvolverá, nas redes sociais, uma campanha para chamar a atenção dos turistas a enxergar de forma humanizada as pessoas que trabalharão para o seu bem estar em diferentes serviços como guias, no transporte, em restaurantes, hotelaria e limpeza das cidades e pontos turísticos.
O objetivo é alertar os turistas para a necessidade de enxergar aqueles que a sociedade invisibilizou no mundo do turismo. A frase “Nos seus passeios de férias, enxergue quem é feito invisível”, usada nas peças de comunicação, chama para uma nova postura em relação aos trabalhadores e trabalhadoras do setor. Segundo o arcebispo de Santarém (PA), referencial da Pastoral do Turismo, dom Irineu Roman, trata-se de uma iniciativa muito importante porque dará visibilidades às pessoas que atuam nos serviços do turismo.
Um estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês) evidencia benefícios do setor para a economia e a geração de empregos no Brasil. Segundo a pesquisa, elaborada pela consultoria britânica Oxford Economics, a contribuição ao Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 3,1% em 2018 (os dados de 2019 ainda não foram divulgados), totalizando US$ 152,5 bilhões (8,1%). Em relação ao volume de postos de trabalho, o mercado ocupou 6,9 milhões de pessoas, o equivalente a 7,5% do número global de vagas no país.
Segundo o padre Manoel de Oliveira Filho, da coordenação Nacional da Pastoral do Turismo, esta é mais uma ação da pastoral que tem, como ação de Igreja e ação de Evangelização, a meta de humanizar as relações, as práticas e as vivências. “Precisamos humanizar também as nossas férias e isto significa trazer as pessoas todas para o centro. Não torná-las objeto. As pessoas não podem ser vistas como produtos de consumo, mas filhas de Deus”, disse.
Os primeiros cards da campanha mostram pessoas em diferentes situações para as quais a Pastoral do Turismo deseja chamar a atenção. Segundo o bispo referencial, dom Irineu, além desta campanha, muitas outras ações estão planejadas para este novo ano.
  

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