Entrevista
com o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, que fala de sua surpresa pelo
inesperado presente recebido de Francisco e indica como única via para a
evangelização a do serviço ao mundo e fala dos incêndios na Amazônia,
explicando as razões espirituais e teológicas do compromisso com o ambiente.
Andrea Tornielli - Cidade do Vaticano
O presente das relíquias de Pedro que
Francisco quis dar ao sucessor de Santo André, representa "um novo
marco" e um "passo crucial" no caminho em direção à unidade dos
cristãos. É o que afirma às vésperas de sua viagem a Roma o Patriarca
Ecumênico de Constantinopla Bartolomeu I, nesta entrevista ao Vatican News e
L'Osservatore Romano, onde falou da surpresa do inesperado presente. Bartolomeu
indica como caminho-mestre para a evangelização o caminho do serviço ao mundo,
e ao responder a uma pergunta sobre o próximo Sínodo dedicado à Amazônia,
explica as razões espirituais e teológicas do empenho em favor do ambiente,
ameaçado de destruição.
Santidade, qual foi sua primeira
reação quando recebeu do Papa Francisco o presente do relicário contendo os 9
fragmentos de ossos considerados como sendo do Apóstolo Pedro?
"Devemos admitir que, no começo,
ficamos muito surpresos ao saber que Sua Santidade, nosso irmão Papa Francisco,
estava nos presenteando com tal tesouro. Este gesto surpreendeu a muitos. Nem
mesmo a delegação do Patriarcado Ecumênico que estava em Roma para a festa
patronal de nossa Igreja irmã esperava isso. Geralmente esse tipo de evento é
objeto de discussões protocolares. Não foi assim desta vez. Apreciamos com toda
sinceridade este dom, que é a manifestação de uma espontaneidade, um sinal do
verdadeiro amor fraterno que hoje une católicos e ortodoxos".
Qual é o significado desse gesto?
"Podemos distinguir pelo menos
três significados profundos. Antes de tudo, a chegada das relíquias do santo
apóstolo Pedro à sede do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla é uma bênção
por si só. São Pedro é uma figura central de santidade porque é apostólico e,
em muitos aspectos próximo de todos os cristãos: ele é o apóstolo da confissão,
mas ao mesmo tempo o da negação. São Pedro é testemunha da ressurreição, um
sinal de esperança para todos os cristãos. O segundo significado que deveria
ser recordado é o vínculo de fraternidade que une São Pedro e Santo André,
padroeiro do Patriarcado Ecumênico. Do mesmo modo que os dois apóstolos são
irmãos segundo a carne, assim as nossas Igrejas de Roma e Constantinopla são
irmãs. Por fim, o terceiro significado é mais ecumênico e refere-se à busca da
unidade e da comunhão. Esse presente de nosso irmão Papa Francisco é um novo
marco no caminho da aproximação, um passo crucial no diálogo de caridade
iniciado há mais de cinquenta anos por nossos predecessores. Um diálogo que
hoje é colocado sob a bênção do santo apóstolo Pedro. Recordemo-nos somente
destas palavras do apóstolo que, em nosso contexto atual, assumem uma dimensão
muito particular: "Amai-vos intensamente uns aos outros, do íntimo do
coração, renascidos não por uma semente corruptível, mas incorruptível, pela
palavra do Deus vivo que permanece eternamente". (1 Pedro 1, 22)
Há mais de 50 anos, o seu antecessor
Atenágoras deu a São Paulo VI um ícone representando os irmãos Pedro e Andrea
que se abraçam. O Papa Francisco define isso como um "sinal profético da
restauração da comunhão visível entre nossas Igrejas". Em que ponto está
este caminho?
"É uma ótima pergunta. Em que
ponto estamos? Muito caminho foi percorrido em mais de cinquenta anos. No
entanto, ainda temos muito trabalho a fazer para restabelecer o vínculo de
comunhão que continua a nos fazer sofrer como a negação da perfeita
fraternidade a que aspiramos. A divisão dos cristãos é um escândalo para a
Igreja, porque não há verdadeiro testemunho do Evangelho, exceto na unidade dos
membros do Corpo de Cristo. Como já mencionado, o presente das relíquias de São
Pedro à nossa Igreja da parte de nosso irmão Papa Francisco, é um gesto
poderoso que demonstra o compromisso da Igreja de Roma no serviço da unidade dos
cristãos. De uma maneira muito simbólica, é um reflexo quase perfeito do ícone
citado em sua pergunta. Os irmãos Pedro e André se abraçam misticamente mais
uma vez para nos ensinar a viver o vínculo da fraternidade ecumênica à qual
estamos assim apegados. No caminho da unidade, são necessários duas estradas. A
primeira é definida como o diálogo da caridade, feita de todos aqueles gestos
que nos aproximaram após o abraço trocado em Jerusalém em 1964 entre o Papa
Paulo VI e o Patriarca Ecumênico Atenágoras. A segunda é chamada de diálogo da
verdade. É constituída pelos órgãos de diálogo teológico que nos permitem
considerar as tradições comuns sobre as quais construir nosso futuro de
comunhão, estudando com honestidade e respeitando as questões que ainda nos
dividem. A estas duas estradas, deveríamos acrescentar uma terceira, profética.
É aquilo que assistimos com este presente inesperado”.
O presente das relíquias foi
acompanhado por uma carta do Papa divulgada ontem, 13 de setembro, dia em que a
Igreja latina celebra a memória de seu antecessor São João Crisóstomo. Um Padre
da Igreja venerado por católicos e ortodoxos, que em uma de suas famosas
homilias disse: “Queres honrar o Corpo de Cristo? Não o negligencie quando
estiver nu. Não o honre aqui no templo com tecidos de seda, para depois
negligenciá-lo lá fora, onde padece de frio e nudez”. Como se proclama o
Evangelho hoje a partir dessas palavras?
"Acreditamos que a experiência
litúrgica na qual se baseia nossa vida espiritual como cristãos, não deve nos
separar de nosso esforço no mundo e em favor do mundo. Como você certamente
sabe, no final da Divina Liturgia dizemos: "Vamos em paz". Este
convite não somente nos chama a manter a paz que nos foi dada, mas também a
compartilhá-la com o resto do mundo. Quando seguimos São Paulo e confessamos a
Igreja como o Corpo de Cristo, devemos recordar que não há outra maneira de
cumprir a missão e difundir a Boa Nova de Cristo ressuscitado senão por meio do
serviço, a diakonia. Seguimos assim o exemplo do próprio Cristo,
que se entregou inteiramente "pela vida do mundo". Mas o nosso
serviço será ainda melhor quando os cristãos tiverem restabelecido a plena
unidade na comunhão das Igrejas".
A Igreja Católica está prestes a
celebrar um Sínodo dedicado à região de Pan-Amazônia, um grande recurso verde
para a nossa "mãe terra". O senhor sempre foi particularmente
sensível à questão da salvaguarda da criação. Por que é importante que se
propague essa sensibilidade e o que os cristãos podem fazer juntos para ajudar
concretamente nesse caminho?
"A proteção do nosso ambiente
natural é um compromisso prioritário para o Patriarcado Ecumênico há mais de
trinta anos. As razões são ecológicas, mas também teológicas. A criação é um
dom de Deus para toda a humanidade. É na criação, na qual os seres humanos
participam, que a graça salvadora de Deus é realizada para a salvação do mundo.
Assim, sempre fomos particularmente apegados à ideia de que a destruição da
natureza é antes de tudo uma questão espiritual e um pecado. Eis porque a resposta
deve ser também espiritual. Rezamos pela criação em cada liturgias. Rezamos em
particular pela proteção do ambiente todo dia primeiro de setembro. A oração é
essencial, mas é somente um primeiro passo. Os cristãos devem se empenhar no
desenvolvimento de uma ecologia espiritual baseada no tema da conversão. Muitas
vezes ouvimos a questão da conversão quando falamos, por exemplo, do Sacramento
da Confissão. É a mesma coisa aqui. Se a destruição do meio ambiente é um
pecado, não podemos protegê-lo sem converter-nos. Porque é da conversão dos
corações que virá a consciência de nossa responsabilidade. Na tradição cristã,
temos os meios para pensar e influenciar a transformação de nossos modos de
vida: o culto, o ascetismo, o jejum e as ações de caridade".
As florestas da Amazônia foram
recentemente devastadas por incêndios ...
"Rezamos
com intensidade de coração pela floresta amazônica, cuja destruição é
mais do que uma catástrofe, é uma desgraça. O impacto desses enormes incêndios
poderá ter consequências por gerações, afetando a terra, as infraestruturas e
os seres humanos. Há uma necessidade urgente de mudar nossas práticas e nosso
estilo de vida, porque esses fenômenos extremos nos forçam a considerar a
fragilidade fundamental da natureza, os recursos limitados de nosso planeta e a
sacralidade única da criação".
Fonte: Vatican News
Nenhum comentário:
Postar um comentário