sábado, 11 de janeiro de 2020

DOM JOSÉ ANTONIO EMPOSSA NOVOS VIGÁRIOS


Na noite da última quinta-feira, 9, o arcebispo metropolitano de Fortaleza, dom José Antonio, deu posse aos nove vigários episcopais para o biênio 2020-2021, numa celebração eucarística, no Seminário São José de Teologia, no bairro Castelão.
Os presbíteros nomeados têm a missão de animar os trabalhos pastorais nas Regiões Episcopais para as quais foram designados. Eles representam o bispo em sua circunscrição e devem estar em comunhão com padres, religiosos e leigos para animá-los na vida pastoral eclesial, em sintonia com o plano de pastoral arquidiocesano.
A figura do vigário episcopal é relativamente nova, criada no concílio Vaticano II, com o objetivo de dar um novo dinamismo pastoral frente as necessidades urgentes que a Igreja passa no mundo atual. O “Motu Próprio” (iniciativa pessoal de um papa) do Concílio diz que, criou o trabalho de vigário episcopal para o bispo atender melhor os diocesanos, tendo em vista as demandas geográficas, dentre outras.
Segundo o Anuário Arquidiocesano de Fortaleza 2015-2016: “após dois anos de estudo e reflexões e três assembleias arquidiocesanas, sendo uma em 1984 e duas em 1985, dom Aloísio muda a organização estrutural e pastoral da Arquidiocese, criando seis regiões episcopais”. Em 1986, são nomeados os primeiros vigários episcopais, para colaborarem na vinha do Senhor em unidade com o pastor diocesano. Após 34 anos, colhemos os frutos do zelo apostólico desses irmãos.

Novos vigários episcopais

Padre Francisco Bezerra do Carmo, Região Episcopal São José;
Padre Arildo da Silva Castro, Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição;
Padre Antônio Carlos Tamboril Moreira, Região Episcopal Bom Jesus dos Aflitos;
Padre Dimas Gonçalves Lima, Região Episcopal Nossa Senhora da Assunção;
Padre José Eudázio do Nascimento Cruz, Região Episcopal Sagrada Família;
Padre Emílio José Castelo Ferreira, Região Episcopal Nossa Senhora dos Prazeres;
Padre José Airton Lima, Região Episcopal Sertão São Francisco das Chagas;
Padre Antônio Cláudio Pereira de Oliveira, Região Episcopal Praia São Pedro e São Paulo;
Padre Raimundo Edinaldo Castro dos Santos,    Região Episcopal Serra Nossa Senhora da Palma.
Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza

Nenhum comentário: