terça-feira, 18 de setembro de 2018

AS CATARATAS E A NOVA CATEDRAL DE FOZ DO IGUAÇU






Estivemos de 11 a 17 de setembro, numa viagem turística-familiar, em Foz do Iguaçu, no Paraná, onde visitamos as Cataratas do Iguaçu,  Usina de Itaipu, Marco das Três Fronteiras,  com direito a esticada ao Paraguai e a Porto Iguaçu, na Argentina.
Foz do Iguaçu, com 280 mil habitantes, é uma cidade  onde convivem, pacificamente, 70 etinias, devido a construção da  monumental usina de Itaipu. Durante o city-tour, observamos de longe,  a Catedral Diocesana Nossa Senhora de Guadalupe, cujo projeto foi iniciada a partir de 2002, depois da doação do terreno.


Indagado, por que a construção ainda não foi concluída, o guia turístico Fernando Castro, da CVC, respondeu que o Senhor Bispo só  aceitava ofertas  dos dizimistas e dos católicos de boa vontade, “ pois ele tinha receio de que entrasse algum recurso excuso”.

Ela foi construída na parte mais elevada da cidade, como o Monte das Oliveiras, em Jerusalém, onde Jesus se recolhia para fazer as suas orações. Acredita ele que por isso ela tenha sido erguida na parte mais alta de Foz do Iguaçu.

O repórter não foi olhar de perto a obra, porque não estava no roteiro, mas  o Fernando informou que  o interior da Igreja é muito bonito.


Em 2007, a Igreja São João Batista, que era a  catedral localizada,  no centro da cidade, onde participamos da missa das 8 horas, do domingo passado, voltou a ser Paróquia.


BELEZAS NATURAIS

As cataratas do rio Iguaçu compreendem um esplêndido conjunto de 275 quedas d'água, a poucos quilômetros da foz do rio que encanta a todos que as visitam, vindo de todos os locais do mundo.


Nenhum comentário: