sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

PRESÉPIOS DE VÁRIOS PAÍSES INTEGRAM EXPOSIÇÃO DA ARQUIDIOCESE DE PORTO ALEGRE (RS)




Presépios de vários países integram exposição da Arquidiocese de Porto Alegre (RS)
No início do mês de dezembro (2), a Arquidiocese de Porto Alegre (RS) inaugurou, na sua Catedral Metropolitana, exposição de presépios oriundos de diversas partes do mundo como Angola, Itália, Bolívia, Peru. As 19 peças que pertencem a colecionadores podem ser admiradas até o dia 13 de janeiro de 2019 no interior da Catedral, localizada no Centro Histórico da capital gaúcha, com entrada gratuita.
Foto: Divulgação
Na cerimônia de abertura da exposição, o arcebispo metropolitano de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler, lembrou: “A tradição do presépio se espalhou mundo afora. Igrejas, casas de família, espaços públicos, estabelecimentos comerciais, empresas e centros de difusão da cultura montam, no período natalino, presépios. Esta é uma forma privilegiada para promover a sacralidade inviolável do Natal; sacralidade que é aquela da própria vida! No presépio contemplamos a manifestação ‘da bondade de Deus nosso Salvador, e o seu amor pela humanidade’ (Tt 3,4). É Natal!”. A realização da exposição é uma parceria da Arquidiocese de Porto Alegre, Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra (CAAS) e Catedral Metropolitana de Porto Alegre.

Origem do presépio
Foto: Divulgação
De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico montou o presépio em argila, na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua ideia era explicar às pessoas, de uma forma didática e simples, o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo. No século XVIII, a tradição de montar o presépio, dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.
Os presépios podem variar em tamanho e nos materiais usados. Existem presépios minúsculos e outros em tamanho real. As peças podem ser feitas de madeira, argila, metal ou outros materiais. O mais comum, atualmente, é a montagem dentro das casas das famílias cristãs. Porém, encontramos também presépios em lojas, empresas, praças, escolas e outros locais públicos.
Peças do presépio (personagens representados):
– Menino Jesus (filho de Deus e o Salvador)
– Virgem Maria (mãe de Jesus Cristo)
– José (pai de Jesus Cristo)
– Manjedoura com palhas em um curral (local onde nasceu Jesus)
– Burro e Boi ou ovelhas (animais do curral, representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu)
– Anjos (responsáveis por anunciar a chegada de Jesus)
– Estrela de Belém (orientou os reis Magos quando Jesus nasceu)
– Pastores (representam a simplicidade das pessoas do local em que Jesus nasceu)
– Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar).
Texto e fotos: Ascom Arquidiocese de Porto Alegre – RS
Fonte: CNBB

Nenhum comentário: